Análise Panasonic Lumix DMC FZ-200

51 Comentários
3ª Parte – Conclusão
  • Bateria e Armazenamento

Este equipamento, à semalhança de muitos outros do género, não traz, de origem, um cartão de memória. Se está a pensar comprar esta máquina, é quase obrigatório que adquira um cartão, uma vez que, apesar de disponibilizar algum armazenamento interno, este é de apenas 70MB, o que dá para 10-15 fotografias, dependendo do formato e qualidade definidas.

Um cartão de 2GB já lhe permite armazenar cerca de 380 fotografias com 12 mp, ou gravar 8 minutos de vídeo em Full HD de 60p. Esta Panasonic Lumix FZ200 suporta cartões de memória SD, SDHC e SDXC (Compatível com o Standard UHS-I).

imagem_bateria

Relativamente à bateria, quando se está a analisar uma máquina, a utilização da mesma é recorrente e exaustiva, ou seja, a máquina esteve mutas horas seguidas ligada e a fotografar.

Posto isto, a bateria portou-se bem, tive apenas que recerregar duas vezes neste periodo de testes, um processo que demorou no máximo 1h.

A Lumix FZ-200 vem equipada com uma bateria de Li-ion (7.2V, Mínimo: 1,200mAh) e a sua duração está preparada para captar cerca de 540 fotografias.

  • Considerações Finais

É quase impossível não se gostar dos modelos Lumix, em especial desta FZ200. A experiência foi positiva e, apesar de estar com expectativas altas devido à anterior análise da FZ-150, repito que não me desiludiu. Muito pelo contrário, a recorrente utlização provoca um gosto tremendo pelo acto de fotografar. É um equipamento cativante que fornece ao utilizador, desde o amador ao profissional, as ferramentas necessárias para conseguir bons resultados.

Tal como disse na análise à FZ-150, a ideia que fico é que estas Lumix foram pensadas para que todas as pessoas consigam captar fotografias com resultados incríveis.

O sensor, a grande angular com selo de qualidade Leica, o zoom e todas as mais variadas funcionalidades, são o ponto chave, que pode ser decisivo, quando se pensa na aquisição desta máquina fotográfica.

Panasonic Lumix DMC FZ-200

Se são adeptos de máquinas fotográficas bridge e têm especial interesse pela funcionalidade de zoom… esta Panasonic Lumix DMC FZ-200 é, sem qualquer dúvida, uma excelente aposta! Esta máquina tem um preço que ronda, em média, os 400€.

  • Pós
    • Lente LEICA DC VARIO-ELMARIT
    • Zoom Óptico e Zoom Inteligente
    • Sensor MOS de Alta Sensibilidade
    • Diversas Categorias, Modos e Efeitos
    • Máquina Leve, Compacta e Fácil de transportar
    • LCD articulado
    • Qualidade de vídeo
    • Duração da bateria / Tempo de recarga
    • Fotografias Nocturnas
    • Full HD
    • Preço
  • Contras
    • Formato AVCHD uma vez que tive que converter
    • Não trazer bolsa
    • Pouco armazenamento interno
    • Impossibilidade de retirar o cartão quando está em tripé

Espero que tenham gostado desta análise! O que acharam desta Panasonic Lumix DMC FZ-200?

Panasonic | Panasonic Lumix DMC FZ-200

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Pereira
    Filipe Pereira

    Bom review, mas o facto de não permitir mudar de cartão SD quando está num tripé, deveria ser considerado 😉

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Faltou isso, ja coloco 😉

    2. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      A minha opinião vale o que vale, mas não vejo isso como um ponto negativo. Só se torna negativo se estivermos a usar a câmara num tripé, e tiver-mos um cartão de pouca capacidade para o que estamos a fazer. Se tivermos em conta que isso poderá ser uma limitação, é uma questão de nos preparar-mos para ultrapassar esse inconveniente.
      Irrita-me muito mais o encaixe do suporte do tripé não estar ao centro do eixo da lente, o que não ajuda nada quando queremos fazer um panning estabilizado/centrado. Just my 2 cents.

  2. Avatar de jm
    jm

    Por isso esse preço mais um bocado compra-se um Canon dlsr que me parece bem melhor.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Acho que também em fotografia, tudo depende das necessidades e objectivos de cada um.

      As canon são maquinas que… cuidado, brutais. Mas por vezes as Lumix conseguem ter resultados semelhantes e em fotografia penso que é o fotógrafo quem faz o resdultado, a máquina ajuda, como é natural, mas é necessário gostar-se e querer explorar mais.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Se te referes as dSLR Cânon, sem dúvida, mas pelo preço não arranjas nenhuma dSLR com f2.8 no zoom mínimo e tanto zoom nessa Gama de preço. E quanto às Canon não dSLR, nessas ganha a Panasonic em muuuuitos modelos. Eu já tive Nikon, Canon e usei várias Panasonic e na minha opinião Nikon só em dSLR, Canon boa em todas gamas em especial dSLR, Panasonic muito boa em tudo menos…dSLR.

        1. Avatar de jm
          jm

          Sim, concordo que tudo depende de quem está a usar.
          A vantagem dessa panasonic é o facto de ser versatil só com uma lente. Com a canon dslr sim, teria de se investir mais dinheiro numa ou outra lente. Mas por outro lado, podes ter muito zoom e pode abrir a 2.8, mas depois olhas para as fotos e.. ehhhh.

          1. Avatar de jm
            jm

            mas certo, haverá pessoas às quais as caracteristicas desta maquina sejam o suficiente.(tendo em conta a versatilidade da máquina com uma só lente)

      2. Avatar de Gabriel Silva
        Gabriel Silva

        Não existe marca, existe especificações… não conheço uma canon na média do preço que faça melhor nem parecido… vc ter uma lente clara e claro, rápida, numa tele de 600 milímetros, que na verdade equivale a uma 900, numa full frame, lhe possibilitando atirar em velocidades acima de 1/2000, em ISO base em muitas cituações, um alô pra eventos esportivos. a lente do kit duma DSLR de entrada fecha pra F-5.6, em 55 milímetros. um F2.8, atira 16 vezes mais rápido que um 5.6, nas mesmas condições de iluminação… não é em todas as cenas diurnas que vc percebe o grau de diferença, mas sim em pouca luz…. não tem tanta necessidade de elevar o ISO em muitas ocasiões.
        saiba que num F2.8, entra 16 vezes mais luz no mesmo espaço de tempo, ou a mesma quantidade de luz, num espaço de tempo 16 vezes menor, que em um F 5.6… espero que tenha ajudado…

  3. Avatar de Pedro Pinto

    Fantástica análise.Muito bom equipamento.

  4. Avatar de Edgar
    Edgar

    Por mais uns cobres e tens a FZ1000….parace ser bem mais interessante!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não tive oportunidade de testar 🙂 Mas gostei muito desta… e recomendo!

    2. Avatar de Telmo Branco
      Telmo Branco

      Mais 300 “cobres”..
      Para quem o 4k ainda não interessa e não precisa do wifi, não vejo razão para dar mais dinheiro pela FZ1000.

      1. Avatar de Edgar
        Edgar

        Sensor é de uma polgada, as lentes são diferentes..mas sim pode nao valer apena a diferença de dinheiro…a as review que li, tem muito boa critica a fz1000

    3. Avatar de Gabriel Silva
      Gabriel Silva

      eu espero um dia ver uma sucessora dela com uma lente F2.8, em toda a range e com 600 Milímetros, seria um massacre…

  5. Avatar de Telmo Branco
    Telmo Branco

    Boa análise.
    Apesar de não ser um máquina nem compacta, nem dslr, oferece boas características e com um desempenho que me parece bastante agradável. E talvez até se possa considerar uma máquina com uma excelente relação qualidade/preço neste momento.
    Nesta gama de preços podemos encontrar a Sony DSC-RX100, muito mais compacta e com um desempenho fantástico.
    No caso das dsrl’s temos a Canon 1200D ou a Nikon D3200, ou até mesmo a Canon 100D.
    Nem toda a gente tem interesse em andar a mudar de lentes e muitas das vezes compra-se uma dslr que vai funcionar sempre com a lente inicial.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Obrigada 🙂

      Concordo ctg!

  6. Avatar de Edgar
    Edgar

    Bem, a RX100 III são 700 euros…..esta jamais se pode comparar á RX100, já a FZ1000 tem caracteristicas suficientes para isso!!!

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      … características, peso e dimensões. 🙂
      São compactas em cantos opostos do que se considera compactas. 🙂

  7. Avatar de okapi
    okapi

    Uma boa analise, mas este tipo de maquina nunca me convenceu.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Obrigada 🙂

      Pois, às vezes não é a capacidade da máquina mas o gosto pessoal de cada um 🙂

      1. Avatar de okapi
        okapi

        … sim é verdade e também para o tipo de trabalho fotográfico que se pretende. A minha 1º maquina fotografica foi uma Kodak 127 Brownie e ainda tinha em casa as famosas Rolleycord e Rolleyflex .Mas pessoais depois disso vieram as Petri, Richo, Nikon (F, FE2, Nikkormat ) além das Hasselblad 6×6 e a Zenza Bronica ( outra guerra )já nos finais de 70/80.Por qualquer razão um dia deu-me para vender todas as que tinha e dedicar-me a outras coisas que me tiravam o tempo.E talvez por isto estas maquinas não me convenceram, ainda. Nos ultimos anos comprei uma Canon SX220HS e para breve vou comprar uma para as viagens na cidade a Nikon P600 ( vamos ver se me convence ) e a Nikon 7200 para Landscape quando for á Highlands.

        1. Avatar de Pedro Fonseca
          Pedro Fonseca

          Se o okapi me permite, a Nikon Coolpix P600, apesar da boa “qualidade” das imagens captadas, é das mais lentas a focar, quando foca. As bridge, como deve saber, focam por detecção de contraste, e se com pouca luz já lutam para conseguir foco, a P600, mesmo com luz, digamos,….tem dias. Aconselhava-o a testar antes de comprar.

          1. Avatar de Gabriel Silva
            Gabriel Silva

            e uma p600 Não está a par duma fz200…

  8. Avatar de Bruno Borges
    Bruno Borges

    Boas,

    Até a sensivelmente 2 meses atrás, não encontrei maquina em termos de qualidade, preço, funcionalidade e versatilidade superior a esta FZ200. É importante dizer que este modelo já têm 2 anos e que a Panasonic vai a descontinuar (isto informação de revendedor). Ironicamente não há informações sobre a sua sucessora “FZ250?!”. Em termos de qualidade de imagem, diz e bem a Marisa, a FZ200 não desaponta. Eu consigo encontrar solução para qualquer um dos scenarios para tirar boas fotos. Neste momento estou viciado na opção “Shutter Priority”, dá para tirar boas fotos em qualquer ocasião, menos a noite (mesmo com uma iso alta). Em contrapartida a noite utilizo uma das predefinições, serve perfeitamente para a ocasião (sem recorrer a tripé).
    Se existe melhor, sim existe, rx100, rx10, fz1000 que utilizam um ccd de 1polegada. mas preparem-se para abrir os cordoes e gastarem o equivalente a duas FZ200.

    Um abraço.

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Apesar dos f/2.8 da objectiva da FZ200, a melhor qualidade de imagem obtém-se nos f/5.2-5.6. A única vantagem que vejo nesta objectiva é mesmo a capacidade de deixar entrar mais luz e conseguir-mos uma velocidade mais alta do obturador para que a imagem fique “focada”.
      Uma das grandes concorrentes da FZ200 é a Canon SX50 iHS, que apesar de ter uma objectiva mais “lenta”, em situação de luz abundante, ganha facilmente à FZ200, tanto em qualidade de imagem, como no alcance do zoom. Eu tenho uma FZ150 e não foi o f/2.8 que me fez deixar a FZ150, um excelente caixotinho multifunções. E sim, também continuo à espera para saber o que é que a Panasonic vai nos presentear na sucessora da FZ200 já estava na altura! É que muita gente pensa que a FZ1000 é a sucessora, mas estão enganados.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Boa tarde,
      Acabei de comprar uma fz 200 para substituir um modelo anterior da Lumix. Só Que noto que quando faço zoom rápido para alem do “zunido” normal do motor ouço 2 estalos abafados, um no principio do zoom e outro a meio. Quando faço zoom lento o visor electrónico “pestaneja”. Será que é caracteristíca deste modelo ou é defeito?
      Cumprimentos

      1. Avatar de Daniel Santos
        Daniel Santos

        Boa tarde Rui.
        Esse “estalo” ao usar o zoom máximo é normal. A minha também apresenta esse barulho.
        Abs

  9. Avatar de Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes

    Por momentos quase me baralhavam 🙂 mas recuperei, vou optar pela Sony HX 400

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Aconselhava a testares primeiro antes de comprares. Uma sugestão, leva um cartão SD contigo e pergunta ao vendedor se podes testar antes de comprar. Tiras umas fotos no local, em wide, telefoto, macro, algum efeito que queiras testar, panorama, etc. Depois levas o cartão para casa e avalias as fotos. Se gostares do que vês, é compra certa, se não apreciares, há sempre outros modelos.
      No caso da Sony, o processamento da imagem na máquina para JPG costuma ser muito exagerado. Mas como gostos, são gostos… só tu podes dizer-te a ti próprio se gostas do que vês.

    2. Avatar de Gabriel Silva
      Gabriel Silva

      HX 300, é muito melhor, fotografa em RAW, a 400, não. não use um grande zoom como único critério…

  10. Avatar de alexandre
    alexandre

    Excelente review Marisa!
    Já reparei que és uma amante da forografia!

    Tenho uma fz-150 e também só posso dizer bem! É bastante vesátil!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Muito obrigada :))

      Também me apaixonei logo pela FZ150 🙂

  11. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Um zoom de 24x não é potente (mas é mais do que suficiente) e até considero um zoom baixo para uma bridge nos dias de hoje (Lumix fz72 tem 60x e 102x em modo inteligente só para dar um exemplo, assim como Nikon Coolpix P600 e outras mais com 50x ). A grande vantagem desse zoom é que podemos utilizar a abertura 2.8 em toda a extensão da objectiva.

    Boa analise!

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Ricardo, o Zoom não é tudo. Eu tenho uma FZ150 também com os 24x e passados 2 anos decidi comprar a FZ72 pois queria poder chegar mais perto dos animais selvagens sem os assustar. Mais não digo por agora pois dentro em breve creio que saia o artigo que escrevi para o pplware sobre a FZ72. Mas volto a dizer, Zoom não é tudo. 😉

    2. Avatar de Gabriel Silva
      Gabriel Silva

      fz 72 fecha em F 6.9, em tele, vc nunca poderá ter a mesma qualidade de imagem… a pouca entrada de luz força o ISO a subir pra compensar, ou cair a velocidade do obturador, e pra quem acha que não muda muito: a diferença na eficiência luminosa entre a fz200, e a fz 72, é de 24,2908 1633 ( 24,3 vezes)… isso se traduz em 24.3 vezes mais luz no mesmo espaço de tempo, ou a mesma quantidade de luz, num espaço de tempo 24,3 vezes menor… claro que há variáveis, consoantes ao material que cada elemento da lente é feito, o tamanho e diâmetro da objetiva etc… mas varia pouco. se em determinada situação de luz vc pode atirar a 1/100, com um F6.9, tecnicamente poderá atirar a 1/2430… isso é muito, com o mesmo ISO… em situações que não exijam ggrandes velocidades, vc pode aproveitar pra usa o menor ISO possível, o que garantirá qualidade máxima de imagem.

      1. Avatar de Gabriel Silva
        Gabriel Silva

        esclarecendo o método de cálculo:
        multiplicasse o valor F, por ele mesmo, o resultado equivale mais ou menos quantas vezes o diafragma é mais estreito que a objetiva.
        Ex: F 2.o- 2*2 =4, o diâmetro do seu diafragma é 4 vezes menos que o da objetiva,
        F 2.8- 2.8*2.8= 7.84, (diâmetro 7.84 vezes que o dá objetiva).
        Calculando diferença: 7.84 (F2.8), dividido por 4 (F2.0) = 1.96, porem estamos falando de área, logo o resultado da divisão do F maior pelo menor, é multiplicado por 4.
        1.96 *4= 7.84, logo: um F 2.0 é 7.84 vezes mais rápido que F 2.8…

      2. Avatar de Gabriel Silva
        Gabriel Silva

        Perdão, a diferença na eficiência luminosa é de=6.0727040816

  12. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Esta máquina tem estabilizador de imagem?

  13. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Então nas fotos não podemos usar o estabilizador?
    Ando a procura de uma máquina e ando indeciso entre esta Panasonic e esta Sony dsc-hx400v.

    1. Avatar de Telmo Branco
      Telmo Branco

      Acho que podes começar por ver este..
      https://www.youtube.com/watch?v=wFgcDYNzXek

      A questão é que a Sony saiu em 2014 e a Panasonic já é de 2012.
      E a Sony acaba por oferecer mais coisas pelo mesmo preço.

    2. Avatar de Telmo Branco
      Telmo Branco

      No entanto a Panasonic FZ200 continua talvez oferecer uma melhor relação qualidade/preço. Principalmente pela capacidade de manter a abertura de 2.8, é mais leve e talvez um pouco mais pequena.

    3. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Se ajudar, podes ler mais acima a sugestão que eu dei ao Paulo Fernandes,… quando há indecisão, nada como testar antes de comprar. Se não conseguires testar os modelos que te agradam mais, julga pelos que conseguiste testar e escolhe o que te agrada mais no geral… desde que os €uros sejam compatíveis com a tua “carteira”. 😉

  14. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Pois, eu estou mais inclinado para a Panasonic por causa da abertura de 2.8.
    Também entra na lista a Canon Powershot SX50HS.

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Volto a repetir a mesma sugestão que já mencionei acima, de preferência, testa antes de comprares.

  15. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Obrigado Marisa.
    Uma review muito completa e fiável.
    Os exemplos das fotos nos diferentes cenários são muito esclarecedoras, até melhores que as do próprio manual da máquina, que é um dos seus pequenos defeitos.
    Infelizmente, o conversor de AVCHD usado nesta análise retirou toda a qualidade do vídeo e não faz justiça à FZ200. Teria sido bem melhor fazer o vídeo originalmente no formato MP4.
    Comprei uma Fz200 porque, para além da boa qualidade foto (demonstrada nesta análise), tem ótimas funcionalidades e qualidades vídeo (com a capacidade de controlo de abertura, velocidade, ISO, modos criativos e registo noturno que não ficam atrás de uma câmara de vídeo dedicada) evitando assim o transporte de dois equipamentos em viagem. Além disso, permite até tirar fotos enquanto se está a filmar, criando dois registos paralelos para a mesma situação.
    É realmente uma máquina muito completa que, apesar de não ter um zoom excessivamente longo, nem particularidades que outras máquinas mais recentes já trazem (Wifi, GPS, …) tem um conjunto de características que realmente funcionam bem na maioria das situações e permitem a um bom fotógrafo amador explorar o mundo da fotografia de forma criativa, desenvolvendo as suas potencialidades.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Miguel, tens toda a razão quanto ao vídeo. Assim que possível altero para se ver a qualidade da máquina!

      Há plataformas que ainda não aceitam esse fprmato e o sapo infelizmente é uma delas …

  16. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Boa tarde.
    Optei por comprar a Sony DSC-HX400V.
    Aproveitei para a comprar por 330€ na PixmaniaPro.
    Ainda não dei muito uso ha mesma devido ao tempo.
    Mas pelo 1º contacto, parece ser muito boa.
    Encaixa bem na mão, o material de construção é muito bom, tem um Zoom muito grande e não é muito dificel de tirar fotos com ele no máximo, as fotos para já são de muita qualidade.
    Em relação aos videos, ainda não experimentei.
    Espero ter feito uma boa compra 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto
  17. Avatar de Alvaro
    Alvaro

    Ola Marisa, blz
    Tenho vontade de comprar esta máquina por causa do video que ela faz
    quero usar como minha segunda camera no tripé para filmar casamentos , o que vc me diz ?/
    gostei muito da forma que vc colocou todos os detalhes aqui , parabéns .
    muito educada até quando os raciocínios são diferentes , parabéns !!