Aquecimento global pode ser combatido e foi a pandemia que o comprovou

27 Comentários

Não é novidade e os especialistas que estudam o clima têm vindo a alertar de forma cada vez mais frequente: é fulcral diminuir as emissões de dióxido de carbono e controlar o aquecimento global e as suas consequências. Aparentemente, a pandemia mostrou que isto é efetivamente possível…

Os cientistas sugerem testar as possibilidades para combater um fenómeno que já consideramos irreversível.

Aquecimento global

Durante a pandemia pela COVID-19, e por acidente, o mundo conseguiu reverter algumas das consequências mais desoladoras do aquecimento global provocado, em grande medida, pelo excesso de emissões de dióxido de carbono. Enquanto o mundo esteve isolado, a natureza deu de si e recuperou a saúde que, aparentemente, a atividade humana lhe havia tirado.

De acordo com o Science Alert, um novo estudo publicado na Nature Geoscience revela que, em 2020, as emissões globais de dióxido de carbono diminuíram 6,3 %. Essa queda é o “maior declínio anual absoluto das emissões”. Maior do que a “diminuição das emissões durante a crise financeira de 2009 e ainda maior do que a diminuição no final da Segunda Guerra Mundial”, segundo o professor associado Zhu Liu e os colegas da Tsinghua University.

Então, foi através desse cenário que fomos encontrando a partir da televisão de casa que os investigadores perceberam que é realmente possível reduzir as emissões globais de dióxido de carbono e combater o aquecimento global.

Zhu Liu, professor associado da Tsinghua University
Zhu Liu, professor associado da Tsinghua University

Não desejando, obviamente, uma outra pandemia, os investigadores acreditam que podem ser feitas mudanças equivalentes, de forma direcionada e controlada, por forma a reduzir o valor das emissões globais anuais. Por exemplo, os especialistas sabem que um dos fatores que mais contribuiu para a redução registada foi a diminuição massiva dos transportes. Portanto, há já fundamento e evidência para a concretização de alternativas.

É uma grande demonstração de que é possível reduzir as nossas emissões, só precisamos de escolher a forma como o vamos fazer.

Não são apenas os indivíduos que fazem a sua parte para reduzir o quanto viajam – esse tipo de coisas não são as soluções. Precisamos de uma transição planeada na sociedade para implementar as mudanças que são necessária

Disse Nerilie Abram, cientista do clima na Australian National University à Australian Broadcasting Corporation, sugerindo que, embora implique um esforço gigante, a adoção de opções mais sustentáveis poderá trazer grandes benefícios no combate do aquecimento global.

 

Leia também:

Carros clássicos poluem menos do que os elétricos, concluiu estudo

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sapo
    Sapo

    Claro que pode. Ça entre nós eu não acredito nessa de aquecimento global provocado pelo ser humano mas entretendo a ide de que seja ver… Basta tirar o ser humano da equação. Uma guerrinha mundial bem planeada para eliminar uns 70% da humanidade e o problema fica resolvido por umas boas décadas.

    Isso de transição energética é conversa pra boi dormir, não vai resolver nada a menos que a solução que estejam a buscar seja para o problema de cómo rechear ainda mais os bolsos de uns poucos e fazer miserável a vida de to os demais

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Estou a ver que andas forte nas teorias da conspiracao.

      Para ti é tudo conversa, tu é que sabes a verdade toda.

    2. Avatar de Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira
      Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira

      Se fizesses parte desses 70% será que continuarias a dizer o mesmo? 🙂

  2. Avatar de Sapo
    Sapo

    Eu odeio esse teclado virtual.

    Claro que pode. Cá entre nós eu não acredito nessa de aquecimento global provocado pelo ser humano mas entretendo a ideia de que seja verdade … Basta tirar o ser humano da equação. Uma guerrinha mundial bem planeada para eliminar uns 70% da humanidade e o problema fica resolvido por umas boas décadas.

    Isso de transição energética é conversa pra boi dormir, não vai resolver nada a menos que a solução que estejam a buscar seja para o problema de como rechear ainda mais os bolsos de uns poucos e fazer miserável a vida de todos os demais

  3. Avatar de Edmundo António Ricardo
    Edmundo António Ricardo

    Desequilibramos a Natureza, equilibrá-la outra vez será uma tarefa difícil. Mas temos de tentar!

    1. Avatar de SPr
      SPr

      Nao, nao temos. Vocês são hipócritas quando compram coisas da China sendo a China um dos países mais poluentes.

      Não é por termos energia ou carro. O problema é as fabricas nao os carros nem a energia!

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        A China é o mais poluente porque é também o país com a maior população. No que toca a emissões per capita, a China está no 42° lugar, estando á sua frente desta os EUA, Alemanha,…

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Isso de poluição por capita é muito subjetivo, a China é o maior poluente do pacífico (nem é os barcos) é as fábricas que estão perto dos rios que vão dar ao pacífico e só assim por acaso, maioria do oxigénio vem do mar e andar a poluir o maior oceano é que devia ser condenado por todos

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            É verdade que a China ainda têm graves problemas ambientais a resolver. No entanto, desde 2014 que têm havido drásticas melhorias no que toca à poluição. Por alguma razão a China em 2013 era o terceiro pais mais poluído, e nem uma década passou e conseguiu descer para a nona posição. É também neste momento o país que mais investe na redução do impacto ambiental, como por exemplo, um enorme investimento nos transportes públicos, um grande investimento na reflorestação,…

        2. Avatar de António
          António

          A ÍNDIA JÁ TEM MAIS.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Por acaso ainda não, mas estima-se que ultrapasse a China em 2023.

    2. Avatar de maxim
      maxim

      também desequilibramos as nossa cabeças. we are doomed, doooomed

  4. Avatar de Jonas Podar
    Jonas Podar

    A terra sobreviveu 4 ou 5 episódios de extinção em massa, não é nada que possamos fazer contra os ciclos de idade do gelo e posteriores que antes dos humanos já existem por milhões de anos, é um pouco presunçoso pensar que antes de nós não existia anomalias atmosféricas neste planeta, aquecimento global é inevitável, aconteceu no passado, vai acontecer de novo, humanos vão-se extinguir e o planeta continua onde está, espécies desaparecem, novas aparecem, e não á nada que possamos fazer, e não revertemos nada durante COVID, notícia da treta para encher o olho a analfabetos, seria bonito se nenhuma especie se extinguisse, tavamos a nadar agora em trilobitas ou afins.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Comentário de categoria!

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Muitos não conseguem chegar a essa conclusão. Somos um ser com um “live span” muito curtinho. Mas os registos geológicos estão ai para provar o que dizes. Pena poucos conseguirem ver isso.
      Abraço.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Depois da extinção em larga escala de nós seres humanos e dos animais, quer por via das guerras em larga escala, quer das alterações em larga escala na própria natureza, depois de ultrapassado isso, se alguém sobreviver, virão melhores tempos, não no sentido de não fazer nada, mas no sentido de serem muito laboriosos e de começar a existir verdadeiro evoluir espiritual.

    Até lá vamos assistindo a este discurso idiótico de que é possível fazer alguma coisa para reverter as coisas… vejamos, é um enorme cometa/ planeta que está a provocar as alterações desde há décadas, e que só irá agravar as coisas, por causa da sua interacção com a energia presente neste planeta, que não sendo boa só pode trazer desgraça para quem cá está. Pior, não dá para ver tal enorme cometa/ planeta, só quando estiver mesmo muito próximo fisicamente falando, e por isso será negado até não dar para negá-lo mais. Não sei quando aparecerá, mas é possível que ainda demore umas décadas… por isso as coisas não vão melhorar por muito tempo, façam as pessoas o que fizerem.

  6. Avatar de Profeta
    Profeta

    Entao os efeitos dos gases em estufa nunca existiu ? O buraco de ozono tambem nao ? E tudo mentira ? Andam a enganar-nos ? Ou anda alguem a aproveitar-se da falta de conhecimento das pessoas e a vender o produto das alteracoes climaticas ? Isto cada vez esta pior, ja ninguem sabe o que e verdade ou mentira.

    1. Avatar de CF
      CF

      Há 500 anos existiam bruxas, daqui a outros 500 muitas outras coisas deixarão de existir.
      A ignorância humana e explicações para ela serão sempre infinitas.

      1. Avatar de António
        António

        Não as coisas existem sempre só mudam os nomes

  7. Avatar de Antonio Duarte
    Antonio Duarte

    Com a quantidade de mascaras inúteis a flutuar no oceano, vamos ver o que a pandemia ajudou para combater as mudança climáticas ???????????????

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Foram as pessoas que as deitaram ao chão, não foi a ‘pandemia que as deitou’. Ainda temos muito que andar para as pessoas mudarem estes hábitos…

      1. Avatar de António
        António

        Quando não existe um lixo próprio para as mesmas é extremamente extranho.

  8. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    “Nível de gases do efeito estufa bate recorde apesar da pandemia”

    “Embora tenha havido uma redução temporária das emissões em 2020, concentração de gás carbônico atingiu novo patamar no ano e governos estão longe de metas para o clima, diz relatório da ONU”

    1. Avatar de Vagueante
      Vagueante

      Exacto. as emissões do CO2 diminui, só isso, na prática não teve nenhum efeito nas alterações climáticas, como qualquer cientista sério o sabe (até os do ipcc, basta ver os emails que sairam). O efeito de estufa é causado na quase totalidade pelo vapor de água, e o que mais influencia o clima na terra é o nosso amigo SOL.

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Apenas existe um problema com a tua retórica, é que faz décadas que medimos a energia emitida pelo sol, e claramente esta não é responsável pelo aquecimento global.

        Vapor de água é o gás de efeito de estufa que se encontra mais presente na atmosfera, bem como o que contribui mais para o aquecimento da terra, no entanto, contrariamente do que te disseram, não é o vapor de água que controla a temperatura, é o inverso. Quanto mais quente, mais a atmosfera consegue suportar vapor de água, e a atmosfera está quase sempre saturada de vapor de água. Quando a temperatura aumenta, pouco tempo depois existe uma subida na quantidade de valor de água na atmosfera, não o inverso. O mesmo se diz quando há uma descida de temperatura. Também as moléculas de água mantém-se, em média, dias na atmosfera. No caso de CO2 estas aguentam entre séculos a um milénio. Por essa razão é que mesmo com a redução da emissão de CO2 conseguimos atingir um novo patamar da concentração deste gás na atmosfera. Mas claro que para os negacionistas, mais de 99% dos cientistas são mentirosos.

        No que toca aos e-mails, estás-te a referir ao CRU e não ao IPCC. Independentemente, por muito que os negacionistas queiram, não houve qualquer indicio de fraude. E olha que o incidente foi visto por várias entidades internacionais, algumas delas com altos interesses em desacreditar a CRU, mas nenhuma conseguiu.

        1. Avatar de António
          António

          As narrativa são elas que criam as realidades ? Afinal nos anos 80 ate 2000 o que diz seria considerado o que Mesmo ????

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            lamento, mas vais ter que ser mais especifico com as tuas perguntas que fiquei a perceber o mesmo. Será que eram para outra pessoa?