Energia limpa alimentou 40% da eletricidade mundial em 2024, indica relatório

63 Comentários

O mundo utilizou fontes de energia limpas para satisfazer mais de 40% da sua procura de eletricidade no ano passado, pela primeira vez desde a década de 1940, segundo os dados compilados pelo think tank Ember.

Energia eólica e solar

“A energia solar tornou-se o motor da transição energética global”, segundo Phil MacDonald, diretor-executivo da Ember, que divulgou um relatório relativamente ao consumo de eletricidade global, em 2024, conforme é habitual

Em conjunto com o armazenamento de baterias, a energia solar está destinada a ser uma força imparável. Sendo a maior e mais rápida fonte de nova eletricidade, é fundamental para satisfazer a procura mundial cada vez maior de eletricidade.

O relatório representa 93% do mercado mundial de eletricidade em 88 países.

 

Evolução da energia limpa é tendencialmente positiva

No ano passado, pela primeira vez desde a década de 1940, o mundo utilizou fontes de energia limpas para satisfazer mais de 40% da sua procura de eletricidade.

Apesar de a energia solar ser a fonte de energia que mais cresceu nos últimos 20 anos, continua a ser uma parte relativamente pequena do sistema energético mundial.

No ano passado, por exemplo, os dados indicam que representou quase 7% da eletricidade mundial, enquanto a energia eólica representou pouco mais de 8% do sistema energético mundial.

Estas energias veem-se ofuscadas pela energia hidroelétrica, que se tem mantido relativamente estável nos últimos anos e que alimentou 14% da necessidade elétrica mundial, em 2024.

Conforme recordado pelo The Guardian, a energia hidroelétrica é uma das tecnologias de energias renováveis mais antigas do mundo moderno e constituía uma grande parte da eletricidade mundial na década de 1940 – quando o sistema de energia era cerca de 50 vezes mais pequeno do que é hoje.

Energia eólica e solar

Entretanto, segundo a Ember, a evolução tendencialmente positiva da energia solar significa que a energia limpa, na qual se inclui a nuclear e a bioenergia, está na direção de se expandir mais rapidamente do que a procura global de eletricidade.

Isto deverá significar, por sua vez, que os combustíveis fósseis começarão a ser eliminados do sistema energético mundial.

 

Utilização energética pela tecnologia, como a IA

Anteriormente, a Ember tinha previsto que 2023 seria o ano em que as emissões de eletricidade atingiriam um máximo, após um pico no primeiro semestre do ano. Então, os especialistas em clima esperavam que as emissões começassem a diminuir.

Contudo, na altura, uma série de ondas de calor em todo o mundo desencadeou um aumento da procura de eletricidade para alimentar os sistemas de ar condicionado e de refrigeração, o que fez com que a eletricidade produzida a partir de combustíveis aumentasse 1,4% nesse ano.

O relatório concluiu que o aumento da procura fez subir as emissões do setor energético mundial em 1,6%, atingindo um máximo histórico no ano passado.

Segundo Phil MacDonald, é pouco provável que as ondas de calor provoquem um aumento semelhante da procura no próximo ano, mas a utilização crescente da eletricidade para alimentar a Inteligência Artificial (IA), os centros de dados, os veículos elétricos e as bombas de calor deverão desempenhar um papel importante na procura mundial de eletricidade.

Conforme os dados do relatório, aliás, estas tecnologias combinadas foram responsáveis por um aumento de 0,7% na procura global de eletricidade em 2024, o dobro do que contribuíram há cinco anos.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aiosapo
    aiosapo

    Energia limpa? E a manutenção disto é feita como? O mecanismo de transformar isto em energia elétrica gasta quanto? Essas tretas nãos abemos nós. Isto para mim é maior TRETA que arranjaram para descansar as GRETAs e os PANS deste mundo, mas isto pouco ou nada dá de energia a um país oua té uma cidade, não fosse a energia que vem do petróleo andavas à luz de velas.

    Vejam a série Landman poara saberem o que é e como são feitos estes cata ventos sua cambada de ovelhas…

    1. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      mehhhhhh

    2. Avatar de JL
      JL

      Não sabe porque não quer.

      Portugal continental já praticamente nem usa energia vinda do petróleo, e a pequena parte que veio é de aproveitamento por se usar muita energia no refino de combustíveis.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Sim, de facto, tirando os arquipélagos, a refinaria de Sines, alguns datacenters e certas zonas quando ficam sem rede, PT praticamente não usa electricidade à base de petróleo
        O refino dos combustíveis rm PT não usa electricidade da rede.

        1. Avatar de JL
          JL

          Usa pois, tanto que no relatório da Galp está lá quanto usaram.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            1% e não me parece que seja para o refino.

          2. Avatar de JL
            JL

            1% de toda a energia consumida em Portugal ?

            Então é para quê? Para alimentar os eléctricos da refinaria ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Só para produzirem hidrogénio verde para refinar combustíveis, ao invés de o retirar do gás natural, seria 60% da energia produzida em Portugal.

            Que grande comilona é a refinaria.

            https://www.portugalglobal.pt/pt/noticias/2024/junho/sines-precisa-de-60-da-eletricidade-do-pais/

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Bem, Vc é só calinadas. Não se cure não…LOL
            Quando falo em 1% da rede na refinaria, é 1% sobre o consulo da própria refinaria.
            Ou seja. 99% da electricidade que a refinaria precisa vem da transformação e aproveitamento dos restos da refinação.

            Depois vem com 60% ou 30TWh necessários para Sines. Esse 60% que falam no artigo é a megalomania vigente e nada tem ou pouco tem a ver com as necessidades da refinaria. Aliás, se a refinaria deixar de aproveitar os restos para produção da sua própria electricidade terá que os depositar nalgum lugar.
            Antigamente, antes de existirem carros a gasóleo, conforme já lhe disse, o gasóleo era descartado no mar por não saberem o que fazer com ele.

          5. Avatar de JL
            JL

            Fale com o editor da notícia, não fui eu.

            Acho que você não leu o artigo, acho melhor ler novamente.

          6. Avatar de JL
            JL

            Já agora, antes de saberem o que fazer com gasóleo, nem sequer o produziam, e quando começaram a produzir era usado em navios. Depois é que apareceram os carros e tiveram de meter os navios a trabalhar com fuel óleo.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O editor da “sua” notícia em lugar nenhum diz que os 30 TWh são destinados à refinaria de Sines. Apenas faz alusão ao facto de Sines como um todo ir passar a consumir essa quantidade absurda de electricidade.
            Agora a GALP tb gosta de parecer “verde” e tb mete uns painéis para impressionar a opinião pública, mas nada que se aproxime sequer de um TWh, qt mais 30, looolooolool
            Só o datacenter vai mamar 4,77 TWh. Enfim
            A propósito, anda aqui há vários dias um cheiro a azeitona que não se aguenta, hoje então está impossível/irrespirável. E poeiras é mato tb desde há vários dias.
            Tudo em nome da electricidade verde.
            Cambada!!!

          8. Avatar de JL
            JL

            Tem a certeza que também leu esse artigo ?

            “Sines é um bom exemplo. Pelas contas do agora ex-presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Filipe Costa, os projetos de descarbonização em curso nesta região até 2030 — tanto nas indústrias existentes como para novas unidades — vão precisar de 30 TWh de eletricidade, ou seja, mais de metade dos 50,7 terawatt hora (TWh) consumidos em todo o país em 2023,”

            É para os projectos da zona, que projectos existem na zona ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc é básico ou faz-se? Já lhe falei num (datacenter).
            Quantos quer mais? Não sabe ler?

          10. Avatar de JL
            JL

            Seja datacenter, seja refinaria, que vai entrar em obras entretanto, seja, projetos de hidrogénio.

    3. Avatar de JL
      JL

      É esta série ?

      “Temporada 1
      Ambientada nas cidades em expansão do Texas, Landman é uma fábula de busca por fortuna no mundo do petróleo. ”

      Isto para as ovelhas deve ser bom. Loooool

      1. Avatar de aiosapo
        aiosapo

        E eu a pensra que já tinhas explodido num dos teus Teslas. Afinal ainda cá andas. Continua a beber energia elétrica e a pensra que gastas menos petróleo com isso. É a maior fábula do ocidente essa da energia verde. Um dia fazem uma série e o protagonista vai ser um totó como tu que um dia acorda para a vida.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ena, está mesmo incomodado, mas olhe, vou fazer um esforço para andar ainda mais por cá.

          Mas onde eu disse que defendo a energia verde ?

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Mas o que é que a manutenção tem a ver com o ser limpo ou sujo apertar uns parafusos e meter wd 40 ja passa a ser sujo ahah a malta quer comparar o incomparável, em portugal a renovável produz mais de 70% do consumo nacional mas se gostas mais de respirar fumo tens bom remédio liga um gerador dentro caso olha que é bastante saudável

    5. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Deviam era acabar com a treta da rede electrica.
      Quem quiser ter electricidade em casa que compre um gerador a gasóleo. um gerador cabe perfeitamente na sala, nao ocupa muito espaco. Ocupa menos espaco que os paineis solares que andam a instalar nas casas

    6. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tu és o velho do restelo do costume que não se preocupa com a poluição mas se preocupa com a poluição de energias limpas em carbono, basicamente és do contra. Mas sim é possível ter 100% de energia limpa e não viver de poluição. Não é uma utopia, utopia é pensar que continuar neste caminho significa viver melhor, é precisamente o contrário, viveremos cada vez pior e com mais problemas ambientais.

    7. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      O chapéu de alumínio deve estar com uns furos e é hora de trocar, agora o que está a dar é chapéus de titânio com umas escamas interiores de amianto, atualiza-te

  2. Avatar de piscas
    piscas

    O dióxido de carbono é considerado sujo ?

    1. Avatar de JL
      JL

      Depende, para os petromaniacos é o gás da vida…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      O carbono em si faz mal obviamente mas os poluentes como os hidrocarbonetos fazem mal aos humanos em tudo, desde cancros a infertilidade e problemas respiratórios e que existem em combustíveis fósseis.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Não sei experimenta fechar te num quarto saturado de dioxido de carbono e vamos ver o que acontece.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    88 países? Mas o mundo tem ≈195 países! Então e os outros, não contam para o totobola?

    40%? Se considerarem o nuclear limpo é capaz de estar certo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Que representa 93 % do mercado mundial…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os outros deve ser como Marrocos em relacao e PT e ES. TW e TW de electricidade que entra na Peninsula e não entra nas contas do carbono.

        1. Avatar de JL
          JL

          Essa também não serve, porque Marrocos está no relatório.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há indicação de que a produção interna de eletricidade de Marrocos tenha sido incluída nos cálculos principais do relatório.
            A única ref a Marrocos foi para enfatizar que pela 1ª vez o país importou paineis solares com capacidade para gerar 1.1GW. O que não deixa de ser uma piada.
            Aliás, até finais de 2024, a produção de Marrocos nem aparecia no ElectricityMaps.
            Só a partir de 2025 ficou claro para o comum dos mortais que temos ali um País a queimar carvão ao nível da Polónia, isto já descontando os 1.1GW de espelhos looolloool

          2. Avatar de JL
            JL

            Está lá no relatório, até fala da exportação.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não fala. De Marrocos só fala que o país importou espelhos com capacidade de geração de 1.1 GW. Não fala mais nada.

          4. Avatar de JL
            JL

            Se fala em Marrocos, está incluído.

          5. Avatar de JL
            JL

            Foi usado este relatório como fonte, está lá Marrocos.

            https://www.hydropower.org/publications/2024-world-hydropower-outlook

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que é que o site da Iha tem a ver com o relatório da Ember?
            A Iha não é pra qui chamada.

          7. Avatar de JL
            JL

            Se o tivesse lido não perguntava.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Deve ser considerado tudo o que não faça uma fumarada descomunal para fazer energia

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Desculpa lá, mas prefiro o inofensivo CO2 aos venenos nucleares.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          “Inofensivo Co2” já está a cidade cheia veneno nucleares estão bem longe de ti guardados sem ninguém ter acesso, mas se preferes basta meter o tubo de escape do carro para dentro de casa para teres uma noite de sono descansada vais ver que acordas como novo

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Era a coisa mais inteligente que ele fazia na vida

  4. Avatar de Marcos
    Marcos

    Nem o plástico das turbinas eólicas escapam do petróleo. Sem contar o cobre e ferro.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E o neodimio

      1. Avatar de JL
        JL

        As turbinas offshore não usam neodimio.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Matam os cardumes na mesms.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não era offshore que eu queria dizer, são as eólicas que se vêem nas serras e até no mar.

            Então os peixes saltam fora de água e são apanhados pelas pás?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O peixe foge para outras paragens. Dê ouvidos aos pescadores.
            As eólicas usam neodímio:
            https://www.windsystemsmag.com/applications-of-magnets-in-wind-turbines

          3. Avatar de JL
            JL

            Se foge não morre.

            Usam, as pequenas, as grandes não.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 a unica opcao é utilzar as centrais electricas de ultima geracao que nao utilizam qualquer tipo de recursos naturais e materias primas.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Comparar o gasto da produção é mesmo ridículo mas se querem ir por aí também têm de contar com construção de petrolíferas extracção do petróleo transporte de petróleo refinação do petróleo transporte novamente do petróleo e construção de tudo navios camiões etc etc
      enquanto isso a energia renovável leva 1% disso e durante toda a vida anda a produzir energia com o vento

  5. Avatar de Rui
    Rui

    A Europa lidera com 70% de energia limpa. É um exemplo para todo o planeta. Até os países nórdicos têm mais painéis solares que Portugal. Aqui só se vende embustes da edp para colocar nas varandas.

  6. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    É só negacionistas ou velhos do restelo!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Inventa outra que essas já estão gastas.

      1. Avatar de Simples
        Simples

        Tem alguma razão.. Há por aqui pessoal q até diz q prefere CO2 a energia nuclear. Só iluminados e engenheiros de coisas 😉

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Nc vi ninguém morrer por causa do CO2. Mas ppr falta de O2 Já vi.
          E tb já vimos como se morre por causa do nuclear e em caso de fuga é por milénios, não por momentos.

          1. Avatar de JL
            JL

            É bom que não veja, senão não estava aqui a escrever.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            O motinhas nunca falha nas comparações dele ahah Por este ponto de vista atravessar a passadeira é mais perigoso que respirar CO2 a vida toda, visto que eu já vi pessoas a morrerem na passadeira

  7. Avatar de Turbino
    Turbino

    Qualquer dia o pessoal que defende massivamente este flagelo da “Energia Limpa”, vão passar a comer painéis solares e outros produtores de energia, em vez de arroz, alface, feijão, ervilhas, azeitonas, castanhas, uvas, etc.
    Já ouvi comentários de alguns agricultores aqui da minha zona, que vão abandonar os Campos Agrícolas e metem painéis, pois dizem eles, rendem mais ou a mesma coisa e dá menos trabalho.
    Portugal nunca instalou tantos painéis fotovoltaicos, e alguns projetos de grande escala implicam o abate de árvores.
    As associações condenam o abate de centenas de árvores no distrito de Santarém para a instalação de parques solares. Projetos de centrais fotovoltaicas têm-se multiplicado por todo o país, destruindo habitats protegidos, as centrais fotovoltaicas devem ser mesmo excluídas das áreas de Reserva Agrícola Nacional (RAN) e das Reserva Ecológica Nacional (REN).
    A substituição de floresta de pinheiro-bravo, eucalipto ou sobreiro por centrais fotovoltaicas, como a da Torre Bela, “comporta um impacto negativo” para o sector florestal.
    Enfim é os tugas que temos, como os jls, que no futuro passam a alimentar-se de “Energia Limpa”.
    “Nem tanto ao Mar, nem tanto à Terra”

    1. Avatar de JL
      JL

      Então o problema não é da energia em si, é da fraca rentabilidade da agricultura.

      1. Avatar de Turbino
        Turbino

        Se não fosses burro sem IA, o que gostavas de ser? Parece que a falta de hidratos de carbono e muito consumo solido de eletrões, afetou-te de vez a little mioleira.
        Qual a parte, em que um dia não tens alimento (saudável) na mesa, não percebeste?
        Irra, que é conho, fora de prazo!!!

        Nota:
        “Como escolher e armazenar conhos
        Ao escolher conhos frescos, é importante procurar por conchas fechadas e intactas. Conchas que estão abertas ou quebradas (jl) podem indicar que o conho está morto ou estragado.”

        1. Avatar de JL
          JL

          Portanto não disse nada.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Há uns comprimidos bons para a tua doença, o KGB andava sempre com um bem guardado para uma emergência como a tua

          1. Avatar de Camões
            Camões

            @PeterJust dizes isso por experiência própria.
            As minhas perguntas são:
            -Ficaste curado?
            -Quais foram sintomas?
            -Quantos valores o teu QI desceu?