Três fantásticas alternativas ao Windows Media Center

43 Comentários

O Windows Media Center é uma das aplicações que permite gravar programas em HDTV, ver DVDs, ouvir música, ver fotografias, assistir a programas online, entre muitas outras funcionalidades, e que acompanha o sistema operativo da Microsoft já há largos anos, disponível para Windows Vista, Windows 7 e Windows 8.

No entanto, para quem não é apreciador deste centro de multimédia, existem outras opções muito interessantes e, neste artigo, vamos mostrar-lhe 3 dessas alternativas.

wmc


Kodi (antigo XBMC)

O primeiro centro multimédia que vamos falar neste artigo é o Kodi, ou como muitos ainda chamam, o XBMC.

Este centro multimédia foi criado originalmente para ser utilizado na consola de jogos Xbox, o que acabou por não acontecer. Contudo, isso não fez com que esta aplicação não chegasse ao topo, sendo mesmo uma das mais utilizadas actualmente como centro multimédia em todo o mundo.

Quanto às suas características, podemos dizer que são fantásticas, pois abrange uma grande variedade de sistemas operativos como Windows, Linux, Mac OS, iOS e Android, pode ser utilizado em conjunto com uma placa de TV, tanto para assistir a programas em directo, como também para poder gravar os seus programas favoritos.

Suporta ainda uma enorme variedade de formatos multimédia e tem um sistema de extensões muito interessante, dando-lhe acesso a serviços como o Youtube, Pandora, Hulu, entre muitos outros.

Kodi

Plex

O Plex é um centro multimédia baseado no XBMC e é também um dos mais utilizados em todo o mundo.

Com esta aplicação, será muito fácil transformar o computador lá de casa num servidor multimédia, funcionalidade fornecida através do Plex Media Server, e aceder aos seus conteúdos através do Plex Media Center. Sim, porque esta aplicação está dividida em duas vertentes, o Plex Media Server e o Plex Media Center.

Para além disso, poderá também utilizar a aplicação disponibilizada para Android e iOS de forma a transmitir os seus conteúdos para todos os seus dispositivos a partir do servidor central.

A única desvantagem em relação ao Kodi é que o Plex não suporta a funcionalidade de TV, quer seja para assistir em directo quer seja para fazer gravação de programas.

Plex

MediaPortal

No seu lançamento, o MediaPortal era totalmente derivado do XBMC, assim como outros centros multimédia, contudo, e entretanto, este centro multimédia foi totalmente reescrito.

Com uma interface muito interessante, esta excelente aplicação permite-lhe assistir TV em directo, fazer gravações dos seus programas favoritos, ouvir música, rádio, ver DVDs e Blu-ray e ainda assistir as suas fotografias.

Para além destas funcionalidades, esta suite tem ainda um excelente suporte de extensões, permitindo-lhe assim ter acesso a notícias, ao estado da meteorologia, feeds RSS, entre muitos outros, tornando-se numa excelente alternativa ao Windows Media Center.

MediaPortal

Que outras alternativas ao Windows Media Center aconselha?

Por Hugo Sousa para Pplware

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    Boas.

    Onde é que posso fazer download da apk do kodi (android) com o librtmp atualizado? Há algum local onde apareça sempre a última versão?
    É que no Minix Neo X5 mini não tenho root e dava jeito colocar logo a app pronta para tudo!
    Obrigado.

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      tens que actualizar manualmente, é a unica solução penso eu

      1. Avatar de Luis Braz
        Luis Braz

        Não, não é. Já existia o XBMC com o librtmp atualizado (cheguei a utilizar um apk que encontrei na net), por isso o kodi também deve existir, só não o estou é a encontrar! 🙂

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          xbmc-13.2-Gotham-armeabi-v7a_Mabs_Signed.30.08.201 4.apk depois por cima o kodi passa tudo do xbmc para o kodi

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        É preciso root…

        1. Avatar de Ricardo Sousa
          Ricardo Sousa

          O addon KodiTools (antigo XBMCTools) tem uma opção que te permite sacares o apk com o librtmp atualizado… n necessitas de root para nada!

          1. Avatar de Abílio
            Abílio

            Sai o XBMC 13.2, já testaste?

    2. Avatar de Abílio
      Abílio

      Tenho o XBMC 13.2

      https://mega.co.nz/#!KhoiwIRS!4tASXx97NdPZB-n0OPMrAhXUoSnUFwT0LlSgU5LPAx0

      Para o Kodi 14 é preciso root, mas é quase a mesma coisa.

  2. Avatar de tstones
    tstones

    Media Browser – mediabrowser.tv/

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Popcorn Time!

  4. Avatar de Br
    Br

    Deixei de utilizar o XBMC porque nao o consegui ligar a Apple TV.
    Utilizo o Plex e ate agora impecavel, facil de usar, rapido, sem problemas.
    A unica coisa contra e as legendas, como nao da para escolher qual, aquilo deve fazer o download da primeira e as vezes nao esta certa, tenho que ir ao servidor adicionar manualmente a lengenda.

  5. Avatar de Webix
    Webix

    Eu pessoalmente uso o Serviio.
    Não permite ver/gravar TV centrando-se mais na parte de servidor multimédia. Mas têm a vantagem de podermos aceder e assistir aos conteúdos através de uma interface web.

    Neste momento uso-o em casa onde a minha tv consegue ver através do DLNA toda a mídia presente no servidor.
    Uso-o fora de casa na minha tablete que têm o Serviio cliente e estabelece ligação através da internet para o servidor e me permite ver os conteúdos.

    Têm ainda a vantagem de poder adicionar fluxos RSS ou canais youtube e re-transmiti-los para os dispositivos.

    1. Avatar de SpeedyAlmeida
      SpeedyAlmeida

      Pois, eu também uso o Serviio há três anos mas agora apenas como backup. Desde que comprei um Android PC, utilizo o XBMC com biblioteca centralizada num servidor. Assim posso ver um filme na sala e continuar a ver no ponto onde parei em qualquer outro aparelho ( tablet p.ex ). Para além de que assim tenho toda a informação dos filmes inclusivé trailers.

      1. Avatar de Webix
        Webix

        Eu gosto bastante do XBMC, mas infelizmente tinha muitas limitações… nomeadamente ao nível das legendas:
        – Tens 2,3,4 legendas em linguas diferentes para o mesmo filme, e o XBMC só te via a primeira que detecta.
        – Não tinha acesso web com streaming.
        – O streaming através da Web não funcionava como deve ser.
        – E para terminar, na minha TV Samsung, por DLNA, os filmes brekavam constantemente e não conseguia seleccionar as legendas.

        O Serviio resolveu-me estes problemas todos… Só tenho 1 ponto negativo a apontar ao Serviio: Não é multi-user na interface web.

        1. Avatar de SpeedyAlmeida
          SpeedyAlmeida

          Pois, eu utilizo o XBMC apenas como cliente. Os filmes estão partilhados para a rede local num servidor Linux com o mysql para guardar a biblioteca. Nunca utilizei o XBMC como servidor. Mas a nível de cliente não tenho esse problema com as legendas pois permite-me escolher qual a legenda a visualizar.
          Em relação ao serviio ( utilizo desde a 0.5.2 ) quando uso é sempre em clientes DLNA ( TV e Leitor BD ) nunca usei a componente Web e assim fica-me com um aspecto bastante simples só com as capas ao contrário do XBMC que me mostra a informação completa do filme inclusive o trailer. Para além de que tem os addons que o complementam. O único problema que tenho com o XBMC ( que nem é dele o problema ) é ter que usar uma pen Android para ver na sala e esse SO dá-me bastantes dores de cabeça. Espero que as pens Windows baixem rapidamente de preço…

  6. Avatar de hhrocha000
    hhrocha000

    Kodi aka xbmc é o melhor mesmo, temos tudo lá…

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Sou fã do mediaportal à alguns anos! Tudo é personalizável. Muito bom.

  8. Avatar de Minhoca
    Minhoca

    kodi no ipad e um mimo..para quem n tem jailbreak use o infuse pro (10dolars) mas e basicamente um kodi sem jailbreak

    1. Avatar de nuno santos
      nuno santos

      lê legendas?
      dá para enviar para TV via DLNA ou chromecast?

  9. Avatar de Nuno Catarino
    Nuno Catarino

    Existe também o mythtv com a vertente servidor cliente.
    Para quem tem vários pcs em casa o melhor mesmo é optar por um que faça de servidor.

  10. Avatar de SpeedyAlmeida
    SpeedyAlmeida

    “…criado originalmente para ser utilizado na consola de jogos Xbox, o que acabou por não acontecer.”
    Não entendo esta afirmação. Pelo menos durante dois anos utilizei o XBMC na Xbox e na altura já tinha praticamente todas as funcionalidades que tem hoje. Era o melhor dashboard que havia para a consola.

  11. Avatar de João Afonso
    João Afonso

    plex no android + plex server no desktop pc (ontem tem todos os filmes e séries) + chromecast = perfeito

  12. Avatar de Miguel Ribeiro

    Para mim, XBMC sem dúvida.
    Não tenho necessidade de ter Servidor e tem milhões de Plugins, com tudo o que preciso.

  13. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    sem duvida o KODI(XBMC) é o mais completo, até porque é mais que um simples media center, é um gestor de bibliotecas
    Uso principalmente como gestor de bibliotecas, e para ver filmes, ouvir musica e jogar jogos
    tenho um comando da soudgraph que é bastante completo, embora não seja o melhor do mercado
    também é verdade que para customizar qualquer coisa no KODI(XBMC) são necessárias horas no forum à procura de respostas
    Já experimentei o MediaPortal e não gostei
    Nunca usei o PLEX

  14. Avatar de Joaquin
    Joaquin

    Vergonha o android ser o unico SO que nem mediacenter tem, no ipad usono infuse pro e sem roots!

  15. Avatar de irlm
    irlm

    também existe media server via browser como o logitech media server.

    http://www.mysqueezebox.com/download

  16. Avatar de paulex
    paulex

    Desafio: Kodi para a SmartTV da Samsung! Isso sim era “smart”

  17. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boas,

    Como fazer AirPlay, incluindo as legendas?

    Obrigado

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Para usar o AirPlay os seus filmes devem estar em formato M4V ou MP4, com as legendas devidamente inseridas nesse arquivo. Para fazer isso use o Handbrake.

      Depois que seus filmes estão prontos, coloque-os no iTunes (ou no dispositivo Apple) e inicie os filmes direcionando os mesmos para o seu AppleTV.

    2. Avatar de Webix
      Webix

      Não fazes.
      O DLNA do airplay não transmite a legenda no código xml.

      1. Avatar de Sérgio
  18. Avatar de gdfgd

    para que alternativas ao melhor que há?

  19. Avatar de hilario ferreira
    hilario ferreira

    Boas:

    O KODI (xbmc) é bom mas o plex é ainda melhor.

    Aliás para ver a nossa biblioteca onde quer que estejamos é o mais simples.Acho que o XBMC não dá para ver fora da nossa rede.

  20. Avatar de nuno santos
    nuno santos

    é possível reproduzir divx, mkv iPad(local ou NAS) e XBMC e enviar para chromecast?

  21. Avatar de ze
    ze

    pessoal para actualizarem o (librtmp) no windows ou no android existe um addon chamado xbmc tools que pertence ao repositorio (anonimos) no android tem de ter o root no windows e preciso arrancar o xbmc (kodi) em modo administrador

    1. Avatar de Nuno Nascimento

      Ola Ze como e que eu arranco como servidor no kodi???nao sei como o fazer….

  22. Avatar de Nuno Pereira
    Nuno Pereira

    Esqueceu-se do cliente Plex para windows modern app, windows phone e xbox…

  23. Avatar de Fábio Ferreira
    Fábio Ferreira

    Existe ainda o Movian (antigo Showtime), https://movian.tv/, não oferece tantos addons como o Kodi mas tem como forte o desempenho e uma interface mais simples de usar.
    Existe atualmente para Linux, Mac OS X, Raspberry Pi e Playstation 3.

  24. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Resumindo: Kodi e derivados…