Router Meo – Mudar o nome da rede Wireless

88 Comentários

Recentemente recebi um e-mail de um utilizador a questionar-me como deveria proceder à mudança do nome da rede wireless (SSID) pois como tinha um café, gostaria de associar o nome do café ao nome da rede. Por outro lado ele referi-me que tinha ouvido dizer, que através do nome da rede era possível saber a chave WPA para acesso à rede sem fios.

Nesse sentido, aproveitei e criei um pequeno tutorial (para juntarem aos muitos que já escrevemos sobre o router Thomson) que ensina a mudar o nome da vossa rede (que por omissão é ThomsonXXXX).

meo_000

Como sabem, quando o nosso PC detecta uma rede Thomson, sabemos de imediato que à partida existe por ali perto um cliente Meo. Para procederem à mudança do nome da rede sem fios devem seguir o seguinte tutorial.

Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede Meo, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (no meu caso, já tenho o endereço alterado para 192.168.200.254). É-vos solicitado as credenciais de acesso que são as seguintes:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Em seguida, devem carregar no menu do lado esquerdo em Rede Doméstica e em seguida (do lado direito) sobre a interface Wireless.

meo_00

Em seguida, no canto superior direito devem escolher a opção Configurar que permitirá aceder às configurações associadas a nossa rede sem fios.

meo_01 Já na página de configurações da rede sem fios, devem procurar pelo campo Nome da Rede (SSID) e alterarem para o nome que pretenderem. No nome a associar a rede não devem incluir caracteres especiais e espaços. Quem pretender esconder o nome da rede, pode fazê-lo tirando o visto da opção Broadcast SSID (Ao efectuar esta configuração, é necessário configurar manualmente a rede nos PC’s e em outros dispositivos). No final, carreguem no botão aplicar.

Nesta mesma página é ainda possível definirem outra chave WPA, activar/desactivar interface wireless, definir o tipo de interface, escolher o canal, etc. Em outros artigos vamos abordar estes parâmetros.

meo_02

Em Resumo

Esta é uma configuração relativamente simples de realizar. Desta forma, podem dar um novo nome à vossa rede wireless que até pode servir de publicidade no caso de estar afecta a uma superfície comercial. Em nossa casa, basta abrirem abrirem asas a imaginação.

A minha rede chama-se pplware, qual o nome da vossa rede wireless?

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alright
    Alright

    A malta que não vai gostar disto!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      concordo 😛

      1. Avatar de Pedro Pinto

        eh eh eh. Se mudarem o nome da rede mas não mudarem a pass a chave WPA, arriscam-se a que tudo continue igual 🙂

        1. Avatar de DJ_Pereirinha99

          lool, isto me ajudou imenso, leia o meu comentario em baixo de tudo

        2. Avatar de Sck

          muito obrigado gostei do seu post… já mudei a passe e o nome da net… e ocultei o meu SSID… muito obrigado mesmo abraço x)

    2. Avatar de Fernando Piedade
      Fernando Piedade

      Se a chave nao for alterada é possivel calcular a chave de acesso pelo mac adress do router… portanto, não esquecer também de alterar a chave de acesso À rede wireless…

  2. Avatar de VV
    VV

    Como se pode saber a chave a partir do nome do router? 🙂

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Há tantos sites que dizem isso…

  3. Avatar de Américo Nunes
    Américo Nunes

    A minha rede chama-se AJN e desde o dia da instalado do serviço Meo que a password foi alterada 😡 =X
    Off topic: resultado do passatempo HP ePhotosmart eAiO para quando?

  4. Avatar de Lopes
    Lopes

    o nome SSID de um router MEO por norma vem como?

  5. Avatar de vitor ribeiro
    vitor ribeiro

    ssid – eth0

  6. Avatar de bruno

    não estraguem a net à borla à malta…

    ^:=)

    1. Avatar de HCT_FZ
      HCT_FZ

      Concordo contigo !!! hehe

      quem tiver Android use o aplicativo “Penetrate” (disponivel no Market) para aceder a estas redes…

      1. Avatar de TORRES
        TORRES

        Qierias muda o nome da rede e ficas agarrado lololol

  7. Avatar de José Queiroga
    José Queiroga

    Mas por mudar do router, os aparelhos a ele ligados automaticamente nao perderam os dados? Ou continuam-se a ligar automaticamente?

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Se estiverem ligados “fisicamente” (por cabo) não deverão perder. Mas se for via WiFi terá de se usar a nova password em cada equipamento que for ligado após mudança da password no router.

  8. Avatar de DoContra
    DoContra

    O meu ISP era Clix, agora Optimus Clix. O router é igualzinho (wireless com 4 portas RJ45), excepto a password “defaut” que não era 4!play. Obviamente que a primeira coisa que fiz foi muda-la para uma mais segura (10 caracteres alfanuméricos), embora não o tenha feito em relação ao SSID (continua Thomsonxxxxxx).

    Obviamente que a password do Administrator também já é outra e frequentemente “brinco” com a rede doméstica atribuindo “nomes amigáveis” ao equipamento ligado em vez da impessoal cadeia exibida pelo MAC Address. Neste momento, tenho entre ligações wireles e via RJ45 estão ligados equipamentos tão díspares como uma televisão, PCs portáteis e desktop, uma PS3, telemóveis, PDA, etc… Todos eles têm nomes “amigáveis” (personalizados) e com ícones identificativos (o router permite classificar o tipo de equipamento mais comum).

    Acham que devo mudar o SSID? Sinceramente nunca me preocupei com o facto, uma vez que (creio) o importante é mudar a password. A questão é apenas esta: *devo* mudar o SSID por uma questão de segurança?

    1. Avatar de euqrop
      euqrop

      Se pode ser prejudicial … porque não.
      Lá diz o ditado mais vale prevenir que remediar.

  9. Avatar de GhostlandPT
    GhostlandPT

    A minha por acaso não me deixa entrar com a senha no artigo.
    Diz que está errado, mas nunca foi mudada….
    O que fazer neste assunto?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Procura nos artigos relacionados, ha la utilizadores que disponibilizaram outras credenciais

  10. Avatar de Luís Guerra
    Luís Guerra

    Boa tarde

    Um pouco out off topic…. na Meo o router tem de ficar junto à Box ou pode ficar noutra divisão da casa ?

    Obrigado

    1. Avatar de António Palo
      António Palo

      Boa noite,

      Pode ficar aonde desejar, embora (já não me recordo bem)o único requesito seja ter uma tomada de 230V ao pé do local aonde quer o Gateway e entre este e a box não exceder os 30 metros de cabo.

  11. Avatar de JS
    JS

    A forma mais eficiente de bloquear o acesso a uma rede é através do “Wireless – Access Control” ou “MAC Address”

    Se utilizar-mos o modo “Accept”, só os MAC Adress registados poderão usar a internet, independentemente de saberem a password ou não!

    A cerca do Router Meo, não estraguem os nossos pontos de acesso. Existem vizinhos que abusam e por isso bloqueia-se, mas quem está de passagem, para verificar o email, ou ir a alguns sites dá jeito!

    A ZON tem uma função interessante da qual os clientes que acederem, partilham a sua net com outros ZON! Todas as redes deviam adoptar isto! É como usar a nossa net mas emprestada! E não afectamos a net de que nos está a emprestar, é muito bom!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A forma mais eficiente de bloquear o acesso a uma rede é através do “Wireless – Access Control” ou “MAC Address”

      Não é bem assim. O MAC passa “em claro na rede” logo podes fazer um MacSpoffing e por aí fora.

      1. Avatar de DuRoi
        DuRoi

        Claro, se a pessoa em questão não perceber nada de informática. Senão … até ficas sem mother-board .. ou então arranjas um reprogramador de eproms e repões os dados da Bios à tua vontade … LOL Cuidado!!

      2. Avatar de PsySc0rpi0n
        PsySc0rpi0n

        Pois… O passo a seguir ao do macaddress que eu conheço para ajudar à segurança da rede wireless é restringir a gama de IPs aceites pelo router…

  12. Avatar de badanas
    badanas

    Nao pude deixar de reparar que usam o canal 1…

    Sabem que apenas o 6 e 11 nao estao susceptiveis a interferencias nao sabem?

    Abraços

    1. Avatar de Vítor M.

      Tive de mudar o canal 11 da TimeCapsule por isso mesmo. Sem razão aparente, perdia o sinal. Trocado o canal nunca maos aconteceu.

    2. Avatar de 89rafa
      89rafa

      Isso não é bem assim. Todos os canais estao susceptiveis a interferencias…

      Os canais 1 6 e 11 são os unicos que não interferem entre si.
      No entanto, dependendo da disposição dos Ap’s até é possivel ter 4 canais sem sobreposição…
      http://www.extremetech.com/article2/0,2845,1152279,00.asp

      Mas até podes ter um telefone sem fios(ou outro aparelho que use a gama do wifi) em casa e sofrer interferencias em qualquer um dos canais.

      E o canal 6 está suscetivel a interferencias dos seguintes canais 2 3 4 5 7 8 9 10
      e o 11 dos seguintes 7 8 9 10.

      Deves ter interpretado mal uma dica, normalmente sugere-se que uma pessoa mude para o 6 ou para o 11, admitindo que a maioria dos routers tem o canal 1 escolhido por default. E esse canal já esta a ser usado por alguem (vizinho ou assim)
      e a razão de ser o 6 e o 11 é porque estes são os unicos 3 canais que nao se sobrepoem entre si.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      @badanas
      Falta-te um, que é o canal “1”. Overlapping de canais, já falamos disso aqui no pplware.

      https://pplware.sitedev.pt/networking/10-dicas-para-melhorar-a-nossa-rede-wireless/

      1. Avatar de badanas
        badanas

        Sim , lapso meu, eu acabo por usar sempre o 11 pois o 1 e 6 sao quase default dos routers…

  13. Avatar de ZeX
    ZeX

    “Como sabem, quando o nosso PC detecta uma rede Thomson, sabemos de imediato que à partida existe por ali perto um cliente Meo”

    Really?! 😀

    Por acaso aqui à volta de um scan rápido dos meus 2 APs(e sem sequer lhes abrir muito a potencia do sinal) é quase tudo corrido a ZONs mas este Thompson cá do estaminé, que me foi imposto :(, não é MEO e nem sequer anda perto. 🙂

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      O meu é Clix (agora Optimus Clix) 😉

    2. Avatar de Pedro Pinto

      “à partida”…eu posso até configurar um SSID Thomson num outro qualquer router….e até posso “chipar” um router Thomson (já ouvi algo)

  14. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    Nunca vos aconteceu que, após alterarem o SSID e desabilitarem o envio do mesmo, se reinicirem o router as configurações são todas repostas?

    A mim acontece sempre… Já é o segundo router da MEO que tenho e a primeira coisa que fiz foi alterar o SSID e a ocultar a sua emissão.. Ao desligar o router e voltar a ligar, o SSID fica novamente activo e o nome da rede passa a ser o original (ThomsonXXXX).

    Nunca vos aconteceu?

  15. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Recebi há bocado um sms (por acaso dois repetidos) da Meo a dizer para não desligar a box esta noite que vão haver actualizações

    Isto quererá dizer o quê? Mais canais a partir de amanhã? (Isso é que era)

    1. Avatar de Pedro Domingues
      Pedro Domingues

      Quer dizer que vão actualizar o firmware da box remotamente!

      1. Avatar de BrunoG.
        BrunoG.

        Nada de especial se espera, portanto?

        1. Avatar de Pedro Domingues
          Pedro Domingues

          Actualizações de firmware são sempre positivas! Normalmente é para corrigir “bugs” e melhorar o funcionamento da box.. Pode incluir novas funcionalidades, pode tornar o seu funcionamente mais rápido, etc…

  16. Avatar de Frigo
    Frigo

    desculpem lá mas acho este artigo parvo.

    Em vez de educarem logo para que se mude a password, que é onde está o maior perigo, deixam isso para a próxima?

    e como já disseram, penso que com o MAC adress também seja possível

    1. Avatar de Vítor M.

      É parvo porque vai alertar os parvos 😀 … mas pronto..

      Não é nada parvo. Faz parte de um método de trabalho do Senhor Professor Pedro Pinto. 🙂

      1. Avatar de Frigo
        Frigo

        eu só acho que deviam começar por ensinar (que no fundo está quase, mas nunca fiando) a mudar a password primeiro que tudo.
        E relembrar (já fizeram posts sobre isso) dicas para as fazer seguras.

        1. Avatar de LOL
          LOL

          Falou-se tanto por aqui de ser possível encontrar a chave através do macadress. É possível?

          1. Avatar de pfbatista
            pfbatista

            é possivel…
            Não sei de cor mas há um método (calculo)

          2. Avatar de LOL
            LOL

            Segundo li parece ser que as ultimas letras do mac são do ssid…mas não em todos!

  17. Avatar de Amadorjp
    Amadorjp

    Aqui em casa o Thompsom chama-se AMDJPInformatica (para fazer publicidade a quem se quiser ligar), depois há o Escritório e o AMDJP que é o privado. SIm, tenho 3 routers a funcionar, por isso tb tive de os colocar em canais diferentes para não se perturbarem uns aos outros. Também descobri que nas 8 redes que apanhava estavam todas no canal 1…

    1. Avatar de David
      David

      Então talvez me ajude.
      Tenho o router do Meo.
      Mas na outra ponta da casa não chega o sinal Wireless, consegui levar um cabo de rede até lá. Tentei ligar lá outro router para ter sinal sem fios mas dá-me conflito com outro router.

      Onde arranjo solução para isto?
      Alguém sabe?

  18. Avatar de pfbatista
    pfbatista

    @Pedro Pinto….

    Pela primeira vez te digo isto: Estavas tão bem caladinho… 😀

    Dá tanto jeito ter net à borla e tu estás a estragar o esquema ao pessoal!

    Com isto só dificultas as coisas 😛

  19. Avatar de Pantanuska
    Pantanuska

    No meu alterei, desde o primeiro dia:

    – SSID
    – Desactivei o broadcast
    – Alterei chave WPA e passaword de acesso ao router.
    – Activei o MAC adress filtering, permitindo só a entrada dos dois computadores que tenho em casa.
    – Penso que limitei o número de IP´s disponíveis (já não me lembro)

    Sei que nada disto é suficiente, mas é melhor que nada.
    Como é que se altera o IP do router?

    1. Avatar de Pedro Domingues
      Pedro Domingues

      Já experimentaste desligar o router e voltar a ligar? Ele fica com as mesmas configurações?

      1. Avatar de Pantanuska
        Pantanuska

        Fica. Desligo o router todas as noites para poupar energia, excepto se tiver a gravar algo na box.

        1. Avatar de Pedro Domingues
          Pedro Domingues

          Já é a segunda vez que tenho um router diferente onde eu altero o SSID e retiro a opção de broadcasting e ao desligar e voltar a ligar o router, ele coloca as definições de fábrica…

          O meu router é o Thomson branco, mas penso que sejam todos!

          1. Avatar de Pantanuska
            Pantanuska

            Não tenho problemas. Vejo o nome do SSID todos os dias quando estabelece ligação e corresponde ao nome para o qual alterei. Se voltasse às definições de fábrica deixava de conseguir ligar, sem alterar a WPA para a de fábrica.

  20. Avatar de Vitor B
    Vitor B

    eu ja tinha feito isso da mudança de nome mas sempre que desligo o router kando o volto a ligar o nome volta ao original…. alguem me pode explicar isso?

  21. Avatar de Fernando Mauricio
    Fernando Mauricio

    Leio com agrado todas as notícias postadas sobre este assunto
    Que tal uma para o router SAGEM da Clix?
    Desde já agradecido

  22. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    Obrigado.. mesmo!

  23. Avatar de mike
    mike

    meus amigos eu trabalho na meo voces que nao inventem porque ja ouve quem pagasse muito por isso

  24. Avatar de claudio
    claudio

    Muito obrigado pela explicação ajudou-me imenso.
    Obrigado…

  25. Avatar de DJ_Pereirinha99

    Mesmo fixe!!!! Obr. Consigui mudar a minha de Thomson(******)
    p’ra: DJ_Pereirinha99

    Muito Obrigada, mesmo!

  26. Avatar de andre
    andre

    meus vizinhos andam tds a usar minha net… ja tentei mudar pass i nome do rotwer para alterar mas e m barrado o acesso sem nunca ter alterado algum deles … como poderei resolver a situaçao .

    ps:. nao ha maneira d deixar uma mensagem automatica do a qm dpx tentar entrar na net do tipo ” qeres a palavra pass vai ao site www. fodi m . com pode ser q apareça la ou TALVEZ NAO ;D ” ahahaha abraço

  27. Avatar de João
    João

    Boas,

    Eu alterei o nome da minha rede, mas também seleccionei uma opção que dizia novos dispositivos apenas com registro. Mas quando apliquei, fiquei sem internet, quando voltei a ligar pediu-me a chave, que eu já tinha alterado, mas quando a introduzi, não resultou. O que faço? =S

  28. Avatar de José
    José

    Boas,
    eu tenho a net da meo também e a minha nao tem alcance nenhum alguém me pode ajudar? para nao falar que o maximo que ela atingiu num download foi de 1mb e a maioria das vezes esta a sacar sempre a 10kb -.- . e o de 1mb foi a 50cm do router.

    eu tinha antes um da dlink , tipo , eu tenho um restaurante em baixo e no andar de cima no apartamento com o d-link apanhava em todo o t4 e agora com o da meo zero.
    agradecia uma resposta 😀

    1. Avatar de José
      José

      estava com um bocadinho de urgencia podiam responder? ;D

  29. Avatar de Nuno Miguel
    Nuno Miguel

    Muito obrigado pela a ajuda que foi bastante importante pois eu não conseguia entrar e gosto da explicação!
    Muito obrigado!

  30. Avatar de Jardelina
    Jardelina

    Olha, minha identificaçao e senha nao está sendo aceita. Queria a senha trocar minha da rede. COmo faço?

  31. Avatar de JORGE
    JORGE

    muito bom mesmo muito obrigado 🙂

  32. Avatar de Marco Brito
    Marco Brito

    Bom dia a todos.
    Foi-me instalado um serviço MEO lá em casa e resolvi alterar o nome e password. Pesquisei na net e descobri esta página; segui todos os passos mas… fiz asneira. Repôs todos os valores de origem do router e agora não consigo ligar-me à net. Consigo ligação ao router mas não à net. Alguém me pode ajudar?
    Obrigado.

    1. Avatar de Marco Brito
      Marco Brito

      Meus caros,
      o problema já está resolvido: a PT detectou a avaria e já me ligaram a informar que a já foi resolvida.

      Obrigado.

  33. Avatar de Enfim
    Enfim

    Boa tarde a todos,

    O mais engraçado aqui é que muitos mudam a password default, mas depois quando vão para fora e não têm net, vao a procura da password do vizinho.

    Ora se querem entrar nas redes dos vizinhos, deixem as vossas abertas. Assim todos nós podemos ter internet em todo o lado, de borla.

    Eu tenho a minha rede com a password default, não me importo se quiserem entrar para ir a internet.

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      você está certo

  34. Avatar de Cruz
    Cruz

    Muito bom site… Parabens!

  35. Avatar de Danny
    Danny

    Boas!
    No Login o nome de utilizador e a pass onde me posso registar?

  36. Avatar de p
    p

    o que pomos no sitio de nome de utilizador e pass?

  37. Avatar de Marcio
    Marcio

    muito bom, obrigada malta..!,já agora, para melhorar a net, qe o sinal é sempre fraco, a algo possivel d fazer nas config do rooter..?brgadao

    1. Avatar de tiago
      tiago

      tambem gostaria de saber isso, li num forum que se desligarmos a firewall isso aumenta, mas n sei

  38. Avatar de joaocarlos
    joaocarlos

    porfavor me ajuda eu vo la quando vo para por o administrador e a pass 3!play ele nao aceita me ajuda tem gente roubando minha nete tenho de mudar a pass e espulsalos me mada mensagem nof acebook porfavor me ajudem porfavor https://www.facebook.com/profile.php?id=100000926144313

    1. Avatar de tiago
      tiago

      o ‘A’ é maiusculo e nao é administrador, mas sim Administrator, com ‘t’. a pass está correcta

  39. Avatar de Jo*
    Jo*

    Há alguma razão para não conseguir autenticar a password 3!play com o Administrator no IP fornecido?

    “The username or password you’ve entered is incorrect. Please check and try again.”

    Obrigada

  40. Avatar de Tiago Costa
    Tiago Costa

    Só queria agradecer aos responsáveis por este tutorial.

    Muito obrigado a todos!!

  41. Avatar de Patrick Carapinha
    Patrick Carapinha

    boas,

    mudei o nome do modem e a password, acontece que por algum motivo não consigo entrar na rede e o endereços para conectar-me ao modem pelo pt-wifi nao dá! há solução ou só com tecnico?

    obrigado

  42. Avatar de Álvaro
    Álvaro

    Como saber o nome e chave do Router de casa (IP Default Geteway)

  43. Avatar de Álvaro
    Álvaro

    Já agora o Router é Technicolor TG784n V3

  44. Avatar de Susana Calapez
    Susana Calapez

    Mudar a pass dos router’s é fácil, mudar o nome também, eliminar os “penduras” idem. Gostava era que me explicassem algo que poderá ser básico para alguém, mas eu ainda não consegui encontrar, é retirar a visibilidade da Password, das Definições da MEO, na televisão. Pois com o Comando, quando se entra na área de cliente, está lá uma opção onde se vê o Nome da Rede e a Password. Como torna-la oculta? Não adianta mudar a pass se depois os miúdos podem vê-la à mesma por ali. 😉

  45. Avatar de Daniel Moura
    Daniel Moura

    Não consigo sequer entrar no endereço, diz que o nome e senha estão errados. Alguém me ajuda pff 🙂