Empresária desenvolveu painéis solares verticais para varandas

39 Comentários

O mundo tem procurado alternativas aos combustíveis fósseis e as energias renováveis são as soluções que mais destaquem têm. Assim sendo, uma empresária ucraniana desenvolveu painéis solares verticais para serem usados em varandas.

Este sistema “caseiro” poderia ajudar a Europa relativamente à crise energética que tem sido agravada com a guerra na Ucrânia.

Painéis solares verticais

O aquecimento global não tem dado tréguas e o mundo tem conhecido secas, intensas ondas de calor e incêndios, mas também inundações e tempestades extremas. A procura por uma solução tem sido constante; ainda mais agora, que as suas consequências se têm tornado tão claras.

Em consequência desta perceção, as alternativas renováveis têm sido largamente apontadas como a solução a adotar, e foi com isto mente que a empresária ucraniana Karolina Attspodina desenvolveu uma forma interessante de aproveitar a energia do sol.

A energia solar é ao mesmo tempo gratuita e prontamente disponível. As soluções de painéis solares existentes ou se destinam a uso industrial ou são demasiado pesadas para serem instaladas sem a assistência de uma equipa técnica qualificada. Também é preciso esperar pela fatura mensal para determinar o efeito.

Explicou Karolina Attspodina ao TechCrunch.

Karolina Attspodina da WeDoSolar
Karolina Attspodina da WeDoSolar

Os painéis solares verticais foram desenvolvidos por engenheiros alemães e deram resposta à necessidade de Attspodina e do cofundador da startup WeDoSolar na altura em que estavam à procura de soluções mais rápidas para reduzir as emissões de CO2.

 

Painéis solares verticais podem ser uma solução viável

De acordo com o TechCrunch, agora, a WeDoSolar fornece painéis solares verticais que podem ser facilmente instalados em varandas por qualquer pessoa, ainda que não sejam especializadas. Além disso, são equipados com bandas à prova de condições meteorológicas adversas.

Conforme informa o website da startup, esta solução é a mais leve do mundo, pesando apenas 1 kg. Além de poder ser instalada por qualquer pessoa, reúne outra vantagem: a possibilidade de ser transportada para outra casa, aquando de uma mudança.

Fornecemos uma ferramenta que cada pessoa, tanto o proprietário, como o inquilino, poderia utilizar diariamente em casa para alimentar aparelhos domésticos. Queremos tornar a energia sustentável acessível, e vejo um grande potencial nas pessoas que tomam nas suas próprias mãos a sua dependência energética.

Partilhou Attspodina.

Depois de ligado a uma tomada regular, os painéis verticais começam imediatamente a alimentar os eletrodomésticos da casa. Mais do que isso, os utilizadores podem monitorizar a quantidade de CO2 economizada, através de uma central elétrica virtual.

Senti que podemos servir não só as pessoas que possuem uma casa, mas também parte do mercado, que aluga. Neste momento, os custos de energia estão a subir como loucos, e não vão parar de subir até que os estabilizemos e implementemos uma série de formas de gerar a nossa própria energia limpa.

Esclareceu Attspodina.

Aliás, os painéis solares comercializados pela sua empresa poderiam ajudar os europeus a reduzir a sua pegada de CO2 em 600 kg e a poupar 25 % em energia.

 

Leia também:

Histórico: Energia solar e eólica produz mais electricidade do que a nuclear…

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CF
    CF

    600W de potência de pico por esse preço?
    Melhor comprar energia da rede o resto da vida.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O problema é mesmo o preço, €1300 por 8 painéis a 0.6kWh no pico é puxadote e sem incluir os custos de instalação…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Demora cerca de uns 15 anos a pagar o investimento, mas pelo menos a garantia é de 25 anos.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Resta saber se com o ângulo tao reto apanha sol de forma eficiente. Não creio.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Por ser portátil, sempre podes pegar nos painéis e colocar no telhado.

      1. Avatar de k
        k

        Se tiveres telhado. Num apartamento nem sempre podes fazer isso. Ainda pior se for alugado.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Melhor sendo arrendado (alugar é para bens móveis), porque podes usufruir e levar contigo para outra casa…

          A instalação dos painéis fixos no telhado acarreta alteração das características pois é preciso furar telhas e laje para fixação e passagem de cablagem e portanto considera-se como uma solução mais permanente. Sendo arrendado, corre-se o risco de investir em painéis e depois ter que se sair e deixar o investimento para trás. 🙂

  3. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Já há quem tenha isso em Portugal.. Mas não dessa marca…

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    E o impacto ambiental da produção desses painéis solares, não querem falar disso também?
    Tudo tem impacto ambiental.
    Agora para independência energética faz mais sentido, em especial se conseguirem meter daquelas baterias que duram uns 85 anos ou coisa parecida sem degradação assinalável na capacidade de armazenamento… mas como tais baterias não interessam à indústria deverá ser difícil ou mesmo impossível obtê-las, e assim é difícil/ impossível rentabilizar painéis solares porque não dá para utilizar o excesso quando não existe luz solar.

    Painéis solares só são bons se forem outros a oferecer e a pagar os custos todos, do contrário nunca conseguirão rentabilizar a sério o investimento. Pelo menos do que vi até agora, depois de calcular a capacidade, custos de instalação, manutenção, e depois comparar com o equivalente na rede eléctrica chego sempre à conclusão que ou não se poupa nada ou é tão pouco que não compensa. Para quem quer fazer essas despesa para ter alguma independência energética, a conversa é outra. Desde que não tenham ilusões quanto a ser rentável até sou a favor para essa finalidade.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Tens de refazer as tuas contas. Desde quando é que os paineis não compensam?
      Com as campanhas que há neste momento, na maior parte das vezes, o que poupas mensalmente de luz ao usares os paineis pagam o crédito (ou perto disso). Depois do crédito liquidado é só lucro.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Agora os paineis só fazem sentido se os usares, como é lógico.
        Compensará mais se usares os electrodomésticos (máquinas de lavar, fogão, etc) durante o dia, se possível só um de cada vez. De contrário, terás de ter uma bateria que armazene a energia que é criada durante o dia. Aí são outros quinhentos e o investimento terá de ser maior.

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        As poupanças são MUITO MUITO exageradas pelos vendedores.
        Pagava 94 euros mensais em electricidade. Pedi um orçamento que deu 97% de viabilidade (qualquer coisa cima de 60% dizem ser óptimo, como tenho 15 horas de sol diário virado a sul, estou ao nível das melhores centrais solares). Paguei 1330 euros por 2 painéis. (Não quis aqueles “super mega descontos” das operadoras.) Primeira desilusão, não recebi a compensação do fundo ambiental, pois tinha-se acabado a verba. Depois precisava pagar 2000 euros a um escritório de advogados para me emitirem um documento autenticado, para poder receber… 814 euros.
        Segundo a informação dada pelo vendedor/instalador, iria poupar 28 a 32 euros mensais de electricidade. Neste momento pago 72 a 83 euros. Nos melhores meses poupo 22 euros. O normal fica abaixo dos 10. Bate certo com a garantia dos painéis, que é de 8 anos… os 8 anos que demoram a ficar pagos. Depois é verdade que devo continuar a poupar os 15 euros mensais (média) de electricidade, até aos painéis pifarem (18 a 25 anos, segundo a documentação). O que é um “lucro” a muito longo prazo.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Porra paineis com garantia de 8 Anos?….QUE LIXO. 2 Paineis ? dois paineis de quê? 400 watt cada? Faz 800 PICO? 800 watts gasta uma torradeira… Um micro-ondas gasta logo 1000 e tal…se tiver placa de vitro ceramica então…meu amigo. Ou seja, o que você tem dá para as luzes, e uma maquina de lavar loiça com sorte, e em PICO.

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          No meu caso, estou a pagar uma prestação de 26€ (48 meses) por 3 paineis e a factura mensal (crédito incluído) continua a ser mais ou mesmo que era ou até um pouco abaixo: 65-70€ (um pouco mais no Outono/Inverno). Ou seja, os paineis estão a pagar a prestação. Depois será, no mínimo, 5 anos de lucro caso os paineis funcionem durante 8 anos.
          Também não consegui obter a compensação do fundo ambiental por estar a pagar em prestações. Acho o critério um pouco absurdo mas tudo bem. Aí ainda sairia mais barato.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Errata: 2 painéis

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            48 meses são 4 anos. Se os painéis funcionarem durante 8 anos, vc nao tem 5 anos de lucro mas sim apenas 4.

        3. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          É por testemunhos destes que eu duvido muito deste negócio dos painéis solares e das tão propaladas poupanças e apoios de fundo ambiental. Bem haja pelo seu comentário.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Não percebi a dúvida. Poupa-se? Sim, mas ninguém pense que vai ficar rico ou ficar com a luz de graça 🙂

          2. Avatar de GM
            GM

            Mr.Y, apenas reduz a dependência, e não atinge a autosuficiência.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    É uma ideia interessante, estou a construir casa neste momento e pode ser uma ótima solução para os gradeamentos das varandas

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Existem opções de “telhas solares” mais barato ou mesmo montar logo os painéis para fazerem parte do telhado, que ficam mais em conta que o preço destes.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Hoje em dia é obrigatório o aquecimento solar para aquecimento de águas no meu concelho de residência, eu vou colocar no telhado e até estou a pensar colocar também uma eólica, e algumas baterias a minha zona de residência é bastante ventosa principalmente no período noturno.
        Já agora consegue partilhar link das telhas solares que mencionou?
        Obrigado

        1. Avatar de GM
          GM

          Não é no seu concelho, é em todo o país, melhor, em toda a Europa abrangida pela EPBD. E, em Portugal, é desde Julho/2006. Actualmente pode substituir o solar térmico por bomba de calor para AQS. Já não tem mínimo dedicado às AQS. Depende, também, de quando o projecto de arquitectura foi submetido à câmara municipal. Se tiver sido antes de 1/7/2021, o que disse antes não se aplica, no que respeita ao mínimo dedicados às AQS, isto é, existe uma quantidade mínima de energia, seja de solar térmico, bomba de calor, ou outro equipamento com energia de fonte renovável, por exemplo, uma caldeira a lenha.

  6. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    Ah ah lindo. Realmente a propaganda vive no meio e as pessoas não se apercebem.Esta Ideia dos painéis é insustentável e leva a falsas promessas. Se a energia solar fosse assim algo fora da caixa não acham que os países com maior exposição solar já a tinha adotado como energia principal? Quando vos vendem banha de cobra como isto do solar e da eólica é necessário perceber onde está a verdade e a parte falsa. Imaginem que temos energia solar a mais. Como não vai ser usada é um desperdício. Para qualquer negócio o desperdício tem de ser o mínimo. Daí que a energia eólica e solar tem de existir ao mesmo tempo que o desenvolvimento de armazenamento de energia a longo prazo. Depois temos a manutenção do equipamento que não é tão barata como a das outras fontes de energia já instaladas.
    Esta ideia da empresária não é nova mas é insustentável para um país como a Ucrânia cujo salário mínimo é bem mais baixo que o nosso. E a exposição solar é bem inferior a nossa por exemplo.

    1. Avatar de AJMS
      AJMS

      Alemanha está na mesma latitude da Ucrânia e tem 60Gw de solar instalados, portanto a exposição solar não é desculpa.

    2. Avatar de GM
      GM

      O que não consumir é injectado na RESP.

  7. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Qual o nome da empresa? valores?

    1. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Está no artigo.
      Mas para resumir… 1299€ para 8 paineis (90x54cm cada) a 640 Wp (Watt Peak) cada.

  8. Avatar de ManAugusto
    ManAugusto

    é memo boa… bem boa esta ideia!

  9. Avatar de Rui Peixeiro
    Rui Peixeiro

    Ideia boa, mas demasiado caro!

    600W max na saída do inversor, painéis de 640, que montados na vertical vão ter uma produção inferior que em posição ideal, … é pena.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      É uma opção para apartamentos. Para um prédio, o investimento em painéis solares (e estações carregadoras para carros), ultrapassa o milhão de euros. Dividir por 50 apartamentos… dá 20000 euros por casa. Já pensou em ter de desembolsar 20000 euros para o seu condomínio, em poucos meses? Ou 30000 euros em 5 anos, em prestações, para pagar a instalação e o crédito?
      Se for uma casa que tenha sol das 9 ás 13, 4 horas dá para poupar 5 a 8 euros, mensais, de electricidade, se lá concentrar a utilização dos equipamentos mais consumidores (como microondas, fogão e máquinas). O mesmo se for uma varanda, voltada a poente e que tenha sol das 15 ás 21 (no inverno são menos 3 horas).

  10. Avatar de Necas
    Necas

    Pior de tudo é que em Portugal não serve pois não se recebe créditos de energia ao colocar a essa energia produzida durante o dia na rede pública.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Dá para vender à rede. Agora se compensa é outra história…

    2. Avatar de AJMS
      AJMS

      Atualmente recebe parte do que injeta na rede, net metering. De jan a junho 2022 injetei 256kWh na rede dos quais 203kWh foram usados (devolvidos) para abater no meu consumo da rede. Com painéis no meu caso é meio por meio no gasto de eletricidade, 47% vem dos meus painéis e 53% vem da rede, poupança de +/- 400€ anuais.

  11. Avatar de YFTT
    YFTT

    É só publicidade a surfar a onda da Ucrânia e nem sequer há sentido crítico antes de propagar o artigo original. O que é que foi inventado aqui exactamente? Há já algum tempo que países como a Alemanha oferecem incentivos de 50% até 200€ para instalação de painéis nas varandas que se ligam directamente à rede de casa para consumo próprio (não vendido à rede). Onde é que são fabricados os painéis? Porque é que não dizem que é publicidade de uma empresa alemã que importa os painéis da China?

  12. Avatar de Manuel
    Manuel

    Na minha opinião a lei devia ser diferente. O excesso produzido pelos paineis e que vai para a rede deveria ser descontado na fatura. Assim o dar e receber seria mais justo. Sem filmes, transparente.. Agora é sempre o mesmo filme que leva as pessoas a desistir logo no inicio do processo.
    Seria mais um incentivo à colocação por parte dos particulares, até porque as pessoas podem não estar em casa mas a industria está a consumir.
    Dar e receber, simples.
    Mas como disse no início… é só a minha opinião.

  13. Avatar de Rafael Almeida
    Rafael Almeida

    Toda a potência fotovoltaica instalada em Portugal até à data, num dia sem nuvens, representa pouco mais de 5% no mix de produção diário. Portanto, se achamos que o solar é o futuro, se calhar nos moldes actuais, não parece ser solução. Esses 5%, à medida que cada vez mais sobe o consumo, rapidamente serão absorvidos

    1. Avatar de AJMS
      AJMS

      O problema é exatamente o contrário em Portugal existe ainda pouco fotovoltaico, o Mix de Fotovoltaico instalado em Espanha dava para alimentar Portugal inteiro em horas de bom sol, portanto temos muito que palmilhar em instalação fotovoltaica.