A nostalgia dos anos 80 num novo Walkman da Sony

14 Comentários

Para quem viveu na década de 80 e parte da década de 90, certamente, que teve acesso a uma pequena maravilha da tecnologia que nos permitia levar música para todo o lado. O Walkman foi inventado pela Sony em 1979, depois disso foi replicado por inúmeras outras fabricantes e permitia ouvir música nos auscultadores através da fita de uma cassete.

A evolução tem vindo a acontecer e, com o aparecimento dos smartphones, os gadgets portáteis dedicados apenas à reprodução de música quase que perderam relevância. Mas agora a Sony faz renascer o Walkman e traz a nostalgia dos anos 80 ao mercado.

A nostalgia dos anos 80 num novo Walkman da Sony


O novo Walkman NW-A306 da Sony e a nostalgia dos anos 80

A Sony apresentou um novo leitor de música, o NW-A306, na família Walkman. O leitor foi concebido para que os utilizadores ouçam a música tal como foi idealizada pelo artista, com um som de elevada qualidade e um design elegante.

O Walkman NW-A306 foi concebido para utilizadores exigentes, que procuram estilo e som de alta qualidade. Este leitor de música elegante e compacto permite aos utilizadores transferir e fazer streaming de mais das suas músicas preferidas e quer proporcionar experiências musicais excecionais diretamente a partir do bolso do utilizador.

Tem compatibilidade com Wi-Fi, pesa apenas 113 gramas e ainda oferece um ecrã tátil de 3,6″, com controlos táteis da reprodução. Oferece uma estrutura em alumínio polido do NW-A306, oferece uma rigidez superior para uma baixa impedância e um som nítido e estável com graves profundos.

As principais características

A tecnologia de amplificação digital S-Master HX, desenvolvida independentemente para a Walkman, é compatível com o formato DSD nativo. Reduz a distorção e o ruído ao longo de uma ampla gama de frequências, para um som rico e encorpado ainda mais otimizado pela nova solda de alta qualidade para áudio, isenta de chumbo.

Tal como o mais recente modelo Signature Walkman, o NW-A306 aplica uma solda de refluxo com ouro, que tem um efeito significativo na localização do som melhorada e no espaço sonoro mais alargado. Para atingir um som evolutivo no leitor de música, um wordclock duplo, um condensador de película e um registo de áudio preciso foram posicionados, com exatidão, no interior do Walkman, tal como descreve a Sony.

O NW-A306 utiliza o DSEE Ultimate (Digital Sound Enhancement Engine) com Edge-AI (Inteligência Artificial), que otimiza os ficheiros de música digital comprimidos de forma precisa para uma qualidade superior. Este algoritmo em evolução oferece, agora, ainda mais benefícios para um codec de áudio de qualidade de CD (16 bits, 44,1/48 kHz) “lossless”. Ao restaurar as subtilezas acústicas e a gama dinâmica, permite proporcionar uma experiência de audição mais completa.

Com novos avanços relativamente aos modelos anteriores, os utilizadores podem desfrutar do DSEE Ultimate para melhorar a música, quer seja através de streaming ou transferência por Wi-Fi. Além disso, também é possível beneficiar do DSEE Ultimate com auscultadores sem fios.

O NW-A306 oferece uma autonomia mais longa relativamente aos modelos anteriores, de até 36 horas de reprodução Flac a 44,1 kHz, 32 horas de reprodução de áudio de alta resolução FLAC a 96 kHz ou 26 horas com a app do serviço de streaming, para responder às exigências dos utilizadores.

Preço e disponibilidade

O preço de venda recomendado do NW-A306 é de 400 € e estará disponível para aquisição em toda a Europa a partir de janeiro de 2023.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    A meu ver, chegou ao mercado com pelo menos 10 anos de atraso, visto que hoje usamos headphones bluetooth e streaming para ouvir músicas.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Usas tu, eu não uso nem nunca usarei phones Bluetooth para ouvir musica lossless.

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    E a qualidade de som será a mesma?

  3. Avatar de Ivo
    Ivo

    Não sei se compensa comprar um aparelho que custa 400 euros, onde qualquer telemóvel (android ou iphone) consegue reproduzir ficheiros mp3.

    1. Avatar de Art
      Art

      Da para mp3 mas não é para isso que foi feito

    2. Avatar de 100Tostão
      100Tostão

      Comparar um qualquer android ou iphone que reproduz ficheiros mp3 a isto só revela o quanto você entende sobre formatos e qualidade audio.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      LOL, achas mesmo que um telemóvel consegue ter a qualidade de som de um DAP dedicado? No way!

      Além de que isto não é para ouvir MP3, para essa “qualidade” sonora qq telemóvel de 100 euros serve.

  4. Avatar de Art
    Art

    Tenho um aparelho semelhante a este há alguns anos …o som é incomparável , mas tem de ser usado com uns auscultadores muito bons ligados por fio de preferência e música de alta resolução…para a maioria das pessoas não terá interesse , basta ler o Felipe Rei diz acima..o que lhes interessa é ruído sem fios ..típico dos ignorantes …mas como eu prefiro música clássica ..o que eu acho estranho é a Sony continuar a produzir destes aparelhos , mas ainda bem

    1. Avatar de Metal
      Metal

      Concordo ctg… mas porra por esse preço preferia investir nuns monitores de som para ter em casa ou num leitor de vinyl ou sei lá tanta outra coisa do que num leitor portátil por muito bom que seija.
      Acho demais tendo em conta que ainda tens que comprar uns headphones muito decentes para tirares proveito daquilo 😉

  5. Avatar de Afonso Medeiros
    Afonso Medeiros

    Se desse para ouvir rádio FM era top

  6. Avatar de PM
    PM

    400€?? Será que não percebem como está o mundo financeiramente?

    1. Avatar de Art
      Art

      eles tinham uns que custavam mais de 1000 …não sei se ainda há

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Se tu achas que não existem milhares (ou mesmo dezenas de milhares) de pessoas em Portugal que podem perfeitamente gastar 400€ num brinquedo novo só “porque sim”, então vives numa realidade alternativa.