Vamos poupar? Depende também de nós!

71 Comentários

As crises andam por ai. Ninguém tem dúvida. Mas não podem ser apenas as crises que afectam a economia que nos devem preocupar. Existe uma quase silenciosa que devemos ter em mente e lutar contra ela todos os dias.

Falamos da crise energética que dentro de poucos anos irá atingir este nosso planeta. Ao consumirmos os recursos que o planeta nos ao ritmo a que o fazemos, é ponto assente que vamos ter problemas.


Nós, como utilizadores de máquinas que dependem a 100% de energia para funcionar, temos obrigatoriamente de começar a ter uma consciência de poupança. Não podemos simplesmente gastar como se tivéssemos recursos infinitos.

Por outro lado a poupança energética leva a que tenhamos no final do mês uma outra poupança, esta monetária. Conseguimos assim poupar duas vezes.

Mas a poupança deverá partir de nós, utilizadores. Existem hábitos que temos, que se forem eliminados ou trabalhados conseguem evitar que desgastemos os nossos equipamentos e que poupemos nas contas.

Quantos de vós deixam os PC’s ligados noites a fio sem que estes estejam a produzir? Quais são os vossos PC’s que têm o brilho do ecrã no máximo, sem haver necessidade? São apenas 2 exemplos que demonstram o desperdício que diariamente fazemos e que podia ser melhor aproveitado.

São também estes pequenos hábitos que devem trocar por novos para conseguirmos poupar o planeta e a nossa carteira. E não custa nada tentar uma mudança de comportamento.

Esta semana não vai haver questão para debate, pedimos apenas que nos indiquem pequenos truques para que possamos poupar o planeta e reduzir os consumos eléctricos. Sabem de algum truque diferente? Partilhem-no connosco na zona de comentários.

Partilhar:
Tags:

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de assustador
    assustador

    assustador!

  2. Avatar de Pedro Poeta
    Pedro Poeta

    Só um ponto em que discordo por completo: “Quantos de vós deixam os PC’s ligados noites a fio sem que estes estejam a produzir?”

    Mesmo que o PC esteja ligado sem estar a fazer nada durante 8horas (vamos partir do principio que é este o tempo de descanso do utilizador), a energia que se gasta a ligar/desligar é tão parecida quando comparada à energia gasta pelo funcionamento de 8h, que em muitos casos, mais vale deixar o PC ligado.

    1. Avatar de Marcelo Ribeiro
      Marcelo Ribeiro

      Será assim tão “parecida”? Tenho as minhas dúvidas. Obviamente que depende de equipamento para equipamento, mas não estou bem a compreender as semelhanças entre ter um computador (de secretária, por exemplo, não muito potente) a consumir 50/70W durante 8 horas com um pico de consumo quando se liga o PC, por alguns minutos… mas eu não percebo muito disto, se me puderem explicar…. 🙂

    2. Avatar de Scalawag
      Scalawag

      Estás a gozar certo????
      Com pensamentos assim mal está o nosso país….

      1. Avatar de JustSomeone
        JustSomeone

        Nem por isso. É um pouco como arrancar o carro. Desligar o motor à frente do semáforo ou deixá-lo a trabalhar…?

        1. Avatar de RaCcOn

          No caso de um carro estamos a falar de um motor mecânico que necessita de injecção de combustível para começar a trabalhar, sendo que o consumo de combustível irá diminuir significativamente ao longo do tempo pois o motor irá estar mais quente…
          Como o motor está mais quente, irá haver uma mistura mais rica na camera de combustão, pois a temperatura irá ser mais elevada.
          Já no caso de estares a falar de um carro eléctrico o consumo será constante…logo ele estar parado a consumir é desperdicio de energia.

          Se quiseres, podes ver mais exemplos disso nos carros híbridos, que estando parados durante mais de X segundos, desligam e voltam a ligar quando pressionamos o acelerador. 😉

        2. Avatar de Jorge
          Jorge

          No caso de um carro, basta que ele fique desligado durante mais de 30 segundos que já compensa desligar e voltar a ligá-lo a deixá-lo ligado enquanto se espera (por alguém, que o semáforo passe a verde, etc.).

          1. Avatar de RaCcOn

            Sim numa generalidade, no entanto esse tempo que referes depende um pouco do carro em si…quer dizer depende do motor heheh

        3. Avatar de Viggio
          Viggio

          É como as luzes brancas nas cozinhas, mais vale deixar estar ligado, em vez de andar sempre a acender e apagar.

          1. Avatar de Poupa
            Poupa

            Os caçadores de mitos até já fizeram um programa sobre isso, resultado? MYTH BUSTED!

    3. Avatar de Hugo Cura

      O que?! hehe, que ridícula essa afirmação.

      Se puderes, arranja um wattímetro e mede a potência consumida em ambos os períodos (arranque e idle). Ou então, de forma arcaica, podes usar o próprio quadro da luz para o fazer, com todo o resto desligado é claro. 5 a 10min de experiência (em cada período) serão suficientes para concluíres que disseste “baboseira”.

    4. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Não sei se o o computador a ligar gasta assim tanta energia… No entanto o computador em modo de hibernação pode gastar muito pouca energia, quase nenhuma mesmo.

      Acho que uma questão que não foi referida neste artigo é a energia que gastamos quando navegamos na internet, neste caso, essa energia não vem na nossa conta de electricidade. Mas os servidores são grandes consumidores de energia.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        “No entanto o computador em modo de hibernação pode gastar muito pouca energia, quase nenhuma mesmo.”

        Quando o computador está no modo de hibernação ele consome o mesmo que quando está desligado. Basicamente para entrar no modo hibernação ele guarda o que tem em memória (RAM) para o disco rígido e depois desliga-se.

    5. Avatar de -_-'
      -_-‘

      “(…) Tu bates mal mén, tu bates mal!!”

    6. Avatar de RaCcOn

      Bem, deves de julgar que um PC é uma lampada fluorescente que consome mais no arranque do que durante o periodo em que está ligada.
      Ora, um bom teste que tens para fazer é pegares num portátil com a bateria carregada a 100%, e num dos dias, deixa-lo ligado durante a noite, mesmo que não estejas a fazer nada com ele e até tenhas o ecrã desligado e tudo mais…
      Depois na noite seguinte fazes o mesmo mas com o portátil desligado…

      Lógicamente na manha seguinte vais dizer a malta qual é a percentagem de bateria que ainda te resta…

      Estou certo que o portátil desligado irá gastar bem mais bateria do que quando está ligado…
      😉

    7. Avatar de Jorge
      Jorge

      No caso das lâmpadas fluorescentes há um mito que diz que se gasta mais energia ao arrancar a lâmpada do que durante 1 hora de iluminação. Ora, isto é completamente falso. Gasta-se muito menos energia no 1º caso. Se se gastasse o mesmo no 1º caso em relação ao 2º, então a lâmpada explodiria. Com os computadores passa-se algo semelhante. Se os vamos deixar sem serem usados durante 8 horas, devemos deixá-los desligados a não ser que atribuamos um valor ao tempo que perdemos com o boot (admitamos que não aproveito esse tempo para fazer mais nada) superior ao do acréscimo do custo com a permanência do computador ligado em relação a desligado. Uma terceira alternativa a ter em conta é o agendamento do shutdown automático a determinada hora.

    8. Avatar de Jaquim
      Jaquim

      Peço desculpa mas que COMENTÁRIO MAIS ‘IDIOTA’!

      Isso é como dizer que a roupa seca mais debaixo de água do que 5 minutos ao SOL!!!

      Meça lá isso bem! A energia para o manter ligado 8h a ser consumida em 30 segundos de boot faria com que o seu PC tivesse que ter uma Potência igual à necessária para acelerar o seu carro dos 0 aos 300 para cima dessas suas ideias em apenas 2 segundos!

    9. Avatar de Samuel Gomes
      Samuel Gomes

      Só para teres uma ideia da tua observação, podes pensar que isto vai ser uma coincidência, mas na altura em que deixava o computador ligado 24/24h, tinha uma despesa mensal de quase 80€, agora que o desligo durante a noite, a despesa no acerto seguinte reduziu 15€, pagamos agora 65€ e ainda recebemos dinheiro do acerto.

      Por isso, poupo dinheiro e como disse e bem o Pedro, poupamos em recursos naturais.

    10. Avatar de francisco
      francisco

      Infelizmente este ainda é a mentalidade de muita gente. Um aparelho desligado gasta sempre menos energia que um aparelho ligado…
      Um arranque consome ligeiramente mais que o mesmo período em funcionamento normal, mas isso não justifica nem sequer meia hora, muito menos 8h.. Não estamos a falar do arranque de uma central térmica para ficar sempre ligada..
      E consumos quase nulos continuam a ser consumos, por isso o ideal é desligar sempre todos os aparelhos das tomadas. Os transformadores mais recentes podem ter consumos de cerca de 1w.h mas transformadores mais antigos têm consumos de mais de 10w.h que ao fim de um mês sempre ligado é muito…

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    “máquinas que dependem a 100% de energia para funcionar”

    Existe outro tipo de máquinas!?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Manuais? Por incrível que pareça ainda existem dessas.

      1. Avatar de Jorge Letria
        Jorge Letria

        Ah, essas nao precisam de energia? querem ver que a única energia é a eléctrica, fornecida pela edp?

        Sim, qualquer máquina precisa de energia. Esse conceito entra na própria definição do termo.

        Enfim…

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Essas usam energia humana, que não deixa de ser energia.

    2. Avatar de RaCcOn

      Maquinas que possam eventualmente trabalhar por inércia…
      Geram a sua própria energia para poderem continuar a trabalhar, por norma apenas necessitam de um pequeno empurrão hehe

    3. Avatar de Hugo Cura

      Magnetes permanentes 😉

      No manual, digamos que temos de fornecer energia (comida) “à máquina” para ela trabalhar. Cada um de nós liberta , em estado normal (idle), 100W de potência 🙂

  4. Avatar de Pedro Garcia
    Pedro Garcia

    Bem estamos a falar da energia eléctrica que a maioria é de fontes renováveis, devemos dar mais atenção às não renováveis (energias fôsseis) não no uso da gasolina, gasóleo ou mesmo gás, mas sim ter o cuidado e usar moderadamente ou não usar mesmo muitos produtos do dia a dia que contenham um derivado dela…

    Quanto à questão em sim cada um tem de ver como pode poupar melhor, eu por exemplo deixo o PC ligado porque me convém mas no que poder poupar poupo ao máximo, como desligar todos os aparelhos que estejam em stanby, tirar os carregadores dos telemóveis das tomadas assim que estejam carregados, desligas sempre as luzes quando não estou nessa divisão e não preciso delas (Cuidado com o mito que é pura mentira, só compensa deixar uma lâmpada economizadora ligada se nos ausentarmos menos de 6 segundos mais já é desperdício, nas florescentes é cerca de 30 segundos…).

    E poupem a água também…

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    “Sabem de algum truque diferente?”

    Sei 3:

    1º – o Pplware permitir que o utilizador que escreveu um comentário possa subscrever a notificação de novos comentários não só usando o “Notifique-me de comentários seguintes por e-mail.” mas também subscrevendo a notificação apenas dos comentários que são uma resposta aos comentários deste utilizador (gasta-se menos tempo e, por isso, energia a ver os e-mails);

    2º – eu tenho uma tomada com interruptor luminoso à qual a televisão LCD está ligada. A televisão nunca chega a estar em stand-by, porque eu desligo-a sempre neste interruptor;

    3º – deitar-me cedo: assim não gasto tanta energia com iluminação já que de dia não preciso de ter as luzes ligadas.

    1. Avatar de Jose Simoes
      Jose Simoes

      “eu tenho uma tomada com interruptor luminoso à qual a televisão LCD está ligada. A televisão nunca chega a estar em stand-by, porque eu desligo-a sempre neste interruptor”

      Esse comportamento é aconselhado no manual??? Tenho uma TV na qual o manual dizia exactamente que esse comportamento, repetidamente, danificava a TV.

      Não se poupe nos cêntimos e gaste nos euros.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Não danifica nada.

        1. Avatar de Jose Simoes
          Jose Simoes

          Como sabes?

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Se danificasse, com as vezes que já a desliguei e voltei a ligar de certeza que já estava estragada e não está.

  6. Avatar de Emannxx

    Pessoalmente não tenho “muito” cuidado com a energia gasta pelo meu computador, no entanto, é exactamente o contrário em relação a televisões, lâmpadas e outros equipamentos (electrodomésticos ou “informáticos” (é essa a palavra não é?! =? )

    São imensas as vezes que dão por mim a berrar cá por casa a dizer para apagarem a luz, ou televisão do andar de baixo quando não está lá ninguém etc…

    Em relação a deixar o computador ligado ou desligado… eu desligo, e acho que é o mais lógico a fazer… pelo simples facto de que se está ligado, está a gastar. Não acho que o elevado processamento do boot consiga gastar a energia que se gastaria ao fim de 8h (ou mais) em idle (mesmo com tudo desligado). E assim também poupo nos componentes do PC.. Sim eu sei que o ligar e desligar é o que desgasta mais, mas o estar ligado constantemente também não faz la muito bem pois não?

    Enfim… faço os possíveis para poupar, pois além de ser o meu futuro, será o futuro da próxima geração.

    1. Avatar de Emannxx

      [continuação do comentário anterior, cliquei por engano no publicar]

      *será o futuro da próxima geração que está em causa.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      “Sim eu sei que o ligar e desligar é o que desgasta mais”

      Isso é um mito.

  7. Avatar de zepedro
    zepedro

    Impossível Pedro Poeta! Deve compensar o computador ligado se não o formos utilizar talvez durante uns 5-7 minutos. Agora 8 horas??? Absurdo.
    Em relação aos truques, há que considerar o Blackle e um outro site de pesquisa, o Ecosia.
    Sem falar no facto de os portáteis serem bem mais eficazes a nível de consumo do que os computadores de secretária.

    1. Avatar de Pedro Diogo

      Só quero dizer que o Blacke só produz efeito em monitores CRT, porque os mais actuais consomem tanta energia com cor branca como preta. O ecosia é melhor em termos energéticos, mas não traz resultados da Google…

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Eu uso o Ecosia há já algum tempo. Atenção que o Blackle só permite poupar energia se o monitor for CRT, porque se for LCD o Blackle pode até consumir ligeiramente mais do que o Google.

  8. Avatar de Docontra
    Docontra

    As pessoas vão atrás de qualquer balela, esqueceram-se que no inicio do século XX, Nicola Tesla inventou e provou que tinha meios para produzir e distribuir energia sem fios e gratuita para toda a Humanidade. Esse era o seu sonho. Infelizmente, a ganância dos “poderosos” impôs-se e fizeram-nos crer que não existem “almoços grátis”. Na realidade, as pessoas não fazem a mínima ideia do quanto são manipuladas. Se soubessem quantos inventos foram afastados do conhecimento público, só porque não serviam os interesses do capitalismo?!
    Disseram-nos que temos de poupar, porque não há alternativas e até fizeram leis para que isso fique bem claro… Eu podia continuar a falar de certas coisas, mas as pessoas não gostam de ouvir a verdade, a mentira é mais apelativa. É por isso que estão sempre a eleger os mesmo ladrões, quero dizer, políticos!

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        1:49:39!? Nunca na vida verei esse vídeo.

    1. Avatar de Jose Simoes
      Jose Simoes

      As ideias do Tesla não funcionam na prática. E as ideias a que se referem dizem respeito à distribuição e não à produção.

      Tanta a gente a queixar-se dos perigos da radiação dos telemóveis e das linhas de alta tensão. O esquema do Tesla seria várias ordens de grandeza maior. Claro que no tempo do Tesla ainda não se falava muito do perigo da radiação.

      A energia perdida na transmissão seria colossal, ora com o preço a que ela está, quem a iria pagar? E qual a pégada de carbono que ela iria criar? Claro que no tempo do Tesla esses problemas não eram muito importante, o petróleo era abundante e havia energia muito barata nas cataratas dos niagara, o problema era para ele, o transporte (e foi nisso que ele bateu o Edison, talvez estivessemos melhor se tivesse sido ao contrário, mas tal não era compatível com a tecnologia da altura).

      Ou talvez seja tudo uma conspiração dos cinzentos e a gente viva na matrix. Eu bem vi o Elvis ontem disfarçado de motorista da carris no metro. Ora carris no metro, estão a ver…

      1. Avatar de Docontra
        Docontra

        Parece-me que não viste o filme supra-mencionado!
        A questão, é que a energia está em todo o lado…
        Falaste dos cinzentos… devias de ter visto o filme “Momo” de Michael End e aí ias perceber o “buraco” em que estás metido.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Eu gosto! Conte lá!

  9. Avatar de DoContraTambém
    DoContraTambém

    Comentário mais correcto e mais INTELIGENTE de todo o post!

    Abram os olhos, pois já devíamos estar TODOS cansados e fartos da areia que nos atiram para os olhos…Não são os políticos que mandam, mas sim esse “Governo Mundial” que manda no mundo inteiro…

    Só o facto de:

    “10% da população mundial deter 90% da riqueza” devia ser algo a pensar…mas nem toda a gente quer saber, ou ninguém! É por isso que estamos como estamos, não porque não poupámos…Se em 69 fomos à Lua, imaginem ou esforcem-se por pensar no nível de desenvolvimento tecnológico que já existia na altura, quanto mais 41 anos depois………O que nós não sabemos!

    PS: Por fim, sabem qual a resposta a posts como o “DoContra” e o meu? “Teorias da conspiração, só teorias da conspiração…” E assim vai o nosso Mundo, iludido e ridículo…Pobres a lutar pelos interesses dos ricos e ainda se acham com razão xD

    Cumps

    1. Avatar de Docontra
      Docontra

      Obrigado pelo elogio. Já comentei muitas vezes neste Blog, com outros nomes… mas é a primeira vez que sou tão bem compreendido. Acho que já posso derrotar o Sócrates:)
      De facto, a maioria das pessoas andam muito apáticas, ou como diriam os nossos irmãos brasileiros, emburrizadas. Para exemplificar o que pretendo dizer, vejam o que a religião pode fazer às pessoas: http://www.arcodavelha.eu/insolito/refrigerante-de-urina-de-vaca-sim-existe-na-india/
      Apesar disso, tenho esperança, porque graças à Internet, tenho visto que há cada vez mais pessoas a abrirem os olhos. A verdade não está lá fora, mas mesmo à frente do nosso nariz.
      Na verdade, não existem teorias da conspiração como referiu o José Simões, mas existem conspirações, sempre existiram, e ao negá-las está-se a conspirar também.
      Os serviços básicos ao cidadão (Saúde, Educação, Justiça, etc), deviam ser gratuitos, afinal é para isso que pagamos tantos impostos. No entanto, estamos a pagar a “cangalheiros” para nos enterrar vivos.
      Como é sabido de quem tem a pestana aberta, os “cangalheiros” usam muitas artimanhas para nos manipular, tais como: Religião, Futebol, Fado, armas nucleares, terrorismo, etc. Manipulam-nos à tanto tempo, que já não conseguimos acreditar na verdade, quem realmente somos. Lembram-se de “Star Wars”? Lembram como é que Anakin Skywalker transformou-se em Darth Vader? Foi o medo que o atraiu para o lado negro, sim, é esse mesmo medo que nos mantém presos aquilo a que chamamos de realidade. Não confundam com Matrix.

  10. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    O problema é que quem dá estas ideias sabe trabalhar com o exel mas desconhece completamente a realidade, sobre apenas sabe dizer umas banalidades.

    Sempre que possível faço umas perguntas e nunca me respondem.

    por exemplo:

    (1) Uso lâmpadas “economizadoras”. Quando uma se funde como consigo descobrir uma nova que caiba no local onde estava a anterior. Nunca encontro nenhuma com o mesmo tamanho e forma. Como resolver este assunto.Será que isso é um truque das multinacionais para nos obrigar a comprar lâmpadas que não iremos usar, o que explica porque as embalagens são seladas para dificultar serem devolvidas? De momento tenho uma gaveta cheia desse tipo de lâmpadas, nunca usadas.

    (2) Garrafas de água. Boa ideia ter garrafas metálicas e ir enchendo de água da torneira. Quais os cuidados de limpeza higiene a ter? Há algum tipo de certificação para este tipo de garrafa?

  11. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    Há uma situação que ainda não entendi e se houver alguém com conhecimento seria bom, com tanta dicção dos moinhos eólicos, que supostamente reduz a produção de energia tradicional poluente, etc.
    Porque raio os custos estão constantemente aumentar ? Não seria suposto uma redução?
    Sendo que os moinhos estão alimentar já grande parte das regiões.

    1. Avatar de Jose Simoes
      Jose Simoes

      o que aumenta é o preço

      preço=custos+lucro

      1. Avatar de Samuel Gomes
        Samuel Gomes

        Eu falo em custos para nós utilizadores finais, não os custos da empresa.

        1. Avatar de Marcelo Ribeiro
          Marcelo Ribeiro

          Quem é que paga os custos da empresa?

          1. Avatar de Samuel Gomes
            Samuel Gomes

            Nós claro, isso é obvio. Mas os custos aumentaram com a produção dos moinhos eólicos? Então mas se é com recursos naturais como é que a produção aumentou?

          2. Avatar de Marcelo Ribeiro
            Marcelo Ribeiro

            @Samuel Gomes

            A energia é limpa, mas os moinhos são caríssimos. A produção aumentou porque os moinhos não estão a substituir. Estão a complementar.

          3. Avatar de francisco
            francisco

            e a não esquecer que a energia é paga aos produtores de forma bonificada. por quem? por nós.
            Já para não falar dos Produtores em Regime Especial que são empresas com co-geração que recebem quase tanto dinheiro pela produção de energia como da própria produção.
            No caso das eólicas o vento não se paga mas existem muitos custos associados, como os equipamentos, as linhas de transmissão, as rendas aos municípios e o custo de ter a capacidade de produção dessa energia noutra central, pois se o vento parar, outra tem que a substituir (daí as novas barragens a caminho).

  12. Avatar de dc
    dc

    Aqui pelos meus lados, a solução adoptada para poupar energia foi:

    – Substituir o Desktop pelo Portátil, tinha um Desktop cheio de ventoinhas e luzinhas, enfim… Modding! e mudei para o meu portátil… Perdi muito poder de processamento, mas no final deu para poupar muita energia. O Portátil dispõe também de perfis de energia, sendo que quando navego na Internet está sempre em Modo Poupança, já quando trabalho em Edição de Imagem ou vejo um Filme em HD, vai para alto desempenho. Isto permite-me poupar energia e recursos, pois o processador não é puxado ao máximo para navegar na Internet.

    – LED! Troca de algumas lâmpadas, mesmo as chamadas lâmpadas economizadoras por LED! Aqui nota-se poupança, mas ao mesmo tempo foi feito investimento, porque as lâmpadas estão caras! Não iluminam com a mesma profundidade que uma lâmpada normal, mas chega perfeitamente para ver, e espero que nos próximos meses a factura continue a reduzir…

    – Aquecimentos, NOT! Tudo o que seja aquecimentos a óleo e termo-ventiladores… foi literalmente banido, só se usa o aquecimento da casa de banho ou da cozinha, que são espaços bastante frios no Inverno! O resto… tem a mantinha ou o robe! Parece que o pessoal anda todo num Lar de Idosos xD Mas acreditem, é confortável, não apanhamos aqueles choques térmicos de sair de uma divisão da casa onde estava o aquecimento e passar para outra gelada e acima de tudo, poupamos muita energia no Inverno!

    – Forno! Quando se faz cozinhados aqui em casa e se usa o Forno, no Inverno, quando acaba de cozinhar, tem se por habito deixar o mesmo aberto para expelir o calor para a área da cozinha, assim poupa-se mais um bocado no aquecedor, e fica sempre um cheirinho agradável na cozinha que abre o apetite!

    – Relativamente ao carro, tenho por hábito desligar o mesmo nalguns cruzamentos em Lisboa, quando sei que fico parado mais de 2min, ou nalgumas descidas em plena A5 onde há muito transito e é só ir travando… Nas descidas também é tirar o pé do acelerador… Até porque não vale a pena ir a acelerar muito, quantas vezes não me passam Audis e BMWs a velocidades loucas e depois me encontro com eles no semáforo X ou Y, enfim… eu fui nas calmas e eles só chegaram mais depressa aquilo que chamo, SECA de transito! Na cidade não compensa ter pressa mas sim paciência.

    De resto… poupar aguar… não ter agua corrente no banho, se temos frio, fazer uns exercícios de aquecimento, faz bem e é para o músculo não enferrujar! E a lavar os dentes também não ter agua corrente.

    Quanto a desligar equipamentos… Há coisas que não desligo da corrente, prefiro o Stand-By, se ele existe é por algum motivo e há coisas que gosto tirar a comodidade que me oferecem, e a TV é uma delas… Se estou deitado, não me apetece levantar para ligar a mesma! Mas poupo aqui e gasto ali… Pronto!

    1. Avatar de Jose Simoes
      Jose Simoes

      “Substituir o Desktop pelo Portátil”

      Os portáteis duram em média metade do tempo dos desktops. O seu arranjo também é mais cara. Isso custa dinheiro/energia.

      Os elementos das baterias são raros, poluentes, e gastam muita energia ao serem fabricados.

      Não estou certo que seja uma boa escolha do ponto de vista da energia.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        “Os portáteis duram em média metade do tempo dos desktops.”

        Tem alguma fonte que corrobore essa informação?

  13. Avatar de Eradication
    Eradication

    Típico do nosso país.Cinismo social , aposto que quase ninguém que postou em relação a esta noticia liga ao consumo de energia e muito menos preocupa-se com tal.Mas fica bem comentar e fazer de conta.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Ei, que filme…

  14. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Uma dica para poupar energia.

    Levantar às 06:00 e ir de carro para o emprego. Se possível saio às 16:00. A essas horas gasto menos no combustível que o preço do bilhete dos transportes. E poupo tempo e combustível.

    No meu emprego posso entrar às 07:00.

    Noutra versão acordo ás 09:30 e regresso às 22:00.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida que é uma excelente solução… quem pode sem margem para dúvidas que fica a ganhar. Assim como aqueles que podem fazer o trabalho a partir de casa, há muitas formas que até seriam interessante para poupar energia.

  15. Avatar de Okapi
    Okapi

    No que se refere a energia eu fui habituado a não desperdiçar e sempre a procurar por soluções como poupar ainda mais desde a simples lampada até ao electrodomestico. O ano passado entusiasmei-me e comprei o Intellipanel e podem querer que vale todos os centimos que dei por ele. Pagou-se a ele próprio. Na minha secretária e divisões mais pequenas da casa uso lampadas de Leds a gastarem 1W cada.
    Esta é a minha sugestão e aprovado

    http://www.oneclickpower.com/store/gbu0-prodshow/CSIMP205.html

  16. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não queria dizer “crer” no lugar de “querer”?

  17. Avatar de Numa
    Numa

    uma maneira de poupar energia é usar lampadas incandescentes em vez de lampadas fluroscentes nos comutadores de escada pois as ditas “luzes economicas” gastam muito mais eletricidade.

    1. Avatar de Afavor
      Afavor

      Já cheguei a essa conclusão, mas coloquei lâmpadas de halogéneo, pois poupam cerca de 25%. Refiro-me a umas com o mesmo formato das incandescentes.

  18. Avatar de Docontra
    Docontra

    Querem mesmo poupar nos vossos carros? Acho que ouvi alguns sins…
    Ok, aqui vai disto: http://vieiradeleiria.olx.pt/poupe-combustivel-gerador-de-hidrogenio-hho-sistema-revolucionario-iid-13779432

    Já agora, procurem no Google e por HHO. Não acreditam? Experimentem!
    Mas imaginemos que estão fartos de poupar e querem mandar a EDP dar uma volta, então construam o vosso próprio gerador. Já alguma vez brincaram com imans? Aqui vai disto: http://www.youtube.com/watch?v=PFGiWiXMHn0

    Só vos peço que não me respondam com desculpas idiotas: as leis da termodinâmica não permitem, isso é moto-continuo, é impossível.
    “Just do it”! Experimentem. Há tantos jovens engenheiros, juntem-se e experimentem sem desistir, podem ficar surpreendidos…

    1. Avatar de Jose Simoes
      Jose Simoes

      “Experimentem”

      Já experimentaste tu? alguém que conheces pessoalmente???

      Se as pessoas se pusessem a experimentar todos os disparates e a testar todas as fraudes que se encontra na internet, não faziam mais nada.

      1. Avatar de Docontra
        Docontra

        Sim, alguns anos atrás experimentei e acredita que funciona, mas recebi ameaças se continuasse com aquilo e tive que parar. Não sei como é que descobriram, talvez por ter pesquisado na Net…
        De facto, há muitos disparates na Net, mas como disse, experimenta. Só assim saberá a verdade.

        1. Avatar de Jose Simoes
          Jose Simoes

          Devias ter feito queixa enviado cartas para os jornais, etc.

          Não se pode experimentar tudo…

          E eu até investigo bem esses assuntos, embora por outros motivos. Se fosse pelas pesquisas na net já tinha um batalhão à porta de casa.

          1. Avatar de Docontra
            Docontra

            Não é assim tão linear… os Media estão do lado dos capitalistas. Já foi há alguns anos. De momento não tenho condições técnicas para desenvolver esses protótipos, pois vivo num apartamento. Por isso é que eu peço que alguém com meios técnicos faça essas experiências.

  19. Avatar de Jaime Almeida
    Jaime Almeida

    Isto é o resultado de uma “boa” educação. É preferível deixar o pc ligado a noite toda ao invés de esperar 2 minutos para este se ligar e ficar disponível para trabalhar.

    É absurda a diferença de preço, e ao fim de 3/4 anos (vida útil de um pc tendo em conta a evolução tecnológica), os 5 a 20 euros por mês que se podem poupar (dependendo nos requisitos da maquina) fazem perto de 700€ o que chega para comprar um pc moderno na altura, mais eficiente, e mais produtivo. Já para não falar do próprio desgaste das maquinas (sim as maquinas desgastam-se, estou a falar dos discos rígidos).

    Vivemos numa sociedade extremamente consumista sem que se preocupem com o dia de amanhã.

    Educação é o que este povo precisa!