O novo filtro de detecção de conteúdo do Photoshop

49 Comentários

Todos os dias tentamos descobrir pequenas dicas ou grandes ferramentas que nos simplifiquem a vida. Para quem trabalha com o Photoshop, ter o conhecimento dos muitos plugins que são desenvolvidos poderá significar horas de trabalho poupado… basta acertar na ferramenta certa.

Esta nova característica vai aparecer na mais recente versão do Adobe Photoshop. Este novo filtro detecta o ambiente fotográfico de uma fotografia, permitindo magicamente expandir paisagens, apagar diversos objectos na imagem e tudo isto sem deixar qualquer rasto visível.

Antigamente era preciso bastante paciência e sabedoria para conseguir uma proeza destas, agora apenas com dois “clicks” do rato qualquer “tótó” em fotografia consegue eliminar uma árvore completa do cenário sem deixar rasto. Óptimo para eliminar a Ex das fotografias de paisagens fantásticas…

Este vídeo aqui em cima, deixou-me o queixo a roçar o chão, metaforicamente falando…

Fonte: flash.popphoto.com

Partilhar:
Tags:

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de dido
      dido

      o sobre ou about?

      onde está?

      1. Avatar de NeMewSys
        NeMewSys

        LOL, não sabia que hoje era o dia das mentiras XD

  1. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    PhotoshopMiracle!!

  2. Avatar de José Pires
    José Pires

    este plugin é gratis?

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Não irá ser um plugin, mas sim uma característica do novo photoshop.

      Cumprimentos

    2. Avatar de Manuel Andrade
      Manuel Andrade

      Não sei porque mas não me parece que vai ser…um plugin destes exige bastante coding (acho eu pelo menos) e para ser gratuito não teriam feito assim tão profissional. É pena mas não deixa de ser um bom investimento para quem trabalha na área do design.

      1. Avatar de André Gomes

        Não é um plugin, é uma funcionalidade já incluída na aplicação para quem a comprar. Parece-me fácil de perceber…

  3. Avatar de Manuel Andrade
    Manuel Andrade

    Brutal.

    Adobe sempre a inovar! Isto ira facilitar bastante o trabalho, especialmente os lens flares que tanto odeio.

    Bom Post

    1. Avatar de S-K
      S-K

      Inovador??? Onde? Eu sei que Photoshop é considerado o melhor editor de imagens do mercado.
      Mas o Gimp já tinha um plugin que expande paisagens e “apaga” “objectos” indesejados.

      É o Filtro Resynthesizer

      http://www.logarithmic.net/pfh/resynthesizer

      Para instalar no Debian ou Ubuntu, é muito simples…

      apt-get install gimp-resynthesizer

      Já usei o resynthesizer e tive excelentes resultados.

      1. Avatar de Bruno Mão de Ferro

        Também tem um que apaga os reflexos nas lentes?
        de qualquer forma se tiver isto é uma característica e não um plugin

        1. Avatar de Lourenço
          Lourenço

          Manuel Andrade: especialmente os lens flares que tanto odeio.

          …, pára sol!..

          Bruno Mão de Ferro: Também tem um que apaga os reflexos nas lentes?

          … pára sol!….
          aberrações cromáticas!

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Eu tenho o Ubuntu 10.10 em Português e consegui instalar o plugin da forma que indicou, mas quando o executo, aparece-me sempre a mensagem de erro:


        Mensagem do GIMP

        Mensagem Smart remove selection
        Erro ao executar script-fu-smart-remove:
        Error: eval: unbound variable: plug-in-resynthesizer
        “.

        Será que me pode ajudar?

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        Agora o erro é outro:


        Mensagem do GIMP

        Mensagem GIMP

        Plug-in com problemas: “resynth”
        (/usr/lib/gimp/2.0/plug-ins/resynth)

        O plug-in pode ter comprometido o estado interno do GIMP ao morrer. Você pode querer salvar suas imagens e reiniciar o GIMP por segurança.

        Mensagem Smart remove selection

        Erro ao executar script-fu-smart-remove:

        Error: Procedure execution of plug-in-resynthesizer failed on invalid input arguments: O Procedimento ‘plug-in-resynthesizer’ não retornou os valores de retorno

        [OK]

  4. Avatar de Universo Spectrum
    Universo Spectrum

    “É extremamente interessante que F-I-N-A-L-M-E-N-T-E o pessoal do Photoshop tenha incluído uma ferramenta destas! Mas na verdade não tem nada de novo!

    O GIMP já tem essa ferramenta (no entanto sob a forma de plug-in) desde a versão 2.0!

    Chama-se “Resynthesizer” e está disponível para download aqui:

    http://www.logarithmic.net/pfh/resynthesizer

    alguém se deu, inclusive, ao trabalho de fazer uma comparação entre este plug-in e a ferramenta do Photoshop, usando as mesmas imagens demonstradas no video!

    Após isso foi escrito um artigo sobre este mostrando as imagens finais

    Este artigo pode ser visto aqui:

    http://o3.tumblr.com/post/470608946/photoshops-caf-content-aware-fill-unbelievable

    E é o GIMP considerado inferior…”

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Boas informações que aqui deste!
      Obrigado 😉

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      Ao que me pareceu nesse artigo gosto mais como o GIMP preenche as imagens.

  5. Avatar de JoaoT
    JoaoT

    Ja tinha visto isto ontem e cada vez que volto a ver, mais FAKE me parece…

    Na ultima imagem depois de transformada, no canto superior esquerdo, vai aparecer um pássaro vindo de lado nenhum.

    Para mim, fake.

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Lol, então revê novamente porque, na minha opinião, ainda não viste vezes suficientes. O que tu pensas que é um pássaro vindo de lado nenhum, os meus olhos dizem-me que é o cursor do rato, aliás, tal facto constata-se facilmente da passagem de uma imagem para a outra.

      Seja como for, se for assim tão fácil como apresenta no vídeo, é desta que vou virar fotografo. :p
      Embora eu não seja entendedor neste campo, fiquei bastante impressionado.

      Cumprimentos.

    2. Avatar de cf
      cf

      Lamento.. Mas acho que tens razão! Parece FAKE o vídeo, logo veremos… Contudo seria muito bom!

    3. Avatar de João Campos
      João Campos

      Se for fake vem da própria Adobe, já que isto está no blog de um dos developers do photoshop..

      http://blogs.adobe.com/jnack/

    4. Avatar de a Friend®

      Não diria FAKE, porque seria arriscado por parte da Adobe lançar algo e não cumprir.

      Eu diria é que sim, no video poderá ter havido uma manipulação de forma a “embelezar” a coisa, para parecer que faz tudo na perfeição.

      E uma coisa de notar é que eles fazem com uma imagem em que o ceu e a vegetação tem um constraste muito diferente o que facilita e muito o algorito detectar as diferenças na imagem. Agora, esta tecnologia em certo tipo de fotos com nuvens, etc.. não irá ser tão eficaz, isso é quase certinho direitinho. 😉

    5. Avatar de cmtf
      cmtf

      JoaoT parece que para quem já viu isto duas vezes não deve ter visto com muita atenção não existe pássaro nenhum mas sim no lugar que dizes ser um pássaro não e mais que o ponteiro do rato.
      Não acredito que seja falso acho bem a Adobe inovar, só demonstra o porque de terem os dos melhores softwares do mercado.
      Foi só uma chamada de atenção porque dizer que e falso e muito fácil mas prova-lo e mais complicado.
      Se estiver enganado as minhas desculpas desde já, mas não digam coisas que não sabem, analisem primeiro e depois escrevam.
      Acho que não ia estar um vídeo deste na pagina da Adobe no Youtube.

    6. Avatar de Mário
      Mário

      Pessoal, lamento informa-los que não é FAKE!!!

      Pode não ser é tão perfeito como aparenta, mas a técnica realmente existe. Eu próprio já testei o plugin para o GIMP referido acima e, por incrível que pareça, aquilo realmente funciona. Parece extraordinário, mas não é!

      Na verdade, se olharem atentamente, irão reparar que as secção preenchidas são, na verdade, clonagens brilhantemente feitas de outras partes das fotos. O brilhantismo está em ser automático

      A equipa do Photoshop está de Parabéns, embora a ideia não seja original deles…

  6. Avatar de RicardoResende
    RicardoResende

    Isto é fake.
    é uma brincadeira da Adobe para o 1 de Abril.

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      É bastante provável, especialmente com o último video que postaram:

      http://www.youtube.com/watch?v=3ScWu7pG7r0

      Neste é bastante óbvio xD

      1. Avatar de a Friend®

        ahah..lol.. esse video está um espetaculo! 😆

      2. Avatar de ze

        isso é alguem a gozar. Lá no blog do tipo da adobe está: Video: More Content-Aware awesomeness (joke)

    2. Avatar de S-K
      S-K

      Fake?

      Não é fake! Apenas não tem nada de inovador…

      O vídeo em cima não tem nada de mais… No Gimp eu consegui excelentes resultados com o Resynthesizer. Com imagens mais “complexas”.

      Vejam a mesma imagem no Gimp…

      http://www.youtube.com/watch?v=hLtYPmRMYRE

      1. Avatar de João Campos
        João Campos

        Sim mas e dai fazer aquilo que faz na segunda e ultima imagem.

      2. Avatar de João Campos
        João Campos

        Retiro o que disse.. Fui ver outros vídeos, isto é tudo menos original. Não deixa de ser fantástico (e esse plugin é bastante.)

    3. Avatar de João Campos
      João Campos

      Then again, esse tal plugin para o gimp (resynthesizer) faz algo muito parecido e igualmente espectacular com a parte inicial… Bem, não falta muito para abril..

  7. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Muito bom. Vamos ver se a dobe cumpre.

    Boa informação.

  8. Avatar de Jatefoste

    Impressionante. Nuca pensei isto ser possível.
    Já agora quando saí essa versão do Photoshop?

      1. Avatar de a Friend®

        Está previsto para sair em finais de Abril…

        1. Avatar de Lourenço
          Lourenço

          …, junho…, nos finais de abril ainda existe maio…

          segundo o site da adobe, sai em junho julho!…, mas nunca se sabe..
          para todos os efeitos ja existe a versão beta para beta-testers…

  9. Avatar de Afonso
  10. Avatar de Gimpo

    Instalem o gimp (gimpshop : versão layout photoshop)
    e deixem de sacar torrents de vários Gbs

    E não pagam mais por isso…

    http://www.youtube.com/watch?v=NZ86bYkMh64

  11. Avatar de Fábio.A
    Fábio.A

    pequeno reparo

    “diversos objectos na imagem e tudo isto sem deixar qual quer rasto visível.”

    não seria “qualquer” e não “qual quer” ? 🙂

  12. Avatar de adobeinsider
    adobeinsider

    o Gimp é de facto um bom trabalho, mas esse plug-in fica muito além dos resultados do Content-Aware.
    Tested with 15 different files 😉

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Não será do “interface” (aka: o que fica entre o teclado e as costas da cadeira)?

      1. Avatar de adobeinsider
        adobeinsider

        pois, se calhar… o raio dos 10 anos de experiência em design gráfico é so p fazer bonito no CV

      2. Avatar de Bruno Mão de Ferro

        não provavelmente é do plugin também usei e não dá para o gasto alem disso já ouvi pessoal a dizer k as fotos no gimp ficaram melhor k no photoshop quando estão exactamente iguais

        1. Avatar de adobeinsider
          adobeinsider

          defender o Open-Source tornou-se moda. fica bem e tal.
          Digo-vos que apoio mt o open-source e sem ele, em muitas das situações tinha ficado à rasca.
          A questão aqui é… temos o produto A e o produto B.
          Independentemente de onde veio ou quem fez, há que admitir que a maioria dos resultados sai melhor no A que no B.
          ponto. flamewar is over.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            @ adobeinsider: peço desculpas, não tinha intenção de ofender nem nada do genero! 🙂

            LOL.

            E não se trata de defender ou não o OpenSource. 🙂

            Apenas perguntei por haver muita gente que fala sem sequer experimentar! Basta saber que é Photoshop para saírem a falar que é o melhor.

            Além disso perguntei por também eu já ter alguns “anitos” de experiência e não ter tido grandes obstáculos quando testei o plugin. É claro que não é tão perfeito como o que vemos nos videos do Photoshop…

            Mas com mais alguns minutos obtém-se o mesmo resultado. 🙂

  13. Avatar de dajosova
    dajosova

    Já conheci estas novas funcionalidades há uns tempos e estou mortinho para que saia o CS5. Brutal.

  14. Avatar de Nishooba
    Nishooba

    Muita gente critica a Adobe por ser preguiçosa e até certo ponto é verdade, demoraram imenso tempo a implementar certas coisas nos seus productos, e praticamente o que fazem é comprar pequenas empresas e meterem essas features nos seus pacotes.

    Como ja foi dito que ja existia essa aplicação no Gimp, há outra feature gira no PS CS5 que é o misturar as cores, agora parece novidade mas ja existia uma empresa que desenvolvia um programa que so fazia isso.

    A Adobe não se dá ao trabalho de inovar, simplesmente compra outras empresas para trabalhar para ela e acaba com a concorrencia 😉