China pretende substituir progressivamente o carvão por energia solar

32 Comentários

A China é um significativo e preocupante emissor de carbono, contribuindo, de forma ascendente, para os níveis de poluição globais. Nesse sentido, e seguindo o caminho de grande parte do mundo, pretende tornar-se mais verde e, para conseguir a neutralidade carbónica, definiu políticas de transição energética.

Por exemplo, o país asiático pretende eliminar, progressivamente, o carvão e substitui-lo por energia solar, mais sustentável e mais barata.

Painéis solares China

O governo chinês está empenhado em garantir a neutralidade carbónica, não fosse o país um dos mais preocupantes emissores de carbono do mundo inteiro. Então, a aposta prende-se na energia solar: uma alternativa ao carvão mais sustentável e também mais barata. Desta forma, o governo pretende acelerar os seus planos de expansão da energia verde no país.

Conforme revelou um relatório publicado pela Chinese Academy of Sciences, em 2060, mais de 43% da eletricidade da China poderia ser garantida por sistemas fotovoltaicos. Nesse caso, as baterias desempenhariam um papel crucial e, tendo em conta os preços baixos que seriam praticados, poderiam coexistir as duas tecnologias – energia solar e baterias.

A mesma organização considera que o custo da eletricidade seria inferior 2,5 cêntimos de dólares por kWh. Este valor representa uma diferença significativa em relação ao carvão, que custa entre 3,6 e 6,5 cêntimos de dólar. Ou seja, o carvão poderá ser substituído por uma energia mais limpa e mais barata.

Energia solar

Estudo garante que a China poderá conseguir ser mais verde

De acordo com investigadores da School of Engineering and Applied Sciences da Harvard University, e da Tsinghua University, em Pequim, as avaliações realizadas anteriormente acerca do futuro sistema elétrico da China subestimaram as potenciais reduções do custo das tecnologias de energia solar e de armazenamento.

Os resultados do estudo sugerem que o armazenamento solar mais o armazenamento com baterias poderia servir como uma fonte muito competitiva para um sistema de energia neutro em termos de emissões.

A solução para o problema reside na redução acentuada dos custos dos sistemas de armazenamento de energia solar e de baterias que foram posicionados como uma oportunidade para o armazenamento solar se tornar o mais competitivo em termos de custos para o futuro sistema energético.

Referiram os investigadores.

 

Apesar do otimismo, o verdadeiro desafio da China prende-se com o armazenamento: para atingir o objetivo dos 43%, o estudo indica que o país precisa de 7.2 petawatts horas de armazenamento (cerca de 7.200.000 GWh). Segundo o mesmo estudo, o máximo teórico da China é de 99.2 petawatts (cerca de 99.200.000 GWh).

Tendo em conta a grande quantidade de área disponível e a boa radiação solar, o interior norte da China poderá garantir as condições para a instalação das centrais solares.

Então, se a China aproveitar todo o seu potencial, poderá dar origem a um sistema energético muito mais sustentável e barato do que aquele que tem atualmente. Para este passo rumo à neutralidade carbónica, o país estabeleceu um horizonte temporal de 38 anos.

 

China quer adicionar a mineração de criptomoedas à “lista negativa” de indústrias

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    a eletricidade na china não é a peso de ouro, os valores são em centimos de dólar não em dólares

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      +1
      “below 2.5 US cents/kWh”

      ” 2,5 dólares (cerca de 2,1 euros) por kWh”
      0,15 pago eu

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        2.5 us CENTS é 0.025 US Dollars e não 2.5 US Dollars, ha que ter em atenção ao “cents”.

        Por exemplo 2.5 cêntimos de € é 0.025€

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Pois. O artigo tem os valores errados. Pelo menos na cifra. Deve ser cêntimos e não em unidades.
      Se fosse assim, ninguém teria ido para a china por causa do valor de energia.

  2. Avatar de Paulo Cruz
    Paulo Cruz

    Mais uma corrida que a China pode ganhar no contexto mundial, sendo mais rentável e verde… Ultrapassando a Europa e os EUA… Se se concretizar o argumento de que a China não quer saber do planeta perde sentido e eles ainda ganham porque produzem energia mais barata… E as velhas “potencias” mundiais ficam a vê-los passar…

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Estão tão bem que até andam com apagões. Deixaram de comprar carvão à australia para os lixar e no final são eles que estão lixados com apagões por todo o lado. Nem avisam a população. Simplesmente deligam a luz.

    2. Avatar de José
      José

      Outro que ainda não acordou! livra!

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nuclear nao? Eolica nao? Solar com a poluicao causada pela china o sol nem la chega…tal e a nuvem de poluicao. Tive em Pequim em 2018 e paga-se uma taxa especial para quem fica em casas acima do 30 andar por causa de ser a unica forma de ver o sol ja que a poluicao cobre constantemente a cidade.

  4. Avatar de Hipócritas
    Hipócritas

    Ficam a saber que o exército norte americano é o maior consumidor individual de energia do planeta. Apontam o dedo à China mas retiram o exército das contas do consumo de energia americano.
    Mais na página da wikipédia.

    1. Avatar de José
      José

      Ui que aflição em vir defender o demónio! Então os exércitos, qualquer um, são uma coisa limpa e ecológica? Essa é nova para mim! Vai buscar à Wikipédia? Grande referência, sem dúvida! Que eu saiba, e apesar de tudo, nas bases militares norte-americanas ainda se vê o Sol, já em certas cidades chinesas… Nem falo nas condições de trabalho fora das cidades escolhidas para a propaganda do regime! Na China, que gente como você tanto defende – só não entendo porque raio não se mudam para lá (nem vejo ninguém a atravessar mares e desertos para ir viver para esses paraísos, pelo contrário, viram-lhes sempre as costas com todo o desprezo), há gente na recolha do carvão, por exemplo, que sabe que não irá ter muitos anos de vida. São cidades inteiras, onde as populações estão sujeitas ao câncer, mas isso para gente como você não interessa nada.
      Tal como não interessava a miséria em que se vivia na Rússia soviética – que era o supra-sumo do desenvolvimento humano para alguns alienados. Mesmo assim, as coisas por lá actualmente não melhoram muito, a não ser nas armas! Esta semana o Putin ainda não anunciou nenhuma super-arma, deve andar distraído … -, nem no nível de poluição em que as suas populações eram sujeitas e a porcaria em que viviam. Sabemos nós agora. Engraçado ver gente tão atenta ao que se passa sempre no Ocidente onde até há leis e debates sobre o ambiente nas sociedades. No restante mundo, podem andar com porcaria até aos olhos que nada se passa nem têm culpa de nada! É próprio de grandes hipócritas.

  5. Avatar de paulo
    paulo

    quando nao houver sol ha crive energetica!

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Crise energética é o teu ultimo problema quando não houver sol 😉

    2. Avatar de Mf3rRo
      Mf3rRo

      +1… porque se a china for para a frente com isto, vao roubar o sol a todos… LooooL

      Se não houver sol num futuro, acredita que o problema não será só a energia… duhhhhh

    3. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Meu amigo ele já andam com apagões. Deixaram de comprar carvão à australia para os lixar e no final são eles que estão lixados com apagões por todo o lado. Nem avisam a população. Simplesmente deligam a luz. É so irem ao google e verem noticias sobre isso.

      1. Avatar de José
        José

        Nem é preciso isso, um amigo chinês, fala com a família na china e confirma esse “fenómeno” de imediato. Notem que os chineses estão “habituados” a obedecer e nunca discutir a opções do pcc! Portanto têm muito cuidado quando falam e como falam.

  6. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    Agora já se alega que as alterações climáticas estão a provocar uma diminuição de vento no hemisfério norte que afecta as eólicas – Doravante chamado “Global Stilling” lol

  7. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Parabéns á china.
    A europa (rainha dos moralistas) pensa substituir gradualmente o carvão e combustíveis fósseis por impostos.

    1. Avatar de RatazanadoPunjab
      RatazanadoPunjab

      A Europa já não conta para nada.
      Dentro de 20 ou 30 anos estamos como o Líbano.
      A não ser que alguém ou algo faça alguma coisa no sentido de evitar que tal aconteça.

    2. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Paabéns à china pelos apagões que deixam milhoes sem energia e com comida apodrecer no frigorifico? https://www.bbc.com/news/business-58733193

    3. Avatar de José
      José

      Recomendava-lhe que estudasse um pouco mais, mas com casos como o seu é difícil, jamais lá chegará! Acredite nisso e, um dia não muito distante, ficará como os restantes comunistas quando a URSS caiu com todo o estardalhaço, com noites sem dormir… A China, que só cresceu pela via do capitalismo e à custa dos outros, é agora a vossa única boia de salvação, coitados…

  8. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    A procissão ainda vai em Santos…… vão ter muito que teclar……

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Notícia hoje no ECO: China anuncia aumento de 6% na produção de energia a partir do carvão, depois de ter recentemente atingido o pico para fazer face à escassez energética. A oportunidade do artigo do Pplware parece-me no mínimo duvidosa…

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      eles andam cheios de apagões com milhoes de pessoas sem eletricidade para manter a comida fresca. Deixaram de comprar carvão à australia para os penalizarem e usam estes artigos para propaganda. O resultado é população sem luz. Na europa não tarda acontece o mesmo principalmente se o Putin desligar o gás. é o que dá desligar tudo e só deixar o gás a criar eletricidade junto com as renovaveis. Quero ver como vai ser…

      1. Avatar de alt.menino
        alt.menino

        100 – É por aí…..

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Este artigo é um tanto para o duvidoso.. a China ainda há bem pouco tempo voltou a comprar carvão á Austrália (e não foi pouca coisa) e mandou aumentar a produção de carvão para gerar energia porque as suas centrais intermitentes (solares) estavam a causar apagões a milhões de cidadãos e empresas

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Propaganda paga pela China para desviar as atenções do problemas graves que o país tem a nível energetico. Nem avisam a população. Simplesmente cortam a luz.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        E o pessoal por aqui parece que come e cala sem procurar saber.. a China e a Rússia andam nesta de espalhar fake news para ficarem bem na figura e não é de agora.. já a tonta da Greta não a vejo ir falar lá com o xixi e dizer lhe que o maior poluidor do pacífico neste momento é os rios chineses que andam a mandar tudo e mais alguma coisa para o Oceano

      2. Avatar de José
        José

        Mas claro! Não tenho dúvidas nenhumas! Até nas universidades vemos isso! Cuidado com os “Institutos Confúcio” nos polos universitários, este regime horrível “não dá ponto sem nó” – coitado do Confúcio, não teve culpa alguma.

  11. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Geopolítica nada mais é que a área de estudos preocupada em entender as relações de poder entre os Estados, considerando as vias diplomáticas e militares…… será que é mais ou menos isto?

  12. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Até se hão de comer todos…. está um circo montado…..

  13. Avatar de José
    José

    Há anos que aqui faço comentários, sou sempre correcto, apesar de ser bastante vivido mantendo sempre a minha postura académica, no entanto, esses comentários são sempre sujeitos a “moderação”! Não há dúvida, pensar é um perigo.

    1. Avatar de Vítor M.

      O problema é o SPAM e os IPs usados para tal que depois podem ficar “marcado”. Mas podes pensar e até comentar sempre que queiras.