Pplware Classics…

10 Comentários

pplware_classics


Still Got The Blues – Gary Moore

Robert William Gary Moore (Belfast, 4 de Abril de 1952 — Estepona, 6 de Fevereiro de 2011), mais conhecido pelo nome artístico de Gary Moore, foi um conceituado guitarrista de blues, hard rock.
A vida de quem cresceu no meio das bombas do IRA e das brigas religiosas do pós-guerra reflectia-se em seu som de guitarra: extremamente triste e sofrido, mas também visceral e técnico quando solicitado.

Ele iniciou a trajectória profissional aos 16 anos de idade, tendo Eric Clapton, Peter Green e Jimi Hendrix como ídolos, e participando das gravações de um álbum da banda de folk Dr. Strangely Stranger. Pouco depois, Moore estava nos Thin Lizzy (banda irlandesa), onde conheceu seu fiel companheiro, Mr. Phil Lynott.

Apesar do fanatismo pelo blues, o jazz também fazia estava na sua mente, tanto que foi o estilo melhor explorado no seu primeiro álbum-solo, Grinding Stone (1973), e em sua breve jornada com a segunda encarnação do Colosseum, batizada de Colosseum II.

Nos Thin Lizzy, ele colaborou na gravação de alguns álbuns, mas gravar mesmo foi só no compacto Darling (1974) e no álbum Black Rose (1979).

Em parceria com Ozzy Osbourne, Moore compôs e gravou a canção “Lead Clones”, presente no seu disco After The War e no CD “The Secret Songs” de Ozzy.

Fez a sua carreira a solo e ainda tem muito sucesso, com destaque em duas fases distintas: a mais pesada de discos como “Corridors Of Power” (1982) e a mais blues e comercialmente rentável de álbuns como Still Got the Blues (1990).

Os seus temas mais conhecidos são Parisienne Walkways, Still Got the Blues, Walking by Myself, Out In The Fields e Empty Rooms.

Foi encontrado morto, num quarto de hotel, no dia 6 de Fevereiro de 2011, em Estepona, Espanha, onde se encontrava a passar férias.

In Wikipedia

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vítor M.

    Mais um grande nome que o palco musical vê desaparecer.

    O legado fica… para apreciadores de boa música.

  2. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Até sempre Gary!

    Foi mesmo uma grande perda para o Rock ‘n’ Roll e os Blues!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=_epGbAy5yRU&feature=related

    We will remember you with love

  3. Avatar de BaronRojo
    BaronRojo

    Um guitarrista extraordinario que tocava com alma.
    Cedo de mais tal como SRV.

    Boa ascençao Gary.

    1. Avatar de José Gaspar
      José Gaspar

      E a alma com que ele tocava e cantava!!!!

      É mesmo isso, um verdadeiro Bluesman!

        1. Avatar de José Gaspar
          José Gaspar

          Sem palavras BaronRojo:

          Essa “Spanish Guitar” é talvez a minha preferida. Mas esse gajo tinha tantas que ás vezes é dificil decidir por onde começar.

          Cumps.

  4. Avatar de Hélio
    Hélio

    Na minha mémoria ficará sempre um dos mais memoravéis concertos que assisti no Dramático de Cascais, na apresentação do album “Wild Frontier”

    http://www.youtube.com/watch?v=OjtKnOSwEho

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    A musica fica mais pobre sem um musico desta qualidade

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Grande musico, merece toda a nossa admiração.
    Um mágico da sonoridade.