Spotify falhou na entrega do Spotify HiFi

6 Comentários

O maior serviço de streaming de música da atualidade apresentou em fevereiro de 2021 a promessa de lançar o Spotify HiFi. Este foi um trunfo da empresa para oferecer maior qualidade de áudio, competindo assim como a oferta do Apple Music. Contudo, após quase um ano da promessa, o serviço que traz qualidade lossless padrão ainda não está disponível. Além disso, a empresa não tem ainda uma data que possa avançar aos seus utilizadores.

Conforme avanço na altura o Spotify, o timing de lançamento foi balizado até final de 2021. Além disso, esta modalidade não seria “para todos”. A empresa referiu que o HiFi estaria disponível em mercados selecionados.

Imagem ilustração Spotify HiFi, streaming de música com qualidade lossless


Streaming de música com qualidade HiFi

No início do ano que há poucos dias terminou, a empresa Spotify fez um balanço muito positivo da sua prestação no ano de 2020 e prometeu mais qualidade aos seus utilizadores. Como tal, uma das várias novidades anunciadas era o Spotify HiFi.

Este seria um serviço que levaria o áudio a outro patamar. Os temas musicais estariam disponíveis com qualidade de CD. Tal não aconteceu, afinal.

Enquanto isso, os concorrentes do Spotify não esperaram. O serviço Apple Music lançou a reprodução sem perdas e em alta resolução em junho. A empresa de Cupertino passou a oferecer qualidade lossless e sem que com isso fossem aumentados os valores das mensalidades. O que não acontecia, por exemplo, na Amazon Music Unlimited e Tidal, ambos os serviços eram mais caros se o utilizador escolhesse mais qualidade na música.

Não há dúvida que a Apple veio abanar as águas. Além de obrigar o Spotify a responder, forçou a Amazon, por exemplo, a alinhar a sua tabela de preços. Conforme vimos na altura, no mesmo dia em que a Apple anunciou os seus planos para streaming sem perdas, a Amazon disse que abandonaria o preço de assinatura mais alto e incluiria a qualidade HD como parte do plano premium regular.

Imagem iPad com Spotify

 

Spotify deu sinais de estar a preparar o HiFi, mas…

Ocasionalmente, houve sinais de que estaria a correr bem a preparação do novo serviço. Aliás, falou-se em maio passado mesmo que ao longo do ano que poderia aparecer numa versão beta o tal botão “HiFi”.

No entanto, tudo ficou pela intenção. Pelo menos até agora!

O final do ano aproximava-se e falou-se bastante dos podcasts, das letras das músicas, mas a empresa manteve o silêncio sobre o assunto HiFi. Assim terminou 2021, com, o anúncio das músicas mais solicitadas ao redor do mundo e nada mais foi avançado.

Está ainda então por responder: quando receberão os utilizadores do serviço Spotify Premium a opção HiFi?

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Manuel Fernandes Francisco
    Rui Manuel Fernandes Francisco

    “Contudo, após quase um ano da promessa, o serviço que traz qualidade lossless padrão ainda não está indisponível. ”

    Penso que o correto seria: ainda não está disponível.

    1. Avatar de Vítor M.

      Exatamente. Obrigado pelo reparo.

  2. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    É pena que a WTF só ofereça “tráfego ilimitado” no Spotify, se não, passava tudo para o Tidal pelo mesmo preço e obtinha mais qualidade.
    Viva a “net neutrality”.

  3. Avatar de Marco
    Marco

    Assinei spotify Premium em dezembro à espera do hifi e nada,mas segundo um diretor do qobuz numa entrevista que está no YouTube, qobuz vai estar disponível em mais países em 2022 e penso que finalmente vai chegar a Portugal.
    Vou continuar à espera.

    1. Avatar de ivan
      ivan

      Sou utilizador do spotify premium desde 2019 e pelo preço que pago não posso exigir muito mais, desconto universitário fica por 3,49 ao mês o que e bastante bom para puder ter a musica que quero ouvir descarregada mesmo estando num formato comprimido e mais que suficiente para usar enquanto estudo/jogo/ando de carro. Agora o que acho que ira acontecer e haver pacotes premium + que poderão ser mais caros quando a qualidade da musica aumentar para um formato sem compactações de qualidade

  4. Avatar de Elektro
    Elektro

    O que é que a Adele disse desta vez… 😀