COVID-19: Mais de mil milhões de máscaras vão parar aos oceanos

21 Comentários

O mundo passa por um momento difícil! A pandemia da COVID-19 tem feito vários mortos e, apesar de já existirem vacinas, a proteção imediata continua a ser o uso de máscaras e o distanciamento físico. No entanto, este tipo de proteção que usamos para a cara, podem vir a ter um forte impacto no planeta.

De acordo com um estudo recente, mais de mil milhões de máscaras produzidas em 2020 irão mesmo acabar nos oceanos.

COVID-19: Mais de mil milhões de máscaras vão parar aos oceanos


Não usem máscaras descartáveis!

O estudo pertence ao grupo OceansAsia (que se dedica à conservação dos oceanos), que avaliou o impacto das máscaras no planeta. De acordo com a análise, prevê-se que mais de mil milhões de máscaras cheguem aos oceanos. De referir que, face à pandemia, em 2020 foram produzidas cerca de 52 mil milhões de unidades. 

Segundo o estudo (disponível aqui), os cálculos foram realizados de forma cautelosa, mas as previsões indicam que 3% das 52 mil milhões de máscaras chegarão mesmo aos oceanos. Tal como referido no estudo…

A cada ano, estima-se que a poluição nos oceanos, causada por plástico, mata 100 mil mamíferos marinhos e tartarugas, mais de um milhão de aves marinhas e um número superior de peixes, invertebrados e outras formas de vida marinha.

Dr. Teale Phelps Bondaroff, um dos principais autores do estudo, lança o alerta e pede para não se usar máscaras descartáveis.

Ainda de acordo com os autores “Estas máscaras vão parar aos oceanos quando são colocadas no lixo ou então descartadas em qualquer sítio. Além disso, existe também o problema dos sistemas de gestão dos resíduos que são inadequados ou inexistentes ou quando existe sobrecarga desses sistemas.

O facto das máscaras descartáveis ​​serem produzidas a partir de uma variedade de plásticos derretidos e difíceis de reciclar, leva a que demorem muito tempo a decompor-se e além disse também afetam a vida marinha.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Reis
    Reis

    A Culpa é da União Europeia que continua a lastrar a mentira desta doença. Vão ao site da DGS e vejam o número de mortes por covid 19, só vejo a lista de mortes por morte natural e o resto é conversa, o governo e os hospitais andam a assobiar para o lado! Parem de nos deitar abaixo pelo telejornal porque isso não vos vai adiantar de nada!

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Vai olhar para a REALIDADE dos hospitais. Não o que passa na comunicação social, mas sim a REALIDADE do que se passa, aos olhos de quem lá trabalha incansavelmente. Depois vamos ver a mentira da doença.

    2. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      “mentira desta doença”, Ok, não quer acreditar não acredite, mas quando lhe bater à porta não vá para os hospitais

    3. Avatar de s_junior
      s_junior

      Os dirigentes mundiais são mentirosos, combinaram mentir para a população mundial….

    4. Avatar de RM
      RM

      Pede a alguém com covid que espirre para cima de ti, e depois vê o resultado!

      1. Avatar de acs
        acs

        Por este andar é a unica forma de ficar imune pois vacina para mim só em 2021.

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Calha bem, pois já estamos em 2021.

    5. Avatar de PGomes
      PGomes

      Reis, tu és mesmo demente. Se calhar não conheces ninguém que tenha sofrido com esta doença, mas há muita gente que conhece, por vezes familiares e amigos próximos.
      O que tu estás a fazer é uma falta de respeito enorme. Para não falar em ser um exercício em estupidez.

    6. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Greataaaa,… Gretaaaa,… por onde anda a Greta?! O marselfie tb serve!

  2. Avatar de Rikko
    Rikko

    Esta doença não faz nada, só uma constipação. Eu nunca uso máscara e continuo a sair à noite com os amigos e amigas e não apanho nada. Mas faço gym 6 vezes por dia e tenho boa alimentação. Façam dieta

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Claro, essa lógica é a mesma que dizer que ser atropelado é só um par de arranhões, como ainda não fui até hoje posso continuar a atravessar a estrada sem olhar que é tranquilo.
      O que é que boa alimentação faz numa doença pulmonar??
      Isso é uma recomendação geral, não para este caso em específico.

    2. Avatar de Luis Garcia
      Luis Garcia

      E depois quando apanhares não te queixes nem na DGS, nem no SNS nem para outros. Cura-te sozinho.

    3. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Anda para o mesmo sitio que eu e não uses máscaras… Até a Comes se for preciso….

    4. Avatar de LR
      LR

      “Eu nunca uso máscara”: Mentiroso!

  3. Avatar de SSD
    SSD

    Quanto á notícia em si, só mostra o quanto o ser humano consegue ser mais do que despreocupado, porco e nojento mesmo. Falando de máscaras ou do lixo em geral, a quantidade de vezes que veja uma no chão literalmente a meio metro de um caixote do lixo é só ridículo. É no fundo o porquê de precisarmos de relembrar às pessoas para lavar as mãos mais vezes, algo que devia ser de senso comum e normal e não só quando há um virus por ai

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Completamente de acordo.

  4. Avatar de jack madruga
    jack madruga

    Para alguns ignorantes que por aqui comentam só digo que se não têm mais nada para fazer, façam piv.eas

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Como é possível tanto descuido ?? Que vergonha.

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Infelizmente quem conhece a Ásia ñ fica admirado com este comportamento,é “normal” fazeres um passeio de barco organizado por uma empresa e no final agarram no lixo que lá deixamos e a nossa frente tudo borda fora.
    Eu como doente crónico estou em “prisão” domiciliária e quando tenho de sair a rua utilizo mascaras reutilizáveis, é o meu pequeno contributo para o planeta.