Papel de parede para proteger a nossa rede wifi dos vizinhos

53 Comentários

As redes wireless ganharam nos últimos anos uma elevada importância no mundo das comunicações. Este tipo de redes oferecem actualmente características bastante interessantes como é o caso da mobilidade, taxas de transmissão actualmente suportadas, facilidade de implementação e segurança, entre outras.

A segurança deste tipo de rede é sempre questionável já que funcionam em ambiente aberto e “expostas” aos mais diversos prevaricadores.  Depois de termos dado a conhecer em 2007 uma tinta especial para limitar o sinal Wireless apenas à nossa casa (ver aqui), hoje vamos conhecer um papel de parede para o mesmo efeito.

Muito se fala na segurança em redes wireless… WEP, WPA, WPA2.. sistemas de autenticação, “problemas” com o vizinho porque tentam usufruir da nossa rede sem fios… e se fosse possível limitar o sinal apenas à nossa casa?

wifi_papel

Alguns routers/pontos de acesso WiFi permitem que o utilizador reduza o alcance do sinal wifi, limitando-o a um determinado espaço…no entanto, esta medida nem sempre é fácil devido à própria natureza das ondas rádio.

Como solução para este problema, dois investigadores franceses criaram um papel de parede capaz de limitar o sinal wifi a uma determinada zona. Segundo informações, a limitação do sinal wifi realizada pelo papel de parede deve-se aos microscópicos cristais de prata que se encontram ordenados de uma maneira especial (semelhante a flocos de neve), impedindo assim que as ondas rádio passem para o outro lado.

wifi_papel_2

Os cristais são dispostos entre duas camadas de kapton e segundo os investigadores, o papel de parede consegue bloquear ondas rádio que funcionam nas frequências dos 2,4 Ghz, 5 Ghz e 6 Ghz.  Apesar de bloquearem o sinal das frequências referidas, o papel de parede especial deixa passar as comunicações 3G, 4G e GSM (em Portugal o GSM funciona nas gamas de frequência dos  900/1800, 3G na frequência dos 2100 Mhz e 4G nas frequências dos 800 Mhz, 1800 Mhz e 2600 MHz).

Este papel especial, que deverá ser usado com uma forma extra de protecção às redes wifi, deverá ser comercializado já em 2013 pela empresa finlandesa Ahlstrom. Segundo alguns rumores, o metro do papel de parede custará cerca de 593€.

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lol

    boa ideia, mas nao eficaz, com 593€ daria para oferecer 1 ano e 3 meses de internet ao meu vizinho(40€/mes) -.-. Ou pagaria uma internet melhor para partilhar com os meus vizinhos. As vezes gastamos mais a prevenir do que a remediar.

    1. Avatar de Cris.
      Cris.

      Atençao, o preço é por metro ! Preferia que o predio td usufruisse da minha net !

    2. Avatar de Eddy
      Eddy

      não ficaria mais barato por fios em vez de wifi? e ainda era mais seguro.. 🙂
      estes investigadores franceses gostam de andar contra a maré.. quando andam todos a estudar o beneficio de ter wifi em todo o lado e podermos usar qualquer rede de qualquer pessoa para termos acesso à internet..

  2. Avatar de Luís Miguel Santos
    Luís Miguel Santos

    Por esse preço, prefiro que me roubem a net.

    1. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      +1 LOL 🙂

    2. Avatar de carlosf
      carlosf

      Eu prefiro ser eu a roubar a net 😛 hehehe

  3. Avatar de Tiago Chaves
    Tiago Chaves

    Até nem acho muito caro, tendo em conta que poderá evitar fugas de informação que poderão causar danos muito superiores ao valor de usar esse produto. Em aplicações criticas penso que será um reforço bem vindo de segurança para determinadas instalações. para ser desenvolvido decerto existe procura!!!

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Em situações criticas não será mais prático, mais eficaz e mais económico, simplesmente desligar o wi-fi?

    2. Avatar de LeandroF
      LeandroF

      Fugas de informação? A empresa onde trabalho para evitar fugas ou roubo de informação através da rede empresarial tomou uma medida muito mais segura e económica do que forrar as paredes do edifício e estabelecimentos… removeu tudo o que era ligações wireless passando a ser tudo wired, deixando apenas sinal wireless com SSID oculta para os terminais VOIP da Cisco numa rede com encriptação e mac adress filtering! ahhh… e esse sinal wireless é uma rede que não está interligada com a rede principal!

      1. Avatar de Tiago Chaves
        Tiago Chaves

        Não tendo essa camada extra de protecção será sempre possível através do acesso físico a uma máquina a criação de uma rede ad-hoc temporária. Como o preço sugere os principais interessados serão certamente governos, empresas na área da defesa, protecção de sistemas financeiros. Não é a solução para uma pequena e média empresa.

      2. Avatar de João Reis
        João Reis

        Ok, porque mac adress filtering é igual a dizer que não tem nada, SSID oculto também é o mesmo ZERO porque qualquer chip de antena mais avançada tem modo Monitor que permite veres as ocultas da mesma forma que aparecem as não ocultas nem sequer tens de usar algum comando aparecem todas 🙂

        Se és tu o Admin, certifica-te que o router wifi não está com o PIN WPS ligado, se sim, desliga-o de imediato, será um descanso maior.

  4. Avatar de Nimboos
    Nimboos

    Filtros fractais?

    Também existem antenas multi-banda com este tipo de construção:

    Wikipédia(pt): http://pt.wikipedia.org/wiki/Antena_fractal
    Wikipédia(en): http://en.wikipedia.org/wiki/Fractal_antenna

  5. Avatar de Ricardo Leal
    Ricardo Leal

    Além de ser caro, só questiono em que é que isto é compativel com o conceito FONZON e a ideia de partilha de pontos de acesso WiFi?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não é compatível com o conceito da FonZON já que “corta” o sinal. No entanto este pode sempre “escapar” pelas portas ou janelas 🙂

  6. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    Só me roubam a net se eu não tiver password.
    Tenho 3 computadores + telefone e 3 televisões em casa, ligadas através do mesmo cabo que me transmite, tanto internet como tv cabo, e continua a ter bastante velocidade, salvo dias em que o router decide tirar férias.

    Mas acho que isto é bastante útil, do ponto e vista de “poluição” do meio ambiente. Existem cada vez mais estudos sobre este tipo de ondas que vagueiam pelo ar, que atravessam paredes, os nossos corpos e até o nosso cérebro.
    Pode ser uma maneira de tornar o ambiente lá fora mais limpo.
    Acredito que esta tecnologia evolua para mais tarde proteger os bebés de todas as radiações. Quem sabe…

  7. Avatar de Victor Fernandes

    Para que um papel de parede, quando podemos configurar os MAC Adress que podem aceder à rede?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vitor, Mac Address para segurança é a mesma coisa que não ter nada 🙂

      1. Avatar de Helder Coelho
        Helder Coelho

        ipsis verbis ! 😀

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Mesma coisa não. Pode ser fácil, mas nem todos são informáticos!

        E mais… Não vivam na “mania” da perseguição, que todo o mundo quer nos roubar a internet e entrar no nosso PC… 😛

        1. Avatar de João Simões

          Nada que 5 minutos de Google não resolvam

      3. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Anda por ai muito técnico de informática (eu chamo-lhes eletro-pedreiros) a configurar redes wireless totalmente abertas e só com o barramento por MAC. E dizem aos clientes que a rede está segura.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois, e até escondem o SSID para ser ainda mais seguro…mas…não é verdade. Essa informação passa em “claro” na rede (nos beacons)

        2. Avatar de João Reis
          João Reis

          Infelizmente há muito google pedreiro a achar muita coisa, vão para o café gabar-se de cada paralelepípedo tecnológico quando na verdade estão longe da realidade.

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Sim, é 1 linha de comando que me separa de entrar na tua rede..
      macchanger -m bx:ax:xe:x6:xd:f7 eth0

      Já venho a avisar a muito tempo, a culpa é dos fabricantes que puseram essa opção para dar um falso sentido de segurança, é triste mas a culpa é mesmo deles, as pessoas deviam ter formação nas escolinhas para as novas tecnologias que nos rodeam na actualidade

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        PS: Não sou informático, sou curioso e gosto de saber fazendo e não saber de café ou do primeiro resultado no google.
        Passa a nova palavra, usa WPA2 com uma senha com numeros e letras, e já agora desliga o WPS do teu router, 90% vem isso ligado por defeito.

        Estamos sempre a aprender, eu principalmente.

  8. Avatar de Bruno Pereira

    Sem duvida uma boa ideia, a ser aplicada numa casa sem portas e janelas lololol, pois na impossibilidade de cobrir todo o espaço com este papel de parede, haverá sempre passagem de sinal, mas é uma boa ideia para quem tem dinheiro e deseja complementar com outros mecanismos de segurança.

  9. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Duvido que alguém vá comprar isto, há maneiras bem mais económicas de proteger uma rede wireless. No entanto penso que isto será mais orientado para empresas do que propriamente o consumidor final.

  10. Avatar de marco faroia
    marco faroia

    vou comprar 5 mt para barrar o meu vizinho que tá sempre a gamar
    eheh

  11. Avatar de Gooden
    Gooden

    Para usar um papel de parede que custa 593€ por metro mais vale investir numa boa firewall e gastar 1500€ e mesmo assim compensa…. imaginem só na sala o dinheirão que não ia o.0

  12. Avatar de Sharp
    Sharp

    Via melhor utilidade em usar para o contrário… barrar sinais exteriores para evitar levar com a radiação “dos outros”

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Também pensei nisso. Ou em situações de alta segurança para evitar que fuja informação para o exterior….

  13. Avatar de Master of Menir
    Master of Menir

    Rídicula a sugestão e mais rídicula ainda a perspectiva de gestão desta empresa… felizmente é Francesa… quiçá vai na onda socratiana que agora vai imperar por terras de Bonaparte.

  14. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    A não ser que o propulsor do projecto tenha uma conta bancária proporcional á “loucura”, duvido que chegue ao mercado…

    Sai mais barato reconstruir as paredes em betão armado com 30 cm de espessura. 🙂

    Ou então forrar a papel de aluminio e depois com normalíssimo papel de parede.

  15. Avatar de Nuno Correia
    Nuno Correia

    Não é um método fiável, os routers têm uma simples opção de esconder o ssid e o bloqueio por mac, com estes dois critérios de segurança a rede está segura, quando existia tráfego limitado era uma questão difícil de gerir, hoje em dia com tráfego ilimitado não me parece que seja uma questão de extrema importância, caso o gestor da rede saiba o que está a fazer claro.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Ora ai estão 2 métodos que não servem rigorosamente para nada! Isto se quem quiser usufruir da rede tiver conhecimentos mínimos de informática. O que foi feito para proteger foi a encriptação. Essa sim deve estar em WPA2, e já estarás “totalmente” seguro (a não ser que a CIA ou o FBI estejam à tua procura). O resto são paliativos….

  16. Avatar de Viperz0r

    No WPA e WPA2, o único problema sério é mesmo a escolha da password por parte do utilizador.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Não é apenas isso…
      Terá de ser desligado o WPS que vem ligado por defeito na grande maioria dos routers. Esse metodo por PIN pode ser extrapolado e adivinhado visto que são apenas numeros. Depois de obter o WPS PIN ele da-te a stua senha WPA2 por mais complicada e complexa que seja

      1. Avatar de Viperz0r

        Mas o WPS vir activado é um problema do router não do algoritmo WPA/WPA2

  17. Avatar de miguel
    miguel

    Usava papel alumínio pela minha casa saia mais barato.
    o papel alumínio também anula o sinal. por exemplo s por o telemóvel la dentro ele fica sem sinal ,

  18. Avatar de Paulo Balinha
    Paulo Balinha

    Os francêses e os seus papéis de Parede!

  19. Avatar de Sergio
    Sergio

    – Este papel pode não servir para vocês ou para mim, mas haverá situações em que a sua aplicabilidade é oportuna. Portanto, podem não ver utilidade, mas não quer dizer que não a haja.

    – Uma rede pode ser perfeitamente segura se for bem configurada. Um simples WPA ou WPA2 com uma chave forte poderá mais que suficiente. A chave tem é de ser forte. Na empresa uso uma chave com mais de 40 caratcteres gerados de forma completamente aleatória. Em casa utilizo uma frase longa com mistura de simbolos e números.

  20. Avatar de Abílio
    Abílio

    Se o Bin Laden conhecesse este isolamento ainda era vivo!

  21. Avatar de snsolutions
    snsolutions

    Boa tarde, porque é que os links estão desactivados. Por exemplo nesta noticia das redes, onde falam de uma tinta especial, lê-se (ver aqui) , acontece que no meu iPhone o link não esta a dar, nem sequer é hiperlink. E Ja agira aproveito, porque é que ao entrar no site via iPhone o mesmo não actualiza? Temos de ser nos a actualizar….

    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      No PC aparece tudo correcto. Confirma sff

  22. Avatar de Jysk
    Jysk

    Com esse dinheiro todo acho que compraria alguma coisa mais interessante. Fugas de informação a esta altura da nossa historia são mais que comuns. E certo se nos toca a nos e complicado. Mas mesmo assim e demasiado dinheiro. Nesta altura ainda e coisa nova. Mas chegara o tempo em que o metro será mais barato se a moda pegar… claro.

  23. Avatar de Joaquim Santos
    Joaquim Santos

    Boas, este papel de parede em termos de invenção estão de parabéns, mas as redes wireless só são inseguras, porque a maior parte não altera a pass do Admin para uma pass segura ex: *2**#**A*&***”**a, não necessita de ser tão grande mas ser complexa o mais possivel e respeitar alfanumérico e caracteres especiais, quanto á Segurança da rede Wireless não é assim tão sucestivel, atenção que podemos ter caso que só utilizadores registados num Dominio é que podem ter acesso, podemos esconder a wireless é verdade apesar de o sinal passar, adivinhar um nome de uma rede que por exemplo de mês em mês muda de nome como por exemplo “NossaterraWlan, WlandaTerraNossa; aiAnossaTerraWlan…”, e mais alguns não é nada facil, e se ainda tivermos o cuidado de alterar a password da dita wireless de 2 em 2 messe e tivermos uma passe do tipo WPA2 com alfanuméricos e caractéres especiais por exemplo !***2***A***a***%***, torna básicamente impossivel roubar o que quer que seja.
    Mas pelo preço desse papel de parede preferia abrir a rede Wirelless, através de um AP com um ip numa gama diferente da minha por exemplo a: 10.0.1.254, e a minha por exemplo 192.168.2.254, impossibilitando o acesso directo a minha rede.
    A invenção não é má, simplesmente não justifica o investimento, opções de tudo por cabo são mais baratas.
    Bom trabalho pplware.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Esqueceste da nova ameaça. Desliga o PIN WPS do router. Facilmente por aí adivinhamos o PIN e por sua vez a senha “admin” como tu lhe chamas, WPA2 por mais complexa que seja.

  24. Avatar de Miguel Ferreira

    Bem este post se fosse no dia das mentiras seria mais util 😛
    como já foi dito, isto é mesmo seguro, tendo em conta que basta o fio terra para ultrapassar esta barreira 😛
    Segurança é simplesmente desligar tudo o que seja wifi e meter cabo, rápido e seguro

  25. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    não inventam mais nada neste mundo para fazer $$$. até fazer um bunker a volta da casa sai mais barato(protege de fuga da net sem fios, balas, bazucas… 😆 ) quem comprar isso deve ser só grandes plataformas do mercado ou esse povo do campo de golfe(os que tem $$$ claro).

  26. Avatar de FXX
    FXX

    Não estou a ver ninguém a gastar tanto dinheiro e a ter as divisões forradas a papel de parede só para que os vizinhas não possam aceder à sua rede.

    E normalmente as redes wireless são mais utilizadas em dispositivos moveis, logo se forrarmos a divisão onde temos o router, não teremos mais wireless nas restantes divisões…

  27. Avatar de Tiago Pires
    Tiago Pires

    Pessoalmente acho a ideia bastante engraçada! Não estava nada à espera que papel de parede conseguisse bloquear wi-fi 😀

  28. Avatar de Robin Hood
    Robin Hood

    Vai ficar miguelando essa internet meia boca ai agora?