Cinemas da Rússia exibem filmes pirata de torrents após as sanções dos estúdios

38 Comentários

Já estamos no terceiro mês de guerra e continuam a chegar constantemente várias informações que mostram bem impacto que o conflito da Rússia contra a Ucrânia tem tido em diversos setores. E um deles é no mundo cinematográfico.

Como tal, as mais recentes informações indicam que, devido às sanções dos estúdios, os cinemas na Rússia estão agora a exibir filmes pirata transferidos de torrents.




Muitas empresas e entidades viraram as costas à Rússia após esta ter invadido a Ucrânia. Como consequência, o país de Vladimir Putin deixou de ter acesso a diversos produtos e serviços. Para ultrapassar parte desse problema, recentemente a Rússia legalizou o mercado paralelo para que fosse possível a entrada de produtos de várias marcas como a Intel, AMD e Apple.

Rússia passa filmes pirata nos cinemas após sanções

Também vários estúdios de Hollywood suspenderam a sua atividade no país invasor como forma de censura contra a guerra. Como aqui referimos, estúdios populares como a Disney, Warner Bros. e Sony deixaram de lançar estreias de filmes na Rússia. Então, para contornar esta situação, vários cinemas do país de Putin estão agora a optar por formas alternativas para continuar a oferecer o serviço aos clientes.

De acordo com as informações avançadas pelo site TorrentFreak, alguns cinemas estão a exibir filmes pirata, sacados através de torrents. Títulos como The Batman, entre outros lançamentos, estão então a ser passados nos ecrãs sem serem de facto conteúdos legais. O objetivo é oferecer os conteúdos aos clientes, ao mesmo tempo que conseguem manter os locais em funcionamento.

Com as sanções implementadas neste setor, a Associação de Proprietários de Cinema da Rússia, a qual representa 700 cinemas e 2.600 ecrãs em todo o país, referiu que o colapso da indústria cinematográfica local pode acontecer caso nada seja feito. De acordo com a entidade:

Infelizmente, a quantidade e a qualidade dos filmes russos lançados não satisfazem toda a procura de conteúdo nos cinemas. Para além disso, vários títulos russos foram adiados ou completamente cancelados.

Assim, a associação estima uma perda de receita na ordem dos 80% neste setor, por isso pediu ajuda ao Ministério da Cultura da Rússia. Para já ainda não se sabe se essa ajuda foi concedida mas, até lá, vários cinemas continuam então a passar filmes piratas para, pelo menos, conseguirem pagar as suas despesas.

Algumas empresas do ramo do cinema russo, como a “Kino Non-Stop” e a “World Movies On the Big Screen” anunciaram nas suas contas da rede social russa VK que vão passar filmes que não chegaram ainda oficialmente ao país.

Por sua vez, a associação de cinema russa afirmou que “condena a prática de exibição ilegal de filmes” e solicitou à comunidade cinematográfica profissional do país que o evite fazer.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    parabens os russos por serem pro consumidor

    1. Avatar de Otioobvio
      Otioobvio

      Parabéns à tua mediocridade. Também quero o produto do teu trabalho (ou futuro trabalho) grátis, já que não precisas pelos vistos de ganhar por desempenhar uma tarefa. E já agora que te respondem à saída do supermercado quando queres levar os produtos sem pagar? Deixam te? Não pois não… deve ser porque os supermercados ou agricultores são pouco “pro consumidor”.

      Eu acho é que são pouco “pro malandro”

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não recebem porque não querem, quem mandou deixar de fazer negócio com a Rússia? O povo russo não tem culpa, certos estão eles.

      2. Avatar de Memória
        Memória

        “DIZ O ROTO AO NU: PORQUE NÃO TE VESTES TU?”

    2. Avatar de traveller
      traveller

      vão ser uns clientes muito satisfeitos, IMAX, 3D, 4DX legendagem, etc, etc

    3. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      pro capitalismo queres tu dizer.
      Não pagam é aos estudios, nao quer dizer que nao cobrem aos consumidores…

  2. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Terceiro mundo…

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Segundo mundo.

    2. Avatar de pipapapigrafo
      pipapapigrafo

      +1

  3. Avatar de AP
    AP

    Filme, território… Apropriam-se de tudo.

    1. Avatar de Otioobvio
      Otioobvio

      Russos sendo russos. Se não conseguem roubar saltam para a guerra; e quando saltam dizem que a culpa é do vizinho que lhes “obrigou” a ir para a guerra.

      A questão é que a Ucrânia está a dar-lhes no pêlo forte e feio (ainda que no final desafortunadamente não chegará para ganhar…) e a Rússia queixa-se de que os outros países estão a ajudar e não deviam… mas ainda há quem os defenda…

      1. Avatar de º-º
        º-º

        Quem te disse que a Ucrânia está a dar-lhes no pêlo forte e feio?

      2. Avatar de onurb82
        onurb82

        Concordo que poderá não ser o suficiente, mas a resiliência do povo ucraniano mostra aos invasores que afinal o passeio no parque vai custar mais qualquer coisa…

        Os Ucranianos mostram ao mundo que em pleno 2022 ninguém tem o direito de querer mudar seja qualquer fronteira (perguntam os defensores do direito animal: então mas e aquele e o outro e ainda o outro país que viu as suas fronteiras violadas… pois bem meus caros, chegou às nossas portas…)

        Quanto ao quem os defenda sejam eles partidos políticos, ou cidadãos habituados ao conforto da paz, o futuro vai encarregar de os punir através da perda de influência política e através da inflação que se avizinha…

  4. Avatar de MegaDrive
    MegaDrive

    Panem et circenses

  5. Avatar de Eu
    Eu

    É pra ver…
    Os filmes são piratas. Mas o que se pode chamar a um governo ou estado que usa esses conteúdos para sacar uns cobres aos seus cidadãos para consumirem algo que eles próprios podem fazer em casa?
    Pirata que rouba a pirata tem 1000 anos de prisata.

    1. Avatar de Jane Doe
  6. Avatar de pipapapigrafo
    pipapapigrafo

    Isto acontece também porque o cinema russo é reles, muito ao estilo de Boliwood, provinciano, cheio de efeitos especiais mas sem conteúdo. Eles estão viciados na cultura norte americana, faz lembrar antes da queda do muro de Berlin onde os alemães da parte soviética faziam tudo o que podiam para ver sitcoms americanas.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Completamente verdade o que disse.

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    E agora apanham daqueles que se vê alguém a levantar no meio do filme para ir fazer um xixi.
    Ainda à dias no Youtube estive a ver entrevistas feitas nas ruas de alguma cidades Russas sobre os impactos das sanções, e é notório que os jovens falam abertamente sem receios, mas quando falam com pessoas um pouco mais velhas, ai nota-se o medo na cara das pessoas e a grande maioria diz que nem acompanha as noticias da guerra ai operação especial militar, ou então dizem que agora é muito mais fácil comprar produtos russos.
    Mas nota-se o desconforto das pessoas quando colocam as perguntas.

    1. Avatar de deeppurple
      deeppurple

      o povo russo não há-de tolerar a ditadura durante muito tempo.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Pois não vão tolerar, já a toleram à não sei quantos séculos.
        Sai de lá o Putin e vai para o lugar dele outro igual ou pior…

        Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  8. Avatar de Humberto Figueira
    Humberto Figueira

    Estamos perante uma Guerra Mundial, com armas e sem armas (guerra fria).
    O Ocidente envia armamento, assim a guerra não acaba. Guerra gera Guerra!
    Quem sofre é os países que dependem de outros, como o nosso!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      “O Ocidente envia armamento, assim a guerra não acaba. Guerra gera Guerra!” Claro, a culpa é da Ucrânia, um país livre, que devia deixar entrar as excelências invasoras russas… agora resistir não, malandros.
      À com cada um, era o que mais faltava um país livre não se poder defender de uma invasão com um único propósito de capturar o seu território e anexá-lo à força invasora…

    2. Avatar de AP
      AP

      Sim, segundo o am,igo Humberto devíamos deixá-los avançar por aí fora, baixar as calças sem oferecer qualquer tipo de resistência.

      1. Avatar de Humberto Figueira
        Humberto Figueira

        Vamos ver daqui mais um tempo se era preciso uma guerra.

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ai que escândalo…
    Quer dizer, se já em tempos normais, em que os cinemas e demais plataformas estão a funcionar em pleno vapor, a pirataria é que se sabe, então imaginem agora que os estúdios pura e simplesmente deixaram de lançar os filmes por lá.
    Estavam à espera do quê?
    Esta gente parece que vem de outra galáxia…

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  10. Avatar de secadegas
    secadegas

    Não estou na Russia e faço o mesmo… E agora?

    1. Avatar de Paulo Tavares
      Paulo Tavares

      É mais ou menos o mesmo, um particular vs. várias instituições privadas que deviam obedecer a leis internacionais do áudio visual, a fazerem pirataria !!!!

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Paulo Tavares, nas leis internacionais do áudio visual está incluído ” não lançamos nada aí e vcs não podem fazer pirataria”?

        Não querem mais pirataria? Não saíssem de lá.

        1. Avatar de João Alves
  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu nem acredito no que estou a ler. 😐

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Oh Sandokan, e se eu lhe disser que já não meto as patas de PorcoDoPunjab num cinema há mais de 15 anos e vejo tudo o que quero em alta definição e etc e tal?
      A trabalheira de ir ao cinema, arranjar lugar para estacionar, aturar gente a falar durante o filme, etc e tal, fez me desistir rapidamente de tudo isso.
      Assim vejo em casa, sossegado com a família e os meus cães e gatos, e por engraçado que pareça os animais estão sossegados a ver o filme.
      É verdade que após alguns minutos já estão de barriga para o ar a dormir mas isso não é culpa deles mas do filme, que não lhes diz nada.
      Acredita nisto ou não?

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      Uma narrativa não é necessariamente uma verdade (parcial ou total).

  12. Avatar de Memória
    Memória

    Nest caso (pelo que podemos verificar) é em grande parte verdade

    Um reporter incrível e que por vezes tenho seguido é Patrick Lancaster
    https://www.youtube.com/c/PatrickLancasterNewsToday

    . . .Que não percebo por que milagre ainda está vivo, mas não me parece que vai sobreviver 🙁

    Ele faz reportagem onde os combates acontecem, com os soldados e atrás dos tanques, como em Mariopol.

    Hoje mostra os resultados de um ataque a uma fábrica de reparações de cabos (?) perto de Donetsk .

    https://www.youtube.com/watch?v=BLi1wLkesRI
    Ukraine – Russia War: Rocket Attack Hits Major Oil Plant Near Donetsk Killing At Least One Civilian

    1. Avatar de João Alves
      João Alves

      O Patrick, é corajoso, e a intenção é nobre.
      No entanto nada vai mudar, porque o nível da nossa propaganda é brutal, há sempre pessoas fracas da cabeça que caem no “conto do vigário”.

      Eu dou valor ao que ele faz, mas percebo que a ditadura está para ficar..só se todos levantassem a voz de uma vez é que isto acabava.