OpenDNS – Bloqueie o Facebook na sua empresa

86 Comentários

Na sequencia do artigo Router Thomson – Filtragem de sites da Web (Parte I) recebi um e-mail de um leitor a questionar como poderia bloquear o Facebook na sua empresa uma vez que os funcionários perdiam muito tempo nessa rede social. Esta não foi a primeira vez que alguém me solicitou algo do género e nesse sentido decidi fazer artigo com uma solução muito rápida e simples e implementar.

nofacebook



Quando abrimos um browser costumamos indicar o nome do site que pretendemos consultar. Em traços gerais, o serviço DNS é responsável por traduzir nomes em IP’s e vice-versa, isto é, quando escrevemos www.pplware.com, há uma consulta ao servidor de DNS para saber qual o IP correspondente (para saber mais como tudo funciona, leia aqui o nosso artigo sobre DNS).

Uma forma muito rápida de “controlar” o acesso a determinados sites/domínios é usando o serviço OpenDNS. Trata-se de uma rede de servidores de DNS muito rápidos e fiáveis, de utilização gratuita e também mais seguros (têm inclusive um sistema de protecção contra phishing). Depois do utilizador se registar no site, passa a ter acesso a muitas funcionalidades, como por exemplo, bloqueio de sites e domínios, definição de atalhos para endereços, etc.

Como bloquear então o Facebook?

Para bloquear o Facebook na sua rede deve proceder aos seguintes passos:

1) Para quem ainda não tem conta no serviço OpenDNS, pode criar aqui gratuitamente uma conta.

2) Depois de criada a conta, vamos a Settings e adicionamos a nossa rede (detecta automaticamente) e em seguida carregamos em Add this Network

openDNS_01

3) Indicamos uma pequena descrição para a nossa rede e depois carregamos em Done

openDNS_02

4) Agora carregamos na rede criada para aceder às opções disponíveis

openDNS_03

5) Vamos agora proceder ao bloqueio do domínio propriamente dito. Para isso podemos incluir a informação do domínio em Manage indididual domain e colocar no estado Always Block. (Num próximo artigo falaremos sobre os outros filtros…fica prometido)

openDNS_04

Depois basta confirmar a opção seleccionando “Block facebook.com” e finalizar carregando em Confirm.

openDNS_05

E está feita a configuração do serviço OpenDNS para bloqueio do facebook. O próximo passo é começar a usar os servidores de DNS no nosso sistema. Desta forma os nomes passam a ser traduzidos em IP’s com base no serviço OpenDNS. Há cerca de um ano e meio ensinamos aqui como configurar os servidores de DNS da Google. Basicamente o processo é o mesmo, no entanto devem usar os seguintes endereços:

  • 208.67.222.222
  • 208.67.220.220

 

openDNS_06

E está feito. Vamos então testar se está a funcionar. Para isso abram um browser e acedam ao facebook.com….Tccchharaaaaaaam…This domain is blocked!

openDNS_00

Como puderam ver, o processo é muito simples. Se quiserem aplicar tal procedimento a outras máquinas basta apenas alterem os DNS para os referidos anteriormente. Esta é uma solução bastante simples e rápida de implementar. Se tiverem outras soluções deixem em comentário.

No vosso trabalho o Facebook ou outro serviço também está bloqueado?

Partilhar:
Tags:

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno J.
    Nuno J.

    2 problemas, tem de se alterar em todas as máquinas e o IP da rede pode ser dinâmico, logo não é reconhecido pelo OpenDNS.

    A melhor forma é mudar os servidores de DNS no router e fazer com que este (ou uma máquina na rede) informe o OpenDNS do IP actual da rede.

    Tipo http://www.dnsomatic.com

    1. Avatar de Pedro Gaspar
      Pedro Gaspar

      nao necessitas de alterar em todas as maquinas.. basta defenires este dns como dns principal do router,,,

      1. Avatar de Nuno J.
        Nuno J.

        Que foi o que eu escrevi. O tutorial é que fala em alterar na máquina.

  2. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Vai haver muita gente que não vai gostar disto… 😉 Bom artigo.

    1. Avatar de Filipe Chaves

      OBAA VAMOS USAR ISSO PARA BLOQUEAR O PPLWARE

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Que ganhas com isso? Só se for uma depressão 🙂

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          Prefiro o Baixaki esse site é muito ruim

          1. Avatar de Zé

            Deves ser brasileiro de certeza…

  3. Avatar de Renato Peixe
    Renato Peixe

    No meu trabalho o Facebook e o YouTube estão bloqueados. Uma dúvida: e se o utilizador tentar aceder directamente ao IP do Facebook? Não vai conseguir aceder? Fiquei com a ideia de que esta solução apenas bloqueia a tradução do nome do Facebook em IP e não o acesso ao IP.

    1. Avatar de José Ribeiro
      José Ribeiro

      Esse é o problema. Apenas bloqueia a resolução do nome no DNS

    2. Avatar de tiago
      tiago

      amigo, a barra de endereços você escreve o nome para facilitar, porque o nome por trás esconde o seu ip !
      em vez das pessoas estarem a decorar o IP, ouve alguém que inventou o domain name server, que traduz o IP num nome, e nome num IP 🙂 resumindo, se tentares com o ip, penso que seja igual, pelo menos com o ClearOS é !

  4. Avatar de Pedro Rodrigues
    Pedro Rodrigues

    Excelente artigo relacionado com a motivação do artigo publicado aqui no Pplware:
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=507427

  5. Avatar de Nuno Marques
    Nuno Marques

    Essa solução já era minha conhecida, contudo, e apesar de não ter testado, será que bloqueia quando se utiliza aquela aplicação em que se abre o facebook como num livro de excel?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      hum…essa app não conheço

      1. Avatar de Frank Davis
      2. Avatar de Nuno Marques
        Nuno Marques

        Boas.
        Eu penso que isto até apareceu aqui no pplware mas como me falha a memória fiz um search rápido e fica aí o link.
        http://aeiou.expresso.pt/facebook-disfarcado-de-excel-para-enganar-o-chefe-video=f657967

  6. Avatar de lobo
    lobo

    pois eu ja gostaria de saber era como se bloqueia o live messenger integrado da pagina do hotmail Sem bloquear a pagina dos emails — pois aqui todo mundo diz que esta checando os emails mas na verdade estão a bater papo ja tentei tudo que e dica da net nada funciona —estou usando o kerio winrout… alguem pode me dar um help? lembrando que quero bloquear so o bate papo integrado .. não a pagina do hotmail.. obrigado

    1. Avatar de master99
      master99

      Que tal usares um programa como o mozilla thunderbird para verificar o email ou até o microsoft office outlook ou outro programas de correiro electrónico. Assim ninguém tem a desculpa para estar na página do hotmail podendo sempre verificar o email num destes programas que te referi.

    2. Avatar de Hugo Pereira
      Hugo Pereira

      Olá

      Numa rede informática pode-se bloquear tudo e mais alguma coisa.

      O messenger utiliza a rede internet mas funciona com uma porta diferente da utilização habitual, portanto, basta bloquear a porta 1863 e a 443.

      Uma firewall faz isto.

      Cumprimentos,

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        Boas Hugo,
        mas aqui o colega esta a falar do msn integrado via web(no hotmail)…a ligação ip/porto ao servidor do msn penso que seja feita pelos servidores do hotmail, e entregue ao utilizador via http do hotmail…
        O mais fácil é mesmo bloquear o hotmail 🙂
        Não sei se é feito de outra forma…se for esta resolvido, mas se não for não sei se a firewall consegue bloquear este trafego visto que vem do servidor http do hotmail(penso eu…).

        cmps

  7. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Se as pessoas souberem o IP de acesso ao Facebook, não poderão aceder na mesma, evitando assim o bloqueio?

  8. Avatar de anonimo
    anonimo

    Bloquear o acesso a determinados sites é tratar as pessoas como menores.

    1. Avatar de Inluxc
      Inluxc

      Nota-se que nunca foste um responsável pela TI de uma empresa, as pessoas são piores que crianças.

      lol…

      1. Avatar de BiOaScII
        BiOaScII

        @Inluxc: e de que maneira 🙂
        Há pessoas em que é preciso restringir sites, joguinhos do Windows/Linux, etc… Porque as pessoas esquecem-se, muitas vezes que estão num local de trabalho – que é para trabalhar – é certo que pode haver momentos de descontracção, mas não devem ocupar 90% do tempo laboral!

        1. Avatar de anonimo
          anonimo

          Eu já desconfiava que o problema era esse, o estranho hábito que as pessoas têm de se esquecerem que estão no trabalho para trabalhar…

        2. Avatar de Eu
          Eu

          Fora os problemas de segurança que a internet livre nas empresas provoca. Porque a maior parte das pessoas não sabe navegar e depois é só ver o spyware a entrar e afins.

      2. Avatar de anonimo
        anonimo

        Ainda bem que há pessoas como vocês que educam de forma exemplar essas crianças.

        1. Avatar de Antonio Ferreira

          só se ofende com estes tipos de restrições quem passa o dia inteiro nestes locais em vez de trabalhar. se é uma regra da empresa, só tem q a aceitar. é pago para trabalhar, não para estar no facebook, msn, etc. Eu tal como mts q aqui escrevem sao profissionais de administração de redes, e sabem mt bem o q se passa nas empresas.

          1. Avatar de anonimo
            anonimo

            Não se trata de ofensa e é também claro que os administradores de redes fazem o que lhes é “pedido” para fazer, apenas quis realçar foi o posicionamento moral de alguns de vocês que sugere uma avaliação que me parece superficial ao livre acesso à Internet no local de trabalho. Agora em tom de provocação faço-lhe uma outra pergunta,será que os patrões também defendem para si próprios a restrição no acesso à Internet na sua própria empresa?

      3. Avatar de Antonio Ferreira

        ora nem mais. ainda no outro dia tive q ir tratar de um assunto à policia municipal de lisboa, e estive 10 minutos em pé para ser atendido, ate q uma alminha caridosa me disse para entrar na sala. qual o meu espanto, das 5 pessoas q estavam dentro da sala, 5 (CINCO) estavam no facebook. e eu 10 minutos à espera

      4. Avatar de Ryan
        Ryan

        Em casa ninguem lhes vai dizer para nao usarem o FB. No trabalho manda quem paga. Se o patrao diz nao e nao mesmo. Nao admira que Portugal seja um pais com uma producao enorme a facebokar e naquilo que realmente interessa somos cauda da Europa. Nem ja por falar na perde de latency da rede por causa do FB e Youtube.

        1. Avatar de anonimo
          anonimo

          Apesar de me parecer bastante real a lógica “um manda e o outro obedece” não podia deixar de referir que essa sua abordagem me fez lembrar a relação que existe entre um cão e o seu dono, eu acredito que entre pessoas as coisas são ou devem ser um pouco mais sofisticadas.

  9. Avatar de jonaspaulo
    jonaspaulo

    podem lol

  10. Avatar de Visitante
    Visitante

    Para se conseguir fazer isso é:
    – Menu Iniciar;
    – Digitar “cmd” (sem aspas);
    – Digitar “ping http://www.facebook.com” (sem aspas);
    – Esperar uns segundos e digitar o IP dado na barra de sites do browser.
    De qualquer forma excelente dica.
    Cumprimentos.

    1. Avatar de Deep
      Deep

      ping -a http://www.facebook.com

      Tem que levar o “-a”

  11. Avatar de Fábio Cantu
    Fábio Cantu

    OK,mas se eu for até a configuração da minha maquina e mudar para obter um dns automaticamente, ele voltaria a acessar o facebook normalmente?

    nao seria mais lógico colocar essa “trava” no proprio dns do modem?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, sim, isso é matéria do próximo artigo 🙂

  12. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Por acaso aqui no emprego onde trabalho o acesso informático é curioso. Permitem navegar no Facebook mas as aplicações estão bloqueadas (o que eu acho muito bem). Acessos a portais de jogos e outros estão bloqueados mas ver vídeos no Youtube já é permitido.

    O que me dá vontade de rir é que as teorias que o sector informático nos informa é que não se pode ter muito tráfico mas ou muito me engano ou ver vídeos no Youtube não obriga a um consumos excessivo?

  13. Avatar de Emanuel Barros

    Pessoalmente acho que a tentativa de controlo de seja lá do k que for só é prejudicial.
    Vejo recorrentemente e naturalmente as pessoas a ausentarem-se do trabalho para irem beber café ou fumar e ninguém lhes diz nada, mas se forem ao Facebook já não estão a produzir.

    E depois os filtros no proxy só vão estar a empatar o trafego, porque na verdade vai ter de o analisar todo.
    A internet por si só nas empresas já não é grande espingarda, assim ainda fica pior.

    Em vez de andarem a gastar dinheiro em servidores com proxys e engenheiros porque não tentam descobrir porque é que a produtividade é baixa?

  14. Avatar de JoãoB
    JoãoB

    Pelas empresas de maior sucesso se vê que o bom ambiente e produtividade não é compatível com restrições de acessos e bloqueios de aplicações e websites. A formação e pedagogia profissional são a base da resolução do problema. Eu sou sócio admnin de uma peq méd empresa, já tive problemas desses e resolveram-se a bem, falando com as pessoas e tentando perceber o que se pode fazer para mudar a situação. A meu ver até faz bem os meus funcionários terem alguma liberdade na web.

    1. Avatar de Vitor Hugo

      Gostei muito de ler os comentários inteligentes do JoãoB e, logo acima, do Emanuel Barros.

      Há que acabar com esta miserável relação de submissão canina entre empregado e patrão, que só leva à vergonhosa produtividade das instituições onde vigora.

      Acho muito curioso como muitas vezes essas iniciativas à la pide vêm dos departamentos de TI, não sei se tentando dar nas vistas e justificar o ordenado, quando tanta coisa realmente útil poderiam fazer pela produtividade das empresas. Posso, vagamente, dar-vos um exemplo de uma instituição pública que conheci de perto, onde os senhores da Informática, que nunca respondiam a pedidos de assistência, eram céleres a bloquear sites que eles próprios visitavam durante o trabalho (o RapidShare, lembro-me bem, sempre a ‘bombar’). Onde, para instalarmos uma aplicação criada por um colega para facilitar o nosso trabalho, se criavam todo o tipo de obstáculos parvos. Claro que isto não é culpa dos tolinhos da Informática com pilinha pequena, mas dos seus directores.

      Não há que bloquear coisíssima nenhuma, jamais. Cada casa tem as suas regras, obviamente, sejam elas quais forem, mas o trabalhador deve ter autonomia e responsabilidade. Se não tiver, não interessa tê-lo contratado! Cada caso é um caso, não se deve transformar um local de trabalho num campo de concentração. No final, se um funcionáro apresenta resultados, tudo ok, se não, reavalia-se a sua situação.

      Só que, em geral, os nossos doutos gestores preferem que toda a gente finja que trabalha — como eles próprios?

    2. Avatar de Vitor Hugo

      Bom, seja como for, o meu comentário veio na sequência da discussão sobre políticas de produtividade.

      Quanto ao serviço em causa, nada a apontar. Embora nunca tenha usado esta opção, já uso o OpenDNS há uns anos e isso é o melhor que posso dizer deles.

      Pplware, keep up the good work!

  15. Avatar de Cláudio Oliveira
    Cláudio Oliveira

    Não se esqueçam que para esta opção ser válida, o utilizador não poderá aceder ao painel de controlo para alterar o servidor de dns. As suas permissões não o devem permitir.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mas nem todos sabem fazer isso ….só se…..lerem o pplware 🙂

  16. Avatar de Bruno Guedes
    Bruno Guedes

    Isso é uma aplicação, ou é somente um atalho do link do facebook com a imagem de uma folha de cálculo do Excel?

    Se for aplicação, também desconheço.

  17. Avatar de Krasy
    Krasy

    é mesmo uma app o face fica e abre no excel.

    para evitar isso instalei centos os na empresa e msn proxy.

  18. Avatar de mane
    mane

    Outra solução; convidem os vossos funcionários para amigos e depois com o empathy em movo invisivel vejam quando eles estão conectados no face.Mandem uma mensagem “vamos lá a trabalhar, não vos estou a pagar para andarem no face” .:) 🙂

    1. Avatar de Samuel

      Já tive essa ideia, mas necessita de um funcionário para controlar!

  19. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Esta é uma boa solução para bloquear sites no serviço. No entanto eu sou favorável a que no meu serviço a internet esteja livre para todos, mas não me esqueço que há sempre quem abuse e se entretenha a navegar na net deixando o trabalho em segundo plano!!! Mas isso já seria um comentário mais apropriado para um artigo do tipo “Internet livre no trabalho! Sim ou Não?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Acho que vou pegar na sugestão. Querem mandar um texto para um artigo para criarmos uma “mesa redonda” online?

  20. Avatar de António
    António

    Se souberem como bloquear a nível mundial, digam qualquer coisa.

    1. Avatar de Paulo Gerardo
      Paulo Gerardo

      LOL 😀

  21. Avatar de Soulless
    Soulless

    As pessoas falam em aceder por ip, mas da mesma forma que se insere o link não se pode também adicionar o ip à lista de bloqueio? É que quem adiciona uma regra, pode adicionar duas.

  22. Avatar de kekes
    kekes

    E se em vez de se pôr o http://www.facebook.com puzermos tambem o IP bloqueia os dois nê? Só uma teoria 🙂

  23. Avatar de Ricardo C.
    Ricardo C.

    Pode ser que o feitiço se vire contra o feiticeiro e o pplware comece a ser bloqueado em algumas empresas.

    No meu trabalho já arranjei várias soluções para passar os bloqueios.

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 ler o pplware aumenta a produtividade e qualquer patrão, gestor ou administrador fará questão que o leiam. 😉

  24. Avatar de Komo
    Komo

    Qualquer funcionário acede fácilmente ao facebook bastanto para tal acrescentar um “s” ao protocolo http. (exemplo https://www.facebook.com)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      isso não é regra. Neste caso estás a bloquear o domínio.

  25. Avatar de Filipe
    Filipe

    Um simples tuneling em ssh e está feito o bypass…

      1. Avatar de M.Manuelito
        M.Manuelito

        Eu estou mesmo a ver os meus colegas da contabilidade, pessoal, sector de obras, etc… a fazer um tuneling em ssh para conseguirem entrar no Facebook 🙂 ssh…o que é isso!!!! Há o mundo dos informáticos (uma minoria) e há o mundo informático das outras pessoas! Há que estar no terreno para nos apercebermos das capacidades e dificuldades dos outros em termos informáticos….e olhem que as dificuldades são consideráveis, daí que expressões como ssh, telnet, https e outras são desconhecidas de uma parte considerável da população que trabalha com computadores.

  26. Avatar de NPires
    NPires

    Pois ora aqui está uma opção… mas eu ja testei no passado e funcionou muito bem a versão free do Untungle http://www.untangle.com/.

    Acho que tambem daria um bom TUT.

    Um abraço
    Pires

      1. Avatar de NPires
        NPires

        =D tnkx

        hehehe Great work… tenho um a funcionar a 2 anos sem problemas numa mini-itx ….

        1. Avatar de Maravilha
          Maravilha

          Tenho uma solução para o “unatanga” que é uma maravilha, chama-se JonDo, fica um bocado lento mas passa o “unatanga” e tu sabes ó pires, a não ser que tenha sido actualizado, não tenho usado ultimamente.

          Em ultimo caso um RDP á máquina de casa e estamos livres. Mais simples que isto não há.

          Bem configurado ó Sr. Pires este “unatanga” até uma openvpn consigo fazer, não me consegues travar admite !!!! 😀

    1. Avatar de NPires
      NPires

      OK sorry

      O que eu queria dizer era “…versão free do Untangle http://www.untangle.com/ …”

  27. Avatar de Ary
    Ary

    Boas!
    Essa solução só é viável para utilizadores normais e que não se queiram chatear…Loool.
    Porque fazendo uma ligação através de um proxy, é possivél efectuar a ligação ao site desejado. Os funcionários continuam com o acesso (um pouco mais de trabalho, mas com o site desejado acessível).

    Cumpts.

  28. Avatar de Paulo G.
    Paulo G.

    Podem simplesmente usar uma ferramenta de controlo parental muito eficiente em cada computador. O próprio windows permite isso, embora existam extensões para o firefox mais eficientes:
    https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/search/es?q=parental+control&cat=all

    Gosto muito do Procon Latte:
    https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/procon-latte/?src=search

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Epá, se tiveres uma rede com 200 computadores, não vais máquina a máquina configurar a coisa.
      Na minha opinião Squid é vosso amigo nestas coisas do bloqueio do acesso a internet nas empresas, é mais eficaz. Pelo menos é o que eu uso.

  29. Avatar de FAQmaster
    FAQmaster

    Ok, bloquear o fb para a maioria é relativamente fácil…
    E o q é q se faz aos telemóveis ? Tb é fácil : http://www.chinasuppliers.globalsources.com/china-suppliers/GSM-Blocker.htm
    Tem muitos à escolha…
    Depois, se aparecerem com um olho negro, instalem um patch, que isso passa.

    ;P

  30. Avatar de Miguel
    Miguel

    Aqueles que defendem a Internet livre sem nenhum barramento no seu local de trabalho é porque nunca tiveram o trabalho de os arranjar e ouvirem as desculpas dos funcionários … eu não fiz nada … pois ate paginas de cracks e pornografia eles acedem. Ja tive que formatar imensas máquinas por esses motivos, assim só acedem ao que a administração/EU permite.
    Utilizo o Worry-Free Business Security Agent e dá conta do recado.

    1. Avatar de lobo
      lobo

      concordo com Miguel a pior coisa que ja invetaram foi Usuario kkkk conseguem coisas incrveis mas colocar papel na impressora não porque n entendo disso mas bloqueia uma rede social pra ver as pestes fuçando a net a procura de solução…e ainda tem gente que defende net livre… net livre so deve ser usuario que tem tudo bloqueado no emprego e fica na fissura pra navegar no ambiente de trabalho….

    2. Avatar de Vitor Hugo

      E que tal assim: funcionário que comete ilegalidades -> sofre consequências… Será complicado?

  31. Avatar de Maravilha
    Maravilha

    Eu estava a gozar com o “untangle” mas de facto é uma boa solução quando bem configurado, no entanto deixo aqui uma questão, necessitava de relatórios por utilizador dos acessos, no “untangle” apenas temos relatórios por IP, será que uma segunda máquina com 2 placas de rede e o “smoothwall” antes do “untagle” resolvia, visto que este sim gere relatórios por utilizador, alguém já tentou algo do género ? Estou tentado a fazer o teste.
    Cumps

  32. Avatar de João Rocha
    João Rocha

    O artigo é bom mas usar isso para bloquear site não me parece, qualquer pessoa com mínimo de conhecimento vai às configurações da placa de rede e muda o servidor de DNS, por exemplo para o 8.8.8.8 que é o um dos servidores de DNS do google

  33. Avatar de Maravilha
    Maravilha

    Seria um bom tópico, para um assunto um pouco diferente mas também interessante: ISPConfig – Hosting Control Panel Software (Open Source) http://www.ispconfig.org/
    Existe boa documentação de como o instalar em várias distros linux, estou a testá-lo no ubuntu server 10.04 e é uma solução fantástica, quanto a mim fácil de administrar, tudo é gerido na consola web.
    Deixo aqui a sugestão.
    Cumps

  34. Avatar de Pedro Balista
    Pedro Balista

    FAZ SENTIDO BLOQUEAR O FACEBOOK NAS EMPRESAS?

    Minha resposta é NÃO, não precisamos de bloqueios para saber se podemos ou não fazer alguma coisa, mas se uma ferramenta, seja ela qual for, aumentar a minha criatividade, me permitir fazer meu trabalho mais rápido, porque devo PROIBIR ?, o único risco que corremos é transformar nossos funcionários em ilhas e eles migrarem de empresa pelo simples fato de poderem acessar uma ferramenta ou outra para poder fazer seu trabalho mais rápido.
    Inclusive, a 25 anos a atrás, meu chefe me perguntou: Faz sentido as pessoas terem telefones na mesa, eu respondi, é uma tendência, as empresas que tem um sistema de comunicação interno (RAMAIS) será muito mais eficiente e ele me respondeu, vamos em frente!!!
    E agora: Vamos em frente ou bloqueamos redes sociais??

  35. Avatar de Manuela
    Manuela

    Olá, bloqueei o facebook em minha empresa, mais agora quero desbloquear, o que faço?

  36. Avatar de Susana Teigas
    Susana Teigas

    Olá, isto funciona apenas para o internet explorer? Segui todos os passos e realmente no explorer funciona mas como faço com o chrome?

  37. Avatar de Háron
    Háron

    Não consegui, fiz todos os passos mas mesmo assim não deu certo

  38. Avatar de Clara
    Clara

    Ora eu ja bloqueei o url http://www.facebook.com na rede mas a aplicaçao para o telemovel continua a dar para aceder ao facebook…Como devo fazer para bloquear esta e outras aplicações de redes sociais na rede???