Fundo Ambiental: Já se pode candidatar ao apoio à eficiência energética da sua casa

75 Comentários

O novo programa de apoio à eficiência energética de residências de habitação permanente abriu hoje, dia 16 de agosto. Este apoio vai financiar 85% da substituição de janelas, instalação de painéis fotovoltaicos e isolamentos de base natural.

Fundo Ambiental: Já se pode candidatar ao apoio à eficiência energética da sua casa


O novo Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 terá uma dotação total de 100 milhões de euros, sendo que este primeiro aviso vai mobilizar 30 milhões de euros, para candidaturas a submeter entre dia 16 de agosto e 31 de outubro.

Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, anunciou a 18 de julho um novo programa de apoio à eficiência energética dos edifícios residenciais para financiar a 85% a substituição de janelas e instalação de painéis fotovoltaicos, isolamentos de base natural, entre outros, sendo que só serão considerados elegíveis imóveis de habitação permanente.

Fundo Ambiental: Já se pode candidatar ao apoio à eficiência energética da sua casa

O aviso de abertura de concurso publicado no site do Fundo Ambiental refere que o apoio é destinado a intervenções de substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a A+; a aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos, sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe energética A+ ou superior; a instalação de sistemas fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo, com ou sem armazenamento; e intervenções que visem a eficiência hídrica.

A acrescentar, as candidaturas relativas a edifícios localizados fora dos distritos de Lisboa e Porto têm uma majoração de 10% no limite máximo de incentivo por tipologia de intervenção.

Se o montante apoiado por beneficiário seja igual ou superior a 5000 euros, o candidato tem obrigatoriamente de apresentar o certificado energético do imóvel, antes e após execução.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de painel
    painel

    alguem consegue aceder ao formulário?

    1. Avatar de maria martins
      maria martins

      Hoje dia 17 ando a tentar aceder ao formulário e não consigo. Alguém pode ajudar ?
      Painel- O senhor já conseguiu?

      1. Avatar de João
        João

        Já tentei várias vezes, sempre sem sucesso.

        1. Avatar de Luis Ramos
          Luis Ramos

          Boa tarde a todos. Estou na mesma situação. Várias tentativas de acesso e… nada!

          1. Avatar de C. Mendes
            C. Mendes

            Boa noite, ando a tentar desde ontem e não consigo aceder ao formulário. Penso que ainda não está disponível. Também nunca acreditei que o prazo fosse cumprido.

      2. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        Alguém já recebeu?

  2. Avatar de gFan
    gFan

    Estou fora: “O Programa de incentivos abrange edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem como frações autónomas de edifícios multifamiliares licenciados para habitação até 31 de dezembro de 2006, inclusive.”

    1. Avatar de dr_jivagos
      dr_jivagos

      Pelo menos nos anteriores isso não se aplicava a todos os grupos de apoio. Vê bem no regulamento o que refere para xada tipologia. Eu por exemplo coloquei paineis e ae condicionado e a casa é de 2015

    2. Avatar de Shout
      Shout

      “Excetuam-se do disposto no número anterior as intervenções efetuadas em edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem frações autónomas de edifícios multifamiliares licenciados até 1 de julho de 2021 que se enquadrem nas tipologias 3, 4 e 5 dos pontos 4 e 5 deste Aviso.”

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Mais recentes que 2006 já deviam ter isso tudo

    4. Avatar de AJMS
      AJMS

      Essa data de 2006 não se aplica a todas as tipologias, ler tudo com atenção.

  3. Avatar de João Barros
    João Barros

    Boas!
    O link para a candidatura ainda não está disponivel.
    Estranho que ão tenham colocado nenhuma informação acerca disso.

  4. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Mais um incentivo que só favorece os ricos, então é assim, quem vive em casa alugada já está fora, ou seja, a maior parte da população pobre vive em casas alugadas portanto, NADA
    Depois mesmo que o pobre tenha casa própria, ou a casa é recente (poucos pobres terão) ou terá de ter uma casa licenciada para habitação, o que não acontece com muitas casas de pobres que foram construidas quando ainda não havia lei.
    Mesmo que tenha casa própria e com licença de habitação, ou é recente ou terá de adquirir 1 ou 2 certificados energéticos, o seu valor não será reembolsado, ainda assim terá de adiantar o dinheiro e rezar que o estado não decida pegar com alguma das “exigencias” e arrisca-se a não receber, mas alguém pobre muito provavelmente nunca terá dinheiro para pagar o adiantamento das obras ou paineis, estamos a falar em valores sempre acima de 3000€ para qualquer obra minima.
    Conclusão, estas medidas não vão beneficiar quem realmente tem casas pouco eficazes porque não tem dinheiro, só vai benificiar quem tem boas casas e bom dinheiro, é um insulto ao contribuinte.

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Eu não sou rico e vou mudar as minhas janelas todas… em vez de 5000 pago 750 e vou recuperar esse dinheiro na poupança de electricidade.
      E os pobres pedem empréstimos de 700-1000 para comprar um iPhone e não podem pedir um empréstimo que o estado depois vai pagar quase tudo…

      1. Avatar de PML
        PML

        Dinis, atenção que o máximo que pode receber (e isto se cumprir todas as regras e sem se esquecer de nada) é de 2.200€. Não recebe nem mais nada além disso. Para ter o benefício fiscal máximo é aplicando 2.588€. Qq montante acima disso não recebe mais nada.

    2. Avatar de Eduardo Silva
      Eduardo Silva

      Não sou rico, mas também não sou pobre. Sou classe média. Na última tranche que terminou em Abril de 2022 coloquei os painéis. Tive que andar com o dinheiro à frente, 2600€ e depois tive que esperar uns valentes meses, 7 ou 8 até me reembolsarem quase 1700. É verdade que temos que ter a casa em nosso nome, não podemos ter dívidas, temos que ter licença de habitabilidade e não podemos comprar os painéis ou o que quer que seja a prestações. Há montes de gente que não quer trabalhar e recebe montes de subsídios e até casas por conta do estado. Não vejo mal nenhum em receber este benefício. Em 2017 mudei as janelas todas para PVC, não existiam estes benefícios, em 2018 coloquei uma porta de PVC e mais uma vez não existiam estes benefícios e em 2019 coloquei 3 ares condicionados novamente sem benefício algum. E se não fosse realmente esta ajuda, não colocaria os painéis pois 60% da energia é injetada na rede sem que tenhamos a devida compensação. Agora comecei a vender o excedente, mesmo a 7 cêntimos sempre é melhor que nada. Em Maio de 2022 coloquei mais 2 ares condicionados e vou agora concorrer ao fundo, embora o site ainda não esteja a funcionar hoje conforme anunciado.

      1. Avatar de João
        João

        Boa tarde, Eduardo
        Será que me pode indicar como fez para vender o excedente? A empresa que está a comprar?
        Obrigado!

    3. Avatar de ApenasUmRealista
      ApenasUmRealista

      Realmente dá dó ler os comentários de algumas amibas em relação ao seu ”post”. Ou melhor dizendo não entenderam patavina e apenas olham para o seu próprio umbigo se achando os maiores desfavorecidos por terem dinheiro disponível. pois não têm a minima noção do que é passar por dificuldades sérias!! Felizmente devem ter bons empregos/trabalho e bons estudos…mas isso já é outra batalha. Verdade é mesmo essa. Quem está bem na vida consegue esse esforço extra para depois reaver do estado. Quem luta arduamente todos os dias para pagar as suas contas, como referiu os exemplos, não têm grande hipoteses. Já o exemplo que o sr Dinis deu do telemóvel às prestações ….nem comento pois é de uma visão mesmo curta…

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Esta malta é assim que pensa: primeiro eu, depois eu e em terceiro eu. Os outros? São pobres porque compram telemoveis… enfim… há quem seja pobre de uma maneira e outros pobres de outra.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Então mas quem luta todos os dias para pagar as suas contas eficiência energética não devia ser sua prioridade, devia ser alheio a este tema.
        Eu pessoalmente não percebo essas vidas, quando comecei a trabalhar ganhava o ordenado mínimo e estava a estudar, diz-me à vida e lancei-me por conta própria fora de horas e fins-de-semana, dormia 5h por dia e poucos eram os dias que conseguia ir às aulas mas nunca tive dificuldades financeiras nem precisei de ajuda dos papas para pagar estudos.
        Se fosse eu numa situação dessas 1o nunca teria filhos, 2o arranjaria outro emprego, 3o emigrava como fiz mais tarde. Lutar não é só ficar na cepa torta a receber o ordenado mínimo, é arriscar e fazer pela vida

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Não percebes “essa vidas”? Quais? As de pessoas que passam dificuldades ou que simplesmente não tem capacidade para ter casa própria ou para dispender uns milhares de euros a melhorar a eficiencia energética da sua casa? Não percebes pois não? Claro que não percebes… mas prontos… agora podes voltar para a tua caixa e voltar ser o centro do universo

          1. Avatar de ApenasUmRealista
            ApenasUmRealista

            Para este Sr Zé a justiça é que vale e não a equidade. Justiça aqui neste caso concreto será as regras serem iguais para todos mas ele esquece-se que nem todos podem, mesmo os que muito querem para melhorarem suas condições. Presumo ser daqueles que prefere receber um aumento salarial em percentagem igual para todos…mas quem ganha mil ira nesse caso receber menos aumento do que aquele que recebe dois mil. Mas ele ainda deve achar justo. Enfim…

  5. Avatar de jota
    jota

    “sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe energética A+ ou superior”! Que tipo de aparelho de arrefecimento que recorre a energia renovável?

    1. Avatar de Vítor M.

      As bombas de calor?

      Tens bombas que permitem inverter o sentido de circulação do fluido intermédio e, por isso, o sentido do fluxo de calor comutado. São, portanto, bombas capazes de produzir calor e frio.

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        Não sei se é as que o Vítor se está a referir mas há umas que tem uns tubos para dentro da terra a uma certa profundidade e isso regula a temperatura.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim, há de vários tipos. Eu referia-me às bombas de calor com inverter.

          1. Avatar de Dinis
            Dinis

            Essas não conhecia vou procurar. Tks

          2. Avatar de jota
            jota

            …e bombas de calor com inverter utilizam que tipo energia renovável?

          3. Avatar de Vítor M.

            Energia solar, por exemplo.

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Bombas de calor da Daikin esticam-se nos 7k 😀

        2. Avatar de GM
          GM

          Essas são bombas de calor geotérmicas, que aproveitam o calor da Terra para mudar o estado físico do fluido frigorigéneo. Tecnologia cara. O mais simples é o vulgar ar condicionado multi-split inverter, que recorre à aerotermia para mudar o estado físico do fluido frigorigéneo. A mudança do estado físico do fluido é o que gera calor ou frio para o ambiente das habitações, dito de forma simplificada.

      2. Avatar de Eduardo Silva
        Eduardo Silva

        Aquilo a que vulgarmente se chama de Ar Condicionado.

    2. Avatar de dr_jivagos
      dr_jivagos

      Ar condicionado entra neste grupo.

  6. Avatar de GM
    GM

    Alguém está a receber o seguinte erro “Erro. Está a tentar aceder a um registo que não está autorizado. Por favor, contacte o administrador do sistema.”, ao tentar criar uma candidatura

  7. Avatar de Marco Bernardo
    Marco Bernardo

    Bom Dia,

    Já alguém conseguiu fazer uma candidatura?

    Obrigado

    MB

  8. Avatar de Maria Oliveira
    Maria Oliveira

    Também recebo o mesmo erro – “Erro. Está a tentar aceder a um registo que não está autorizado. Por favor, contacte o administrador do sistema.”, ao tentar criar uma candidatura. Já alguém conseguiu submeter?

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    A pergunta é, já alguém conseguiu aceder ao formulário sequer no meu não me aparece nada ao aceder ao link https://www.fundoambiental.pt/paes-2023.aspx não tenho qualquer opção?

    1. Avatar de Eduardo Silva
      Eduardo Silva

      Já consegui submeter, mas temo que tenha que efetuar nova, pois alguma da documentação solicitada não a tenho ao alcance, como o certificado da empresa, embora ela esteja cadastrada como tal. Esta parte devia ser mais simples com algum cruzamento de dados entre as entidades.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        É necessário efetuar novo registo na plataforma? Já tinha registo do apoio anterior e não tenho acesso ao formulário.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Confirmo quem implementou a plataforma é um génio, e temos uma plataforma “clara, intuitiva que facilita toda a introdução de forma fluída bem estruturada e adaptada à realidade do mundo de hoje” ou não! . Assim como todo o apoio e clarificação de como e quando deve ser realizado o registo.

          Resumindo quem se registou antes da plataforma abrir que se registe novamente se quer ter acesso ao formulário.

      2. Avatar de Mariana
        Mariana

        Eduardo como conseguiu aceder ao formulário da candidatura, nem a isso consigo. Já tentei telefonar, a resposta do gravador é que o número de chamadas é elevado e para tentar mais tarde mas está sempre assim! Já fiz inúmeras tentativas!

          1. Avatar de Mariana
            Mariana

            Eduardo obrigada! Só me falta submeter mas não consigo! O que será que falta ou estarei a fazer errado? Grata mais uma vez!

          2. Avatar de Mariana
            Mariana

            Eduardo, refere-se ao quadradinho que diz submeter candidatura, certo? No meu caso nunca me permite clicar em cima! Obrigada!

  10. Avatar de Jose Fernandes
    Jose Fernandes

    Já fiz o registo e consigo entrar na chamada area reservada.
    mas acesso ao formulario não consigo pois não aparece qualquer opção para isso.
    se calhar deveria existir um esclarecimento.

  11. Avatar de André Pereira
    André Pereira

    Aconteceu-me o mesmo que a vocês e tentei de tudo (browsers diferentes, modo anónimo, etc.) É tão simples quanto isto: façam primeiro logout e depois carreguem novamente no link da candidatura e façam um novo registo (com os mesmos dados, com excepção do nome de utilizador). Vai demorar uns 15 minutos a receberem o email para confirmarem o registo e depois outros 15 minutos a receberem o email a confirmar o novo utilizador. Após isso, fazem o login com o novo nome de utilizador (não é com o NIF, é mesmo com o nome de utilizador) e em principio já têm acesso, do lado esquerdo, ao campo da candidatura e onde podem submeter todos os dados requisitados. Cumprimentos

    1. Avatar de Mariana
      Mariana

      André já tentei essa sugestão e nada! Mas obrigada!

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Para terem acesso á plataforma de 2023 devem efetuar novo registo no seguinte link (mesmo que já tenham outro registo já realizado na plataforma):

    1- Efetuem logout caso estejam autenticados com o utilizador anterior
    2- Acedam a este link: https://www.fundoambiental.pt/paes-2023/registe-se-aqui.aspx
    3- Preencham os dados do formulário para criar um novo utilizador
    4- Aguardem pelo email de confirmação indicado no registo e confirmem em “Clique aqui para confirmar o seu registo.” para ativar a nova conta. Nota: o email de confirmação demora a chegar
    5- Façam login com o novo utilizador criado no passo 3 e terão acesso á área de preenchimento

    1. Avatar de Mariana
      Mariana

      Carlos, mesmo fazendo logout, entrando de novo, mudando o que é possível, novo utilizador, nova senha, dá a indicação que o contribuinte já foi registado!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Confirme que o email de confirmação não foi para o spam, caso n esteja, tente recuperar a password efetuando o logout e seguindo o link https://www.fundoambiental.pt/paes-2023/alterar-password1.aspx

        1. Avatar de Mariana
          Mariana

          Carlos, agradeço a ajuda até agora, desculpe incomodar mais uma vez mas como devo submeter?

          1. Avatar de Eduardo Silva
            Eduardo Silva

            Existe o pisco no inicio do formulário que diz submeter. Só quando está activo e depois de gravar ele submete automaticamente.

          2. Avatar de Mariana
            Mariana

            Finalmente consegui! Obrigada a todos!

      2. Avatar de Luis Ramos
        Luis Ramos

        Mariana eu acabo de criar um novo utilizador com o mesmo nº contribuinte. Vamos lá ver…

        1. Avatar de Cecília
          Cecília

          Luís, estou a tentar fazer novo registo e obtenho também a informação que já existe um registo com aquele NIF. Como resolveu o problema? já tentei aceder com os dados do primeiro registo e obtenho a informação que são desconhecidos. Também não consigo recuperar a password. No primeiro registo não recebi o email de confirmação.

      3. Avatar de Cecília
        Cecília

        Mariana, estou a tentar fazer novo registo e obtenho também a informação que já existe um registo com aquele NIF. Como resolveu o problema? já tentei aceder com os dados do primeiro registo e obtenho a informação que são desconhecidos. Também não consigo recuperar a password. No primeiro registo não recebi o email de confirmação.

        1. Avatar de Mariana
          Mariana

          Cecília, eu consegui fazer novo registo através da ajuda do Carlos que indicou o link: https://www.fundoambiental.pt/paes-2023/alterar-password1.aspx
          Boa sorte!

          1. Avatar de Cecília
            Cecília

            Mariana, o e-balcao chegou a responder? Estou mesmo dependente deles, não consigo fazer o novo registo por causa do NIF. Obrigada.

    2. Avatar de Luis Ramos
      Luis Ramos

      Obrigado. Vou tentar a sorte.

    3. Avatar de Rosita
      Rosita

      Obrigada Carlos, só com a sua ajuda consegui submeter a candidatura. Tinha feito o registo qd saiu o aviso e não conseguia fazer nada. Criei novo login. Do fundo nenhuma resposta no e-balcão ou ao telefone. Vergonhoso!

      Lá submeti a candidatura, já vão em 5100… vamos lá ver!

      1. Avatar de Cecília
        Cecília

        Rosita, o e-balcao chegou a responder?

  13. Avatar de Trolha
    Trolha

    Este assunto reflecte (em alguns casos) a falta de qualidade de projecto, alguns donos de obra que queriam poupar algum dinheiro durante a construção, desconhecimento, etc…
    Quem se qualificar é bom que aproveite.

  14. Avatar de Luis Ramos
    Luis Ramos

    Eu também gostava de aceder à plataforma e preencher a minha candidatura. Alguém pode informar como conseguiu? Obrigado

  15. Avatar de Nelson Fernandes
    Nelson Fernandes

    Bom dia, no ar condicionado alguém sabe o que é relatório de cálculo da etiqueta energética?
    Só tenho a etiqueta energética e ficha de produto…

  16. Avatar de João Alexandre
    João Alexandre

    Dá erro no registo (contacte o administrador), formulário indisponível e chamadas desligadas no atendimento.

    Um país surreal

  17. Avatar de João
    João

    Bom dia, eu continuo sem conseguir abrir/descarregar o PDF de forma correta…

  18. Avatar de As
    As

    Bom dia,eu também não consigo aceder

  19. Avatar de Cecília
    Cecília

    Bom dia, estou a tentar fazer novo registo e obtenho a informação que já existe um registo com aquele NIF. Já tentei aceder com os dados do primeiro registo e obtenho a informação que são desconhecidos. Também não consigo recuperar a password. No primeiro registo não recebi o email de confirmação (não está no spam). Será que alguém me pode ajudar? Expus a situação via e-Balcão mas temo não receber ajuda necessária. É um desespero!!!!!

  20. Avatar de Mário Henrique Roberto
    Mário Henrique Roberto

    Já tentei…e não consigo aceder ao formulário

  21. Avatar de Cecília
    Cecília

    Alguém contactou o e-balcao e obteve resposta?

  22. Avatar de maria martins
    maria martins

    Eu contactei o e-balcão há mais de 8 dias e nunca responderam.
    Estou a tentar gravar a segunda parte do formulário, a que respeita à candidatura, foram corrigidos todos os erro, colocados os documentos em formato comprimido, como exigem. Já não dá indicação de erro, mas ao tentar gravar, esta é interrompida e surge um “Alerta- Contactar com administrador do sistema” Como se contacta com tal entidade? Há alguém com o mesmo problema ?

    1. Avatar de Mariana
      Mariana

      Maria Martins, não grave, submeta e grave depois. Não faz sentido mas só consegui assim. Era esse o meu erro, também não conseguia submeter a candidatura. É triste ninguém responder nos meios de apoio.
      Boa sorte.

  23. Avatar de maria martins
    maria martins

    Muito Obrigada Mariana. Foi uma dica importante e eficaz.
    Também mudei de Browser , o certo é que assim consegui finalmente ultrapassar um problema que durava desde o dia 16. Fique bem

  24. Avatar de Raquel
    Raquel

    já contactei e nunca obtive resposta também.