The Oscares 2009 – and the oscar goes to…”

22 Comentários

Por Ricardo Vieira para o Pplware.
É já neste domingo que o Kodak Theatre se enche de estrelas. E é já neste Domingo que se vai ouvir “…and the oscar goes to…” . E, como não podia deixar de ser, o Pplware não vai deixar este evento passar em branco.


O que se pode dizer já é que no ano passado tivemos muitos e bons filmes, logo a disputa pelo prémio mais apetecido vai ser renhida. Desta vez não temos nenhum cómico a apresentar a gala; Hugh Jackman sucede a Jon Stewart. A estrela do filme Australia tem a difícil tarefa de conduzir uma das cerimónias mais vistas do globo.

Nota: os (R) à frente dos nomeados significam que essa é minha preferência. Os (A) significam que esse será o provável vencedor.
Vamos então passar a comentar algumas das principais categorias:

  • Melhor Filme:

O Estranho Caso de Benjamin Button (R)
Frost/Nixon
Milk
O Leitor
Quem Quer Ser Bilionário (A)

Os principais candidatos nesta categoria são: Quem Quer Ser Bilionário e O Estranho Caso de Benjamin Button. Apesar de ter adorado ambos os filmes, gostava que quem ganhasse fosse o filme de David Fincher. Mas, parece-me que isso não irá acontecer. O rafeiro milionário, muito provavelmente, irá levar a estatueta para casa.

  • Melhor Realização:

Danny Boyle (quem quer ser bilionário) (A)
Stephen Daldry (o leitor)
David Fincher (o estranho caso de Benjamin Button) (R)
Ron Howard (Frost/Nixon)
Gus Van Sant (Milk)

Para mim, quem deveria levara estatueta nesta categoria era, sem dúvida nenhuma, David Fincher. A história de Benjamin Button foi maravilhosamente realizada. No entanto, desconfio que sairá de mãos a abanar. O vencedor será, quase de certeza, Danny Boyle.

  • Melhor Actor:

Richard Jenkins
Frank Langella
Sean Penn
Brad Pitt
Mickey Rourke (R) (A)

Penso que a grande disputa será entre Mickey Rourke, estrela de O Wrestler; e Sean Penn, estrela de Milk. Apesar de toda a classe de Penn, penso que a academia irá premiar Rourke. Ainda não é desta que Brad Pitt recebe o galardão.

  • Melhor Actriz:

Anne Hathaway
Angelina Jolie
Melissa Leo
Meryl Streep
Kate Winslet (R) (A)

Parece ser consensual, este ano é o ano de Kate Winslet! Venceu dois Globos de Ouro, feito incrível, venceu o BAFTA para melhor actriz (perdendo o de melhor actriz secundária contra ela própria!!), entre tantos outros. À 6º nomeação, Kate, vai, finalmente, levar a estatueta.

  • Melhor Actor Secundário:

Josh Brolin
Robert Downey Jr.
Philip Seymour Hoffman
Heath Ledger (R) (A)
Michael Shannon

Vamos estar na presença do primeiro Óscar Póstumo atribuido pela Academia. Sem dúvida nenhuma que, e apesar dos adversários de peso, Heath Ledger vai sair vencedor. A sua fantástica interpretação enquanto Joker no mais recente filme da saga Batman, vai ser devidamente reconhecida.

  • Melhor Actriz Secundária:

Amy Adams
Penélope Cruz (A)
Viola Davis
Taraji P. Henson (R)
Marisa Tomei

Tudo aponta que a grande vencedora será Penélope Cruz, pela sua interpretação no filme de Woody Allen. A minha vencedora seria a Taraji P. Henson, a mãe adoptiva de Benjamin Button.

  • Melhor Filme de Animação:

Bolt
O Panda do Kung Fu
Wall-E (R) (A)

Aqui a vitória será indiscutível. A história do robô mais querido, desastrado e puro do cinema. O filme dos génios da Pixar merece a vitória. E é um prémio justíssimo para um dos melhores filmes do ano passado!

Não vou falar aqui das restantes categorias, uma vez que isso daria um artigo enorme. Resta-me dizer que o filme de David Fincher, apesar de ser um dos melhores do ano poderá ser um dos grandes derrotados da noite. O filme tem 13 nomeações, mas, provavelmente irá arrecadar estatuetas apenas nas categorias técnicas, como na Melhor Fotografia, nos Melhores Efeitos Especiais, Melhor Caracterização, etc. Isto porque, este ano, temos o efeito Quem Quer Ser Bilionário. Esse sim, irá ser o grande vencedor da noite.

Como curiosidade, fica a imagem da polémica. Circula uma lista na Internet com os vencedores da gala de Domingo. Mentira ou verdade, só no fim saberemos. Tirem as vossas conclusões.

Link: Todas as nomeações

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DaPlayMaker
    DaPlayMaker

    Essa lista foi posta a circular na net por parte de um utilizador do site 4chan de modo a conseguir diggs e espalhar o caos por blogs e outros sites… Agora que a lista está bastante bem constituída, lá isso está! Vou acompanhar em directo, mas só mesmo porque não tenho nada para fazer amanhã =D

  2. Avatar de Morbus

    Amy Adams?! PULEEEESE!!!

    E Bolt não foi tão bom quanto Wall-e. Acho que Wall-e devia ter ganho…

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  3. Avatar de Morbus

    Oh wait.. Lol.Desculpem lá. Pensei que fossem os resultados 😛 Ando com os horários todos baralhados xD~~

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  4. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    @ Morbus

    Os resultados só vamos saber na madrugada de hoje/amanhã!!! 🙂

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com/

  5. Avatar de UKN
    UKN

    Sem ser o Quem Quer Ser … nenhum dos outros me diz nada … e só falo deste porque estive a dar uma vista de olhos no filme e deixou-me intrigado …

    Normalmente os filmes que vão aos oscares são demasiado dramáticos e pouco movimentados.

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    Vai ser transmitido por cá ? Em que canal ?

  7. Avatar de Alk
  8. Avatar de aver
    aver

    A lista das nomeações em todas as categorias. Dá para ver os trailers.
    Nos melhores filmes acho que não é o Frost/Nixon mas Changeling (A Troca, com a Angelina Jolie)
    http://www.oscar.com/nominees/?pn=nominees

  9. Avatar de aver
    aver

    Li mal. Nos nomeados para o melhor filme (best motion picture) está o Frost/Nixon.
    Por filme vê-se melhor para que categoria cada um está nomeado
    http://www.oscar.com/nominees/?pn=films

  10. Avatar de 2xtreme
    2xtreme

    O Rourke não ganhar é um roubo. E continuo a achar estranho o The Wrestler e o Dark Knight não estarem nomeados para melhor filme.

  11. Avatar de Blizard

    Já que vai ganhar… vou ver o Quem Quer Ser Bilionário agora mesmo 🙂

    http://alhoscombogalhos.blogspot.com/

  12. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Vitor, por acaso és bruxo?

    lol

    Os filmes que dissestes que querias que ganhassem, ganharam mesmo!

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    @Emannxx

    Acho que não, ele em melhor filme queria um, e ganhou o que ele inseriu como mais provavel ganhar.

    melhor actor foi Sean Penn e ele inseriu outro, e melhor actriz sec. foi Penélope Cruz, e ele preferia outro.

    Cumps,

  14. Avatar de Ricardo Vieira

    @Emannxx
    Por acaso não foi o Vitor quem fez as apostas e os prováveis vencedores. Leiam logo no ínicio do artigo para comprovarem o autor. Mas vou-lhe perguntar se ele é bruxo. 🙂

    A gala foi muito boa. Hugh Jackman a mostrar toda a sua classe. Tudo muito dinâmico e surpeendente. Uma surpresa muito grande, nomeadmanete com a vitoria de Sean Penn em detrimento de MIckey Rourke.

  15. Avatar de Vítor M.

    Eu não sou bruxo… ou melhor, tenho é uma convicção que o Ricardo Vieira, nosso editor sobre Cinema, é um excelente editor e que foi convidado por mim. pronto, como acertei no editor digamos que tenho um dedo que adivinha ;-.)

  16. Avatar de Ricardo Vieira

    Obrigado Vitor, pela confiança em mim. È um desafio muito estimulante e recompensador participar no Pplware como colaborador! 🙂

  17. Avatar de Mig
    Mig

    A maior injustiça de todas foi nem sequer nomearem, na categoria de Melhor Canção o “The Wrestler” do Bruce Springsteen – que ganhou o Globo de Ouro, e mais 2 ou 3 prémios – e estarem lá 2 canções (se é que se pode chamar àquilo canções) indianas do “…Bilionário…” e uma dela ganha, mesmo contra à do Peter Gabriel, do Wall-E…

    Já sabemos que Hollywood, tem anos em que se lembra de dar muitos Óscares para ‘não-americanos’ para mostrar que é os Óscares são universais, mas este ano foi muito mal escolhido. O filme (…Bilionário…) só lá está por ter sido realizado e produzido por ingleses, porque se fosse tudo produzido/realizado na Índia, poderia ser um sucesso em BOLLYWOOD, não em HOLLYWOOD…

    Num ano em que os Óscares mudaram – para melhor – e foram mesmo um excelente espectáculo televisivo – graças também ao grande Hugh Jackman, houve ainda outras injustiças – melhor actor principal – ou Brad Pitt ou, mais merecidamente, o Mickey Rourke… Desculpem lá, mas não acho o Sean Penn nada de extraordinário no filme… e já tinha ganho com o Mystic River.

    É verdade que a Kate Winslet já merecia ganhar finalmente 1 Óscar, mas o desempenho da Angelina Jolie no Changeling é muito bom.

    Também a Marisa Tomei merecia mais o Óscar de Actriz Secundária, embora a Penélope Cruz também não estivesse muito atrás, e em caso de dúvida, lá foi o Óscar para fora dos Estados Unidos….

    Para o ano ficam lodos lá, menos o Melhor Filme Estrangeiro 🙂 lol

    Pelo menos, de entre algumas injustiças, corrigiram outra que simplesmente não se entende – o prémio carreira para o Jerry Lewis! Como é possível ele nunca ter sido (sequer) nomeado para 1 Óscar… Dizem e querem que o cinema seja principalmente entretenimento e depois só dão prémios aos actores põem as plateias a fungar em dramas de faca e alguidar mas aos que põem as audiências a rir, divertidas, descontraídas, esses, são comediantes, ou cómicos… não têm valor… Quando é que aqueles supostos pensantes vão meter na cabeça que o público em geral gosta mais de rir que do chorar ?… DAH….

    Como disse o Eddir Murphy na apresentação do prémio, o Jerry Lewis foi uma inspiração para ele e para muitos outros, e redefiniu o género e a maneira de se fazer comédias…

    Mas pronto, contentemo-nos com os prémios acertados e com o excelente espectáculo visual e o fantástico apresentador que mostrou que nem só a Meryl Streep, o Pierce Brosnan ou o Colin Firth (Mamma Mia!) sabem cantar e dançar, espalhando um selo de estilo e qualidade desde o início até ao fim da gala – grande Hugh Jackman! Espero ansiosamente pelo X-Men Origins: Wolverine! 🙂

  18. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    LOL

    Prontos, ta resolvido o mistério! xP

  19. Avatar de João
    João

    Eu acompanhei na TVI apesar de os comentadores serem altos ignorantes.. mas pronto..

  20. Avatar de Luís Seabra
    Luís Seabra

    Enganas-te, Ledger, é o segundo actor a receber um Óscar a título póstumo, depois de Peter Finch (“Escândalo na TV”) em 1977.

  21. Avatar de Ricardo Vieira

    @Luís Seabra
    Tens razão, Luís. Foi um lapso meu.