Inglaterra proíbe a venda de plástico de utilização única

27 Comentários

A utilização de plásticos no quotidiano dos cidadãos foi fortemente criticada, há uns tempos, promovendo a tentativa de racionamento contínuo, que temos acompanhado. Agora, Inglaterra decidiu banir por completo a venda de plásticos de utilização única.

As Nações Unidas também estão a pensar em formas de combater o plástico.

Plástico na água

 

O plástico é um flagelo que assola as nossas ruas e belas zonas rurais e estou determinada a afastar-nos de uma cultura de uso único. Ao introduzir uma proibição ainda este ano, estamos a duplicar o nosso compromisso de eliminar todos os resíduos de plástico evitáveis.

Garantiu a ministra do ambiente da Inglaterra, Rebecca Pow, numa declaração.

Plástico na água

Outubro de 2023 é o horizonte temporal definido por Inglaterra para a proibição de uma gama de plásticos de utilização única, incluindo pratos, tabuleiros, tigelas, talheres, pauzinhos para balões, copos e outros recipientes para alimentos.

Ouvimos o público e estas novas proibições de plásticos de utilização única continuarão o nosso trabalho vital para proteger o ambiente para as gerações futuras.

Disse Thérèse Coffey, secretária do ambiente, num comunicado de imprensa divulgado no sábado, acrescentando estar orgulhosa do trabalho executado até agora em prol do ambiente.

Segundo estimativas do ministério do ambiente, Inglaterra utiliza quase três mil milhões de talheres e 721 milhões de pratos de plástico de utilização única todos os anos, e apenas um em cada 10 é reciclado.

A par de Inglaterra, também a Escócia e o País de Gales aprovaram legislação semelhante.

No mundo, a quantidade de plástico de utilização única triplicou, desde o início da pandemia, de acordo com Earth Day. Estes resíduos têm consequências preocupantes, acumulando-se nos oceanos e nos rios, e transformando-se em fontes de emissões de gases com efeito de estufa.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de guedes
    guedes

    O pior são os saquinho de cócó para os cães. Os donos deveriam levar num lenço de pano e lavar em casa.

    1. Avatar de io
      io

      so comprar um saquinho de plastico biodegradavel..

  2. Avatar de António II
    António II

    E os saquinhos para a fruta dos supermercados? E os copos de plástico que continuam?

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Os sacos do Mercadona diz que são compostáveis. Copos, talheres e pratos em plástico de utilização única já deviam de ter sido proibidos à muito tempo. Dá jeito mas preferia que a opção não existisse.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Sabe-se lá se são compostáveis. Há que recusá-los a todos. E os copos descartáveis dos fast foods trazem-se para casa para servir de copo de dentes. Depois, o pessoal não sabe mas as lâminas de barbear descartáveis também podem ser afiadas ad infinitum e durar anos raspando-as na parte de dentro mais áspera de umas calças de ganga. São sempre mais uns tostões que se mete ao bolso.

  3. Avatar de io
    io

    o grande problema nem e o plastico em si , mas a incapacidade de os paises ricos de reciclar seu plastico , oque os faziam vender a paises pobres , que atualmente nao os querem mais…

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      ora nem mais, até aí estava tudo bem

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    Mas que paranoia e esta dos plasticos ? De uma forma ou de outra vai ter de se usar sempre plasticos. Acordaram agora para a vida ? Ou e mais um embuste para fazer a vida negra aos estabelecimentos ? Como e que a macdonadls vai servir as bebidas ? Em copos de papel pois. Enfim

    1. Avatar de Raul
      Raul

      Não é paranoia nenhuma com o plástico. Eu trabalho numa empresa de Reciclagem e conheço bem a praga dos plásticos. A maioria dos plásticos são provenientes do petróleo. Os plásticos quando abandonados, deixados na rua, no mar, na floresta, sem serem reciclados, demoram cerca de 400 anos a desaparecer do planeta, a chamada decomposição, para além de ser uma ameaça ao planeta e espécies. Muitos animais marinhos, morrem devido ao plástico, às palhinhas que se espetam principalmente nas tartarugas. Basta procurares por documentários sobre o plástico. Os sacos de plástico vendidos no supermercado já foram 80% reciclados, feitos de outros plástico. As garrafas de plástico, de nome PET, quando recicladas, são usadas para fazer bancos de jardim, interiores de automóveis, roupa como malhas polar. Poderia aqui escrever muito sobre a praga que é o plástico no nosso planeta. É preciso despertar consciências! Não há planeta B. E sim, as bebidas podem ser servidas em copos de cartão que não polui o planeta e já foi reciclado. Na minha empresa só usamos copos de cartão para as bebidas e café. Vais ao supermercado e só vês embalagens em blister, com muito plástico sem necessidade nenhuma. Nos países asiáticos e outros países de 3ª mundo, onde ninguém recicla nada, o plástico vai parar ao mar, chegando a haver ondas de plástico. Não me vou alongar mais, pois poderia aqui dizer muito sobre a PRAGA que é o plástico. Não é nenhum embuste! O ser humano cria muita coisa mas também destrói muito o nosso planeta.

      Felizmente, todos os dias entram na minha empresa, toneladas de plástico e é bom porque é sinal que cada vez há mais pessoas a reciclar.

    2. Avatar de JL
      JL

      Informa-te melhor antes de dizeres que é uma paranoia.

    3. Avatar de Fusion
      Fusion

      Bro, o Mc já tem copos de papel para a bebida, e se não me falha a memoria os gelados tambem já vêm em papel

      1. Avatar de Vagueante
        Vagueante

        Os copos em papel, têm cobertura em plástico. Estes copos são extremamente dificies de reciclar, muito mais fácil os de plástico. A solução é plastico reciclavel/biodegradavel, etc.

    4. Avatar de czarito
      czarito

      O curioso é que substituíram os copos plásticos, e outros componentes como palinhas, por pseudo-componentes de papel. Pseudo, pois para serem exequíveis de utilização com líquidos e alimentos, são-lhes aplicados películas plásticas e outras substâncias estanques no seu interior que os tornam impossíveis de reciclar.
      Ou seja, está-se a substituir um problema, não com uma solução, mas sim com outro problema.

        1. Avatar de czarito
          czarito

          “O copo de café de papel deve ser colocado no ecoponto amarelo. Como o cartão é um material absorvente, o copo tem uma película de plástico que impermeabiliza o seu interior, por isso, deve ser colocado no ecoponto amarelo. Na EGF, este material é separado e enviado para reciclar. Se porventura recebeu outra resposta sobre este material, poderá acontecer que em algumas zonas do país ainda não esteja implementada esta prática, uma vez que este é um material cujo consumo aumentou bastante recentemente e para o qual não existe uma solução fácil de triagem.”

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            de onde é que tiraste isso?

            O que te apresentei acima é o Decreto-Lei n.º 78/2021

    5. Avatar de Grunho
      Grunho

      Nos anos 60 bebia-se laranjada e sumo em copos de papel. Era uma espécie de cartão fino que empapava ao fim de alguns minutos, menos de meia hora, mas também não é preciso que durem mais. E precisamente por durarem pouco eram mais fáceis de reciclar o cartão. Devíamos voltar a isso obrigatoriamente.

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    Ou por outras palavras : Viva as infecções e o gasto de água e detergente!

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    E os saquinhos para o lixo?!
    Antigamente gastava 4 do Continente/PD etc a cada 2 dia para separar o lixo, hoje em dia gasto 4 da Vileda tb a cada 2 dias. A diferença é que estes da Vileda são maiores e são a pagar, uma boa parte em impostos, creio eu.
    Conclusão: Agora desperdiço muito mais plástico mas o governo agradece, o ambiente nem tanto.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      1º fazes lixo para caraças: 2 sacos de lixo orgânico por dia?
      2º normalmente esses sacos do lixo são biodegradáveis, qual é o problema?

    2. Avatar de guedes
      guedes

      Eu uso os de 100 litros com separação virtual .

      1. Avatar de ifm
        ifm

        É como eu, meto tudo la dentro, e depois ligo o PC ficha USB-C e ele faz a separação virtual.

        É altamente este tipo de tecnologia

  7. Avatar de Ab
    Ab

    Dá para fazer plásticos e muito mais com cânhamo, e ajuda a limpar o CO2 da atmosfera, simples

    1. Avatar de czarito
      czarito

      Esse tipo de plástico pode ser utilizado como substituto do plástico fóssil ou tem limitações técnicas na sua utilização?

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Até dá para fumar cânhamo, com resultados surpreendentes. O problema é uma meia dúzia que julgam donos da saúde dos outros e proibiram o cânhamo, não porque isso lhes interesse, mas eles é que sabem com que arruinar a saúde do povo aumentando a facturação deles.

      1. Avatar de Ab
        Ab

        O cânhamo não dá para fumar, aliás até podes mas não tem substâncias psicadélicas, pode e ter altos níveis de CBD mas isso não e narcótico.( Dores de cabeça e garantia certa)
        O cânhamo cresce em solos pobres, ricos assim assim e em tias as latitudes do planeta e tornamos ricos com o passar dos anos, e não necessita de muita água, cria fibras altamente douradores.., (os marinheiros mediavais contavam MT com elas, aliás era obrigatório andar com sementes de cânhamo nas embarcações) roupa feita de cânhamo dura mais e não necessita de água em excesso men de produtos fitossanitários.

        Basta fazer uma pesquisa no Google e vão ver que não estou a cagar de saco!

        Abracos

  8. Avatar de João
    João

    A proibir é que a gente se entende.