Sintel – Uma Obra-Prima do Open Source

24 Comentários

Depois de Elephants DreamBig Buck Bunny eis que surge mais uma obra prima de animação livre.

Desta vez o título é Sintel. O filme foi apresentado a 27 de Setembro, em Utrecht no Netherlands Film Festival. O Sintel é um pequeno filme independente iniciado pela Blender Foundation, como forma de ajudar a desenvolver e divulgar a suite de criação 3D de carácter open source designado por Blender.

As verbas iniciais foram dadas por 1000 donativos via a comunidade da internet, fica provado, mais uma vez a viabilidade do modelo de desenvolvimento dualista, a tecnologia 3D e os filmes de animação independentes. Este filme de animação com 15 minutos foi realizado no estúdio do Amsterdam Blender Institute, por uma equipa internacional de artistas e programadores.


A história
O protagonista é uma jovem heroína, chamada Sintel que procura um bébé dragão, ao qual ela chama Scales. Um flashback revela que Sintel encontra Scales com a sua asa lesionada e ela trata-o, criando uma forte ligação emocional.

Quando a asa já está recuperada e Scales já consegue voar, Scales é apanhado por por um dragão adulto. Sintel embarca numa aventura para resguardar Scales, efrentando animais e guerreiros, ao longo do seu caminho.

Ela eventualmente encontra um dragão adulto com um dragão bébé, o qual pensa ser Scales. O dragão adulto descobre-a e ataca Sintel, mas hesita em matá-la. Sintel enfrenta o dragão adulto, e reconhece a cicatriz na sua asa, e apercebe-se que é Scales e que ela própria envelheceu consideravelmente.

Sintel é uma aventura pelo mundo dos softwares 3D onde o código aberto oferece funcionalidades completas para modelagem, renderização, animação, pós-produção, criação e visualização de conteúdo 3D interactivos. É um excelente trabalho que foi financiado em grande parte por doações da própria comunidade e noutra parte por empresas ligadas ao ramo.

Está disponível para download através de vários formatos e tamanhos.

Download: Sintel
Homepage: Sintel

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dr. Orly
    Dr. Orly

    Sim senhor, estamos a evoluir.

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      Como fizeste essa pagina?

      1. Avatar de jose

        da me algum contacto teu

        1. Avatar de Tony Silva
          Tony Silva

          Já consegui editar o html. Eu é que sou nabiça às vezes. Obrigado na mesma.

  2. Avatar de Bills
    Bills

    asa lesionada, mas que lol

  3. Avatar de kekes
    kekes

    Está muito bom mas tem muitas falhas tecnicas, alias mesmo uma produção com tanto apoio como esta se não tiver $$$ não consegue ultrapassar certos obstaculos.

    1. Avatar de s-k
      s-k

      O $$$ doado não é assim tanto.

      Render Farm num WC, e servidores em “gavetas” LOL. http://www.youtube.com/watch?v=fMJXiOF9MGM&t=6m20s

      Com os meios, e com o orçamento que eles tinham disponível, eles fizeram o impossível. 🙂

      O Blender não para de surpreender
      http://www.youtube.com/watch?v=BUA8TMno3aE

    2. Avatar de TopPlus
      TopPlus

      falhas técnicas….

      Por exemplo?

  4. Avatar de Wilson Silva
    Wilson Silva

    É triste mas está muito bom. Pensei que o filme só saísse com a versão 2.55 final do Blender.

  5. Avatar de Gabriel Rodrigues
    Gabriel Rodrigues

    Esta muito fixe o filme é pena é ser so de 15 minutos!

  6. Avatar de Hélder
    Hélder

    Lindo, muito bom mesmo. Foi a primeira qvvez que vi este tipo de “filme” e posso dizer que a 1ª impressão foi 5*.

    O final foi um pouco imprevisto mas muito bem feito.

    Gostava de o ver mais elaborado e melhorado no cinema.

    Abraço

  7. Avatar de The STK
    The STK

    Gostei bastante, está muito porreiro.

  8. Avatar de Shadowk1ller

    Está muito bom, já tinha chegado a ver a cerca de 3 ou 4 meses na secção FullHD no youtube quando isso ainda era novidade por aqueles lados…está muito bom, aconselho!

  9. Avatar de Renato Sousa

    muito bom. fui um dos “financiadores” ao fazer a pré-reserva do DVD.
    vou fazendo umas coisitas em Blender aqui ficam os meus votos para 2011:
    http://www.youtube.com/watch?v=knt_TD8l7Pw

  10. Avatar de Kaian
    Kaian

    Parabens a todos que contribuiram pra fazer desse projeto ser uma realidade.

  11. Avatar de Silva Pacita
    Silva Pacita

    parece ser muito bom, vou vê-lo 🙂

  12. Avatar de João
    João

    Adorei o filme embora um bocado triste, deviam fazer uma continuação porque aquilo não foi bem um final.

  13. Avatar de RCS
    RCS

    Também gostei bastante de ver o filme.

    Boa qualidade.

    Só é pena ser uma curta e não um filme “completo”.

  14. Avatar de André

    Graficamente parece estar espantoso. Vamos ver se é competente nos outros capítulos.

  15. Avatar de donkeykid
    donkeykid

    Desculpem a pergunta de um maçarico…
    Há legendas?

    1. Avatar de donkeykid
      donkeykid

      Desculpem a ignorancia… afinal estão lá…