Governo francês defende a extração de lítio no seu território

6 Comentários

No início deste mês, o Ministério do Ambiente português comunicou que iria abrir um concurso de prospeção e pesquisa de lítio no nosso território. Agora, o governo francês defende que o país também deve começar a explorar os seus próprios recursos.

Dessa forma, poderá satisfazer a procura que o afastamento dos combustíveis fósseis vai exigir.

exploração de lítio em salmouras

Numa entrevista à Les Echos, a ministra francesa do ambiente Barbara Pompili clarificou que a França deve começar a explorar os seus próprios recursos de lítio, por forma a satisfazer as necessidades que surgirão com o afastamento dos combustíveis fósseis.

A adoção em massa de veículos elétricos é um dos principais objetivos da União Europeia, tendo em vista a redução das emissões de gases com efeito de estufa. Por isso, as tentativas de reduzir a dependência externa do fornecimento de baterias espelham-se na construção de projetos com fabricantes de automóveis europeus, bem como com especialistas em baterias sediados na Europa.

Um dos elementos importados é o lítio e, sendo este um componente importante, seria vantajoso explorar o recurso na Europa.

Ministra francesa do ambiente Barbara Pompili
Ministra francesa do ambiente Barbara Pompili

Para a ministra francesa do ambiente, a estratégia é clara:

A França precisa de contratos a longo prazo para importações, mas também para obter o nosso próprio lítio em casa. Se queremos ser uma sociedade que emite menos gases com efeito de estufa, temos de enfrentar as consequências, precisamos de materiais como o lítio.

Se se provar que temos lítio próprio, devemos assumir a responsabilidade de o extrairmos no nosso território, porque fá-lo-emos em boas condições.

O problema da exploração do lítio não é unânime e há países a viver verdadeiros protestos por parte de grupos ambientalistas, como é o caso de Portugal e da Sérvia, que viu a sua proposta cair por terra.

Em França, a produção de lítio poderá residir nas salmouras da Alsácia Oriental, onde o lítio geotérmico já tem vindo a ser explorado para ser usado como uma fonte de abastecimento.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alphie
    Alphie

    Cá em Portugal como de costume é que o típico tuga acha que é muito mau a exploração de lítio. Preferem andar depois a pagar a importação de outros países. O tuga gosta tanto de imitar a França, vamos a ver se imitam na exploração de lítio em território nacional.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Dado que a maioria não quer, vai para França, o mundo será mt melhor

      1. Avatar de KeyboarWarrior
        KeyboarWarrior

        Portugal e os portugueses vão ganhar tanto com a exploração de lítio, como os angolanos ganham com a exploração de petróleo e diamantes. Só um típico tuga como o Alphie é que na propaganda do governo….

  2. Avatar de JotaM
    JotaM

    Li algures que num laboratório na pesquisa de material dos EUA ligado a investigação de baterias descobriram um método baseado em química com enxofre que carrega muito mais energia e muito mais potência que o lítio. Pelos vistos, a evoluírem a investigação, vão haver por cá buracos, serras arrasadas e áreas abandonadas quando o lítio valer tanto como o ferro enferrujado 🙂

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Assim seja, serão considerados herois por mim

  3. Avatar de JS
    JS

    Mais assassinos a caminho…
    Em Portugal felizmente o povo está a fazer frente a esta afronta, espero que em França se faça o mesmo.