Tardes de Cinema…

20 Comentários

Por Ricardo Vieira para o Pplware.
Abram alas para Randy “The Raaaaaaaaaaaam” Robinson! E, perante um dos melhores filmes dos últimos anos, testemunhem o renascer de Mickey Rourke neste filme do genial Aronofsky!


Histórias Para Adormecer (bedtime stories)

comédia|EUA|99 min

Realização: Adam Shankman
Argumento: Matt Lopez, Tim Herlihy
Intérpretes: Adam Sandler, Guy Pearce, Keri Russel, Courteney Cox
IMDB: 6.3/10 (5703 votos)
RT: 23% /93 críticas

“Every day is a new adventure.”
Skeeter Bronson (Adam Sandler) é um vulgar empregado de um hotel cuja vida sofre uma total reviravolta quando as histórias que ele conta aos sobrinhos para adormecerem começam misteriosamente a acontecer. Ele tenta aproveitar-se do fenómeno, incorporando as suas próprias aspirações em contos estranhos, um a seguir ao outro, mas são as contribuições inesperadas dos seus sobrinhos que viram a vida de Skeeter de pernas para o ar!

 


.

 

Um filme bem ao jeito de Adam Sandler e com o toque característico da Disney. No entanto não esperem uma grande produção, nem tão pouco uma fita imaculada. O que temos aqui é uma história para toda a família. Leve, divertida e com a habitual moralidade dos filmes da Disney.
O que surpreende neste filme é o elenco: temos o Adam Sandler, actor típico deste tipo de filmes; Guy Pearce, actor do filme sensação de Nolan e de L.A. Confidential, Courteney Cox, mais conhecida pela sua participação na série televisiva Friends e na trilogia Gritos, e Carmen Electra, conhecida mais pelos seus… atributos.
É uma aventura cheia de efeitos especiais, especialmente indicada para os fãs de Sandler e para se ver em família.


O Wrestler (the wrestler)

Drama|EUA|115 min

Realização: Darren Aronofsky
Argumento: Robert D. Siegel
Intérpretes: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood
IMDB: 8.5/10 (34 480 votos) imdp top 250 #60
RT: 97%/191 críticas

Love. Pain. Glory.
No final dos anos 80, Randy “The Ram” Robinson (Mickey Rourke) era um dos principais lutadores de wrestling profissional. Agora, vinte anos mais tarde, ele ganha a vida com as suas representações estimulantes para um punhado de fãs conservadores de wrestling em ginásios de escolas secundárias e centros comunitários perto de Nova Jersey.

De relações cortadas com a filha (Evan Rachel Wood) e incapaz de manter relações reais, Randy vive para a emoção do espectáculo e para a adoração dos fãs. Mas um ataque de coração vai atirá-lo para a reforma.

 


.

 

À medida que o seu sentido de identidade começa a desvanecer-se, Randy começa a reavaliar a vida – tentando uma reconciliação com a sua própria filha e iniciando um promissor romance com uma velha stripper (Marisa Tomei). Mas nada se compara com a sedução do ringue e a paixão pelo wrestling, o que ameaça arrastar Randy “The Ram” de volta a este mundo.Darren Aronofsky é um dos melhores realizadores da actualidade. Mas, certamente que muitos desconhecerão este nome. Aliás, quase que aposto que muitos nem sabem que filmes este visionário já fez. A verdade é que Aronofsky tem um estilo muito pessoal e peculiar.

Os filmes dele não são comerciais, são filmes claramente pessoais. Desde PI, passando pelo agonizante e marcante Requiem For A Dream e terminado em The Fountain com uma experiência transcendental que é só um dos melhores filmes de sempre.

Poderão concordar comigo ou não. A verdade é que este realizador já tem uma legião de fãs e, com este The Wrestler arrisca-se a angariar mais uns quantos seguidores.
A realização neste filme é muito segura.

Com planos bem idealizados, como a câmara a perseguir Mickey Rourke por trás dele, a escolha certa dos momentos em que entra a banda sonora, um apostar em pormenores e na construção de uma narrativa tão simples quanto real.

Uma nota muito especial para o final do filme. Para além de ser um plano simplesmente espectacular, um clímax intenso e arrasador, foge dos clichés habituais, e certamente irá deixar muita gente de boca aberta.

Quanto ás interpretações, tudo o que se diz por aí é verdade: Mickey Rourke tem uma actuação brilhante, é realmente o seu renascer. O vencedor do Globo de Ouro, dá-nos uma interpretação muito versátil e poderosa. Tanto nos consegue transmitir muito bem a solidão em que se encontra, como mostra uma vontade em refazer a sua vida de uma maneira incrivelmente credível. Até consegue arrancar sorrisos à plateia, e aposto que… lágrimas.
O elenco secundário também ajuda, e muito. Temos uma Marisa Tomei intensa e convincente que lhe valeu, e diga-se que foi justa, uma nomeação ao òscar, para além do Globo de Ouro e o BAFTA.

Para além da realização genial, os filmes de Aronofsky fazem-se sempre acompanhar por uma banda sonora de luxo, composta por Clint Mansell. E, como não podia deixar de ser, Mansell coloca mais uma vez o seu dedinho mágico a trabalhar.

Para além do compositor, temos sons típicos do Rock dos anos 80, com Guns N’ Roses no topo da lista e uma música escrita por Bruce Springsteen. Música essa, que acabou por ganhar o Globo de Ouro e, incompreensivelmente, foi esquecida pela academia. Portanto, descansem que a parte sonora desta fita é de grande qualidade. Inesquecível a entrada de Randy no ringue ao som de Sweet Child O’ Mine.

Terminando esta pequena crítica ao filme, resta-me concluir dizendo: vão ver este filme. È um filme independente, muito pessoal, com um orçamento 10 vezes mais pequeno que outros similares, mas que ainda assim consegue ser dos melhores dos últimos anos. Merecia a nomeação para melhor filme e para melhor realização. E Rourke merecia o Óscar!

Sugestão da semana: Braveheart – O Desafio do Guerreiro (Braveheart)
Pontuação pessoal :
Tagline: Every man dies, not every man really lives.

A história épica e romântica de William Wallace. Um dos melhores filmes já feitos. Uma história intensa e inesquecível, interpretada por um Mel Gibson fabuloso.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    The Wrestler é excelente, sem dúvida 5 estrelas. Muito muito bom de se ver.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. Avatar de MrPresident
    MrPresident

    o aronofsky é o meu realizador actual favorito mas este filme deixou-me um bocadinho a desejar…vi-o domingo no fantasporto e parece-me k mta gente saiu de lá a desejar um bocadinho mais…
    ao contrario dos outros filmes dele, a banda sonora n teve grande impacto em mim. axo k falta kker coisa à historia em si também… No entanto a realização ta fantastica como sempre… ja tenho saudades das “hip hop montage” dele…

  3. Avatar de Rui Oliveira

    Estou atento ao The Wrestler, e a critica do Ricardo Vieira fez-me ainda mais querer ver o filme.

    Os meus parabéns para as tardes de cinema que tens contribuído para o pplware Ricardo 🙂

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    tou a espera dum r5 a cerca de 2meses lol xD

    o screen ja saiu a mt :p

  5. Avatar de Vítor M.

    Meus caros, sinceramente eu estou a ter algumas dificuldades em imaginar o Mickey Rourke no papel de lutador de wrestling… também conta neste meu cepticismo o facto de não apreciar o Mickey como actor…

  6. Avatar de Miguel Ferreira

    pelo trailer o filme parece ser porreirito

    http://www.9quina.com

  7. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    The wrestler é, sem dúvida, um filme a não perder… Quanto ao resto ainda não vi!

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com/

  8. Avatar de gonçalo
    gonçalo

    Gostei do filme. Essencialmente, o Mickey é o filme. No entanto, este ano houve muitos bons filmes e, a meu ver, este não seria para óscar. De qualquer forma gostei muito, em particular da realização.

  9. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    estou curioso para assistir.na verdade o mickey rourke era um grande canastrão e como andou batendo cabeça talvez seja a hora da redenção.A conferir…..

    http://www.delaorden.blogspot.com
    galeria

  10. Avatar de aospapéis

    As notícias que vão chegando de outros abrem o apetite para o filme, sim senhor. Também nunca gostei deste homem e daquele ar chunga que ele punha. Filmes fanhosos não o ajudaram…

    Mas, este filme tem ingredientes para ser popular. Um deles é o “regresso”. Toda a gente gosta de uma história de “regresso”, de alguém que estava na mó de baixo mas deu a volta.

    http://aospapeis.blogspot.com

  11. Avatar de Shiryu

    “The Wrestler” é um dos filmes da minha vida, tenho dito! Mas que grande roubalheira que foram os Óscar deste ano…

  12. Avatar de Pextana
    Pextana

    Olá a todos gostava de vos colocar uma dúvida como é que são atribuídas as nomeações para os oscares?

  13. Avatar de spospo
    spospo

    the wrestler

    No final do filme ele morre!!!VERIDICO!!! mas vejam……

  14. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    @spospo
    O final do filme fica em aberto. Não se pode afirmar que a personagem tenha morrido.
    De qualquer maneira devo dizer que é um bom filme, mas a mim deixou-me um bocadinho a desejar.
    É um filme muito angustiante pois mostra-nos a vida de alguém que aparentemente já teve o mundo a seus pés e que agora está nas ruas da amargura e não quis largar a única coisa que ainda fazia o sangue correr-lhe nas veias.
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  15. Avatar de Ricardo Vieira

    Também acho que o final do filme ficou em aberto… Não podes afirmar que morreu. Uma coisa é certa: ficou sozinho…

    @Pextana
    Lê este artigo que ficarás esclarecido acerca do sistema de votação nos óscares:

    http://close-up.blogs.sapo.pt/tag/votacao

  16. Avatar de Cassio
    Cassio

    O Mickey Rourke mereçia pelo menos o oscar como melhor actor sem duvida

  17. Avatar de Sérgio Nuno Pontes

    Confesso que não gosto do Mickey Rouke, no entanto este filme deixou-me curioso.. Planeio ir vê-lo

  18. Avatar de barros
    barros

    Hummmm! 9 Semanas e Meiaaaaaaaa!!! Kim Basinger e Mickey Rourke: “Eles quebraram todas as regras”!!! Isso era de Oscares! 😛

    “Quantas de nós não se lembra de ter visto este filme nos anos 80, e termos suspirado pelo Mickey Rourke, e ter uma paixão assim… arrebatadora, carnal, e cheia de jogos… um romance que durasse apenas 9 semanas e meia, mas que valesse por uma vida inteira… eu na altura, bem suspirava!”

    😉 Foi “só” para recordar ou qui ça atiçar a curiosidade dos mais novos 😉

  19. Avatar de Coise
    Coise

    Será que me podem dizer qual é o RT ? Queria ver umas criticas mais credíveis que IMDb…

  20. Avatar de Ricardo Vieira

    @Coise

    O RT é um site semelhante ao IMDB, só que em vez de apresentar críticas escritas poe cinéfilos anónimos como eu e tu, apresenta críticas redigidas por criticos profissionais.

    Digo-te, no entanto, que o IMDB muitas das vezes é o melhor sítio para ficares a conhecer o real valor de uma fita. 😉