Google cria lentes de contacto para controlar a diabetes

19 Comentários

A Google sempre se pautou por criar inovações que vão para além da tecnologia de dia a dia. Tentam criar soluções para problemas reais e que de alguma forma limitam as pessoas. A mais recente criação da Google[x], através da sua subsidiária Verily, uma empresa dedicada à área da saúde, mostra uma lente de contacto que pretende controlar a diabetes e alertar os utilizadores em caso de picos de glicemia.

google_lente_1


Esta lente de contacto vai ser capaz de medir os níveis de açúcar nas lágrimas e alertar os utilizadores através de mensagens, via ligações wireless, para dispositivos móveis ou computadores pessoais.

Vai ainda ser capaz de monitorizar estes níveis, mantendo registos dos mesmos, para que os utilizadores possam controlar de forma mais eficaz os seus níveis.

Os componentes desta lente são miniaturizados, pois só assim podem ser integrados neste dispositivo, e são compostos por um sensor de glucose, capaz de analisar os níveis de açúcar presentes nas lágrimas, e um transmissor wireless. Todos estes componentes são instalados na lente de contacto.

Dos vários testes que estão a realizar, a Google pretende que esta análise seja feita de segundo a segundo, garantindo assim a segurança de quem usa as lentes, ao mesmo tempo que consegue recolher informação preciosa para posterior análise.

Outros testes que vão ser feitos pretendem incorporar um sistema de alerta na própria lente, de forma a alertar os seus utilizadores de que existe um problema. Estes alertas vão ser feitos com recurso a leds que vão ser incorporado na lente.

google_lente_2

A lente está ainda numa fase muito inicial de desenvolvimento, mas estão a decorrer vários testes para perceber o futuro desta tecnologia e a forma como pode ser melhorada.

Todos os testes estão a ser feitos em conjunto com a FDA (Food and Drug Administration), a agência norte americana que controla este tipo de equipamentos.

A Google não pretende avançar sozinha neste campo e por isso irá num futuro próximo procurar parceiros que a ajudem a tornar estas lentes um produto comum e que possa ser usado por qualquer doente que dele necessite.

É um avanço tecnológico que irá com certeza mudar a vida de muitas pessoas e salvar muitas vidas. A Google tem assumido para si muitas destas inovações e este é apenas mais um exemplo de um projeto que sob a sua alçada e controlo deverá ser um sucesso.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de orpretsaM
    orpretsaM

    Com isto tudo que tem vindo a publico sobre a NSA (fora o que ainda não sabemos), poderá ser esta uma maneira de poderem ver o que nós vemos? Eu sinceramente não sei os limites da tecnologia de hoje…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A NSA quer lá saber se estás a olhar para as pernas da vizinha… Sinceramente. Além disso, isso não filma, é apenas um sensor de glicemia na lente.
      Agora o que a NSA pode vir a saber é que abusaste dos doces no Natal e ficaste com 110 de glicémia. Que medo…

      1. Avatar de Luis Ribeiro
        Luis Ribeiro

        David Guerreiro, 110 é um valor perfeitamente normal, o ideal entre os diabéticos. Se tivesse abusado dos doces de Natal e sem a dosagem correcta de insulina provavelmente teria uns 300/400 se não mais.
        Procurem informar-se antes de escreverem o que quer que seja.
        E sim, a ser verdade seria uma dos maiores avanços na luta contra este flagelo que afecta cada vez mais pessoas.

        1. Avatar de Pedro Oliveira
          Pedro Oliveira

          Eu acho que o David Guerreiro tentou apenas ironizar…

          Quanto aos restantes… Esqueçam lá a NSA…

        2. Avatar de Luís
          Luís

          Quando queremos criticar, fazemo-lo com a certeza de saber e sempre com o intuito de ensinar. Como diria o meu professor de física, 300/400 quê? Batatas? A quantidade de glicose no sangue é medido em milimoles por litro (mmol / l) ou miligramas por decilitro (mg / dl). Já agora, não acha um pouco elevado os valores que refere? Os valores normais estão por um quarto desses valores e os anormais em excesso por metade.

      2. Avatar de orpretsaM
        orpretsaM

        Eu acho que estas lentes são um avanço muito bom na regularização dos diabetes, (Valores do diabetes), pois é menos invasivo, mas como a NSA e a Microsoft já tiveram envolvidas em alguns casos polémicos, que hei-de eu pensar sobre eles? Se calhar as pernas da vizinha não são muito interessantes para eles mas há de certeza várias coisas que serão relevantes para eles. É a minha opinião.

  2. Avatar de António
    António

    Isto sim é inovação.

    1. Avatar de Yes
      Yes

      Inovação? Só se for da Microsoft Research: https://www.youtube.com/watch?v=WK9F221JF48 (2011).

      1. Avatar de António
        António

        Seja de quem for. é deste tipo de inovaçoes que precisamos e não de telefones maiores e com mais ram.

        Além disso não me interessa quem teve a ideia primeiro mas quem foi o primeiro a trazer alguma coisa de jeito para o mercado.

  3. Avatar de Pois
    Pois

    Lembro me a Microsoft ter investido numa tecnologia destas faz já alguns anos. A ver vamos desta vez.

  4. Avatar de Fábio Gomes
    Fábio Gomes

    Uma grande noticia, para mim e para uns quantos com a mesma doença, aguardo mais informações…

  5. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Era bom finalmente acabar com as 4 picadas diarias no dedo..

    1. Avatar de Cris
      Cris

      Lentes de contacto secam os olhos, não sei como é que isto será viável.

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Muita gente usa lentes de contacto isso varia muito de pessoas para pessoa, mas tens maneiras de resolver esses problemas se tiveres cuidados, acho que é uma grande vantagem!

      2. Avatar de DeeSeven
        DeeSeven

        Cris, em questão a secar os olhos é verdade, embora dependa de pessoa para pessoa. Eu uso lentes e só se abusar do tempo com elas começo a ficar com os olhos secos e olha que estou muitas horas em frente ao pc.
        De qualquer forma existe a lágrima artificial, que são umas gotas para por nos olhos para ajudar a lubrificar o olho. Acredito profundamente que qualquer pessoa que sofra dessa maldita doença prefira por gotas nos olhos do que picar o dedo várias vezes ao dia.

  6. Avatar de SewOnaSal
    SewOnaSal

    Será só para controlar os diabetes?..

    1. Avatar de xbuzzy
      xbuzzy

      a nsa ja incorporou uma camera de certeza 😀

  7. Avatar de paiota
    paiota

    eu acho que esta inovação está bem vinda, precisamos destes desafios com vista a tornar mais fácil no controle da vida de cada um, espero que com essas lentes consigam resolver muitos problemas aglomerados no seio da população… investem mais….