ZERO quer que em 2025 novos táxis e TVDE sejam 100% elétricos

28 Comentários

Até agosto deste ano o consumo de combustíveis rodoviários teve uma redução de apenas 0,8% em relação ao período homólogo de 2023, de acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). ZERO quer que em 2025 novos táxis e TVDE sejam 100% elétricos, bem como a totalidade das frotas em 2030.


Segundo a Zero, até 2024 será virtualmente impossível alcançar a necessária redução de 5% das emissões no setor dos transportes para o colocar em linha com a trajetória de redução de emissões para atingir os objetivos do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC).

A ZERO estima, a partir de informação de diversas fontes, que possam existir entre 40.000 e 50.000 táxis e TVDE em circulação no país.

Zero: 2025 sem novos táxis e TVDE a combustão

Com o intuito de livrar a mobilidade flexível e partilhada da dependência de combustíveis fósseis, a ZERO propõe o licenciamento exclusivo de táxis e TVDE 100% elétricos já a partir de 2025, devendo em 2030 ser proibida a circulação de veículos a combustão neste subsetor.

Tendo em conta este esforço e uma vez que se prevê que os impostos rodoviários (ISP, ISV e IUC) gerem receitas da ordem dos 5.200 milhões de euros em 2025, a ZERO sugere o investimento de, pelo menos, 75 milhões de euros no próximo ano em incentivos à eletrificação do setor dos táxis e TVDE.

Via Zero

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    E que paguem a electricidade mais cara como os estabelecimentos comerciais.

    1. Avatar de rui
      rui

      Deves estar confuso, pois quem paga a energia mais cara é o utilizador domestico…

      1. Avatar de JL
        JL

        Pois, também não entendi a dica dele.

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    Se a Zero pagar…

    1. Avatar de rui
      rui

      Qualquer taxista que em 2024 ache boa ideia comprar um carro que não seja eletrico é porque claramente está muito enganado e não fez contas nenhumas…

  3. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Então comecem a queimar os taxis de agora…

    1. Avatar de jfcastro
      jfcastro

      Não, vendem e dizem que era de uma velhinha ou professora 🙂

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    – A gigante petrolífera BP está a eliminar 18 projectos de hidrogénio
    https://techcrunch.com/2024/11/05/oil-giant-bp-is-killing-18-hydrogen-projects-chilling-the-nascent-industry/

    O pior cego é aquele que não quer ver.

    1. Avatar de JL
      JL

      Normal, essa industria de investigação só vive de fundos, quando eles acabam, acaba a festa.

      Mas esteja descansado, estes elétricos não são para ser a hidrogénio.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Não pode. Então Não apostam na tecnologia do Futuro

  5. Avatar de PTO
    PTO

    A ZERO quer?
    Então que pague o custo de aquisição dos EV’s aos taxistas e aos condutores de TVDE’s.
    É que que para mandar no dinheiro dos outros já chega o governo.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      A ZERO é indiretamente financiada pelo Estado.
      Se olharem bem para quem está na administração, encontram lá o labrego co-responsavel pelo patético IUC que se paga desde 2007 .. os milhões que os Estado já mamou de IUC para poder pagar ordenados aos parasitas das empresas publicas, fundações, observatórios e institutos.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Eu também quero que houvesse zero exploração infantil e laboral para a produção destes carros. E também que houvesse zero ocupação de via pública pois estes carros todos fazem muito trânsito. De que serve ter carros “limpos” se as vias estiverem congestionadas? A menos que estes comecem a ser controlados remotamente e aí temos o futuro orwelliano já aqui próximo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Sendo assim também quer que exista zero exploração infantil para refinar combustíveis, certo ?

      Os taxis tiram carros da estrada.

      https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converter/

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Eu gosto de ver as associações de vão de escada, financiadas por não sei quem, impor tal e qual como numa ditadura, sobre como é que os outros devem fazer!!!!!!

    São organizações de lunáticos como esta, quem está a desmantelar a indústria alemã!!! Quando forem todos para o desemprego eu quero ver o estado social aguentar tamanho rombo (baixa de contribuições e aumento de subsídios de desemprego).

    Já informaram as associações ditadoras, que os consumidores não estão a comprar eléctricos mesmo sendo obrigados!?

    1. Avatar de JL
      JL

      Então e também estão a desmantelar a indústria inglesa ? Ah espere, estes são aqueles que não querem eléctricos, que estranho !!!

      https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/aston-martin-queima-165-me-por-dia-marca-britanica-de-carros-de-luxo-atravessa-tempos-dificeis/

      Ah então está preocupado porque é um troca peças, entendi.

      Não estão a comprar ? Já foi informado que está a mentir ?

      https://pplware.sitedev.pt/motores/um-marco-historico-carros-100-eletricos-ligeiros-de-passageiros-foram-os-mais-vendidos-em-setembro/

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Ninguém está a comprar, ninguém quer, são todos contra e as vendas a subir.
      Ainda em Outubro venderam mais eléctricos que carros a Diesel.
      É uma tecnologia morta, na falência e sempre q bater recordes de vendas, muito estranho

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Quem está a desmantelar a industria alemã são os próprios alemães que só vendem os seus carros a combustão na europa… e mesmo assim as vendas estão a cair.

      Aliás a VW teve uma queda de 65% nos seus lucros por ter perdido o mercado Chines e nem carros elétricos na china vende – porque não prestam.

  8. Avatar de Alter
    Alter

    E já agora porque não obrigar também os STCP e a Carris a trocar os autocarros todos para eléctricos era fixe!!!
    É que no Porto tem um autocarro de 1984 a rodar muito bem, zero de poluição!

  9. Avatar de JL
    JL

    Em Olso (Noruega) a partir deste mês passou a ser lei, todos os táxis dentro da cidade têm de ser eléctricos, excepção apenas para os que cruzem o limite da cidade.

    https://www.electrive.com/2024/11/02/only-battery-electric-taxis-are-allowed-in-oslo/?fbclid=IwY2xjawGYMfVleHRuA2FlbQIxMQABHX1Ulz1HA8BVLj8UDetCLSG2ecB-mpID5PDzRKzKHwxmLyltkiPFkXSSig_aem_6fqLYPBiP-ESNRnI2rTn8A

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Youtube vejam a página Piston Pundit

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena, grande campanha desse canal.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Os vídeos deste canal é tudo anti-ev… aliás fala mais de carros elétricos do que motores a combustão.

        LOL

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      The Hidden Agenda and Truth Uncovered. Fiquei convertido

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Um canal que tenha “pistão” no nome do canal vai ser sempre imparcial…

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Os do Governo…

  12. Avatar de Focabm
    Focabm

    Depois há zero clientes porque os elétricos estão a carregar durante horas e horas! XD

    1. Avatar de JL
      JL

      Então eles carregam para quê ?