Unboxing – Router WD My Net N900 Central com 1TB de disco

31 Comentários

Uma nova combinação de Router, cloud pessoal e backups automático sem fios

As redes wireless fazem fazem hoje parte da maioria das habitações e espaços de trabalho e lazer. Nesse sentido é importante que tenhamos um bom equipamento e se possível que este nos oferece um conjunto de funcionalidades de modo a concertarmos tudo num único dispositivo (Rede, storage para backups, etc).

Foi nesse sentido que a Western Digital concebeu o router My Net N900, que oferece as tradicionais funcionalidades de um router, mas também permite criar clouds pessoais e o backup de informação, oferecendo 1TB/2TB de memória de armazenamento.

wd_00

Conteúdo do Kit

Além do Router WD My Net N900 Central, a caixa onde vem o equipamento traz:

  • CD de configuração e recursos
  • Cabo de Ethernet
  • Adaptador de energia
  • Guia de Instalação Rápida

Tal como o Router My Net N900 (ver aqui), o Router WD My Net N900 Central é um equipamento robusto, bastante elegante e muito discreto. Na parte frontal estão presentes 5 leds que informam da actividade vários componentes (Power, Interface Wireless, acesso ao disco, etc)

wd_01

FasTrack Plus

O router dual-band com armazenamento My Net N900 Central HD oferece streaming HD acelerado e armazenamento integrado para backups sem fios e acesso remoto. Com a tecnologia de otimização FasTrack Plus, o My Net N900 Central oferece entretenimento HD acelerado de alta qualidade, que é inteligente e automaticamente priorizado, de forma a assegurar uma transmissão suave.

Desempenho topo de gama

Segundo as especificações, este router tem suporte para a norma N, oferecendo um excelente desempenho nas comunicações sem fios, atingindo velocidades até 900 Mbps (450 + 450 Mbps combinando as bandas de frequência de 2,4 e 5 GHz). Além disso, como já referido, esta versão possui um disco integrado de 1TB ou 2TB para backups automáticos sem fios.

wd_05

O My Net N900 Central inclui 4 portas Gigabit Ethernet, 1 porta WAN  e 1 uma porta USB para armazenamento adicional e partilha de impressora e conteúdos multimédia, e antenas amplificadas para um maior raio de ação.

wd_04

Ligue e alargue a sua rede facilmente

O My Net N900 Central possui certificação Universal Plug and Play (UPnP) e Digital Living Network Alliance (DLNA) para fácil deteção e ligação de dispositivos Wi-Fi. Através de UPnP, é fácil detectar  e configurar  automaticamente outros dispositivos na rede, para proporcionar  a mais avançada experiência de  entretenimento.

Além do UPnP, o router inclui um botão na parte frontal para activação do WPS, permitindo assim que novos dispositivos se liguem facilmente à sua rede.

Resumo das especificações
  • Normas Wireless Suportadas: IEEE 802.11 n/g/b/a
  • Frequências: 2,4 Ghz e 5Ghz
  • Velocidades: Dual Band N 450 Mbps + 450 Mbps
  • Memória de armazenamento: 1 TB
  • Portas Ethernet:
    • 4 x RJ45 (10/100/1000 Ethernet)
    • 1 x Wan
  • 1x Porta USB 2.0
  • Suporte para IPv6
  • Peso: ~600g
  • Dimensões: 244 x 30 x 170 mm

Nos próximos dias iremos apresentar uma análise mais detalhada, assim como a apresentação da interface Web de configuração. Gostaríamos também de saber quais as funcionalidades que cada um de vocês  gostariam de ver analisadas. Irão ser feitos também alguns testes de integração com um router Thomson.

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Nos dias de hj isto já deveria ter a norma 802.11ac…

    1. Avatar de Ikari-pt
      Ikari-pt

      Mas é quase, tem os 5Ghz e muito poucos aparelhos têm os 80Mhz por canal, que só passou a obrigatório para a norma a pouco tempo.

      1. Avatar de MiniMe
        MiniMe

        Uma pergunta: 80Mhz, com opcçao de 160Mhz, por canal nao e para a norma 802.11ac?

    2. Avatar de MiniMe
      MiniMe

      Que clientes, ou placas de rede, encontra no mercado compativeis com a norma 802.11ac?
      Nao é a norma 802.11ac uma norma transitória tal como foi a draft n? Se sim, qual o interesse em um equipamento com “rascunho” de uma norma que ainda esta a dar os primeiros passos?
      Estou contente com o meu asus RT-N66U – Comprei este devido a ter leitor de micro sd interno:) e poder brincar com o firmware.

  2. Avatar de João Batista
    João Batista

    Mais que a falta do wireless ac eu diria que usb 2.0 não faz qualquer sentido…

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Não faz sentido?
      Pois eu tenho um router da Asus com USB2.0 e é aqui que tenho ligada a impressora e funciona de qualquer PC sem ter necessidade de ter um sempre ligado para a partilhar. É um boa solução.

  3. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    O equipamento possui cliente torrent?

  4. Avatar de Jaime
    Jaime

    Se existe possibilidade de configuração para usar em redes de fibra tipo o MEO… visto que é necessario user/pass…

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Para isso precisas de um modem ou um modem/router. Isto é um router.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Da MEO basta o modem fibra e liga-se a este router por rj45… may be…

      2. Avatar de Rascas
        Rascas

        Yep. Mas continua a precisar do modem da MEO. Só com isto não vai lá…

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Evidente, router só não chega…

  5. Avatar de Joana Belo
    Joana Belo

    Pode substituir (julgo que não!) o Hub da Zon ou terá de ser ligado após ele? Obrigada.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      O HUB da ZON não que tem as duas coisas integradas no mesmo, modem e router, mas pode ser ligado a uma porta RJ45 de 1 Gb dele e efectua outra rede. Já esperimentei com outro router e funciona.
      Uma rede privada a da ZON minha e outra pública, a do outro router, para estranhos…

      1. Avatar de Joana Belo
        Joana Belo

        Valente, obrigada, mas entende pf que sou muito desconhecedora tecnológica e não percebi o que escreveste. Podes explicar-me mais?

      2. Avatar de Cláudio Silva
        Cláudio Silva

        Pode sim, há a possibilidade de colocar o HUB ZON somente como modem. Basta entrar com o user home_admin (password é zonnetadmin), ir a Rede Local/Definições e lá em baixo aparece uma nova opção, Modo Bridge. Basta activar e colocar o cabo que se liga na WAN na porta 4.

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Desconhecia estes acessos admin, obrigado.
          Coloquei em modo bridge mas o ZonHub não ficou só modem, eu continuo com a rede WiFi, tenho um tablet lá ligado. Liguei outro router á porta 4 e estou a navegar por ele.
          Até aqui eu já fazia isto sem o modo bridge validado. Será para o efeito de outras opções no 2º router?

        2. Avatar de Valente
          Valente

          O modo bridge invalidou-me o WiFi no 2º router. Tive que ir ao setup dele validá-lo.
          .
          Tudo isto me interessa para a hipótese de eu adquirir este WD My Net…

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Joana Belo
      Não pode substituir o Zon Hub. Será ligado a este por uma daquelas 4 fichas tipo telefone maiores que há atrás, a que eu chamei de rj45. O 1 Gb que indiquei refere-se a 1000 Megas.
      .
      Mas… vamos aguardar pela análise do Pedro Pinto.

      1. Avatar de Joana Belo
        Joana Belo

        Vou tentar seguir as informações dadas.
        Obrigada.

  6. Avatar de Valente
    Valente

    Custa 218,74 € na minfo.pt… o de 1 TB.

  7. Avatar de Valente
    Valente

    Cloud pessoal…
    Gostava que isto fosse bem explicado. Até que ponto ela é partilhável e se fôr como lhe aceder do exterior.
    Obrigado

    Valente Lopes

    1. Avatar de Pardinha
      Pardinha

      Se tiver configuração ddns e ftp server dees conseguir aceder de fora… No meu asus wl500gpv2 consigo.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Obrigado.
        Mesmo como indiquei nos posts anteriores, com ele ligado a uma porta lan do ZonHub?

      2. Avatar de Rascas
        Rascas

        Sim. Primeiro tens de configurar um serviço de DNS dinamico.
        Tanto pode ser no primeiro como no segundo router. Isto é necessário pk os ISPs geralmente não te atribuem um ip publico fixo, ou seja está sempre a mudar.
        Depois ficarás com um hostname, pelo qual poderás fazer a ligação, algo do género omeunome.no-ip.org.
        Depois tens de fazer “port forwarding” (ou algo com um nome parecido) na porta 21, no primeiro router (no teu caso julgo que o ZON) a apontar para o ip atribuido no segundo (que neste caso irá ter o ftp server).
        Depois, qnd estiveres fora de casa podes ir a um browser e inserir ftp://omeunome.no-ip.org, por o username e password que configuraste no FTP e tens acesso a partilha.
        Outra solução será utilizar uma VPN, mas julgo que com esse router não dá para fazer isso com o firmware original.
        Cumprimentos

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Obrigado. Estou quase convencido a aquirir um, falta só a análise… para tirar dúvidas.

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Di site da WD:
      If you can access the Internet from a computer, you can securely access your media and files anywhere in the world. WD 2go web access provides fee-free remote access to your My Net N900 Central router

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        Qnd disse “a esse router” estava-me a referir ao teu ASUS.
        Não conheço o WD mas mto provavelmente funciona desta maneira:
        -Configuras o DDNS no WD.
        -Depois fora de casa, inseres o hostname configurado num browser.
        -Ele vai para a pagina de configuração do router. Metes o username e password
        -Depois no router tens uma web interface na qual podes ver/fazer o download dos ficheiros que tens no disco

  8. Avatar de lmx
    lmx

    Heheheh…

    Eu acho que vou ficar pelo meu RaspBerry PI 😀 gastamenos em todos os sentidos…embora seja mais lentinho lol.

    cmps

  9. Avatar de PhoenixPT
    PhoenixPT

    Será que podem testar como funciona com o Time Machine?
    É que já tentei um amigo a configurar um WD Mybook live com o TM e apenas funcionava se o router estivesse ligado por ethernet, já por wifi o TM não reconhecia o disco. Apesar de o Mac o reconhecer em rede.

    Cumprimentos a todos.

  10. Avatar de Eurico
    Eurico

    Será possível saber se este Router tem mais alcance que uma Time Capsule 4G?

    Obrigado.