Pplware Classics…

11 Comentários

pplware_classics

Jimmy Cliff – I can see clearly now
Jimmy Cliff, nome artístico de James Chambers, (Saint Catherine, 1 de Abril de 1948) é um músico jamaicano de reggae. É o menos compreendido de todos os grandes mestres do reggae, tendo sido acusado de abandonar as origens rastas, porém é respeitado por ter sido o primeiro a abrir as portas do sucesso ao reggae na Europa e no resto do mundo.

A sua religião causou-lhe muitos problemas na Jamaica com os rastas. Num incidente estranho, num grande show com os Wailers em Kingston nos finais de 1975, rastas radicais, indignados com sua dedicação ao islamismo, chegaram a cuspir-lhe na cara. Este foi um dos motivos que o fez mudar-se para a Inglaterra.

O seu ingresso no mundo da música revela um dado curioso: Leslie Kong, proprietário de uma loja de discos, fez sucesso como produtor investindo exactamente no jovem Jimmy. Mais tarde, o mesmo Kong teria o privilégio de encaminhar Bob Marley para a sua primeira gravação. Cliff alcançou notoriedade fora da ilha pela sua participação no filme The Harder They Come, produzido pela empresa produtora Island e protagonizado por ele e pelos seus compatriotas Desmond Dekker, The Maytals e Melodians (os dois últimos, grupos vocais que, assim como o muçulmano Cliff, faziam uma celebração da vida mais suave e menos politizada que os Wailers).

Retratando o quotidiano dos adolescentes pobres de Trench Town, os rude boys, o filme foi mais uma arma da Island para difundir o reggae pelo mundo. Tal investimento nem seria necessário: o reggae conquistaria a ilha colonizadora mais cedo ou mais tarde.

In Wikipedia

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de foxval
    foxval

    First! (estou só a treinar para sexta-feira).
    Jimmy ouve-se muito bem nestes dias quentes…

  2. Avatar de Sérgio Br.
    Sérgio Br.

    Ganda Onda …!

  3. Avatar de dc
    dc

    Mas que som que te foste lembrar Victor.

    Ganda malhação!

  4. Avatar de Santos
    Santos

    Antigamente sim, fazia-se música!

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida meu caro, eu digo tantas vezes isso…

    2. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      não concordo. isso é a mesma coisa que dizer que agora já não se faz musica de jeito.

      Eram outros tempos outro tipo de música.

      Eu cá não gosto muito desta música, mas gostos são gostos.

  5. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Boa lembrança Vítor!!!

    Isto sim, são verdadeiros classicos.

    lembro-me bem que conheci esta musica no reclame televisivo do Nescafé. 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Esta estava guardada mas este calor não pedia outra e lá teve de entrar hoje 😀

  6. Avatar de Gota
    Gota

    LOL grande música!…

  7. Avatar de SP™®

    Isto sim… uma grande clássico… sempre que a ouço não posso deixar de esboçar um sorriso…

  8. Avatar de Davide G.
    Davide G.

    Esta rubrica já estava a precisar de uma onda de ar fresco. Sim Sr. grande música, um verdadeiro clássico! Apesar de ser um tempo recente já ouvi várias vezes esta música, porque as Derradeiras Clássicas nunca caiem no esquecimento das pessoas. São eternas! : )