Netflix: o bom e o mau da partilha de contas

42 Comentários

Os serviços de streaming de vídeo são hoje amplamente aceites pelos consumidores. Assistir a grandes títulos do cinema e das séries de TV, a grandes documentários, está à distância de uma app no PC, na TV, no smartphone ou no tablet.

Evidentemente, que a mensalidade associada tende a afastar utilizadores ou a gerar grupos de partilha (ou roubo) de contas. Este último é um cenário que poderá estar a prejudicar a empresa… mas será mesmo assim tão mau?


Estará a Netflix a perder 192 milhões de dólares por mês?

Um recente estudo da CordCutting.com revela que, atualmente, 1 em cada 5 pessoas que assiste a Netflix, Hulu ou Amazon, recorre à conta de outra pessoa para o fazer. Neste caso, é o serviço da Netflix que mais tempo tem estado a reter este tipo de utilizadores. São pessoas que, em média, permanecem 26 meses a utilizar a conta de outra pessoa.

No estudo feito, a maioria utiliza contas de familiares, as associadas aos pais ou irmãos, mesmo já não partilhando o mesmo teto.

Caso estas pessoas pagassem pelo serviço, a Netflix poderia estar a receber perto de 192 milhões de dólares por mês a mais, segundo as contas avançadas pelo estudo. No caso da Hulu os valores ascenderiam aos 40 milhões de dólares e da Amazon aos 45 milhões de dólares.

De notar que estes cálculos foram feitos com base nos preços praticados nos Estados Unidos, para contas individuais e não para pacotes familiares.

O fantasma da pirataria

Se, por um lado, a pirataria de filmes e séries, como a conhecemos através de torrents, começou a diminuir graças aos serviços de streaming, fala-se agora numa nova forma de pirataria. A pirataria de contas destes serviços.

Há contas à venda na Web, há grupos de partilha de contas, há utilizadores que descobrem o acesso de um amigo ou de um familiar e utilizam o serviço sem o seu consentimento. Depois existem as pessoas que saem de casa dos pais, os pais continuam a pagar pelo serviço e elas continuam a usufruir dele.

Para estes serviços, esta forma de utilização não é obviamente encarada de forma positiva. São de facto milhares de dólares que ficam por ser pagos… mas seria preferível estas pessoas optarem por fazer download ilegal das séries e dos filmes? Provavelmente, esse seria o cenário.

É evidente que a usurpação de contas e a venda de contas a baixo preço na Web, tem que ser combatida. O controlo está a aumentar e as empresas estão já a desenvolver software capaz de detetar com maior eficácia estes cenários que em nada contribuem para a oferta de melhor conteúdo, aos utilizadores que pagam efetivamente pelo serviço.

É dos utilizadores que partilha conta com os seus amigos, ou utiliza o registo de terceiros?


5 Séries Netflix para assistir esta semana

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CarlosAlves
    CarlosAlves

    Mais vale este tipo de partilha de conta, do que “pirataria”.

  2. Avatar de Mário Oliveira
    Mário Oliveira

    Não utilizo nenhum desses serviços – mas relativamente a outros serviços de streaming, que utilizo, pago por eles

  3. Avatar de security
    security

    Não fosse a partilha de conta (e consequente redução de custo) e a netflix iria ter menos assinantes. Esta é a realidade, a meu ver. Eu por exemplo, partilho conta e se assim não fosse, não iria ser assinante porque iria representar uma despesa significativa ao final do ano. Continuaria a valer a pena ter netflix? sim. Mas possivelmente optaria por não assinar pois teria um valor alto para uma só pessoa. Como eu, vários nessa situação. Conheço muita gente que é assinante porque partilham conta, caso contrário, isso não acontecia.

    1. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      +1

      As contas são muito engraçadas mas a realidade é que se eles não combatem mais ativamente o tema é porque sabem que não é bem assim.

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      Tem toda a razão secutiry. Por outro há que ter em conta que quem partilha a conta adere (na esmagadora das vezes, acho eu!) ao pacote acima do pacote básico. Eu partilho com outra pessoa, mas antes de partilhar tinha o pacote básico. Ao partilhar fiz o upgrade, com a outra pessoa a pagar metade da subscrição. No caso de várias pessoas, vão ter que fazer o upgrade para o nível que permita um número ilimitado de pessoas a ver netflix. Talvez os abusos possam diminuir ao terminar com o tipo de conta que permite o número ilimitado de pessoas a ver netflix ao mesmo tempo…

      1. Avatar de cajo
        cajo

        numero ilimitado de pessoas a ver? isso nao existe. No maximo tens 4 users ao mesmo tempo.

        1. Avatar de Lopes
          Lopes

          Sim, tem razão. É o plano de 4 ecrãs HD/UHD 4K. (tens!? somos conhecidos?)

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Caro, li essa sua resposta e percebo, eu próprio não trato quem não conheço por tu, pois considero-me uma pessoa educada e sei q o meu interlocutor pode não gostar, mas convenhamos, eu, tu, ele, nos, vos, eles… Onde está o você? Não existe, ok pode não usar o voce mas tratar na mesmo na terceira pessoa… Bah!! São tempo de mudar mentes, 2 pessoa do singular, tu tens! E não “tem”!! O respeito mede-se por respeitar as diferenças do outro, respeitar as opiniões, não ofender etc etc tratar por tu ou você é cagativo desculpando a expressão

    3. Avatar de António Marques
  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Não uso Netflix, mas este é o velhinho debate de se a pirataria é boa, má, ou assim assim.
    Eu pessoalmente partilhei em tempos a minha conta wareztuga com alguns amigos….E ERA GRATUITO lol
    Actualmente conheço pessoas que usam netflix partilhada. O que acontece é que estou certo que se isso não acontecesse, provavelmente, nenhuma delas teria conta.
    Resta saber se caso não fosse possível partilhar contas a Netflix recuperaria esses 192M ou facturaria ainda menos.

  5. Avatar de João
    João

    Utilizo o serviço de conta partilhada, e apenas o faço pelo valor (3,5€) simbólico que isso representa, se tivesse que pagar um serviço sem ser partilhado não o iria fazer, e provavelmente nenhuma das 4 pessoas do meu serviço de partilha o iriam fazer, por isso é uma forma errada de ver as coisas dizer que se perde dinheiro com conta partilhadas, se calhar até esta a ganhar dinheiro de utilizadores que, de outra forma, não iriam não iriam ganhar.

    1. Avatar de Rui Sampaio
      Rui Sampaio

      Igualzinho para mais 4

  6. Avatar de gonsa
    gonsa

    A Netflix já disse publicamente que não se importa com a partilha de contas.

    1. Avatar de Olly
      Olly

      Pois… até creio que foi aqui numa peça do Pplware que li isso.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Como assinante do pacote mais caro da netflix tenho a dizer que os preços são bastantes bons em relação há qualidade de conteúdo. Quem fuma 1 maço por dia gasta por mês 150€ que equivalem a 10/11 netflixs por mês, em vez de fumar vejo umas series que duram dias ou até meses se estas já tiverem muitos episódios. Em relação à partilha de conta, eu por acaso já partilhei e a pessoa a quem partilhei acabou por comprar ela mesmo, aconteceu comigo o mesmo, tudo o que queria era experimentar, gostei comprei. Eles nunca vão proibir a partilha, não é difícil fazê-lo mas não tinha lógica porque eles sabes que isto lhes traz reputação, eles são tipo o “holy grail” para aqueles que nunca usaram um serviço streaming, e no mercado atual uma imagem destas é vital. Caso algum bloqueio ocorra é sinal de má gestão ou burrice, mas também se investigarem um pouco no google conseguem ler um post do Reed Hastings CEO da netflix em que este diz estar ciente das partilhas mas que apenas quer tomar medidas em relação a contas vendidas ou publicas.

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Tenho netflix e partilho com mais 3 amigos.
    Não fosse assim, não teria eu e muito menos eles.

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Netflix

    Official policy: Not allowed to share. Their terms of use document states that “the Account Owner’s control is exercised through use of the Account Owner’s password and therefore to maintain exclusive control, the Account Owner should not reveal the password to anyone.”

    If you want to have multiple people use one Netflix login, you should buy their premium plan, which allows you to watch from four devices at the same time.

    Unofficial policy: Share away! Netflix CEO Reed Hastings is notorious for caring very little about the sharing of login information. As long as you aren’t selling your password, you can probably share without fear of retribution. Some people think the company might start cracking down when the sharing of passwords starts affecting their bottom line, but no one is sure when or if that day will come.

    Continuação do que eu disse e confirmação do mesmo

  10. Avatar de Filipe
    Filipe

    Partilho conta com amigo, 4 licenças 2 para cada um, cada um cumpre a utilização maxima de 2 utilizadores e nunca tivemos problemas assim que um quebrar as regras termina.

  11. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    O plano mais caro do NetFlix permite quatro sessões streaming em simultaneo usando diversos tipos de equipamentos. Como não faz sentido uma pessoa ver quatro sessões de streaming em simultaneo presume-se que o mesmo utilizador pode ser “partilhado” por quatro pessoas diferentes. Nas condições contratuais não encontro nenhum impedimento ou clausula que determine quem são essas quatro pessoas. Se for ultrapassado o numero de sessões do plano ou as contas forem utilizadas sem autorização estamos perante uma utilização indevida.

  12. Avatar de Manu
    Manu

    A Netflix (por enquanto ) não controla e nem se preocupa com partilhas nem localizações de incrição/login. No meu caso: VPN para inscrição de conta na Turquia e ficamos com uma conta Premium por 6.49 euros.

  13. Avatar de Fábio
    Fábio

    Eu tenho a conta premium e partilho a conta com mais 3 amigos, a conta premium permite 4 pessoas ligadas em simultâneo, fica a cerca de 3,5€ por mês é bastante barato para a oferta que têm.
    Não considero o que estou a fazer nenhum tipo de pirataria, aliás penso que a Netflix até permite mesmo fazer isso, se não permitir estão a dar um tiro no pé.
    Pelo que já me apercebi de outros colegas penso que grande parte das pessoas partilham contas mas é no mesmo modo que eu, ou seja, arranjam grupos de 4 compram o plano máximo e cada um usa a sua ligação.
    Claro que deve existir pessoas a partilhar a mesma conta, mas isso acaba por ser um pouco chato porque uma das grandes funcionalidades da Netflix é saber em que ponto vais de uma série ou filme e recomeçar onde acabaste, se andarem a partilhar o mesmo utilizador isso deixa de funcionar bem.

    Não me acredito que a partilha de contas seja assim um problema tão grave, aliás acho que a longo prazo quem realmente estava disposto a comprar acaba deixar lá os seus euros ao final do mês.

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Lá em casa somos dois e só eu vejo Netflix. Se quiser a melhor imagem e melhor som tenho que pagar 17€ e depois posso ver em 4 ecrans ao mesmo tempo, o que me faz imensa falta! Isso é justo?!

    Porque não têm uma assinatura para um ecrã com qualidade máxima?

    Não, é uma chulice e por isso tenho conta partilhada.

  15. Avatar de Tiago Batista
    Tiago Batista

    Conheço muita gente que, caso não possa usar a conta de outra pessoa e dividir a mensalidade, simplesmente deixa de utilizar e saca por torrent. Portanto não é plausível estimar custos caso cada um tivesse a sua conta, porque simplesmente até perdiam bem mais dinheiro porque muita gente deixaria de utilizar se tivesse de pagar uma mensalidade inteira.

  16. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O mesmo podíamos dizer da Spot-tv, se os cafés deixassem de ter acham que todos os clientes iam assinar a Spot-tv?

  17. Avatar de miguel
    miguel

    Tem pouco conteúdo, prefiro o kodi!

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      O kodi é um software nada tem haver com os conteúdos que acedes de forma ilegal , alias também se pode acedera a serviços de video on demand .

  18. Avatar de darth
    darth

    sem partilha, haveria menos assinantes de certeza

  19. Avatar de ToMa
    ToMa

    E quanto perderiam se não houvesse esta facilidade, certamente teriam menos clientes.

  20. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Não sou aderente dos serviços de tv dos operadores telecomunicações , TDT + net 26 euros + netflix .

  21. Avatar de Arkan
    Arkan

    MAS nao me entenda mal, se nao fosse para partilha entre amigos e ou, familia, a netflix deveria por, é proibido o compartilhamento, ou, é autorizado somente o uso de UM usuario e sem nenhuma criaçao de perfis.

    Eu particularmente assinei netflix por e pelo desconto que me deram de super premium por um valor beem abaixo, pq nao renovei a assinatura deles ano passado, porque estava bem fraco de filmes lá.

    Ainda esta, mas é melhor que entrar em sites de filmes onlines com n popups q chegam a dar uns 100 e anuncios, e fora a lerdeza dos servidores. Alem da qualidade, e dublados.

    E series olds que gosto de ver, pq ja terminaram e nao tenho de esperar.

  22. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    No dia que “bloquearem” seja de que forma for, o acesso de partilha de contas vão perder muitos clientes, fizeram as contas de quantos clientes podem vir a perder ? Eu partilho com 4 amigos são 4 ecrãs. Isto há dois anos, nunca houve problemas e já aumentram o preço.

  23. Avatar de Vaiselásaber
    Vaiselásaber

    Se o problema fosse esse… Está aparecer cada vez mais “netflix’s”
    há a netflix, amazon prime, Disney (não sei o nome) e agora a HBO, antes era a netflix e pouco mais, a aparecer mais serviços há mais separação de utilizadores.
    Para mim essa sim é a maior causa.

  24. Avatar de Wallace
    Wallace

    Para mim é simples, pago o valor máximo da subscrição e somos 4 a assistir, 2 em minha casa e outros 2 noutra. Mas já pago para que tal seja possível. Se um dia limitarem a localização, anulo e subscrevo a HBO.

  25. Avatar de Miguel Machado
    Miguel Machado

    O plano de preços do Netflix está pensado para as pessoas partilharem contas, ou então para que serve ter um serviço que permite ter 4 streams em simultâneo? Os concorrentes só da para um steam de cada vez e custam metade por isso é apenas uma estratégia. Quanto ao resto e como tudo, muitas famílias partilham carro, quanto será que a indústria automóvel perde com isso? Se fosse a vocês fazia um artigo com isso…

  26. Avatar de Pedro Berenguer
    Pedro Berenguer

    Significativamente irão perder muitos clientes ou seja porque tirar se as pessoas k partilham também usufruem de tal lol são 4 ecrãs não beijo o problema. Até porque eu falo pra mim eu mesmo partilho com quatro pessoas e não e por isso que não pago a minha parte também cada um de nós mete a sua parte a pessoaque paga. Acho justo.

  27. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Sou assinante e partilho com mais 3 pessoas. Só assim compensa (3,5€ a cada um no pacote mais caro). Caso fosse impedido de o fazer, deixaria de pagar (4 pessoas out). A melhor forma de combater a pirataria é fazer com que não compense. Acessibilidade e facilidade (de valor e de equipamentos) no acesso a conteudo é o que faz com que haja grande numero de subscritores. É a minha opinião.

  28. Avatar de Henrique
    Henrique

    Quem quer partilhar comigo? Sou sozinho.

    1. Avatar de Valter Pinho
      Valter Pinho

      Eu! Já somos dois…procura me no Facebook!

  29. Avatar de Luís Marinheiro
    Luís Marinheiro

    Partilhar conta? Não sei o que é !
    Se uma conta é para 2 visualizações, ou quantas sejam, por definição simultâneas, pode visusluzada em 2 aparelhos e so dois. Qual é o problema? Há mesmo quem goste de perder tempo …

  30. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Boas, desculpem o offtopic mas..eu também quero uma conta partilhada…onde é que eu a consigo arranjar? Aceito pagar 3,50€ ao mês!

  31. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Boas, desculpem o offtopic mas..eu também quero uma conta partilhada…onde é que eu a consigo arranjar? Aceito pagar 3,50€ ao mês!