Yoyo: “Papa reformas” elétrico impresso a 3D por apenas 7.995 euros

26 Comentários

O mercado dos carros elétricos “low cost” tem vindo a crescer! Destaque para o Zetta, um carro que chegará ao mercado por apenas 6300 euros. Um dos projetos que agora irá mesmo avançar é o carro elétrico Yoyo.

Este veículo destaca-se da concorrência devido à sua construção ser feita numa impressora 3D. O Yoyo deverá chegar ao mercado por apenas 7.995 euros.

Yoyo: "Papa reformas" elétrico impresso a 3D por apenas 7.995 euros


Foi em 2018 que o conceito de um carro elétrico impresso a 3D começou a aparecer. Baseado no Renault Twizy, o Yoyo quer conquistar o mercado dos carros elétricos “low cost”. De acordo com as informações, este “papa reformas” tem apenas 2,5m de comprimento, 1,5 metros de largura e um peso de 750 kg. Permite viajar apenas dois passageiros.

Yoyo: "Papa reformas" elétrico impresso a 3D por apenas 7.995 euros

“Papa reformas” Yoyo garante uma autonomia de 150 km

Este novo veículo da sociedade italiana ZEX, garante uma autonomia a rondar os 150 km por carga. O motor elétrico é de 7,5 kW podendo ter picos de 22 kW. Tal potência garante permite este veículo atingir uma velocidade máxima de 70 km / h.

A bateria tem como base tecnologia de fosfato de ferro e lítio e tem uma capacidade de 9,2 kWh de capacidade. Na Europa o Yoyo custará 7.995 euros, um valor bastante atrativo sabendo que os governos oferecem ainda apoios à compra deste tipo de veículos “verdes”.

Por meio da plataforma de crowdfunding Kickstarter, a sociedade XEV espera arrecadar 560.000 euros para iniciar a produção. O conceito, como é apresentado, é bastante interessante e ecológico.

Leia também…

Um carro elétrico por apenas 6300 euros? Conheça o Zetta

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Até parecia interessante… design porreiro e tal… autonomia de 150km’s com 9,2kwh… ok para o tamanho do carro até dá para perceber… mas quando li que a velocidade máxima era de 70kmh…… mesmo para cidade é pouco! Até uma moto 125cc anda mais… e quem anda de moto sabe bem que é necessário mais velocidade para não se correr certos perigos! Não é por aqui o caminho… pelo menos 100kmh!

    1. Avatar de Azeitador
      Azeitador

      200km/h devia ser a velocidade que todos os carros de cidade devem atingir.
      Na minha triste e insignificante opinião, carros de cidade só precisam de cumprir os limites de velocidade das cidades (50km/h) e dos limites urbanos.

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Por ex. diz-me lá onde é que na 2ª Circular em Lisboa o limite é 50km/h? Ou na marginal… Ao menos tens idade para ter carta ou já conduzis-te? Pois… não me parece…. ou então apenas estás a ver a santa terrinha onde aí sim há limites até inferiores a 50km/h e acho muito bem que se cumpre para segurança de todos! Agora não ter um carro ou moto capas de ultrapassar os 70kmh… para mim é um perigo, mas quem andou por ex. em uma moto 50cc ou 125cc sabe bem do que falo!

        1. Avatar de Azeitador
          Azeitador

          Prefiro nem ter de conduzir em Lisboa… cada Azeiteiro nesse fim de mundo que até mete dó de ver.
          Mas tu é que apitas, fazes bip bip.

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Em cidade o que interessa é a aceleração e travagem.. Mania de querer que um veículo faça aquilo para o qual não foi concebido.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Para 125cc é equivalente a 11kwh, este tem 9.2kwh…

      No entanto o público alvo deste quadriciclo deve ser os jovens com 16 anos e idosos, onde é necessário carta de condução.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        *não é necessário

      2. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Depende da homologação deste carro… tal como acontece com o Renault Twizy.

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Está a confundir potência do motor elétrico (kW) com capacidade do “depósito” das baterias (9,2 kWh). Pelo que percebi a potência máxima é de 22 kW a que corresponde cerca de 30 cv (muito semelhante ao cv típicos de 125cc).

    3. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Os “Papa reformas” não dão mais que 70kmh também :/

  2. Avatar de zacarias
    zacarias

    impressão 3d?? mas esta gente deixou de saber usar moldes??

    1. Avatar de golo
      golo

      os moldes é coisa do passado, com as Impressoras 3D conseguem logo fazer a peça como pretendem, e alterar e fazer uma nova e montar logo.

      as impressoras 3D já existem em dimenções consideraveis para conseguir imprimir uma viatura ou outra coisa qualquer em tamanho real.

      é o futuro.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Pois, mas fazer um molde para uma peça com 20 cms custa à vontade €5000…

      A não ser que tenhas economias de escala suficiente, não te compensa.
      Assim a impressão 3D é um caminho viável devido à multiplicidade de formas que podes obter sem necessitar de novo investimento em moldes.

      1. Avatar de João
        João

        5000€? Trabalhas na China?

  3. Avatar de nelson mota
    nelson mota

    finalmente o carro do ze povão

  4. Avatar de AzeiteGalo
    AzeiteGalo

    os cães ladram e a caravana passa

  5. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    O que é que a impressora 3D não fará? Vidros, pastilhas ou calços, discos ou tambores, assentos… tenho curiosidade em saber o que não poderá fazer… não acredito que seja capaz de tudo.

    1. Avatar de Saltimbanco
      Saltimbanco

      As impressoras 3D não fazem de certeza os tubos para os hidráulicos e os discos ou tambores para a travagem. Outra coisa que não fazem são os rolamentos para as rodas etc. O que fazem são apenas os painéis exteriores da carroçaria pequenas peças etc.

      1. Avatar de paulo rodrigues
        paulo rodrigues

        Pois, já desconfiava… melhor sabia que não era possível! Só quem não faz a mínima ideia dos componentes de um carro…

  6. Avatar de AG
    AG

    E já é bem bom. Calços, tambores, discos, rolamentos já existem nas lojas por todo o lado.

    1. Avatar de paulo rodrigues
      paulo rodrigues

      Ah sim… então para este modelo não faltam é esse tipo de componentes…

    2. Avatar de Saltimbanco
      Saltimbanco

      O AG se fores buscar essas peças e sobressalentes às lojas de peças auto vão ser peças de brincadeira porque senão o carro nunca fica nos 7995 Euros.. Só por um jogo completo de travagem com discos, bomba central, bombites, tubos, abs etc paga bem acima de 2000 Euros

  7. Avatar de Holanda
    Holanda

    Em país de primeiro mundo funciona… quero vê aqui no Brasil, com os donos de postos lucrando cada vez mais com o preço do combustível lá nas alturas, a falta de interesse por parte dos estados e mais o valor sobre a importação que é outro absurdo.
    Más… Tenho fé!!

  8. Avatar de Ricardo L Pinto
    Ricardo L Pinto

    70 por gora tá de ótimo tamanho pra um carrinho destes!

  9. Avatar de maria antonia
    maria antonia

    Que interessa um carro andar a 200km por hora se o limite é de 100km? Ainda não entendi essa mania de ter carros de alta velocidade que só causam acidentes e infrações

  10. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Vi um hoje em preto e com matrícula Portuguesa. Muito fixe visto do exterior…