Diga adeus às cápsulas e conheça as novas bolas de café da CoffeeB

51 Comentários

Apesar de o método convencional ser o de preparar o café a partir de grãos moídos, as cápsulas facilitam (largamente) esse processo. Agora, em substituição destas, uma empresa criou bolas.

A CoffeeB chega como uma solução muito mais amiga do ambiente.

CoffeeB, bolas de café

A empresa suíça Migros criou uma máquina de café diferente, que promete ser uma lufada de ar fresco para o ambiente, neste campo. Em vez de servir cafés a partir de cápsulas convencionais, a CoffeeB consegue-o com bolas.

Segundo o TechCruch, a Migros está a tentar encontrar um equilíbrio entre a facilidade das cápsulas, que já conhecemos, e os benefícios ambientais do café moído. Afinal, apesar de já existirem alternativas recicláveis ou biodegradáveis às cápsulas comuns, cobertas de plástico, a maioria ainda é descartável.

CoffeeB, bolas de café

De forma pioneira, a Coffee Ball produz zero desperdício e está a “revolucionar uma indústria atormentada por resíduos colossais”. Isto, porque os consumidores de café em cápsula contribuem anualmente com 100.000 toneladas de lixo, em todo o mundo.

A próxima geração de cápsulas de café está aqui, e vem sem uma cápsula.

Disse Caroline Siefarth, da CoffeeB, numa declaração, acrescentando que a nova máquina é o resultado de meia década de investigação e revolucionará a forma como o mundo consome este produto.

O segredo da CoffeeB é comprimir as cápsulas numa camada feita à base de algas marinhas, sem sabor, que dá estrutura e garante que o produto não perde sabor.

O sistema CoffeeB proporciona-lhe o prazer sustentável do café porque utiliza apenas o que precisa para um café perfeito: os melhores grãos de café, a melhor torrefação e a moagem perfeita. Por outras palavras, café premium, prensado numa bola de café.

Lê-se no site oficial da Migros.

Para já, a máquina está apenas disponível na Suíça, por 149 euros, e uma embalagem de nove bolas por 4,60 euros.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Porque tenho de dizer adeus? Vão acabar por acaso?

    1. Avatar de rSP
      rSP

      É sempre por causa ambientais, a pura farsa que existe no mundo « CoffeeB chega como uma solução muito mais amiga do ambiente.»

      É sempre assim, é melhor traduzir
      « CoffeeB chega como uma solução muito mais amiga da carteira, faz-te ficar com a carteira tesa e não teres onde gastar mais.»

      1. Avatar de Adeus
        Adeus

        Mas qual pura farsa? Não é farsa nenhuma…

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Mas que farsa? Se são usadas algas em vez de plástico não achas que é menos poluente?

      3. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Agora se queres dizer que as cápsulas (ou bolas) são uma mina de ouro isso é outra história 😉

        1. Avatar de GM
          GM

          São mina de ouro, para já. Entretanto aparece outro com uma solução em bolachas de café prensado, com o invólucro em algas e que permite ser usado nas máquinas expresso convencionais. Aliás, a DIMOBILI, marca portuguesa comercializada na RADIO POPULAR, dependendo dos modelos, tem kits que permite a utilização de diversas formas de café, tradicional, pastilhas, NESPRESSO e DELTA Q. Voilá, a mina desaparece.
          Eu desde 2010 que usava máquinas de cápsulas. Comecei pelas PINGO DOCE, cuja máquina me durou 5 anos. O problema é que estava limitado às cápulas próprias. Entretanto, com a máquina avariada, surgiu uma promoção no CONTINENTE, que com a aquisição de 120 cápulas CONTINENTE compatível NESPRESSO, ofereciam a máquina. Durou mais 5 anos, comprei outra, desta vez KRUPS, também em promoção. Sempre utilizei cápsulas compatíveis NESPRESSO, fundamentalmente NICOLA e CHAVE D’OURO, e na esmagadora maioria em promoção. Desde 2010 até ao início deste ano, quando deixei de usar as cápsulas, sempre fiz a reciclagem mas mesmas, removendo o café para compostagem e os sobrantes, plástico e alumínio, para reciclagem. Cansei-me de abrir as cápsulas e sobretudo do custo, apesar de ter sido 99% em promoção.

  2. Avatar de rSP
    rSP

    Não compensa, alias isso é ainda mais para pouparem! Se as capsulas mal duram imaginem as bolas!
    A Melhor maquina de café é a de grãos de café, custa mais mas façam as contas…

    Para quem bebe muitas vezes café é só fazer as contas. Quantas caixas de capsulas compram por mês ou semana x ao ano ou ao mês…

    Recuperam o dinheiro com a máquina de grãos de café, dura muito mais e tira muito mais cafés do que as capsulas e o sabor nem se fala! Muito, mas muito melhor.

    Aconselho as seguintes maquinas:
    De’Longhi Cafeteira super automática
    Krups Roma EA810870
    Philips Série 3200
    Philips Serie 5400

    Em relação ao material prefiro a De’longhi, já a 2-3 anos e continua a funcionar, zero problemas.

    Para quem não quer gastar muito dinheiro e não possui tanta carteira
    Orbegozo EX 5200
    De’longhi Dedica

    Cumps

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Eu comprei uma porque fiz as contas. As cápsulas são um mina de ouro para as marcas

      1. Avatar de SPr
        SPr

        Mas osso é obvio… Agora se tiveres uma máquina de cápsulas só para uma pessoa e só para beberes 1-3 cafés por semana para desenrascar. É ok.

        Mas para quem tem família ou consume diariamente e até para jantares a maquina de grãos de café ganha e muito…

        Na minha opinião (e sim ja experimentei) as de cápsulas mal têm sabor a café e são muito mal filtradas. Não gosto.

        Investir numa para quem gosta, vale a pena.

        1. Avatar de Sabe-se lá
          Sabe-se lá

          Sim, as capsulas são muito mais caras. Eu gastava por café (capsula) aí uns 20-25 cêntimos/café.
          Solução ambiental e “carteiral”: Capsula reutilizável!
          Compro um saco de café por 2€ e pouco e dá-me para quase 30 cafés 🙂

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não chames café a isso.
            Mais vale fazeres esse café na cafeteira.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sim, pagar 150€ por uma máquina delas, e depois cada bola sai a 0.5€, não compensa de todo. Com esse valor compra-se uma que usa café moído. Eu tenho uma de cápsulas mas custou 50€ e compro cápsulas a 14 cêntimos cada. Para investir tanto dinheiro na máquina, mais valia logo uma de manípulo.

      1. Avatar de SPr
        SPr

        A vontade uma de cápsulas é boa para quem vive ou bebe sozinho. Vai ao supermercado comprar uma caixa de cápsulas e logo contas-me se é barato.

        Seja café moido ou grãos de café compensa sempre mais que a cápsulas

        Volto a repetir o meu comentário é apenas experiencia própria. Obvio que a de cápsula é boa para quem bebe pouco ou vive sozinho.

        Nem há comparação a nível de sabor com as de grão a café ou café moido. São bem melhores.

        Cada um com a sua opinião.

    3. Avatar de Sabichão
      Sabichão

      Se queres bom café, compra uma maquina manual, de caldeira, com manípulo não pressurizado, regulação de temperatura, regulação de pressão e um moinho separado decente. Pesa e moi o grão no momento. Com máquinas automáticas nunca chegas lá.

    4. Avatar de RicM
      RicM

      Exatamente.
      As pessoas ficam deslumbradas com máquinas de café a menos de 40€ e com oferta de cápsulas em valor superior à própria máquina que nem desconfiam que estão a ser puxados para um vício caro. Se fizessem as contas perceberiam que o café servido nas maravilhosas, limpas, rápidas e eficientes cápsulas custa mais de 60€/kg!! enquanto um 1Kg de café de boa qualidade fica entre 20€ e 30€.
      Aproveitando promoções é possível adquirir máquinas de qualidade e recuperar o investimento em menos de ano e meio (comparativamente com máquinas de cápsulas).
      Tenho uma De’Longhi Magnifica S com moinho para café em grão e possibilidade de usar café já moído e não podia estar mais satisfeito. É certo que a sua manutenção é mais trabalhosa que tirar a gaveta e deitar as cápsulas fora, mas vale a pena.

    5. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Por aqui tenho uma DeLonghi La Specialista Arte e estou muito satisfeito, para mim a melhor do mercado preço/qualidade para ter em casa.

  3. Avatar de VITOR
    VITOR

    PARA POUPAREM DINHEIRO EM CAPSULAS,
    COMPRAM CAPSULAS REUTILIZAVEIS , E COMPRAM CAFE MOIDO, METEM O PO DO CAFE MOAGEM NORMAL , TIRAM O CAFE , E LAVAM A CAPSULA E TIRAM MAIS CAFES.
    FICA MUITO BARATO

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Cá está em voz alta o que os traficantes de cápsulas não querem sequer ouvir em voz baixa. Falta só acrescentar que as reutilizáveis saem à volta de um euro e meio no aliexpress.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Já experimentei e não vale NADA, literalmente. Se não são apreciadores de café e qq coisa serve ok, mas pra quem gosta de um bom café…poucas são as cápsulas de jeito. QUanto às reutilizáveis mais vale aquecer água e misturar café, isso sim fica barato.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Vi várias pessoas a queixar-se disso, que o café sai uma porcaria, aguado, e que por vezes as cápsulas rebentam dentro da máquina. É só ver na Amazon reviews de cápsulas reutilizáveis, e é só queixas.

      1. Avatar de Silvestre
        Silvestre

        Tenho Krups Dolce Gusto (com ajuste manual da quantidade). E utilizo cápsulas reutilizáveis inox. Com café de moagem grossa (a Sical é a única a tê-lo). E o café tem sempre o creme no topo. E já utilizo há mais de 5 anos.
        P.s.: vivo sozinho.

    3. Avatar de SPr
      SPr

      Mesmo assim o sabor fica muito longe das de grão de café (depende da marca) mas as de grão de café é muito melhor. O café é mais saboroso nem há comparação.

      É bom é para quem bebe de vez em quando. De resto a maquina com grãos de café é 2x melhor e poupas mais.

      Tudo tretas do ambiente.

  4. Avatar de q
    q

    Eu cá compro capsulas tenho dinheiro há farta para gastar, o tema de poupar é para pobres.

    1. Avatar de SPr
      SPr

      És realmente inteligente. Tens umas cápsulas de ricos, mas um café com sabor a pobre.

      1. Avatar de TSSRK
        TSSRK

        Spr, há sempre uma ave rara dessas. Até ao momento nunca tomei um café de capsulas que fosse bom, é tudo rasca, não adianta comprarem os premiums, apenas são mais torrados.

  5. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    Há mais de 20 anos que uso máquinas de café expresso em casa , Krups. Philips. Delonghi e nunca fui tentado a comprar máquinas de pds ou capsulas. Atualmente tenho uma máquina pesa. Moi e tira o café e lava automaticamente. Está das bolas não me convence

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Durante muito tempo usei as borras de café para colocar nos vasos das plantas. Lavar o manípulo onde se coloca o café não dá trabalho nenhum. São uns instantes.

  6. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Já há muito que uso café em pó que é muito mais sustentável e barato

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Pois claro. Aqui o mesmo. Desde que comecei a tomar café, uma das primeiras compras que fiz foi uma máquina convencional, barata, marca Krupps que durou anos e anos.

  7. Avatar de Vasco
    Vasco

    Mais um exemplo da criação de uma necessidade induzida artificialmente. Até tomar um simples café se tornou num acto potencial gerador se poluição, seja através do plástico, seja através dos metais mais “ecológicos”. As cápsulas são O coroar de uma lógica de mero desperdício caracterizada pelo consumo completamente desnecessário de matérias primas. Sempre usei café tirado na máquina, ou comprado moído ou em grão, e nunca segui essa moda das cápsulas. Muita gente perde dinheiro pelo simples facto de ser preguiçosa e não por não ter tempo para tirar um café da forma convencional. Já nem falo do preço, hiper Inflaccionado, das cápsulas de café, e do ridículo da criação de “sabores” e texturas que adulteram um produto natural, para tentativamente justificar na cabeça das pessoas o facto de estarem a pagar mais por menos. A formula parece ter resultado e agora, só faltavam, para completar o círculo, estes inovadores das bolinhas de café, que querem resolver um problema que foi criado artificialmente para satisfazer uma falsa necessidade. Os consumidores são mesmo comidos por tolos.

  8. Avatar de SergioA
    SergioA

    Eu continuo fiel as pastilhas ESE (easy espresso pod). Funciona muito bem com o meu Handpresso em qualquer lugar (inventei uma cafeteira USB, fervo agua em 20-30 mins). A Nespresso em hoteis tambem usa este formato, nao percebo as manias das capsulas quando o ESE pode ser embalado totalmente em papel ou outro material reciclavel.
    Pena ser uma raridade na Europa central.

    1. Avatar de SergioA
      SergioA

      Ah, qualquer maquina ESE tambem da para o tradicional cafe moido (acho que e padrao para qualquer maquina de cafe sem moinho), a pastilha sempre e bom para quem tem preguica para colocar o cafe moido.
      Logo pastilhas ESE sempre faz o mesmo que as capsulas (as vezes mais barato)

  9. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Tantos a falar de alternativas mais baratas… Mas alguém comprou máquina de cápsulas por ser mais barato?! As cápsulas são simplesmente mais práticas.

    1. Avatar de Nuno Torre
      Nuno Torre

      Sim, é simplesmente isso. Para quem tem um consumo regular de um café por pessoa e por dia simplesmente não compensa procurar por alternativas; e esses serão a maioria dos consumidores de cápsulas, como eu próprio por exemplo. E quanto ao sabor? Nespresso por acaso anda entre os melhores cafés que se podem encontrar e até a Delta Q está bastante bom. Não é por aí.

    2. Avatar de RicM
      RicM

      Sua alteza está certa, a maioria compra de cápsulas porque é mais prático e sai mais barato que sair de casa para ir beber zurrapa ao café da rua ou do bairro, mas nada impede que se falem de opções mais baratas a longo prazo e, simultaneamente, mais ecológicas pois podem ser educativas para outros leitores

  10. Avatar de Mf3rRo
    Mf3rRo

    O preço também é alto, porque ainda não é muito vendido, sendo uma solução ecologica e se vender mais, o preço abaixa… Não percebo esta discussão de preços… mas pronto…

    1. Avatar de Silvestre
      Silvestre

      Tocou num ponto que muitos esquecem. Tudo o que é novo tem sempre um preço mais alto.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      abaixa quando não asobe

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Se vais corrigir alguém usa maiúsculas e pontuação lol

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Afirmou o indivíduo que não usou pontuação na frase que usou para corrigir a falta de pontuação de um seu congênere navegador na internet. Jesus (Insert face palm here)…

          1. Avatar de Mf3rRo
            Mf3rRo

            Vamos ser todos tótós, fazendo uma orgia de correção ortográfica uns aos outros, só porque usei uma palavra de calão “abaixa”… Meu deus… zzzzzz

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu corrigi alguém oh nabo?
            Pesquisa “afirmação” ou volta para a escola.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Bem vistas as coisas ninguém corrigiu ninguém. Pronto, está esclarecido.

  11. Avatar de AlexX
    AlexX

    Dêem as voltas que derem não há nada que chegue ao grão torrado moído na hora. Pré moídos ainda desenrasca, agora bolas e cápsulas são café faz de conta. Se pelo ambiente e blá blá, também o café solúvel é faz de conta, só que ainda mais amigo do ambiente.

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Alguém pode dizer me quais os benefícios ambientais para as algas?

  13. Avatar de Alex
    Alex

    As máquinas de café de cápsulas é a mesma teoria das impressoras a jato de tinta..
    Compras uma impressora por 40€ com tinteiros para uma dúzia de impressões, acabam os tinteiros gastas o dobro em tinteiros… A impressora avaria=lixo.

  14. Avatar de Antonio
    Antonio

    Não é argumento, é apenas publicidade. Cabe ao utilizador ser responsável ou não.
    Inúmeras marcas têm o seu programa de reciclagem.

  15. Avatar de Fernando
    Fernando

    Tanta mrd para pouparem centimos e depois gastarem noutro lado… que pobreza de espirito…sao os mesmos que fazem 10 km para meter gasolina 10cts mais barato……

  16. Avatar de Paula
    Paula

    Em capsulas ou bolas, poluente não poluente, maquina atras de maquina… 9 bolas de café por 4,90. Guardei a s minhas maquinas e voltei à de manípulo. Até o café é mais barato, faço muitos mais cafés e a borra vai para as plantas. Poupar dinheiro e o ambiente é isto! Uns passos atrás.