Digikam 1.4.0 – Gestor de fotografias Open Source

8 Comentários

O mundo da “fotografia” tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos, graças à era digital e ao baixo preço de máquinas digitais. Para posteriormente gerir todas as fotos, é importante que tenhamos um bom gestor de fotografias com funcionalidades que nos facilitem a organização das mesmas. Recentemente a equipa responsável pelo DigiKam lançou a versão 1.4.0 do seu gestor open source para fotografias.

digikam_00

Para quem não conhece, o Digikam é uma aplicação com funcionalidades avançadas para gestão de fotografias digitais. É multiplataforma, estando disponível para Windows (através do Kde para Windows), Linux e Mac-OSX.

Principais funcionalidades

  • Importar fotografias
  • Organização de fotografias
  • Visualização
  • Edição e tratamento
  • Criação (de slideshows, calendários, impressão…)
  • Partilha (partilha de imagens através das redes sociais, e-mail, etc) ~

digikam_01

Relativamente às novidades do DigiKam 1.4.0, destaca-se uma nova funcionalidade Remove Doubles, para remover itens duplicados e também a correcção de um problema que causava a falha no aplicação, quando o utilizador seleccionava as opções de configuração.

Como instalar no Ubuntu?

Apesar de originalmente o DigiKam ser desenvolvido para KDE, é possível corrê-lo facilmente no ambiente gráfico gnome. Para instalar basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install digikam

ou através do Ubuntu Software Center, procurando por digikam

O DigiKam disponibiliza muitos plugins, que podem ser descarregados na página principal do projecto.

Licença: GNU General Public License
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac-OSX
Download:  Escolha aqui o seu sistema
Homepage: Digikam

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipedgb
    Filipedgb

    É melhor que o picasa da google?

    1. Avatar de Sketi
      Sketi

      Não me parece =/
      O picasa é muito melhor!

  2. Avatar de okapi
    okapi

    É software que não descola do meu openSUSE há anos. É pena que para Windows tenha que instalar o pacote do KDE,por essa razão não o tenho.
    Se é melhor que ao picasa? Não sei porque nunca gostei do picasa e nem sei o que ele oferece agora. Lamento não te poder adiantar mais.

  3. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    É um bocado a imitar o ACDSee o melhor organizador de fotos para windows.

    Eu contento-me com o Gthumb.

  4. Avatar de Rubinho
    Rubinho

    alguém pode-me explicar como fazer o download e instalar para mac?……..não percebo nada do site, nem consigo fazer o download.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      acho que em teoria podes compilar o programa em mac já que é unix mas acho que não tarefa fácil de fazer isso.

      exite um projecto do kde para portar o kde4 para mac mas o projecto ainda esta no seu inicio e não inclui este programa, mas mesmo assim se tiveres interessado da uma olhadela no syte

      http://mac.kde.org/?id=home

      mas se quiseres ver um pouco do mundo do openSource no teu mac podes instalar o kde 3 que esta mais completo apesar de ser uma versão antiga do kde que para mim ainda em a melhor
      http://techbase.kde.org/index.php?title=Projects/KDE_on_Mac_OS_X/KDE_3

  5. Avatar de Rubinho
    Rubinho

    pois o que eu queria mesmo era aprender a compilar para MAC.

    alguém me pose explicar como fazer o download e compilar?.

    obrigado

    1. Avatar de a Friend®

      Tem que se fazer o PORT do codigo para Mac…

      Experimenta isto:
      http://digikam.darwinports.com/

      Caso não consigas, tenta procurar no Google se alguém já fez o port e compilou, pode ser que tenhas sorte. 😉