Cinema – Top 10 de 2009

136 Comentários

Por BestCine para o Pplware
2009 já era e 2010 está a todos vapor: esperamos que seja um ano de sucesso a todos os níveis, nomeadamente, cinematográfico. Para que seja um ponto de viragem deixamos o TOP 10 do que do melhor se fez no ano que findou, no mundo da sétima arte.

A lista que se segue foi definida tendo com base vários factores: realização, interpretação e argumento. Lembramos que esta lista é completamente subjectiva e como tal diferente de outras listas que possam surgir. Por tal facto, desafiamos também os nossos leitores a apresentarem o seu TOP 10 de 2009 nos comentários…

10º – THE HANGOVER, de Todd Phillips

Esta comédia centra-se na cidade de Las Vegas, onde três amigos que vão ser padrinhos de casamento, perdem o seu amigo “prestes-a-casar” depois de uma despedida de solteiro de arromba. A partir dessa altura, tentam recordar todos os passos dados até ao momento, de forma a encontrar o amigo desaparecido.

9º – PARANORMAL ACTIVITY, de Oren Peli

“Paranormal Activity”, conta a história de um jovem casal de classe média, que se mudam para uma nova casa no subúrbio, mas eles começam a ser perturbados por uma presença que pode ou não, ser algo demoníaco, mas certamente é mais activa no meio da noite. Especialmente quando eles dormem.

8º – THE ROAD, de John Hillcoat

Num mundo em ruínas após um evento apocalíptico, um pai e o seu filho estão andando para Sul numa tentativa de escapar do frio do inverno que cada vez está mais intenso, mas ao longo do caminho eles têm que evitar bandos de assassinos sem lei, em que a sua única arma é uma pistola com 2 balas.

7º – NINE, de Rob Marshall

Do mesmo realizador de “Chicago” e “Memórias de uma Gueixa”, chega ao cinema o filme “Nine”, um electrizante e provocador musical que acompanha a vida e obra de um mundialmente famoso realizador numa turbulenta época da sua vida em que tenta balançar as muitas mulheres que o rodeiam. Uma verdadeira constelação, com grandes nomes do cinema contemporâneo, dá vida a esta adaptação de uma produção originada em 1982 na Broadway.

6º – STAR TREK, de J.J. Abrams

Um olhar sobre a fundação de uma das tripulações espaciais mais emblemáticas da Sétima Arte. Teremos a oportunidade de ver como o Capitão Kirk entrou na Academia Starfleet, o início da sua amizade com Spock e as primeiras batalhas contra os Romulanos. Uma visão inovadora da maior aventura espacial de todos os tempos, “Star Trek”, com uma tripulação jovem e totalmente nova aventurando-se ousadamente onde nenhum Homem jamais chegou…

5º – UP, de Pete Docter e Bob Peterson

Carl Fredricksen, um vendedor de balões de 78 anos, vai, finalmente, realizar o sonho da sua vida, uma grande aventura, quando prende milhares de balões à sua casa e consegue voar à descoberta da América do Sul.

Mas ele vai descobrir, tarde demais, que o seu maior pesadelo também embarcou nesta viagem… Um explorador da natureza, super optimista, de 8 anos, chamado Russel.

4º – INGLOURIOUS BASTERDS, de Quentin Tarantino

“Inglourious Basterds” é um filme sobre um grupo especial de soldados americanos que actuam na segunda guerra mundial espalhando terror entre os nazistas. O que você pode esperar? Tortura, violência psicológica, momentos bizarros e óptimos diálogos.

3º – PUBLIC ENEMIES, de Michael Mann

O filme é baseado no livro de Brian Burrough, “Public Enemies: America’s Greatest Crime Wave and the Birth of the FBI”, que conta a história do lendário agente do FBI, Melvin Purvis, destacado para capturar um trio de assaltantes encabeçado por John Dillinger.
Durante a Depressão, o governo americano tenta deter os criminosos John Dillinger, Baby Face Nelson e Pretty Boy Floyd, transformando o FBI na primeira agência federal de polícia do país.

2º – DISTRICT 9, de Neill Blomkamp

Não é apenas um filme de ficção científica protagonizado por extraterrestres e naves espaciais. O novo Alien, “District 9″, é também uma alusão ao racismo e xenofobia. Tudo porque o seu realizador, Neil Blomkamp, cresceu na África do Sul durante o apartheid.

A humanidade esperava por um ataque hostil ou por gigantes avanços tecnológicos, nada disso veio. Os alienígenas chegam à Terra como refugiados e se instalam em uma área da África do Sul, o Distrito 9, enquanto os humanos decidem o que fazer com eles.

1º – AVATAR, de James Cameron

“Avatar” marca o regresso de James Cameron à direcção das grandes produções desde “Titanic” de 1997, o maior êxito de bilheteira de todos os tempos, e transporta-nos a um espectacular mundo para além da nossa imaginação, onde um herói rebelde embarca numa viagem de redenção, descoberta e amor inesperado, assim como lidera uma batalha heróica para salvar a civilização. O filme conta a história de um ex-Marine que se vê envolvido em hostilidades num planeta desconhecido, habitado por “aliens” com exóticas formas de vida. Como ele é “Avatar”, uma mente humana num corpo de alien, encontra-se dividido entre dois mundos, numa desesperada luta pela sobrevivência.

Partilhar:
Tags:

Comentários

136

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Amaral

    AVATAR! o melhor filme dos ultimos anos.

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Melhor é subjectivo… Em termos artísticos/originalidade, não é nem de longe.

      1. Avatar de crash
        crash

        Como eu vi em algum lado o enredo do Avatar é tal e qal a “Pocahondas”, mas o Avatar é um filme q nao custa ver, nem um filme que se possa dizer que o dinheiro foi mal gasto…É um filme bom, porque inova e tem o jakessuly papa mulheres azuis 😉

        1. Avatar de Bruno Silva
          Bruno Silva

          O gajo já tinha escrito o argumento á 15 anos atrás.

          1. Avatar de Joao Abel
            Joao Abel

            E foi há precisamente 15 que saiu o filme da Pocahontas…

            Achei este top dos mais estranhos que já vi para 2009…
            Public Enemies melhor que Inglourious Basterds?
            Paranormal Activity? Eu diria que é um dos piores do ano!
            E o Avatar nunca é o melhor filme do ano!
            Mas a falta principal aí é o The Hurt Locker que está a arrecadar imensos prémios de 2009.
            O (500) Days of Summer também não ficava aí mal, nem o Moon, já para não falar do Up in the Air.

          2. Avatar de Bruno Silva
            Bruno Silva

            E quem te diz agora que não foi o contrario?

            Isso já se torna muito subjectivo.

          3. Avatar de Ana Narciso

            A história da Pocahontas não foi inventada pela Disney, é verídica!

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Pocahontas

    2. Avatar de Ana Narciso

      É Pocahontas dos tempos modernos!

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      falta o (500) days of summer e Moon (como já disseram), e o Avatar não merece o 1º lugar. É um excelente filme tecnicamente mas a história é muito superficial… E para estar no topo não é só gastar milhões tem que se ter qualidade.

  2. Avatar de pedro lupom
    pedro lupom

    1º-AVATAR
    2º-INGLOURIOUS BASTERDS
    3º-BROTHERS BLOOM
    4º-ANGELS AND DEAMONS
    5º-HARRY POTTER
    6º-STAR TREK
    7º-THE HANGOVER
    8º-MOON
    9º-TRANSFORMERS
    10º-SAW(grande fã)

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    avatar…tinha de ser =/

    mas também, com tanto dinheiro envolvido mau era se o filme não ganhasse tudo…

    1. Avatar de Mariz
      Mariz

      Eu não vi mas também a fama dele é pelo preço que ele teve e pelo que se dizia ou seja pelos comentários de que “ele é isto é aquilo” isso fez com que as pessoas tivessem curiosidade em ver e fez com que fosse um filme muito visto.

  4. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    A essa lista acrescentava:

    STATE of PLAY e Law Abiding Citizen

    _________________

    Como pior filme elegia o:

    * 2012

    levantou tanta espectativa que tornou-se o filme mais ridiculo do ano, chamo-lhe o filme de Categoria B com efeitos de primeira.

    Eleva o exagero, ao cumulo dos exageros… de uma ponta do filme à outra, sobrevivem por um centimetro a tudo.

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Ah… esqueci… acrescentava também o
      “Nothing but the Truth” .. que aconselho.

      Filmes com boas histórias… sem grandes “AVATARES” (Efeitos Especiais) 😉

    2. Avatar de fran
      fran

      lá concordo plenamente em relação ao 2012, que filme podre.

    3. Avatar de codemaster
      codemaster

      Confirma-se, 2012 é mesmo o pior filme de 2009 e um dos piores dos últimos anos.
      Quanto à lista dos melhores, não vi todos mas os que vi posso confirmar que merecem estar entre os 10 melhores.

    4. Avatar de Tagus
      Tagus

      District 9, pode ser de mim, mas não gostei nada do filme. :s
      Qto ao avatar, tá giro e tal mas daí a ser o 1º?? Não me parece, existe outros muito mais rico no argumento e noutros aspectos que não o efeito especial, claro.

      1. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        Então não percebeste bem o filme. Foi sem duvida um filmão.

        UM MUST SEE

        Mas o MOON foi sem duvida o melhor filme de 2009 arrasando qualquer um desse ano.

        1. Avatar de Tagus
          Tagus

          Percebi Bruno, claro que percebi. Mas daí a ser o 2º melhor filme… Para mim, o que me marcou no filme foi apenas a mensagem que o filme tenta transmitir. Mas os diálogos, efeitos especiais… fez-me lembrar um filme de categoria B. Mas qto á mensagem 5*,mas axo q n é tudo.

      2. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        “District 9” destaca-se pelos efeitos especiais e pela forma ao estilo “documentário” como foi feito.

        Deu um realismo diferente do habitual visto nos filmes de ficção cientifica.

        Concordo que não é aquele filme de ficar de boca aberta, mas na minha opinião, acho que até está bem conseguido…e acredito a julgar pelo fim, que o melhor desse filme ainda está para vir 😉

        1. Avatar de Bruno Silva
          Bruno Silva

          Não acho.
          Bons efeitos (Não se esqueçam que só teve um orçamente de 30M. Argumento um pouco inovador. boa imagem.

          Sem duvida, um dos melhores filmes de 2009

    5. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      O 2012 a mim não me gerou expectativa nenhuma sabendo logo que o realizador era Roland Emmerich desfez-se logo todas as minhas expectativas. Acho que o realizador é demasiado obcecado em tentar mostrar às pessoas como o mundo vai acabar ou se vai tornar e esquecesse de fazer o filme, mas pronto isto sou eu que não gostei de praticamente todos os filmes que fez.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Sem duvida. Esse realizador de original não tem nada e é completamente obcecado pela mesma história, drama, e final feliz estilo Heroi.

        Tem é aparentemente uma boa equipa de efeitos especiais, já que nos filmes dele costumam ter um trabalho bem feito nesse nivel..de resto é mesmo de lamentar e digo mesmo, desperdicio de dinheiro e tempo em tão bons efeitos usados.

  5. Avatar de Fernando Moreira
    Fernando Moreira

    Como já disse noutros sítios( vou só fazer um copy-paste em relação ao Avatar):

    Avatar melhor filme de todos os tempos para muitos?! :S
    Não percebo como podem dizer que é um dos melhores filmes de todos os tempos….aqui se vê como estamos.. passa-se exactamente o mesmo com os jogos de computador, se um jogo tem bons gráficos e uma má jogabilidade então é um excelente jogo porque tem excelentes gráficos!
    Este é daqueles filmes que tem uma história completamente banal(muita vez equiparada à da pocahontas) que nada de novo traz ao mundo…um filme não se trata apenas de efeitos especiais… trata de ter uma óptima história que nos agarre ao ecrã durante 2 3 ou 4 horas… esta história é uma história básica que todos já ouvimos falar!!
    A novidade aqui é só em termos de efeitos especiais… só por isso vale para ser um excelente filme? dos melhores de todos os tempos?daqui a dias temos jogos de computador a ganharem oscares por terem melhores histórias para contar que os filmes…Se este filme ganha o oscar de melhor filme… não sei onde vai parar a industria cinematográfica… deve de começar a levar o mesmo caminho que a dos jogos… apostar nos efeitos visuais que é o que o povo gosta e deixar historia(no caso dos jogos a jogabilidade) em segundo plano.
    Este filme merece um oscar de melhores efeitos especiais… mais que isso? Na minha opinião… Não! Mas pronto… são opiniões nao é? afinal de contas… este filme gastou milhoes e milhoes para deslumbrar os olhos das pessoas e contar uma historia banalissima…

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Avatar foi movido por um bom markting, tem mérito pelos efeitos especiais, mas tem uma coisa por trás que lhe pós em alta:

      JAMES CAMERON

      Um Realizador/Produtor com o nome dele e curriculum, é o suficiente para fazer o filme mais banal, o topo…

      Quanto a copias de filmes, e Histórias banais, já isso estamos habituados e realmente fazem sucesso…

      Vejam este exemplo:
      Harry Potter – Star Wars (Dois grandes exitos)
      http://treebeard31.files.wordpress.com/2006/11/harry_potter.jpg

  6. Avatar de António Tavares
    António Tavares

    É engraçado que já tinha feito uma lista dos filmes que queria acrescentar à minha videoteca de 2009.
    Escolhi os 10 que mais gostei.

    – Avatar
    – (500) Days of Summer
    – District 9
    – Inglourious Basterds
    – Public Enemies
    – Star Trek
    – The Hangover
    – The Road
    – The White Ribbon
    – Up in the Air

  7. Avatar de fran
    fran

    que top mais foleiro.

    para mim:

    1ºinglorious bastards
    2ºhangover
    3ºdistrict 9
    4ºpride and glory (é de 2008, mas passou ca em 2009)
    5ºthe road
    6ºavatar

    o avatar é o filme mais overrated que me lembro… o que o marketing consegue fazer….incrivel

    1. Avatar de fran
      fran

      pride and glory para mim foi o filme que mais me surpreendeu este ano. nao dava nada por ele, fui ve-lo por ver e adorei.

      1. Avatar de João Ribeiro
        João Ribeiro

        Não achei nada de especial o Pride and Glory. Acho que o filme é muito banal.

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Pride and Glory é sem duvida outro bom filme.

      Hangover acho que devo ter sido a única pessoa a face da terra que não gostou, e normalmente adoro boas comédias.

      Não desgostei do filme, vê-se bem até, tem partes cómicas, mas não achei um filme por ai além ao ponto de achar que mereça ser tão destacado… mas também diga-se de passagem, 2009 não foi de certeza o ano das comédias.

      Já sinto saudades e um bom filme cómico ao bom estilo dos “Fura Casamentos (2005)” ou “Step Brothers (2008)” 😆

      1. Avatar de Manel
        Manel

        Bom filme cómico “Step Brothers”?
        E melhor que hangover?
        Desculpa lá mas os teus gostos de comédia são um bocado estranhos..
        Só falta dizeres que o american pie é espectacula…

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Gostos muito estranhos porquê?
          Os teus são a perfeição?

          Gostos não se discutem, apenas partilhei a minha opinião, e sim gostei do American Pie, apenas o primeiro, e original já que estes ultimos são de lamentar de tão estupidos que são, com a geração teenager Americana tão bem retratada.

          Quanto ao Hangover não achei uma comédia das melhores, talvez por não achar os actores os melhores a interpretar uma comédia e o filme é o tipico conto americano em Las Vegas, que mais faz lembrar o antigo “Bachelor Party (1984)” misturado com argumentos do “Dude Where´s My Car”

          1. Avatar de Wolverine
            Wolverine

            Sim… Este “Hangover” parece ser um filme com a base do “Dude, Where’s my car?”. Se há algo que detesto num filme é a falta de originalidade.
            O Inglorious Barterds é muito bom, assim como o Public Enemies. Boa história e boas interpretações.

  8. Avatar de Pocahontas
    Pocahontas

    avatar melhor filme? xD

    pocahontas no espaço diria eu…

    o filme é um ripoff do pocahontas – http://failblog.files.wordpress.com/2010/01/epic-fail-avatar-plot-fail.jpg

    sem originalidade nenhuma…

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Acho que nem vi dez filmes este ano!

  10. Avatar de FuhFuh MacMoragh
    FuhFuh MacMoragh

    Vi 7 dos filmes que estão na lista, e não percebi o porque do A Estrada (8º). Na Passada Quarta feira viu no cinema e digo sinceramente , esperava mais. São opiniões…

    Gostei muito dos sacanas sem lei (é um assunto que goste de ver em cinema LOL), e claro o Avatar.

  11. Avatar de Ruben Peixoto

    Hangover no top 10??

    Fui o unico a achar o filme uma seca para um “comédia”?!

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Bem vindo ao clube! 😆

      Acabei de comentar isso mais acima…

    2. Avatar de crash
    3. Avatar de Manel
      Manel

      Sao melhores os malucos do riso, queres ver?

      1. Avatar de João Ribeiro
        João Ribeiro

        LOL…Grande comentário =P

      2. Avatar de Wolverine
        Wolverine

        Malucos do Riso é uma série dramática em que um conjunto de actores falhados tentam desesperadamente dar piada a situações que não a têm. Para se socorrerem, utilizam gravações de público a rir para que o telespectador entenda que ali há alguma piada escondida…

  12. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    INGLOURIOUS BASTERDS e PUBLIC ENEMIES

    pra mim os melhores!

  13. Avatar de Treta
    Treta

    isto é uma lista muito fraca…

    nine em 7º? com 36% no roten tomatoes e 6.6 no internet movie data base

    e onde esta o sherlock holmes? tem 69% no RT e 7.7 no IMDB

    1. Avatar de andrius
      andrius

      Gostaste do filme?! 😐 Eu não axei nada de especial, aliás, muito previsivel..=|

    1. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      2012? Worst movie ever?

      Não existe adjectivos para quantificar a porcaria (para não dizer outra coisa) que é esse filme.

      1. Avatar de codemaster
        codemaster

        Subscrevo o teu comentário!
        2012… foram 2 horas de vida que nunca mais vou recuperar :S

      2. Avatar de Wolverine
        Wolverine

        Ainda bem que me facultaram o filme. Se tivesse pago para o ver, além do tempo, estaria a chorar também o dinheiro gasto…

  14. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    Detesto hierarquizar os meus gostos por isso aqui vai o meu top 2009 sem ordem especifica:
    UP
    Ice Age 3
    American Pie The Book of Love
    Paranormal Activity
    THE HANGOVER
    INGLOURIOUS BASTERDS
    District 9
    Avatar
    Pandorum
    REC 2

  15. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    PS – 2012!!!

  16. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    1º Moon
    2º District 9
    3º 9
    4º Watchmen
    5º The Hurt Locker
    6º The Curious Case of Benjamin Button
    7º Angels & Demons
    8º Yip Man
    9º Avatar
    10º T4 (um bocado fail, mas viu-se pela nostalgia)

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      “The Curious Case of Benjamin Button”

      Grande filme, mas é de 2008 (Se bem que acho que saiu cá apenas em Janeiro de 2009)

      Para quem gosta de efeitos especiais que veja o Making of desse filme, esse sim está com uma desafio a nivel de efeitos bem elevado e extremamente complexo e real.

      Quem diria que 95% das partes que o Brad Pitt entra, são feitas por computador e nem sequer é sobreposição e maquilhagem, mas sim Renderização 3D.

      http://www.youtube.com/watch?v=eYSXaU6eKm4

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        Estupefacto… Não sabia. Vi o filme e gostei, mas nunca me deu… épá…
        Jamais pensaria que era feito assim…
        Fiquei :O

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Lol..

          Pois, eu fiquei assim tal e qual!

          Por norma tenho tendencia para ver o making of dos filmes mas esse nunca tinha visto, e vi por puro acaso quando andava a pesquisar coisas sobre o “Final Cut” da Apple e estava lá a falar sobre esse filme que foi editado nesse programa.

          Eu que costumo ter olho para estas cenas, nunca calculei de longe que fosse totalmente renderizado em 3D. Sempre pensei que era caracterização para o envelhecer, e depois sobreposto.

          Falam do Avatar, que realmente está bom a nivel de efeitos especiais, mas este filme dá que pensar no que toca ao realismo…é de um nivel inexplicavel… e por parecer tão real passa despercebido e ignorado por tantos. Aposto que em cada 10 pessoas, praticamente 10 não sabem que é feito em 3D.. Claro que quando sabemos, lá conseguimos captar um ou outro pormenor… mas ver o filme sem saber como foi feito, aposto que ninguém se apercebeu. 😉

          1. Avatar de avlis rotiv
            avlis rotiv

            Certo! Isto sim é realismo gráfico.. ou coisa do género…
            Mas ainda estou “pascásio” :s

  17. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Para mim Pride & Glory e Seven Pounds foram os filmes que mais me marcaram este ano. Também gostei de The Boat That Rocked e Obsessed. Na categoria de animação também vi o Up mas acho que o Cloudy With a Chance of Meetballs foi melhor. Vi também o Defiance e gostei muito mas se não estou em erro esse filme é de 2008.

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Seven Pounds é de 2008, apesar de se calhar ter estreado cá em 2009. Até gostei bastante, mas sinceramente foi dos filmes mais dramáticos que já vi juntamente com House of Sand and Fog e Dance in the Dark. Acho que o cinema já tá um pouco cheio de Drama, que venha a acção e a comédia (que tem faltado tanto ao cinema em BOA qualidade).

      1. Avatar de Tipsy
        Tipsy

        sim, concordo contigo, ainda pa mais 2009 foi fraquito a nível de comédias. No entanto acho (na minha opinião) que os dramas são talvez os filmes a ter mais em conta porque relatam muitas vezes situações reais e deixam-nos muitas vezes a pensar na vida. Mas comédia e acção também fazem parte e espero que 2010 seja em grande pois gosto das 3 categorias 🙂

  18. Avatar de alain
    alain

    avatar foi bom, muito bom, mas a ponto de bater D9?? Não acho sinceramente não parei pra pensar muito no assunto, por ora , acho que não, avatar teve uma campanha publicitária muito maior…isso sim. Será que estamos diante de um daqueles casos onde a propaganda está tomando as rédeas e ditando os gostos? Cansei de escutar “ó! do diretor de titanic!!!”… Confesso que adentrei numa tema meio cinzento, cada um tire suas próprias conclusões hehe 😉

    1. Avatar de alain
      alain

      onde se lê “Não acho sinceramente não parei pra pensar muito no assunto” leia-se: “Não acho,sinceramente,que parei pra pensar muito no assunto”. Desculpem, é o sono

  19. Avatar de PT
    PT

    INGLOURIOUS BASTERDS para mim o pior filme de 2009… Fui ver esse tal filme que diziam ser magnifico ao cinema e até tive vergonha, porque adormeci…. De tão seca!!
    Melhor:
    District 9 e sem dúvida AVATAR…
    IMDB: AVATAR 8.7/10 143,195 votes

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Não deves saber mesmo o que é cinema. O Inglorious Basterds foi sem dúvida dos melhores filmes de 2009 e sem dúvida nenhuma que devia estar no top3.

    2. Avatar de alain
      alain

      Não sou fã do Tarantino, acho ele meio maluco pra ser sincero. Mas acho que ele se superou desta vez, criou personagens carismáticos, com uma personalidade marcante e um enredo sensacional. Além de ser fã do tema nazismo (não do nazismo) achei muito boa a hist. e até desejei que de certa forma as coisas pudessem ter sido mais simples do que foram na realidade. Por isso devo discordar de vc, achei, deveras, que este foi filme muito bom

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Tarantino é mesmo maluco! 😀

        E atenção o Inglorious BASTERDS é um remake do Inglorious BASTARDS, ou seja, de original só tem mesmo a forma como é contada…porque ele foi totalmente inspirado por um antigo. Embora não seja um Remake totalmente fiel, é basicamente uma inspiração muito bem trabalhada.

        http://en.wikipedia.org/wiki/Inglourious_Basterds

  20. Avatar de djx
    djx

    Nem o Avatar nem o Paranormal Activity deviam estar nessa lista!
    Eu vi o Avatar em 1995 -> http://failblog.files.wordpress.com/2010/01/epic-fail-avatar-plot-fail.jpg
    Por isso nao devia aparecer na lista de 2009 :S
    Quanto ao Paranormal Activity, lembro-me de ter aulas de história bem mais interessantes que esse filme.
    Talvez em troca do Avatar podiamos por o 2012, já que as duas histórias estão más venha o diabo e escolha!

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      A historia pode ser parecida (ou igual), mas continua a inovar com os efeitos e qualidade da interpretação 🙂

    2. Avatar de alain
      alain

      haha, chorei de rir aqui, de fato é muito semelhante

  21. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Apreciador de cinema como sou depois de ver a lista fiquei um pouco surpreendido. Apesar de achar que o filme Public Enemies deveria estar no top acho que o terceiro lugar é muito exagerado. Ao Avatar não posso comentar que ainda não vi, mas pelo que me parece em termos de argumento não é nada do outro mundo, no entanto o novo cinema infelizmente é mais do que isso e portanto a sua posição é discutível. Fico um pouco triste é de não ver o Invictus nesse top, apesar de a minha opinião ser um pouco suspeita já que sou um grande apreciador das obras fenomenais de Clint Eastwood, já agora faço publicidade ao filme 😛 http://www.imdb.com/title/tt1057500/ vejam!

    Em relação às outras escolhas não tenho muito a dizer a não ser que tanto o The Hangover como o Inglorious Basterds deviam estar bem mais acima (pelo menos o Inglorious Basterds em 3º lugar, que em termos de realização está muito melhor que o Public Enemies de longe…). O Nine ainda não vi, mas parece-me também que a sua posição não é muito justa.

    O filme The Road vi ainda hoje e esperava mais, no entanto gostei bastante. Em termos de argumento o filme não é nada por aí além, mas sem dúvida tem a melhor ou das melhores fotografias de 2009.

    Abraços e Cumprimentos,
    João Ribeiro

  22. Avatar de Andre silva
    Andre silva

    Tenho de concordar com alguns dos comentarios. O avatar e mesmo o filme mais overrated de sempre. mesmo o district 9 foi grande desilusao. Apesar do conceito ser fantastico, o argumento acaba por cair nas maos de actores intragaveis que tornam o filme em tudo menos num filme que nos envolva na historia ficando sempre a sensacao de estar a ver um filme perfeitamente amador

  23. Avatar de joao
    joao

    entao e o sherlock homes ? :S

  24. Avatar de kullpss5
    kullpss5

    Firefox 3.6 RC2 disponível 🙂

  25. Avatar de dethos

    Bem gostos não se discutem. Durante o ano 2009 foram lançados muitos e bons filmes. Embora não tenha visto todos, vi muitos dos que aqui se falam e a meu ver se houve uma filme que considero como o melhor de 2009 é sem duvida:

    INGLOURIOUS BASTERDS

    PS: Quanto ao AVATAR merece o destaque que lhe têm dado (apesar de ser tipo pocahontas) e está entre os meus primeiros lugares.
    Cumprimentos,

  26. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Apreciador de cinema como sou depois de ver a lista fiquei um pouco surpreendido. Primeiro é com muita pena minha que não vejo o filme Invictus no top10, apesar de ser um pouco suspeito da minha parte, já que idolatro todas as obras primas criadas pelo Sir Clint Eastwood, acho que tinha todas as condições para tal. Em relação ao primeiro lugar não posso comentar já que não vi o filme, mas pelo que me parece o argumento não é nada por ai além e como o cinema não é só novas tecnologias/inovação não sei se é bem merecido. Em relação aos outros classificados tirando o Nine que desconheço tenho poucas nuances a enunciar. O Public Enemies penso que não merece o 3º lugar que deveria ser sim do filme Inglorious Basterds, já o The Hangover acho que devia estar mais acima no top já que foi sem dúvida das maiores revelações em termos de comédia que já não há muito tempo qno cinema… O

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      que já não havia há muito tempo no cinema… (continuando que carreguei na tecla do “publicar comentário” sem querer). The Road foi um filme que já há muito suscitava-me algum entusiasmo que felizmente foi colmatado hoje. Achei o filme interessante, apesar de estar à espera de mais em termos de argumento, considero no entanto que é o filme com melhor fotografia de 2009. O District 9 acho que o lugar é bem merecido e o Star Trek ainda não vi já que não sou muito fan de ficção científica apesar de ter gostado bastante do District 9.

      Faço então a minha publicidade ao filme Invictus de Clint Eastwood! Vejam!

      http://www.imdb.com/title/tt1057500/

  27. Avatar de Paulo
    Paulo

    Gostos são gostos, claro está. Não comento o Avatar pois ainda não vi. 2012 só mesmo pelos efeitos, e mesmo assim, estive quase a desistir… Hangover é engraçado mas nada demais. D9, muito bem conseguido e merece estar na lista sem duvida. E alguém falou no Moon… Bom sou só eu ou o filme foi uma banhada total? Se alguém me conseguir explicar o que tem de bom, agradeço. A primeira metade do filme é fabulosa, mas depois vem por ai abaixo de tal maneira, que faz esquecer o que tinha de bom.

    1. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Fui eu que falei do Moon?
      Acho que nem sequer vou comentar isso.

      1. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        Fui eu que falei do Moon.

        (erro de pontuação)

        1. Avatar de Bruno Silva
          Bruno Silva

          Uma analise que tinha feito para uns fóruns.

          Moon – 8.5/10

          Este vai directamente para melhores filmes de 2009, para mim. Um daqueles filmes em que tudo é possível e pouco ou não tem de imprevisível.
          Com uma brutal performance Sam Rockwell tudo se encaminhou para um dos melhores filmes de sci-fi de já algum tempo para cá, e com um curto orçamento. Melhor era mesmo impossivel. Faltou foi ali mais 10/15m para explicar algumas pontas soltas que o filme teve.
          E depois quando se tem o Clint Mansell no filme, não se podia pedir melhor a nível de banda sonora.
          Não podia deixar de referir que este sci-fi é mesmo diferente de todos os outros. Sem aliens, sem lasers a voar por tudo quanto é sitio, sem explosões a arrebentar com tudo… e sem ser cliché atrás de cliché como é costumo neste tipo de filmes. Filme básico, muito original e objectivo. I love it.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Bruno, não foi com desrespeito que não mencionei o teu nome, nem com desdém por teres gostado. Apenas e como fã do género, fiquei desiludido com o filme. A banda sonora, sim senhor muito boa, e a performance do actor também, a fotografia, cenários, etc. mas fiquei desiludido no sentido que esperava algo de mais consistente e não tão previsível e básico como disseste. Ok, banhada total, pode ser um exagero, mas talvez por ter as expectativas muito altas…

  28. Avatar de VIPLOAD
    VIPLOAD

    Aconselho “Ink” um filme independente de baixo orçamento mas sem duvida dos melhores de 2009.
    http://www.imdb.com/title/tt1071804/

  29. Avatar de miudo
    miudo

    para mim os melhores foram, sem ordem aparente:
    the hurt locker
    nothing but the truth
    public enemies
    state of play
    sherlock holmes
    pride and glory
    up in the air
    star trek
    Ice Age: Dawn of the Dinosaurs
    Julie & Julia
    My Sister’s Keeper

    ainda não vi alguns dos que nomearam em cima, por isso não me posso pronunciar sobre eles!

  30. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Ah esqueci de enunciar o filme Orphan não considero que deveria estar no top, mas sinceramente é um filme que impressiona e é bastante bom vejam!

    http://www.imdb.com/title/tt1148204/

  31. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Mais acima referi as semelhanças do filme
    “Hangover” com o “Dude Where’s My Car” e pelos vistos não fui o único… é que de facto o filme parece um devaju de varios filmes Americanos com despedidas de solteiros em Las Vegas, com argumentos do “Dude Where’s my Car”

    http://www.collegehumor.com/video:1915202

    Em termos de originalidade, os filmes há uns belos anos para cá andam uma miséria.. com algumas pequenas excepções.
    De resto a escassez de ideias já leva a cada vez mais a haver “Remakes” e fimles com grandes efeitos especiais mas com histórias básicas que o fazem perder a graça (ex. 2012)

  32. Avatar de Fabio
    Fabio

    Baixei o pirata do Avatar. Agora vou ao cinema para assistí-lo!

  33. Avatar de paulo
    paulo

    O Public Enemies em 3º… Acho muito puxado. O filme nota-se que segue à risca a história e tem muito cuidado com isso, mas para colar os espectadores à estória, vai lá vai.

    O Paranormal Activity então é para rir! Esse filme teve mais “hype” que o Avatar, ao vê-lo dá mais vontade de rir do que outra coisa qualquer.

    Nesse top metia talvez o (500) Days Of Summer, Watchmen, The Hurt Locker ou Fantastic Mr. Fox.

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      O The Hurt Locker é de 2008 os outros não vi, mas parecem ser muito interessantes tenho que ver! The Hurt Locker foi um filme que me surpreendeu pela positiva, acho que é um filme de guerra bem diferente de todos os que têm emergido, está muito bem concebido!

  34. Avatar de moviedude
    moviedude

    The hanghover… se não fosse a aparição de Tyson…
    muito hype, pouco filme..
    Avatar… dormi… mas vale pelos efeitos.
    2012 = NOJO

  35. Avatar de Eradication
    Eradication

    Avatar só é bom devido a pub que teve , falando do filme em si nada de especial , tá bom mas acho que os bastardos ou o publico tem mais argumento . tambem este ano de 2009 foi fraco .

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Também considero…2008 foi muito melhor para o cinema.

  36. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    No meio de tanto comentário, já devem ter citado a minha opinião, por isso… 😆
    O Avatar está em 1º? Impossível…
    Resposta: “…esta lista é completamente subjectiva…”
    Está escrito lá em cima… 😉

  37. Avatar de Daniel Cardoso

    E sobre o Knowing? Nada a dizer? Por mim tirava bem o lugar ao Paranormal Activity.

    http://www.imdb.com/title/tt0448011/
    http://www.knowing-themovie.com/

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      O Knowing no ínicio até parecia um bom filme, quando começou a aproximar-se do fim acho que perdeu toda a credibilidade de se tornar um bom filme.

    2. Avatar de Zé Miguel

      O knowing é a maior colecção de clichés na história do cinema! resumindo fraquinho, aquele nicholas cage já me anda a irritar com os papeis que escolhe!

  38. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Lua Nova?
    Ok, não obteve “as notas mais altas” pelos críticos, no entanto é um filme que fica para a história =)

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Lua Nova??? LOL Não esperava ver se quer esse nome referenciado nos comentários, em português OH MEU DEUS!

  39. Avatar de Aptenodytes Tuxus
    Aptenodytes Tuxus

    Quase que me engasguei ao ver ali o Paranormal Activity… aquilo devia tar num top era de filmes amadores.

    Moon (não, não é o New Moon, que ao menos não apareceu no top) e o Watchmen mereciam um lugar no top para mim, nem que fossem nas duas últimas posições.

  40. Avatar de Zé Miguel

    Sinceramente o filme que mais me marcou este ano foi o Tetro do coppola. Claro que também adorei o inglourious basterds, o star trek e o Avatar.

  41. Avatar de Marco
    Marco

    SINAIS DO FUTURO ( knowing ) GRANDE FILME’ SEM DUVIDA. ACHO QUE DEVIA ESTAR CERTAMENTE NO TOP 😀

  42. Avatar de RS
    RS

    Boas,

    Falar em melhor é complicado porque estamos a lidar com a subjectividade. O que para mim pode ser o melhor filme da minha vida, pode ser o pior para o resto das pessoas, e eu não estou preocupado com isso.

    Na minha opinião o Avatar é o melhor filme do ano, e um dos melhores dos últimos anos. James Cameron é um génio, e o único que consegue arriscar a sua “vida” para nos trazer grandes filmes.

    Quanto à historia como já foi dito, não traz nada de novo, mas qual é o filme dos últimos anos que trás?!?
    Se nenhum trás nada de novo, então que os critérios sejam outros, e não me venham dizer que um filme tem que ter uma historia muito profunda para ganhar os óscares ou ser considerado o melhor filme, porque se eu quiser ver historias profundas ligo a TV para o telejornal.

    Avaliem toda a complexidade dos filmes no seu todo, e não apenas num critério, porque para isso já temos a academia cinematográfica…

    1. Avatar de Fernando Moreira
      Fernando Moreira

      vê os filmes que ganharam os últimos oscares e diz-me sinceramente se não têm uma historia muito, mas muito melhor que a do Avatar.
      Ou melhor, acho que qualquer um dos filmes que foi nomeado o ano passado para melhor filme é sem sombra de duvida melhor que o Avatar em termos de história…
      o filme ganha o oscar de Efeitos visuais sem sombra de duvida!! Agora.. Melhor filme? Não concordo! Melhor filme tem que ser um misto de tudo… não apenas boa edição visual!

      1. Avatar de RS
        RS

        Até posso concordar contigo se me disseres o que é para ti uma boa historia?

        É o único critério para um filme ser considerado bom?

        Quantos realizadores medianos pegaram numa historia verídica, num romance copiado de um livre, bons actores e ganharam para melhor realizador? É justo?

        É justo um filme ganhar o óscares para melhor filme unicamente pela interpretação dos actores, onde a maioria das pessoas adormeceu no cinema?

        É justo um filme ganhar os óscares se não trouxe nada de novo ao cinema?

        No Avatar podemos não ter uma historia fenomenal, que não temos, mas este ano também não houve filme nenhum com uma grande historia, mas temos a genialidade de um realizador, um filme que prende as pessoas, a evolução do cinema, a ficção no seu melhor.

  43. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    e o prémio vai para…. …comentário nº100 :d

  44. Avatar de csv
    csv

    Inglourious Basterds definitivamente!

  45. Avatar de Luís Santos

    Bem, como já se sabe, tudo isto é subjectivo.
    Logo, em vez de tecer alongados comentários, vou apenas propor o meu top 3 de filmes de 2009:

    1º Inglorious Bastards – é difícil contornar: Tarantino “vintage” numa história algo louca e com interpretações geniais, especialmente a do Christoph Waltz. O humor negro, a brutalidade de algumas imagens e o desconforto com que somos confrontados são aspectos que, quanto a mim, elevam a experiência do espectador fazendo com que o filme nos toque de várias formas.

    2º Cloudy With a Chance of Meatballs – filme de animação baseado num livro com nome idêntico. Sem grandes inovações a registar, rendem-lhe a originalidade e o humor constantes, e não me recordo de ter rido tanto com outro filme em 2009.

    Para o terceiro lugar, vou deixar a vaga em aberto. Isto porque ainda não vi um filme que, suspeito, pode vir a preencher essa vaga: Sherlock Holmes.

  46. Avatar de rui
    rui

    Para os fans de Avatar
    Na minha opinião considero bom, revolucionário e inovador. Contudo é só um filme não tem uma história assim tão boa quanto isso. Sem dúvida é um marco cinematográfico no sentido do 3d e tudo mais relacionado com tecnologia, mas de resto sobra muito pouco.
    Imaginem-se a dar nota máxima ao pochaontas só porque é em 3d??? Pois de facto não faz sentido….

    O cinema é mto mais história, ação, intensidade e emoção do que imagens, no caso do avatar tens as melhores imagens de sempre mas a única coisa que te passam é a sensação de proximidade e de estares a viver a história, no entanto é uma história fantasiosa. Imagina agora esta sensação de proximidade num filme de guerra o impacto é absolutamente superior em relação a avatar.

    Tens agora por exemplo tarantino que têm boas imagens e consegue transmitir todas estas sensações….

    Para mim
    1º Inglorious bastards.
    2º -3º Public Enemies
    4-6º Avatar
    5-7º District 9
    8º-10º – Star trekk

    o resto da lista não me atrevo a fazer pois ainda me faltam ver alguns que estarão seguramente nos 20 primeiros (hanghover, 500 days of summer, etc..)

    Tal como todos os outros é a opinião pessoal

  47. Avatar de joao
    joao

    ninguem aqui percebeu a mensagem do filme avatar pois nao ???

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Aparentemente, quem viu o Pocahontas em 1995 percebeu que a mensagem é a mesma…

      Apenas se alterou o “Pack” de personagens e locais, e alguns ajustes para enquadrar esta “nova” História.

      AVATAR basicamente arranjou uma boa história feita, para mostrar os bons efeitos 3D e técnologia nele aplicada. É a única parte original do filme.

  48. Avatar de Nuno Amaral

    O que é que o Avatar tem a ver com o Pocahontas?? Não percebem nada de filmes…
    Houve aqui pessoas que disseram que o filme foi escrito à 15 anos. Sim ele começou a escrever o filme em 94, e sabem porque só saiu agora? Não sabem, vejam o Making Of e ficam a saber.

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      O filme mesmo que tenha sido escrito à 15 anos a História da Pocahontas tem muito mais que isso.

      Nem foi a Disney que inventou a História, já que ela foi baseada numa Histórica veridica. Lançaram o filme em 1995 com base nessa História, e o James Cameron pode ter igualmente arranjado inspiração nessa mesma História para fazer o filme.

      Isto aplica-se igualmente ao filme “The New World” de 2005, com o actor Colin Farrell.

  49. Avatar de eu
    eu

    que top muito fraquinho.

    o avatar ficou muito aquém das espectativas,não merece o 1º lugar. tem uma história muito mal contada.

  50. Avatar de Melech
    Melech

    Inglourious Basterds não pode ser o melhor do ano. Não é suficientemente original (é mais um ao estilo de Tarantino, já visto), não é suficientemente marcante. Mas sim, é um grande filme.

    1. Avatar de rui
      rui

      Tem um toque nítido do tarantino mas não se encaixa no mesmo pacote de outros antes feitos por ele. É bastante diferente

      1. Avatar de Melech
        Melech

        Não concordo. Acho que se encaixa muito bem (não querendo dizer, com isto, que é igual, ou que é mais um).

  51. Avatar de fran
    fran

    district 9 tem uma estoria BRUTAL! nao sei se todos perceberam o que aquele filme representa…

    1. Avatar de rui
      rui

      A história é boa, é feito em gênero de documentário que acrescenta um toque extra mas… aliens a viverem lado a lado com pessoas??? Isto não acontece entre ricos e pobres, entre pessoas de linguas, culturas, religiões diferentes etc… Ali acontecia só porque era africa??

      Os aliens trocavam armas por comida de gato? com aquelas armas podiam roubar toda a comida de gato aos gangues que quisessem…

      Eram extremamente burros e reduzidos… excepto o expertelhão que construiu uma nave sozinho…

      E a nave mãe estava a cair aos pedaços mas mantinha-se miraculosamente no ar…

      Gostei do filme mas há tantas pontas soltas baseadas no argumento de: “Veio do espaço posso imaginar como quiser…”

  52. Avatar de joao
    joao

    Mas voces so veem o que esta perante os vossos olhos ? que comparaçao é essa com o pocahontas?

    Ainda nao perceberam que o filme trata um assunto preocupante que é a extinção de milhares de especies por causa dos humanos e os seus “requintes”. voces vivem realmente num mundo pequenino. vejam documentarios, noticias, leiam livros… procurem conhecimento de assuntos que desconhecem e vao realmente aperceber-se do que realmente se passa.

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      E não vai dar ao mesmo?

      Aparentemente não percebeste foi o Pocahontas ou conheces apenas o da Disney.

      Vê o filme “The New World” que é mais para adultos e a História é a mesma.

      A raça branca quando começou a conquistar países, este povoado por indigenas, começou a matar e a desflorestar zonas tropicais e que por sua vez ameaçou várias especies de animais. Os Estados Unidos, são o melhor exemplo disso. Aquilo era rico em animais, e tudo o mais e agora é só MEGA CIDADES e muitas das especies que lá havia, ou estão extintas, ou em vias de…

      Quando se faz comparação à Pocahontas não se deve fazer exclusivamente ao conto da Disney mas sim à verdadeira História.

    2. Avatar de rui
      rui

      Estas a reduzir bastante a opinião de todas estas pessoas que aqui responderam.

      A mensagem pode ser muito boa, mas os oscares não vão para documentários, vão para filmes no geral. Olha p a américa e para os índios e diz lá aonde é que isto se distingue de pocahontas…

  53. Avatar de bruno
    bruno

    os melhores filmes que vi em 2009.

    1 – Gran Torino (formidável)
    2 – Up
    3 – Milk
    4 – Abraços desfeitos
    5 – Tetro
    6 – Sacanas sem lei
    7 – A Troca
    8 – …
    9 – …
    10- …

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Concordo, o Gran Torino deveria ser dor melhores.

    2. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Gran Torino!!!!!!!! GRANDE FILME!!! Eu também o metia no top se não fosse este o top de 2009 e o filme ser de 2008. No entanto sem dúvida estava no top3 dos de 2008!

    3. Avatar de rui
      rui

      O mesmo se aplica a Milk e A troca (Changeling) são de 2008. Bom podemos sempre fazer os filmes da decada 2000-2010

      1. Avatar de bruno
        bruno

        são os melhores filmes que vi em 2009.

        2010 não tem muito por onde se pegar.
        mas gostos são gostos 🙂

  54. Avatar de Sneeze
    Sneeze

    Avatar… tem um significado espiritual! A civilização Alien é um exemplo divino de valores de vida, da natureza, verdadeiros valores universais!
    Podia ter os piores efeitos, ou ser um plagio de outro filme (que não o é) mas só pela mensagem… é o melhor!

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      O filme é um cliché do princípio ao fim.

      Vale pelo “foto de artifício”. Como já disseram aqui, vai ganhar (e bem) o Oscar para melhores efeitos especiais. Tudo o que ganhe mais é simplesmente injusto. Mas 2009 foi um ano mauzinho para o cinema.

  55. Avatar de Miguel

    Bem até gostei do top fazendo apenas uma alteração. O 3º para 4º e o 4º para 3º. Assim os top 3 ficavam incríveis!

  56. Avatar de Joe
    Joe

    Ui, até me deu um susto ao ver isto, distric 9 é um dos piores filmes que já vi na minha vida! Stat Trek tem uma história muito parva, perferi de longe o 2012, e o filme PARANORMAL ACTIVITY que coisa é aquela!? Avatar apesar das críticas grande filme e os inimigos publicos muito bom tb.

  57. Avatar de Gatuno
    Gatuno

    Não concordo muito com esta lista se bem que ainda não vi todos os filmes que la estão mas de acordo com as opiniões de amigos e colegas de trabalho não me pareça que a lista esteja bem.
    Mas o PPLWARE devia fazer uma votação\eleição ao estilo da votação dos jogos PS3,Wii… mas neste cada utilizador escolhia o seu top10 de filmes do ano 2009..
    que tal??? acho que era bem não???

  58. Avatar de Marilyn Girl
    Marilyn Girl

    Apesar de não ter visto o Avatar ouvi dizer muito bem. Mas para mim um dos melhores filmes ao qual Sandra Bullock ganhou um prémio como melhor actriz dramática foi ” The Blind Side “. Filme muito bom

  59. Avatar de Roberto Assis

    É UM fORTE TOPO 10

    cem duvida alguma o AVATAR em primeiro lugar 😀
    e na comédia o grande filme a ressacar , é um dos melhores filmes de comédia que já vi nos últimos tempos !!:D

    OBRIGADO 😀
    força pplware , GRADE trabalho que têm feito !

  60. Avatar de Elias
    Elias

    Só uma observação: Neste filme(Avatar), os aliens são os humanos, os nativos são os Na’vi.