Austrália está com problema de sobreprodução de energia solar

46 Comentários

Em tempos, pensava-se que a energia renovável, como a solar e a eólica, era demasiado cara para representar uma fonte viável capaz de gerir uma sociedade massivamente eletrificada. Contudo, indo ao encontro da volatilidade dos tempos, esse tipo de energia verde revelou-se uma verdadeira mais valia.

Nesse sentido, os reguladores australianos estão com um problema de sobreprodução de energia solar.

Painéis solares nos telhados das casas da Austrália

Casas que produzem energia solar estão a sobrecarregar a rede

Embora outrora se pensasse que a energia solar nunca seria suficiente para alimentar a procura e o consumo de algumas cidades, o sul da Austrália vem provar o contrário. Em dias soalheiros, a geração solar pode ser enorme e, por isso, os reguladores da rede de eletricidade estão a ter problemas com a sua distribuição. De tal forma, que estão a limitar a entrada da energia que resulta do Sol.

O problema encontrado passa por controlar a rede de eletricidade alimentada por milhares de fontes de produção de energia espalhadas pelo país. Isto, porque a utilização de painéis solares nas casas tornou-se muito popular e perspetiva-se que continue a crescer.

Normalmente, numa rede convencional de fornecimento de eletricidade, a tensão e a frequência são controladas, limitando a produção e ajustando-a à procura do cliente. Ora, numa central pública, a rede pode ser ligada ou desligada, de forma a responder aos picos de procura. No entanto, além de a energia solar ser já difícil de regular, quando é gerada por milhares de fontes independentes, o cenário agrava-se.

Afinal no sul da Austrália, cerca de 35% do parque habitacional do estado possui a sua própria instalação solar sobre a qual as autoridades têm pouco controlo. Aí, a energia solar foi suficiente para cobrir 100% das necessidades, Além da energia solar, outras fontes, como o gás, têm sido exportadas, levantando o problema: se no futuro não houver para onde exportar o excedente da produção, poderá ser perigoso.

Painéis solares em telhados domésticos

Autoridades australianas apertaram medidas

Para solucionar esta sobreprodução, as autoridades australianas implementaram um sistema de cobrança pela exportação da energia gerada nas horas de maior procura. Além disso, foram estabelecidos limites na periferia das cidades com elevada concentração de energia solar, uma vez que as subestações não são capazes de lidar com esta situação.

Recentemente, as autoridades tomaram ainda a decisão de desligar o fornecimento excedente de 12.000 casas, para que as centrais de gás possam continuar ligadas.

As decisões das autoridades da Austrália foram tomadas, de modo a controlar a sobreprodução de energia, impedindo o aumento das tensões, uma consequente queda repentina do fornecimento de energia e apagões generalizados.

 

Leia também:

Humble One: O primeiro SUV do mundo movido a energia solar

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Fácil, comecem a armazenar.

  2. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Tretas, basta usar poweralls para armazenar a energia produzida durante o dia e gastar á noite …

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      *powerwalls

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Porquê powerwalls? Não conheces mais nada? Para uma moradia AC em todas as divisões, piscina com bomba de calor, sistema de rega, boa sorte com com os 13,5 kWh da powerwall.
      A única solução para mim são sistemas modulares, no meu caso uso LG Chem, muito melhor e mais versátil que a powerwall e a um preço mais reduzido.

      1. Avatar de eu
        eu

        Explica lá isso da LG Chem pf?
        O que usas ao certo? Isso poderá ser interessante para mim.
        Obrigado

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            como assim mais barato? Uma powerwall de 14.3 kwh é uns 1700€

      2. Avatar de David Cordeiro
        David Cordeiro

        LG Chem será uma boa opção pelos vistos. Mas quem instala isso aqui em Portugal? Procuro uma solução desse tipo, mas não sei em quem confiar….

  3. Avatar de Test User
    Test User

    Esta é faltar o planeamento. Problema de sobreprodução não acontece só com energia solar.

    Têm varias alternativas :
    -> Armazenar em Baterias
    -> Carregar veículos eléctricos
    -> Minerar criptomoedas
    -> etc

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Ia dizer o mesmo

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Outra solução é vender, Portugal já vende uma boa quantidade.

    1. Avatar de luis carreira
      luis carreira

      se baixassem era o preço da eletricidade é que faziam bem. não é os idosos no inverso passarem frio por não terem dinheiro para a eletricidade

    2. Avatar de André R.
      André R.

      E a Austrália ia vender a quem???

  5. Avatar de eu2
    eu2

    Podíam usar o excesso de energia para minerar criptomoedas ou dessalinizar água e vender para lugares em que ela é escassa (se não fizer falta lá mesmo).

  6. Avatar de Ricardo Abranches
    Ricardo Abranches

    outra solução é usar o excedente para obter hidrogénio. Este pode ser facilmente armazenado, e servir de combustível para produzir electricidade em vez de usarem o gás.

    1. Avatar de André Carvalho
      André Carvalho

      Muito boa ideia. Mas parece-me que não querem abandonar o gás, é provável que seja um sistema que tem muitos a depender dele (não me refiro a utilizadores, são os produtores e os respectivos lobbies).

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Melhor resposta desta thread.

    3. Avatar de zakarias
      zakarias

      Excelente +1
      Exactamente o que pensei

    4. Avatar de Redin
      Redin

      Estive para dar exatamente a mesma resposta.
      O armazenamento por meio de hidrogénio é muito mais rentável e sustentável do que por meio de baterias. Na vez de à noite terem de recorrer a gás.

      1. Avatar de ACS
        ACS

        Nas baterias tens quase 100% da energia armazenada. No hidrogénio com o processo todo vais apenas guardar 35% da energia produzida. Muito mau para já.

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Neste caso como não sabem o que fazer à energia qualquer coisa vale.

  7. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Comecem a minerar BITCOIN. Problema resolvido .

    1. Avatar de RPG
      RPG

      xiu não digas isso que a bitcoin é prejudicial para o planeta independentemente da fonte de energia

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Minerar é um desperdicio de energia e isso é um facto.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Como é que é um desperdício se ela é consumida? Não é um contracenso?
          Talvez por vontade de dizer mal só porque sim.

        2. Avatar de scp
          scp

          “Desperdiçar” energia solar é mau? É energia infinita para a nossa realidade.

  8. Avatar de FAR
    FAR

    O belo do solarengo faz mais uma aparição 🙂

  9. Avatar de Artur Peralta
    Artur Peralta

    Pelo chemtrail da primeira foto parece que já estão a tratar de “tapar o sol” (e não só…) para diminuir a produção de energia solar…

    Sei bem que a foto não tem relação com o local, mas é caricato…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não sei se falta aí um /s ou não…

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Só faltava mais alguém com uma teoria da conspiracao…
      Chemtrails nao existem, aceitam que doi menos…

  10. Avatar de Marte
    Marte

    Parece me que com algum tipo de sistema global inteligente podem carregar os carros durante o dia quando há excedente nessas áreas. Basta incentivar com um preço mais em conta.

    —- Assinatura de Valor —
    GoParity: Ganhe 5€, invista em Projectos Sustentáveis e obtenha um retorno médio de 5%
    https://goparity.com/pt-pt/signup/referral/VMGMA7824

  11. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    E pensar que Portugal já poderia ter este problema de sobre-produção há muito se não fossem as influências dos produtores e distribuidores junto dos políticos do estado para impedir a todo o custo os ditos painéis solares nas casas das pessoas, tudo fizeram e ainda fazem nesse sentido.

    Quanto a este problema, será difícil ter um sistema de corte automatizado onde a rede de distribuição dá sinal aos aparelhos para não enviar mais energia para a rede? Duvido que seja assim tão complicado.

    1. Avatar de ACS
      ACS

      No sul do país talvez mas no norte não será bem assim principalmente no inverno.

  12. Avatar de TslaBull
    TslaBull

    Eu acho isto uma boa notícia, afinal energia solar e baterias chega…

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Há excesso durante o dia. Nada na noticia diz que o produzido durante o dia chega para a noite. Durante a noite gastamos muito mais energia. Carregar carros, aquecimento, luzes, maquina da lavar, louça, etc… Não deixa de ser bom sinal mas ainda não chega.

  13. Avatar de António
    António

    um dia soalheiro ou um dia solarengo?
    A forma correta é soalheiro e significa «cheio de sol; quente».
    Solarengo refere-se a uma casa com aspeto de solar, de casa senhorial.
    https://www.infopedia.pt/$um-dia-soalheiro-ou-um-dia-solarengo

  14. Avatar de traumatologiaeortopedia
    traumatologiaeortopedia

    Fácil demais, ou armazenar ou limitar o envio para a rede. Isso só é complicado quando o setor público perde dinheiro. Coloquei na minha casa, 100% é enviado e descontado da minha conta. Para os novos que colocarem energia solar a partir deste ano, só será descontado 70%! Qual o motivo real? Perda de receita. Moro no Brasil.

    1. Avatar de VP
      VP

      Pois em Portugal é diferente, consumes o que produzes e o excesso vai á borla para a EDP. Ou então tens os micro-produtores que só podem produzir exclusivamente para vender a um preço ridiculamente baixo.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Investes em baterias e armazenas a energia antes de mandares para a grid.

        Eu já quase que nao pago por eletrecidade há uns tempos e nao vivo num país com tanto sol como Portugal, de vez em quando carrego os carros em casa e deixamos de ter aquecimento a gás para passar a ter eletrico.

  15. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
    Wagner Albuquerque Braga Filho

    Migrem para a energia OFF-Grid!!!

  16. Avatar de Eu
    Eu

    O que impede de alguém criar uma instalação para seu próprio consumo sem que tenha de dar qualquer satisfação a alguém?
    A não ser que haja alguma denúncia, ninguém vai saber que se está a consumir energia sem que se esteja dependente de uma empresa privada.
    Se eu construir uma cabana sem energia também ninguém vai obrigar a ter.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Primeiro existem licenças para produção de energia.
      Segundo, se não consumires tudo o que fazes ao excedente?

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Desconectas os cabos?

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Existem licenças se estiver interessado.
        Se não consumir o excesso qual o problema?

  17. Avatar de Daniel
    Daniel

    O excedente vai ser resolvido com a crescente vaga de carros elétricos. Antes a mais que a menos.