Estamos a falhar redondamente em algo tão básico como a regra dos Três Rs

43 Comentários

Recorda-se da regra dos Três Rs? Certamente, tê-la-á aprendido na escola ou, pelo menos, contactado com ela através de filhos, sobrinhos ou outros familiares mais novos. Apesar de ser simples, aparentemente, não a estamos a cumprir nada bem…

Uma regra dos Três 3 Rs: Reciclar

Desde há algum tempo que, às crianças, é incutida a necessidade de cumprir a regra dos Três Rs, por esta ordem de preferência – Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Contudo, apesar de ser muito básica e, para muitos, quase inata, um estudo mostrou que não a estamos a usar, corretamente.

A investigadora Michaela Barnett da Universidade de Virgínia estudou o que os cidadãos entendem sobre a eficácia das diferentes estratégias de gestão de resíduos, quais delas utilizam e quais as que preferem.

 

Depois de tantos anos, não sabemos a regra dos Três Rs

Os resultados sugerem que os esforços para educar as pessoas sobre esta problemática transformaram a reciclagem na alternativa de preferência, sendo as opções mais sustentáveis desconsideradas. Contudo, idealmente, a reciclagem deveria ser a última opção, estando a redução dos nossos consumos e o reaproveitamento de materiais no topo das prioridades.

Além de a maioria dos participantes ter preferido a reciclagem, não a concretizou bem – apesar de achar que sim. Para a investigação, foi pedido que separassem os resíduos em caixotes virtuais de reciclagem, orgânicos e lixo comum. De forma incorreta, muitos separaram lixo comum, incluindo chávenas de café descartáveis (46%) e lâmpadas (26%).

Regra dos Três 3 Rs - Reduzir, Reutilizar, Reciclar

O mesmo estudo perguntou qual a forma mais eficaz de reduzir os resíduos depositados em aterros ou de resolver os problemas ambientais associados a eles: a maioria respondeu com a reciclagem e com outras estratégias de pós-produção.

Basicamente, segundo as conclusões do estudo, apesar de a Organização das Nações Unidas tentar incutir, desde muito cedo, a hierarquia dos Três Rs, os cidadãos dão preferência à reciclagem, esquecendo a fonte, especificamente, a Redução e a Reutilização dos resíduos. Aliás, 78% dos participantes inquiridos não souberam ordenar as estratégias corretamente.

Estes resultados são preocupantes, porque, embora a reciclagem possa de facto conduzir-nos até um futuro mais sustentável, reduzir é melhor do que reutilizar, e reutilizar é, por sua vez, melhor do que reciclar.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Também o incentinvo é muito realmente, eu na minha aldeia não tem quase nenhum ecoponto, se quero levar reciclagem tenho acima de 1km por isso não estão a icentivar.

    1. Avatar de Oh
      Oh

      +1
      É o mesmo por aqui. Isso e o facto de não haver incentivo de receber dinheiro de volta em reciclar garrafas de plástico. Na Alemanha este método é um mimo, vi imenso pessoal por lá a fazer isto frequentemente.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Pior nem é isso. O pior é saberes que separas as embalagens plásticos, e apenas 10% são realmente recicladas. Os outros 90% são incinerados ou vão para o aterro.

        1. Avatar de Fred
          Fred

          Pior, pior, é ainda vires a saber que todo o teu lixo, que cuidadosamente separaste para ser reciclado ou eliminado, vai ser objecto de negócio vendido e exportado para outros países que o irão por sua vez separar e vender indo acabar em lixeiras a céu aberto ou os plásticos lançados à água.
          Mundo cão!

  2. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    As casas mal estão preparadas pra ter um caixote do lixo quando mais 4!

  3. Avatar de mikado
    mikado

    A falta de ecopontos a menos de 500 metros levam as pessoas a ignorar os RRR. Os governantes não querem saber dos RRR mas gostam de por dinheiro na Igreja.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Aqui onde vivo há outro fenómeno, é que dão-se ao trabalho de ir até ao ecoponto para depois largar o plástico, papelão, no chão, e o ecoponto vazio.

      1. Avatar de mikado
        mikado

        Isso é mesmo de pessoas que não percebem os problemas associados.

  4. Avatar de io
    io

    Pelos comentarios ,o sistema de coleta aqui da minha cidade no brasil e muito melhor que o de portugal,oque seria ecoponto? Aqui e so separar o lixo organico do reciclavel. Um vai pro aterro o outro pra central de reciclagem que separa e processa .

    1. Avatar de RC
      RC

      Aqui em Portugal é “suposto” todos separarem, o lixo orgânico, as pilhas, o óleo alimentar usado, o plástico, o cartão, o vidro, as tampas, a roupa, os grandes volumes e ainda o óleo do carro… É completamente ridículo, se querem que isto aconteça resolvam primeiro os problemas mais graves das pessoas como o problema financeiro constante, ou resolvam os 2 problemas de uma vez com incentivos financeiros.

    2. Avatar de whoami
      whoami

      Já vivi em Inglaterra, e o procedimento é parecido ao do Brasil.
      Basicamente só exigia separar o que era reciclável do que não era reciclável. Vidro, papel/cartão e plástico iam juntos. E só havia recolha do lixo uma vez por semana. Ou seja, uma vez recolhiam o lixo organico, e na próxima semana, recolhiam o reciclável.
      Uma vez por ano, enviavam o calendário para o ano seguinte. Por incrivel que pareça, nunca tive problemas com acumulação de lixo. E vivia juntamente com mais 3 pessoas.

      Eu ás vezes questiono-me porque raios decidiram dar trabalho às pessoas, ao criar 3 tipos de contentores diferentes para a reciclagem. Até porque, de qualquer maneira, terá que passar por uma triagem. E existe uma opção mais simples como no Brasil e Inglaterra.

      Enfim…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Na Alemanha separa-se tudo, e até há separação de vidro por cores.

  5. Avatar de anónimo
    anónimo

    Os comentários parece refletir a notícia. Preocupamo-nos mais com a reciclagem, que é o último dos 3 R, do que com o Reduzir e o Reutilizar, que têm prioridade nos 3 R face à reciclagem. Uma ideia: poderíamos apostar, por exemplo, em produtos que podem ser comercializados sem embalagem ou com embalagem mínima (e criar uma etiqueta que premiasse os produtos que seguem as melhores práticas nesta área).

    1. Avatar de whoami
      whoami

      Eu acredito que a principal razão dos Rs Reduzir e Reutilizar falharem, é porque vivemos num mundo que apela a um consumo desmesurado.
      Mesmo comercializando em embalagens “amigas” do ambiente, o impacto seria praticamente nulo.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Principalmente na roupa, compra-se roupa sem necessidade. As mulheres então…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Culpa a indústria, que é quem cria as embalagens. Compras um equipamento qualquer é saquinhos, películas e mais saquinhos. Embalagens de detergente em que 1/4 é ar para parecer que tem mais detergente. Embalagens com diversos tipos de plásticos diferentes.

      1. Avatar de anónimo
        anónimo

        Acho que mais importante do que culpar alguém, é encontrar as soluções. Como cidadãos, temos pelo menos 3 ferramentas ao nosso dispor: pressionar o governo a forçar as empresas, pressionar diretamente as empressas com campanhas, ou pressionar ainda mais diretamente as empresas “onde lhes dói mais” com boicotes a produtos que são claramente atentados ecológicos. Com estas três ferramentas e um número crítico de participantes, é muito provável alcançarmos bons resultados. Agora, é preciso organizarmo-nos. Eu dei num comentário mais abaixo uma ideia para uma possível solução para a redução do consumo de bens / serviços de luxo.

  6. Avatar de Carlos Manuel
    Carlos Manuel

    É tudo muito bonito quando as gentes ignoram, em primeira fase, o significado das palavras cidadania e civismo.
    Na minha zona (Lisboa), já existiram prédios que tinham 3 contentores para o lixo; tampas verde, amarela e azul. Muitos já desapareceram por obra e graça não sei de quem.
    Depois, os que ainda possuem esses contentores e que têm de os higienizar periodicamente senão começam a cheirar mal – porque a C.M.L. deixou de o fazer -, principalmente o de tampa verde (lixo doméstico), são atulhados com o lixo da vizinhança quando são colocados na rua para recolha.
    Aqui, as gentes começaram a colocar o lixo – todo ele, sem separação -, em sacos de plástico, na beira dos passeios.
    E nos finalmente, a recolha do lixo pela higiene urbana não cumpre o calendário semanal, falhando muitas vezes essa recolha.

    1. Avatar de Rambo
      Rambo

      Sem duvida, tem que ter cidadania e civilidade. Aqui na minha na minha rua (brasil) onde moro, todos o pessoal da rua joga seus lixos em frente da minha casa. Eu deveria chamar a policia e mandar prender todos os vizinhos da rua. Todos eles deveriam terem coletores de lixo na porta de cada casa. Bando de irresponsaveis e ignorantes e sujos. Parecem analfabetos de terceiros mundos

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      A CML há anos que não quer saber de quem vive na cidade… O importante é sacar ao máximo dinheiro em parquímetros e multas , entradas no Castelo, Jerónimos e afins. O resto pouco ou nada interessa.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É triste. Um dia saí de Lisboa, vim para Loures e já não me deixaram rever a historia dos meus antepassados no Castelo de S.Jorge.
        Agora sou considerado estrangeiro e tenho que pagar.
        Vim-me embora, claro. Fiquem lá com o castelo para os camones. Fdx.

  7. Avatar de António de Oliveira S
    António de Oliveira S

    O quê que a realidade dos Estados Unidos te a haver com a nossa?

  8. Avatar de gonzo
    gonzo

    Isto é tudo muito giro, 1º não há qualquer incentivo nisso, ecopontos é só a km’s de casa, no final de tudo, anda-se a praticar os 3 RRR para depois vir um caminhão e despejar os 3 ecopontos para dentro do mesmo local e levar para uma central de triagem onde é tudo separado, enfim…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Os camiões têm compartimentos separados…

      1. Avatar de Windows
        Windows

        Olha ele o que ele diz é verdade eu já vi, e não estava a acreditar no que estava a ver, tudo para dentro do mesmo camião tudo misturado, não havia cá compartimentos nenhuns, depois vim a saber por alguem que trabalha nos resíduos é mesmo assim, aquilo é mesmo assim depois a maquina de triagem separa tudo automaticamente… Nos contentores com prensa é igual, só o lixo comum é que vai direto para aterro…

        Nem tudo como é como pensamos que é até descobrir-mos a verdade por detrás das coisas.

        1. Avatar de anónimo
          anónimo

          https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/camioes-misturam-residuos-dos-tres-ecopontos-no-mesmo-contentor-nao-e-apenas-um-mito-sem-fundamento

          Uma explicação possível para o que viu é que a divisão dos compartimentos pode não ser perceptível do exterior.

          1. Avatar de gonzo
            gonzo

            Eu sei o que vejo, a recolha não é efetuada com camiões desses, é mesmo tipo dumper com grua e não existem quaisquer compartimentos, estando em Portugal como é evidente não iriam dar o braço a torcer num tema delicado como é a reciclagem que dá muitos €€€€ a muitos Lobis, logo, interessa camuflar como as coisas realmente funcionam, ou seja muito mal…

            Se houvesse mesmo intensão de realizara a reciclagem, haveria mais ecopontos e melhores condições para se realizar os 3 RRR, há milhares de zonas que isso não existe…

          2. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            Quanto aos camiões, como sabes que o mecanismo interno não esconde os 3 compartimentos? Talvez tenham um mecanismo rotativo ou deslizante que faz com que de fora pareça haver apenas um compartimento, havendo na realidade 3. E, mais uma vez, estamos a falar apenas do 3º (e menos prioritário dos 3) R.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Enquanto havia sacos de supermercado à borla eu até fazia isso. Agora a pagar é mais difícil, sai caro! Uso 1 saco de 50 litros e vai tudo ao molho!

    1. Avatar de anónimo
      anónimo

      Existem alguns sacos com o propósito específico do lixo ou de reciclar que, apesar de relativamente caros ainda, podem ser reutilizados durante pelo menos um ano (e acaba por compensar a médio e longo prazo). Exemplo: TomBag.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        As empresas de reciclagem bem que podiam oferecer uns á malta, só para meter o bichinho…

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Sim! 🙂

  10. Avatar de anónimo
    anónimo

    Eu tive uma ideia, mas não tenho conhecimentos de programação para a pôr online como deve ser. A ideia é criar um movimento de cidadãos que se comprometem a limitar o consumo de bens / serviços de luxo. Consegui que o Bard fizesse um rascunho de uma página que poderia ser um mote para o movimento. Neste momento, os links não funcionam, mas a ideia do botão “submit” seria gerar um pdf bonito com os compromissos a que a pessoa se propõe cumprir (e não gerar qualquer base de dados com os compromissos das pessoas, o que seria muito mau para a privacidade). Comentários e contributos para esta ideia são mais do que bem-vindos! https://sites.google.com/view/tclmdraft O meu contacto é overhand /underscore/ balmy469 /arroba/ simplelogin.com

    1. Avatar de RC
      RC

      não consigo perceber o objectivo… é só para as pessoas dizerem que vão fazer?

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Dizerem, e fazerem! Isto seria talvez apenas um dos componentes do movimento, depois, poderia haver manifestações, partilhas nas redes sociais e comunicação social, contactos com o Governo, campanhas e muitas outras possibilidades!

  11. Avatar de Vasco
    Vasco

    Pago impostos para alguma coisa… Existe desemprego, logo arranjem alguém para separar o lixo nas centrais de reciclagem ao invés de enterrarem/queimarem 98% do lixo.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Infelizmente, uma grande parte dos resíduos que produzimos são indiferenciados e não são recicláveis. Esses, são incinerados ou vão para aterro, como dizes, Vasco. É uma pena, pois boa parte poderia ser compostada – lixo orgânico – já vão aumentando os contentores dedicados a este tipo de lixo, o que é um bom sinal. Quanto ao restante, as máquinas são muito mais eficientes na separação (dos diferentes tipos de plástico, entre o plástico e o metal). Tenho ideia de que ainda há trabalho manual na separação, mas é para retirar resíduos mal separados, supervisionar as máquinas e mais algumas questões logísticas. E em muitos casos, falamos de emprego bastante intensivo, que exige uma grande resistência física, atenção, velocidade, etc. Não são trabalhos nada fáceis.

  12. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Por exemplo, onde eu gastava muito plástico, era nas garrafas de água com gás… comprei uma máquina Soda Stream, e acabei com as garrafas de plástico. Reduzi.

    Simples!

  13. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Os elétricos vieram agravar a situação.

  14. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    A melhor estratégia é parar de fazer certos produtos! É difícil na sociedade nova burguesa, do consumo e da abundância, viver sem o que não precisa, mas há coisas que são mesmo evitáveis! Por quê vender garrafas de água de 23cl, 33cl, que só dão para uma golada de água e vai logo para o lixo, isto é, pouca água e muito lixo! O mínimo devia ser garrafas de plástico de 1,5l…Depois se o consumidor ganhasse algumas moedas com a entrega dos depósitos, então tudo mudava!

    1. Avatar de gonzo
      gonzo

      Houve em tempos uma iniciativa de dar x ct’s por cada garrafa de plástico devolvida para vasilhame, teve alguma aderência, mas depressa acabou e o pessoal marimbou-se para isso…

      Ainda não aprenderam que a única forma de isto ter pernas para andar é necessário haver algo beneficio, caso contraio, ninguém se rala.

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      E por que não banir definitivamente as garrafas de plástico? Há soluções reutilizáveis de alumínio, até diferentes tipos de vasilhame reutilizáveis e compactáveis de outros materiais. Se houvesse destas garrafas ou vasilhame à venda a uma curta distância e torneiras disponíveis com água canalizada (paga a um preço razoável), não haveria razão de queixa. Por que não?