Cuidado, a Netflix anda de olho em quem partilha passwords e contas

33 Comentários

Os serviços de streaming, como o Netflix, chegaram em força e hoje dominam de forma total o mercado. São cada vez menos os consumidores que optam pelos meios tradicionais para ver televisão ou ouvir música.

Claro que muitos querem poder partilhar as suas contas aliviando o valor a ser pago e permitindo que vários possam ter acesso a estes serviços. A Netflix sabe desta situação e está a monitorizar ativamente quem o faz. Vamos em breve ter mudanças neste serviço?

Netflix passwords partilha contas utilizadores

A Netflix está de olho na partilha de contas

Todos conhecem a forma simples como pode ser feita uma partilha de uma conta do Netflix. Basta ter uma conta que permite o acesso a vários dispositivos para que rapidamente 3 pessoas possam partilhar um acesso e uma conta.

Esta prática tem muitos anos e parece ser algo instituído entre os utilizadores. A Netflix tem tentado ao longo dos anos interromper este hábito, mas não o tem conseguido fazer de forma efetiva.

Este cenário pode em breve alterar-se, uma vez que a empresa admitiu que está a monitorizar ativamente a partilha de contas. Foi o CPO da empresa, Greg Peters, que revelou esta nova posição na apresentação trimestral de contas da empresa.

Medidas para utilizadores usarem as mesmas passwords

Claro que esta não é apenas uma caça aos utilizadores que fazem esta partilha de passwords. O CPO do Netflix referiu que a empresa procura formas amigas do consumidor para evitar este processo. Estas podem passar por várias medidas.

A Netflix pode simplesmente optar por limitar o número de equipamentos associados ao serviço. Esta é uma prática usada por outros serviços e parece estar a revelar-se justa e equilibrada para todos.

Mesmo com estas declarações, os utilizadores não se devem para já preocupar com esta monitorização. Dessa maneira, a Netflix não deve por agora tomar medidas contra os utilizadores que partilham as suas paswords. No entanto, esta prática lesa a empresa e deverá um dia ser bloqueada.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sprint da net
    Sprint da net

    Simples
    Comprar 3 boxs, dividir com 2 amigos
    Fazer uma VPN em casa e ligar as boxs a essa VPN
    A conta nos 3 dispositivos vai pelo mesmo IP

    1. Avatar de security
      security

      Como fizeste um sprint, não deves ter lido a parte do “limitar o número de dispositivos”. Não preciso de dizer mais nada relativamente ao IP e à solução apresentada.

      Quanto ao bloqueio, se o fizerem, perdem vários clientes. Ou serão obrigados a baixarem o custo do plano. Simples. Não está no direito deles chefiar com quem partilhas a tua conta (se é que a partilhas). Se tiveres duas casas, vais ter 2 planos? Ridículo. são IP’s diferentes, já por aí …
      Eu por exemplo tenho 5 dispositivos. 2 TV, 1 iPad, 1 iPhone e 1 browser. Tenho a limitação de só poder ver 2 em simultâneo e isso aceito com todo o gosto e faz sentido. Tenho todo o direito de ter a netflix nos dispositivos que me dá jeito ver. Imagino famílias com criançada e por aí fora, rapidamente escala facilmente aos 7/8 dispositivos e múltiplos acessos – casa, café, escritório, casa do amigo, casa do primo, quarto da faculdade, etc.
      Agora se limitarem os dispositivos a número aceitável, fazendo uma média ponderada, tudo bem. Não digo que tenha de existir possibilidade de termos 50 dispositivos. Mas também não acho correto que tenhamos 4 ou 5.

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        a minha casa tem 4 tvs, 4 smartphones e 4 tablets…so faz sentido ter 2 dispositivos ligados ao mesmo tempo na tua cabeca….

        1. Avatar de mlopes
          mlopes

          talvez esteja na hora de a malta aí por casa começar a ler mais e a ver menos tv 😉

          1. Avatar de Miguel Porto
            Miguel Porto
        2. Avatar de Tapadas
          Tapadas

          São 12 pessoas? Se forem só 4, como vais ver em 3 dispositivos em simultaneo?

  2. Avatar de Tx2
    Tx2

    Acabar com a partilha de contas penso que é o mesmo que dizer adeus a mais de metade dos utilizadores do serviço, limitar cada perfil a 2 ou 3 dispositivos em que só pode estar 1 ativo parece me justo, para alem de arranjarem uma solução para partilhar a conta sem ter que estar a dar o email e a senha do dono dela.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Como se o preço fosse abusivo para veres tudo o que te apetece quando te apetece…

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        O problema não é o preço, mas sim o facto de não ser o que quero quando quero! Quantos mais serviços tem aparecido, mais serviços tens de ter subscritos para poderes ver o que queres quando queres. Pois nem tudo está no Netflix. E acredita que eu recorro aos torrents e sempre o farei, pois não vou subscrever 3bou mais serviços para ver as minhas séries ou filmes por causa dos”exclusivos”.

        Mas o pior e mesmo eles “serviços como o Netflix” não perceberem que a pirataria vai aumentar por cada novo serviço igual aparece. As pessoas querem ver o que lhes apetece, mas é de loucos ter de pagar por todos os serviços.

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        É bem abusivo quando comoara.os com o praticado noutros países com poder de compra igual ou superior ao nosso. Ou que tenham paridade de preços em todo o mundo, ou se suporta mente adaptam ao poder de compra, que adaptem mesmo

    2. Avatar de Joao Fernandes
      Joao Fernandes

      “limitar cada perfil a 2 ou 3 dispositivos em que só pode estar 1 ativo”
      Eu a ver uma série na sala, e a minha filha a ver outra no quarto, será que tenho de pagar por dois serviços de Netflix? Também não me parece justo…

      1. Avatar de Tx2
        Tx2

        Isto por Perfil, estas no teu perfil com 1 dispositivo ativo e a tua filha esta no perfil dela com o dispositivo ativo dela

  3. Avatar de David
    David

    Quando eles perceberem o tiro que deram nos pés, acho que já vai ser tarde. Não duvido que sejam as detentoras dos direitos a pressionar a Netflix para acabar com a “macacada” e eles não têm muita hipótese. Adeus Netflix… Foi bom enquanto durou.

    1. Avatar de Antonio Da Silva
      Antonio Da Silva

      As detentoras de direitos são o cancro, com a ganancia matam a galinha dos ovos de ouro deles.

  4. Avatar de José Pereira
    José Pereira

    Segundo os termos de utilização da Netflix:
    “O serviço Netflix e qualquer conteúdo visualizado através do serviço destinam-se apenas a uso pessoal e não comercial e não podem ser partilhados com pessoas fora da sua residência.”
    Com isto eles querem dizer uma conta apenas pode ser utilizada pelos vários membros do agregado familar, daí os vários perfis. Certamente que devem detetar determinados padrões: se à noite todos os perfis estiverem a utilizar ao mesmo tempo e estiverem sempre em localizações afastadas, não deverá ser dificil chegar à conclusão que não pertencem ao agregado 😛
    Ao aceitarem os termos de utilização, têm que estar preparados para as “consequências” caso não os cumpram

    1. Avatar de Rui Daniro
      Rui Daniro

      Por exemplo, se eu tiver 3 filhos e cada um estiver numa universidade longe da minha residência (Porto, Bragança e Faro), vou precisar de ter 4 contas? uma para mim e outra para cada um dos meus filhos? Não pertecem eles ao meu agregado familiar?

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      A malta passa então a fazer vaquinhas para pagar o Netflix só com malta do prédio

  5. Avatar de Antonio Da Silva
    Antonio Da Silva

    Só génios na netflix, dividam o preço por 5 e acabem com os perfis. Se querem bloquear ou limitar existe uma solução muito simples para o ZéTuga – Torrents.

    1. Avatar de Valter Pinho
      Valter Pinho

      Torrents esses que estão cada vez mais lentos por sinal! E além do mais..queres filmes de animação pra criançada falados em portugues de portugal…é difícil…que só encontras brasileirisses!

  6. Avatar de João
    João

    Eu tenho Netflix e Spotify nestas condições nas quais divido com outra pessoa. A situação é a seguinte : Ou aceitam que partilhe a conta com outra pessoa ( o que é diferente de partilhar com 7 ou 8 pessoas) ou então ao quererem ser gulosos, perdem tudo, pelo menos de mim. Era o que mais faltava nao poder ver em mais que um dispositivo ao mesmo tempo, ou só poder ver dentro da mesma rede doméstica. Era o fim do streaming. AInda há pouco aumentaram o preço, e se também por aí esticarem mais a corda, ela parte.

  7. Avatar de P
    P

    Será que o Marcelo já sabe disto?

  8. Avatar de Rafael Duque Da Mata
    Rafael Duque Da Mata

    Qualquer dia, és obrigado a dar acesso à camera para eles poderem ver quantas pessoas estão à frente da televisão. Se tiver mais que uma, bloqueiam!

    1. Avatar de Valter Pinho
      Valter Pinho

      Bolas, já não posso ver um filme romântico com a minha boneca insuflável!

  9. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Infelizmente esta questão dos multiplos players no mercado não traz vantagem nenhuma para os consumidores. E se não trouxer vantagens nenhumas (principalmente no rácio €/conteudo): bye bye subscrição, hello piracy. E de todos os serviços disponiveis, escolho estar fiel à minha carteira.

  10. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Cuidado, os utilizadores andam de olho em empresas que monitorizam quem partilha passwords e contas.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Estiveste muito bem agora!

    2. Avatar de Valter Pinho
      Valter Pinho

      Eu partilho o cartão multibanco com a minha mulher…será que quando ela vai ao talho, o homem do Supertalho lhe diz…”oh minha senhora..não pode pagar porque voce não é a detentora desse cartão..vá…vai la dar a curva..”

  11. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

    Melhor ainda, box android, et voila, filmes e séries sem fim, com excelente imagem e legendados.
    E não há limites de partilhas hihihi…

    1. Avatar de Valter Pinho
      Valter Pinho

      Diz me como…pergunto isso porque também tenho android box e tenho o Koddi com alguns plugins pra VOD e digo assim…só encontro series dubladas em brasileiro…esses brasileiros duma figa reproduzem se que nem cogumelos e tipo, queres meter o teu puto a ver desenhos animados…só falado em brasileiro…porque em português…é o diabo a quatro pra encontrar!

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se o serviço tiver autentificaçao de dois factores limita a partilha

  13. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    “São cada vez menos os consumidores que optam pelos meios tradicionais para ver televisão ou ouvir música.”

    Wrong… eu ainda continuo de maneira tradicional a ver televisão… e algo novo…? viva os torrents… nao digo mais…

  14. Avatar de Rui Jorge Martins
    Rui Jorge Martins

    Eu tenho quatro utilizadores registados na minha conta. Eu, os meus dois filhos que vivem com a mãe, portanto noutra casa, e o filho da minha mulher, que vive com o pai, portanto numa terceira casa. Obviamente que acedemos ao netflix de três IPs distintos mas de um mesmo agregado familiar. Aliás, optei pela subscrição mais cara exactamente por essa razão. Não entendo estar a cometer nenhuma ilegalidade e, no dia em que me impedirem de ter este modelo de subscrição é bem provável que desista da subscrição. O que é bem diferente de desistir de ver séries. Não creio que a Netflix fique a ganhar. Eu ficarei porque deixarei de ter uma despesa fixa mensal.

  15. Avatar de Waaaazzzzuuuppp
    Waaaazzzzuuuppp

    Disney+ fez um like neste post 😛