Estado do mundo coloca ponteiros do Relógio do Apocalipse a 90 segundos da meia-noite

20 Comentários

Os cientistas responsáveis pela análise do estado do mundo colocaram os ponteiros do Relógio do Apocalipse mais perto da meia-noite do que alguma vez estiveram. Afinal, temos em mãos muitas ameaças, desde a guerra até às alterações climáticas.

E achávamos que estávamos mal, em 2020…

Relógio

Nasceu em 1947, pelas mãos de cientistas como Albert Einstein, e é conhecido pelo mundo como o Doomsday Clock. Este Relógio do Apocalipse foi criado pelo Bulletin of the Atomic Scientists com o objetivo de ilustrar o quão perto a humanidade está do colapso. Aqui, a meia-noite representa o derradeiro momento da aniquilação da humanidade.

Os ponteiros são movidos tendo em conta vários critérios, aproximando-se ou afastando-se da meia-noite consoante o estado do mundo no momento, na perspetiva dos cientistas. O conselho de cientistas, bem como outros peritos em tecnologia nuclear e ciência climática, incluindo 13 Prémios Nobel, discute eventos mundiais e determina onde colocar os ponteiros do relógio, anualmente. As ameaças incluem política, armas, tecnologia, alterações climáticas e pandemias.

Doomsdat CLock ou relógio do Apocalipse

O relógio estava posicionado a 100 segundos da meia-noite, desde 2020, sendo este tempo o mais próximo que alguma vez estivera da meia-noite.

O mais próximo até 2023, pelo menos.

 

Relógio do Apocalipse coloca-nos muito perto do colapso

Ontem, terça-feira, dia 24 de janeiro, o Bulletin of the Atomic Scientists moveu os ponteiros e posicionou-os a 90 segundos da meia-noite, alertando que problemas como as ameaças de guerra nuclear, as doenças e a volatilidade climática foram reforçados pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

As ameaças veladas da Rússia de utilizar armas nucleares lembram ao mundo que a escalada do conflito por acidente, intenção ou erro de cálculo é um risco terrível. As possibilidades de o conflito poder sair do controlo de qualquer pessoa continuam elevadas.

Lamentou Rachel Bronson, presidente e CEO do Bulletin of the Atomic Scientists, numa conferência de imprensa, em Washington.

Pela primeira vez, e tendo em conta que a guerra é um dos maiores fatores para o mundo estar em perigo, o anúncio do Relógio do Apocalipse será traduzido de inglês para ucraniano e russo.

O final da Guerra Fria e a assinatura de um tratado que reduziu substancialmente os arsenais de armas nucleares dos Estados Unidos da América e da União Soviética, em 1991, colocou o Relógio do Apocalipse a 17 minutos da derradeira meia-noite, o mais longe já definido.

 

Leia também:

Número histórico para a indústria! 10% dos carros vendidos em 2022 foram elétricos

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vá digam que sou comununista
    Vá digam que sou comununista

    Com os ucranianos a armazenar em 3 centrais nucleares armamento fornecido pelo ocidente (Himars, etc) esperam o quê? Armazenam em centrais nucleares para os russos não atacarem os seus depósitos de armamentos, mas se acontecer um acidente com o armamento lá armazenado vão dizer que foram os russos que atacaram a central nuclear. É de uma irresponsabilidade tremenda o que os ucranianos estão a fazer, mas como sabem que vão perder a guerra já estão para tudo. A Ucrânia já era como país.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Todo o mundo menos a Europa já percebeu que os ucras são corruptos até à medula e que estão mais numa de ganhar com a guerra do que ganhá-la ou perdê-la. Interessa é que ela dure, e dure bem, que no fim lá estarão os otários da UE a pagar a conta dos estragos. E entretanto vão facturando à pala, vendendo alimento para as tropas ao triplo do valor do supermercado.

    2. Avatar de Berto
      Berto

      Pede lá os 5€ ao Putin porque o defendeste

    3. Avatar de António Ferreira
      António Ferreira

      A culpa é do mundo que deixa isto acontecer, não é dos ucranianos que estavam na vida deles até um maluco qualquer com a mania das grandezas lhe ir bater à porta, aliás, na primeira vez foi só a Crimeia, mas como mais uma vez não ouve consequências o homem lá pensou: E porque não invadir o resto? É verdade o que dizes, em tempo de paz seria impensável armazenar armamento numa central nuclear… mas é simples estar a falar a centenas de milhares de km a escrever atrás de um teclado e de forma anônima… enquanto outros lutam pela pátria, com temperaturas a -20C com uma ex potência, que está sempre a dizer: ah se isto não é como eu quero, tenho armamento nuclear… só naquela… Enquanto no resto da europa para alguns é um crime ter as casas aquecidas a 20C, até porque o habitual é 25/30C e nós acomodados não aceitamos fazer um sacrifício “de guerra”.

      Eu não sou de uma geração que passou por guerra, mas graças a deus e aos meus pais com a educação que me deram percebo o que significa, o trágico que é, e os sacrifícios que trás.

      A solução não é fácil, mas as consequências para a Rússia têm de ser severas e não se enganem a europa está em guerra apesar de muita gente achar que não, que parece ser o seu caso…

    4. Avatar de lol
      lol

      Claro, a culpa é sempre da vítima….

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Completamente. Foi aquela mini saia provocadora…

    5. Avatar de Lucas Caminhante das Estrelas
      Lucas Caminhante das Estrelas

      Eu acho que os ucranianos tem o direito de fazer o que quiserem na terra deles.
      Imagina que era uma guerra entre Portugal e Espanha, achas que não valia tudo para nos defender?

    6. Avatar de Fulano
      Fulano

      És comunista.

    7. Avatar de J.C.Lopes
      J.C.Lopes

      Numa guerra entre David e Golias, cada um usa as armas que pode.
      Certamente que se o David tem menos armas que o Golias, irá evitar ao máximo que o Golias lhe as destrua.

  2. Avatar de Franxiko
    Franxiko

    pronto, vou emigrar para Júpiter 😛

  3. Avatar de RM
    RM

    Ainda bem que é a 90 segundos, se fosse a 1min e meio era bem pior e com consequências devastadoras..

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Para os russos as coisas são muito simples: antes o fim do mundo que o fim da Rússia. E qualquer um no lugar deles ia pensar o mesmo. Portanto, a guerra convencional acaba no momento em que começa o confronto directo NATO-Rússia. E o que está anunciado já é praticamente esse patamar.

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Obrigada Estados Unidos da América… Sem a vossa contínua busca por guerras em outros países isto não seria possível.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Obrigado Cristovão Colombo por teres descoberto os EUA!

      1. Avatar de Berto
        Berto

        Obrigado Big por teres feito o Bang

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          obrigado materia e antimateria

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            Amen :p

  6. Avatar de José Bonifácio Boni
    José Bonifácio Boni

    Duvido que realmente saibam, o que está para acontecer.

  7. Avatar de AlexX
    AlexX

    Pensava eu que no apocalipse já estávamos nós desde há 3 anos… quando tudo é revelado e muitos reagem mal, quando o melhor e o pior em cada um vem à tona levando pessoas tendencialmente boas a serem melhores e pessoas tendencialmente más a serem piores, mais tarde viria o armagedão. Todos a cantar o 2 minutes to midnight dos Irons que por intenção eles atrasam de novo para os 120 minutos e #ficatudobem.

  8. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    O orange man é que é MAU e iria destruir a economia e começarrr a ww3!
    é sempre a mesma treta Acusar os outros daquilo que fazem e os burros não aprendem!
    Se elas caírem, espero que comecem em Washington, Londres, Alemanha e Polônia, mas somente depois que os polocos receberem reparações dos alemães no valor de 1.3 trilioes de dolares!