Spotify também já prepara resposta “HiFi” aos outros serviços de streaming

20 Comentários

Os serviços de streaming estão a sofrer uma verdadeira revolução. As propostas apresentadas aos utilizadores estão a subir de qualidade e a serem transmitidas com codecs melhores e com áudio de elevada qualidade.

Depois de vermos a Apple e outras apostar no HiFi, é agora a hora do maior serviço de streaming da Internet apostar também esta proposta. O Spotify estará a parar a sua proposta HiFi para ser disponibilizada em breve.

Spotify HiFi som qualidade streaming

Apesar de serem excelentes serviços de música, a grande maioria das propostas peca na qualidade do streaming e do som que oferece aos utilizadores. Perfeito para ouvir em movimento e nos dispositivos móveis, ficam muito longe da qualidade esperada nas restantes situações.

Com a Apple a ter a sua proposta HiFi a chegar muito em breve, o Spotify parece estar a preparar a sua resposta. Fica assim ao mesmo nível de toda a sua concorrência, com a mesma qualidade no áudio que é enviado aos diferentes dispositivos.

I successfully opened the “HiFi” menu by quickly tapping the glitched icon upon app launch. Here are some screenshots!
byu/themonarc intruespotify

Por agora ainda não existe uma posição e nem um anúncio oficial, mas as evidências são claras. Um utilizador do Reddit revelou que ao usar o Spotify detetou a presença de um ícone HiFi, ainda que de forma momentânea na interface.

Ao aceder a esta área foi possível ter acesso a toda a explicação do que será este modo HiFi e como poderá ser usado no Spotify. Deverá apresentar aos normais 16-bit/44.1 kHz, tal como a Apple, mas ainda sem a certeza de atingir também os 24 bit a 192 kHz que a Apple tem no Hi-Res Lossless.







anterior próxima

Há ainda uma questão importante, associada à forma como será oferecido aos utilizadores. É certo que estará na versão Premium do Spotify, mas fica a dúvida se terá um valor acrescido ou se será, como a concorrência fez, oferecido.

Assim que apresentar esta novidade, o Spotify dá um passo grande no que toca à oferta aos utilizadores. Fica ao mesmo nível da concorrência e, principalmente, oferece aos utilizadores uma qualidade de som muito mais elevada.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Riko
    Riko

    Foi preciso a apple para agora estes acordarem….a proprosta da apple e muito melhor e mais barata.

    1. Avatar de Blox
      Blox

      Pena é que NÃO! O Tidal já tem esta funcionalidade há muito. No mínimo podes dizer: Apple COPIA Tidal, e continua atrás do Spotify.

      1. Avatar de cross
        cross

        Assim como o Deezer.

      2. Avatar de Vítor M.

        Blox, a Apple também não quer em muitas coisas ser a pioneira 😉 porque não traz vantagens. Prefere esperar que o mercado mostre as tendências, a reação a certos produtos e serviços e depois a empresa adapta a oferta.

        No caso do Apple Music, estamos perante um serviço que tem as suas raízes no iTunes e iTunes Store (venda de música), que nasceu em 2003. A empresa aí sim foi pioneira em muita coisa e ajudou o mundo da música, salvando muitos músicos: https://bit.ly/3u2ckBI

        Contudo, a Apple percebeu que poderia fazer mais do que alguns serviços que já existiam na época, como o IUMA e Ritmoteca (que eram incompletos (mas pioneiros) face ao que a Apple fez, junto da indústria da música).

        Anos passaram e o mundo evoluiu, apareceu forte o streaming de música e a Apple, com a sua experiência com o revolucionário iPod e com a próspera e cada vez mais poderosa iTunes Store tinham tudo para em 2015 poder lançar o Apple Music.

        Portanto, nesta altura já existia o IUMA (1993), o Napster (1999), o Last.fm (2002), o Pandora (2005), Deezer (2007), o Spotify (2008), o Tidal em 2014, e muitos outros que, acrescentaram algo e todos foram, se alguma forma, inovadores.

        A Apple agora está a fazer o mesmo. Usar o seu serviço Apple Music para trazer LossLess aos seus clientes, mas sem aumentar ao preço. Outros não o fizeram, tinham esta opção, mas com um plano diferente. Mas não foram esses que “inventaram este mercado” 😉 apenas acrescentaram algo, como a Apple agora está a acrescentar.

        Depois há algo mais, como o Áudio Espacial e o suporte para Dolby Atmos, que é mais um excelente incremento.

        Resumindo, Blox, o que dizes está tudo errado…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Para já a proprosta da apple nao faz muito sentido visto que nenhum dos dispositivos aúdio da Apple suporta Hi-Res Lossless.
      Muito provavelmente estao a preparar uns novos AirPods/AirPods Max com suporte a Apple Music Lossless ou entao a introducao de dispositivos com cabo.

      https://www.macrumors.com/guide/apple-music-lossless/

    3. Avatar de Trumpetas
      Trumpetas

      looooooooooooooooooooooool

      tidal e o deezer há muito tempo que têm HI-FI

      quem precisa de acordar és tu Riko

  2. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    “O Spotify estará a parar a sua proposta HiFi para ser disponibilizada em breve.”

    Faz sentido 🙂

    Abc

  3. Avatar de Nuno Ribeiro
    Nuno Ribeiro

    “O Spotify estará a parar a sua proposta HiFi “

  4. Avatar de Brutosaurus
    Brutosaurus

    HiFi para ouvir através do DAC da treta de qualquer telemóvel, e ainda pior, através de bluetooth para aquelas colunas mono que só dão graves… enfim

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Bingo.
      E aquela malta que diz “ainda usas pen com mp3 no carro? …eu emparelho o telemóvel e a qualidade é boa” 😀

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Certamente não será para todos, mas não faz mal existir uma opção de alta qualidade para quem a quiser, certo?

      1. Avatar de Brutosaurus
        Brutosaurus

        Para ativar no Iphone não tem muito sentido, não. Se tiveres um bom dac para gerir o serviço de streaming com amplificador e colunas correspondentes, vá lá, mas sabemos que a malta vai é ativar isto, multiplicar o consumo de dados e não ter qualquer melhoria áudio (sim, o efeito placebo vai fazê-los dizer que sim). Isto sem entrar na incapacidade dos “airpods e companhia”… que sim, são da mesma marca de telemóveis…

  5. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Pergunta de leigo, pois não ouço música de plataforma nenhuma. Em termos de dynamic range a qualidade é boa…ou tá como nos CD de há uns anos para cá com todos os sons aos berros?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Vai depender de serviço para serviço, com Tidal MQA o dynamic range é muito superior a um CD, ainda assim um bocado inferior a um vinyl ou master verdadeiro, cheira-me que existe um cheirinho de compressão.
      Com Spotify vai certamente ser inferior, com Apple Music vamos ver o que eles fazem no ALAC.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      A qualidade do cd é boa. A da plataforma será semelhante dependendo do dispositivo onde a reproduzas. Depois a remasterização do álbum já é outra história.

  6. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    O que vão fazer agora é diminuir a qualidade do serviço atual, para depois poder cobrar mais aos que pagam pelo serviço hi-fi.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Não senhor spotify usa um codec com perdas e vai passar a ter um sem perdas que é o flac 16,44 que é qualidade de cd que é muito bom ,acima disso flac 24 bit etc,é para quem tem equipamentos de som de “alta resolução” e mesmo assim não tem muita diferença para qualidade de cd.
      Um cd bem gravado no estúdio ou em flac é do melhor áudio que podemas ouvir.
      ( minha opinião)

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Todas as aplicações estar a dar aos seus clientes o melhor áudio e fazem muito bem ,o áudio com perdas já passou à história.

  8. Avatar de jorge
    jorge

    A Apple nao pode ser superior a concorencia porque logo vem a spotify a dizer que a Apple abusa na concorencia deleal.