Iberdrola: Maior central solar da Europa já está em funcionamento

27 Comentários

A maior central solar da Europa, que se encontra localizada na Estremadura espanhola, já está em funcionamento. Esta central, um projeto da energética Iberdrola, tem uma capacidade de 590 megawatts (MW).

O investimento total foi de 300 milhões de euros e esta central solar pode levar à criação de 1500 empregos.

Iberdrola: Maior central solar da Europa já está em funcionamento


Central tem 1,5 milhões de módulos fotovoltaicos

Segundo revela o Expresso, na passada quarta-feira, 10 de agosto, entrou em funcionamento aquela que é considerada a maior central fotovoltaica da Europa: a Francisco Pizarro, instalada na Estremadura espanhola.

Segundo a energética Iberdrola, a central tem 1,5 milhões de módulos fotovoltaicos instalados entre os municípios de Torrecillas de la Tiesta e Aldeacentenera, na província de Cáceres, a central irá fornecer energia a mais de 334 mil habitações e eliminar 150 mil toneladas anuais de emissões de dióxido de carbono.

Até 2025, a Iberdrola quer ainda instalar na região da Estremadura espanhola, vizinha do Alentejo e da Beira Baixa portuguesas, mais de 2800 MW em energias renováveis, num investimento superior a 1,7 mil milhões de euros.

Com mais de 170 anos de trajetória, o grupo Iberdrola é hoje líder do setor energético global, a primeira geradora eólica e uma das maiores empresas de energia elétrica, em valor de mercado, do mundo. Além da atividade de comercialização de eletricidade e gás, a IBERDROLA disponibiliza um forte programa de investimentos. O projeto do Complexo Hidroelétrico do Alto Tâmega e do Ciclo Combinado da Figueira da Foz, bem como os três Parques Eólicos em exploração e o Plano de Recuperação do Românico Atlântico em curso são alguns exemplos.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    A iberdrola em espanha pode ser uma grande empresa mas cá é só uma falcatrua

    1. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      Exacto!
      Mas foi a Empresa que foi escolhida para as barragens to Tamega correcto?
      Questões de energia devem sempre ser mantidas em empresas nacionais!

  2. Avatar de J.
  3. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    2800 MW ? Isso é “quase” uma central nuclear e com metade do tempo de construção 🙂
    Sim eu sei que não são directamente comparáveis no entanto da que pensar…

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Em potência sim, mas em energia não. Visto só produzir esse valor durante algumas horas por dia, e não todo ano.

      Mas em termos de custos, não é novidade que a energia nuclear é a mais cara de todas, é um facto. Mas a função do nuclear é fornecer uma “baseload” constante, independentemente de outros fatores.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        sim concordo daí o “quase”…

        Mesmo assim com baterias (Megapacks da Tesla?) penso que ficará muito aquem do preço de uma central nuclear e sem os pontos negativos dessa.
        Esse é o futuro das renovaveis.

        1. Avatar de Armando Cardoso
          Armando Cardoso

          Baterias para quê? Não há armazenamento tal como as termo-solares.

  4. Avatar de jose Orlando
    jose Orlando

    Gostaria de questionar o moderador/jornalista que colocou esta informação aqui. É comum quando se fala em tecnologias “supostamente” amigas do ambiente mencionar também a questão da empregabilidade da implementação dessa tecnologia? Dá me a ideia de que querem dourar a notícia com algo que acho irrelevante para o assunto. Não é a primeira vez que vejo isso nas notícias.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sendo esse o foco da notícia, qual a razão para dizeres que a empregabilidade é irrelevante?

      1. Avatar de Fernando Almeida
        Fernando Almeida

        Notícia com promoção de produto.
        Em relação à empregabilidade. Só se for na construção, porque depois… Um parque fotovoltaico não é propriamente, uma exploração agrícola.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Promover uma central solar? Para a semana sai o Unboxing 😀

        2. Avatar de Vítor M.

          Ao produto não é. A informação é dedicada à aposta neste tipo de estruturas de captação de energia. Aliás, cada vez mais há soluções para combinar os parques fotovoltaicos com os espaço agrícolas. Por forma a haver uma melhor uso dos terrenos.

  5. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    Se calhar a EDP é melhor?

  6. Avatar de dennis
    dennis

    A pot.instalada sao apenas 590MW dos quais deve apenas ter como ponta max de 500MW. apenas funcionando um periodo do dia.
    O problema das energias como Eolica e Solar é que sao muito irregulares, nao dando garantia em caso de perda imediata de reposiçao na mesmo valor, tendo de recorrer á Termica ou Hidrica (custos acrescidos)

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      E qual é o problema de ser irregular? Hídricas não irregulares em períodos de seca, que cada vez são mais comuns. Fósseis além de poluentes, estão susceptíveis a falhas causados por guerras, revoluções e embargos.

      A única a coisa que interessa é que solar produz energia elétrica a um custo competitivo. Faz sentido investir em algo que já se provou economicamente viável.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Qual é o problema? Diz me que pensaste antes de vomitar essa? Então vamos andar com cortes de energia dia sim dia não?

        1. Avatar de Leandro
          Leandro

          exactamente… mas, não adianta argumentar com a rapaziada das “intermitentes”… eles sabem tudo de antemão..

  7. Avatar de MLagoa
    MLagoa

    O problema de ser irregular, como o Dennis referio, tem haver com a base da rede elétrica, o que aqueles painéis estão a produzir, está a ser gasto nalgum ponto, se de repente deixares de produzir, essa energia tem de vir de algum lugar.
    tipicamente as hídricas e térmicas, são usadas para compensar essas energias irregulares, (podes acelerar e produzir mais de acordo com o necessário)
    Agora acho que o solar não sendo uma solução de base, é uma ótima ajuda, pois o que o solar produzir, uma hídrica pode “guardar” para mais tarde

  8. Avatar de Armando Cardoso
    Armando Cardoso

    Não acredito ser necessário 1500 pessoas para a sua manutenção. Neste caso, a energia produzida não pagaria o custo da manutenção. Este tipo de produção de energia é o mais simples e económico. Nem a montagem (que acompanhei de perto no terreno) comportou tanto. Outro bem a considerar para o ambiente: Por baixo dos “paineis” haverá sombra permitindo a criação de ervas rasteiras que beneficiam a simbiose flora/fauna para o ambiente sem prejuízo para o sistema.

  9. Avatar de RPL
    RPL

    A central de ciclo combinado de Lares Figueira da Foz é da EDP não é da Iberdrola! A área que foi tapada com painéis solares quantas Tom de Co2 absorviam e O2 produziam se fossem verdes?

  10. Avatar de 1
    1

    Iberdrola…esse nome lembra me de pessoas com táticas duvidosas a tentar arranjar novos clientes

  11. Avatar de joaomatos
    joaomatos

    Será por isso que ouvimos falar de 40% de aumento do custo da Electricidade na TV??
    Será esta Iberdrola que anda a chular os tugas?

  12. Avatar de Victor Manuel
    Victor Manuel

    O problema são os governos socialistas interferirem e imporem preços artificiais ás empresas. Distorcem os mercados e complicam os investimentos. Governo é para governar. Se é para baixar o valor cobrado aos consumidores pela energia, a primeira coisa a fazerem é diminuir os impostos, que no caso de Portugal é cerca de 50% do valor da fatura.

  13. Avatar de Antonio Maria
    Antonio Maria

    O buraco negro da TAP (com um passivo em 2020 de 6.274,6 milhões de euros) daria para construir 20 centrais destas. Pelo menos, vinte!

    1. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Sim mas o que interessa é a TAP ser a bandeira nacional…paga contribuinte!

  14. Avatar de César Gomes
    César Gomes

    Não são os painéis fotovoltaicos que utilizam metais pesados não recicláveis? Tais como o mercúrio?
    Não são também estes painéis que sofrem de uma grande e rápida degradação e como tal perdas acentuadas na sua eficiência? Tinha a ideia que as centrais termo solares eram de facto a única opção solar eficiente, ecológica e rentável?

  15. Avatar de Paula Rocha
    Paula Rocha

    Qual o contrato aplicável, uma vez que o objeto do contrato são terrenos? Contrato de arrendamento rural ou arrendamento não habitacional?