Soul? O futuro das aplicações para iPhone?

7 Comentários

Os Sábados são os melhores dias da semana para podermos descansar o corpo. Mas como sabemos que têm mentes activas temos de vos apresentar mais um vídeo e um tema para discussão.

Hoje resolvemos apresentar um vídeo que é um pouco diferente do habitual, mas que levanta uma questão pertinente. Vejam então o vídeo e mais abaixo lançamos a discussão.


O vídeo, como puderam ver, apresenta uma aplicação para iPhone e com ela podemos controlar o nosso carro e fazer dele o nosso centro de recreio. Naturalmente que é apenas uma brincadeira que a Kia apresentou para publicitar um dos seus carros. Se olharmos este vídeo por outro prisma fica levantada uma questão importante e sem resposta. Será esse o futuro das aplicações dos equipamentos móveis? Será que a interacção que temos actualmente com eles caminha para o sentido da aplicação apresentada no vídeo?

Cada vez mais os nossos telefones estão a deixar de ser simples equipamentos onde podemos fazer e receber chamadas para se tornarem uma extensão (ou substituição) das nossas mentes e dos nossos PC’s.

Conseguimos com eles aceder à Internet, recolher e partilhar informação e até, fazer quase tudo o que fazemos nos PC’s. Com a melhoria das capacidades de processamento e apresentação da informação começa a criar-se caminho para outros tipos de aplicações que vão permitir uma maior interacção destes com o seu utilizador.

Vão os telefones evoluir para uma posição e situação em que deixamos de estar dependentes dos operadores e passamos a ter uma presença constante na Web e ai trocamos as nossas mensagens e fazemos as nossas comunicações?

E quanto à interacção desses sistemas com o meio que os rodeia? Será que a evolução é tornar o nosso telemóvel parte (quase integrante) de nós e com ele vamos conseguir relacionarmo-nos com os objectos? Realidades como a uma identificação de um utilizador apenas com a presença do telefone ou a dispensa de dinheiro pois o telefone “assume” a despesa estão assim tão distantes?

Existem muitos trabalhos nesta área e soluções muito interessantes estarão para aparecer. Mas quando?

Questão final e para comentarem. Este tipo de equipamentos, que foram originalmente criados para fazer e receber chamadas, têm vindo a amadurecer e a tornarem-se autênticos centros de recreio ou escritórios móveis. Será que a evolução é a interacção com os outros objectos? Vamos poder controlar o nosso automóvel através do nosso iPhone? E vamos conseguir controlar a climatização da nossa casa com o nosso Android? Haverá um limite para estes dispositivos móveis? Poderemos um dia, num futuro próxim, ter o controlo do que nos rodeia ao alcance de um click no smartphone?

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de johnito
    johnito

    Penso que é a evolução natural, porque é temos que andar com o comando para abrir o portão garagem, chave para o carro, com n cartões na carteira (ja existe uma aplicação em que podemos inserir todos os nosso cartões no Iphone) e por aí adiante. è claro que alguém com más intenções se apoderar desse “futuro-mais-que-provavel” smartphone terá controle da nossa vida. No entanto é como todas as novas invenções tem o lado positivo e o lado negativo.

    1. Avatar de cacaK

      bom Post

      Relembro que ja anda ai o Ndrive v10 Mapa para iphone ,PDA windows mobile, android e symbian Gratis ate Agosto …

      em ppctuga.net ou ndrive.com

      cumprimentos

      1. Avatar de jmtdstoc

        Por falar em nDrive, alguém sabe porque é que TODAS as aplicações nDrive desapareceram da Apple App Store???

        Estou confuso e curioso!?

  2. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Parabéns pelo artigo, está muito bem escrito e leva-nos a reflectir sobre o futuro dos telemóveis.
    Eu diria que daqui por 5 ou 10 anos, poder-se-á dizer que os telemóveis se chamarão outra coisa qualquer e que 90% da sua utilização terá a ver com a interacção com os objectos que nos rodeiam, desde o sistema de som do carro, passando pela televisão, internet, até ao controle de um simples micro-ondas. Numa parte ínfima da sua capacidade também darão para fazer chamadas, daí que serão cada vez menos “tele” de telefone e cada vez mais multifunções móveis.
    Por outro lado acredito que a evolução será ainda mais visível nos objectos com que vamos poder inter-agir dos que nos próprios “telemóveis”, que, neste momento, são um dos objectos que mais evolução têm sofrido, ao contrário de outros equipamentos que usamos diariamente de que é exemplo, o computador desktop que temos no trabalho que evoluiu muito em termos de capacidade de processamento, mas pouco enquanto “objecto”.
    Bom fim de semana a todos

  3. Avatar de mmick
    mmick

    Eu acredito que a evoluçao é esta e que a tecnologia nao controla nada da nossa vida porque é perfeitamente possível nao utilizá-la, é possível nao ter facebook/twitter, etc e ter uma vida perfeitamente comúm.
    A verdade é que quem gostar de tecnologia ela hoje pode facilitar-nos imenso a vida e cada vez é mais versátil. Nós (dentro do razoável) podemos ir aos sitios a pé ou ir de carro com mudanças automáticas (8 ou 80) e ainda assim escolher um ou outro.
    O grande problema é ainda a fragmentaçao: há apps que funcionam em iPhone, outras em Android, outras em ambos, outras só em Symbian, etc.
    O curioso é que ainda a única plataforma que permite uma grande uniao (infelizmente o iPhone nao suporta directamente) é o JAVA em que 1 app pode funcionar em diferentes SO com cambios mínimos.

    Venham elas (apps), que nos facilitem a vida e que nos deixem controlar a casa, carro, cao, mulher… LOLOL

  4. Avatar de michi
    michi

    Já “estou a ver” americanos a atropelar pessoal com iphones só para aparecerem nas noticias ou então quem entrar num iphone alheio!

  5. Avatar de Pedro Mariz
    Pedro Mariz

    NO YouTube tem montes de vídeos de carros controlados por iPhone e iPod