Xpeng quer construir carros elétricos na UE, em zona com “riscos laborais relativamente baixos”

25 Comentários

Com planos para erguer uma fábrica na Europa, a Xpeng revelou que irá construir os seus carros elétricos numa zona da União Europeia (UE) com “riscos laborais relativamente baixos”.



De acordo com He Xiaopeng, diretor-executivo da Xpeng, numa entrevista à Bloomberg na sede da fabricante de automóveis, em Guangzhou, na China, a empresa está na fase inicial de seleção de um local para fabricar os seus carros na UE. O objetivo passa por localizar a produção dos seus modelos, procurando contornar as taxas de importação recentemente impostas pelo bloco – no caso da Xpeng, a taxa adicional corresponde a 21,3%.

O diretor-executivo assegurou que o plano da fabricante chinesa de se tornar global não será afetado pelo aumento das taxas, apesar de ter reconhecido que alguns “lucros provenientes de países europeus serão reduzidos após o aumento das taxas”.

Conforme avançado por He Xiaopeng, citado pelo Automotive News Europe, a Xpeng quer escolher áreas com “riscos laborais relativamente baixos”, e planeia criar um centro de dados em grande escala, na Europa, uma vez que a recolha eficiente de informação se torna fundamental para as funcionalidades de condução inteligente dos automóveis.

He Xiaopeng, presidente e diretor-executivo da Xpeng
He Xiaopeng, presidente e diretor-executivo da Xpeng

 

Xpeng na Europa: fabricante procura espaço num país da UE

Atualmente, a Xpeng tem em curso uma parceira de um ano com a Volkswagen, pelo que centenas de funcionários da fabricante alemã de automóveis estão, agora, a trabalhar na sua sede em Guangzhou. De acordo com He, a empresa está “a fazer todos os esforços para garantir que a parceria funcione bem”.

E, de facto, com a ajuda da Volkswagen, a margem bruta da Xpeng, no segundo trimestre, subiu para 14%, contra 3,9% negativos há um ano.

Xpeng China

Entretanto, a fabricante chinesa espera que os seus recursos em matéria de Inteligência Artificial e de condução assistida avançada a ajudem a penetrar no mercado europeu.

Segundo o diretor-executivo da empresa, a Xpeng investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento relacionados à tecnologia, incluindo os seus próprios chips, pois os semicondutores desempenharão um papel mais crítico em veículos inteligentes do que as células da bateria.

 

Chinesa Xpeng quer ir além da estrada e entregar o seu primeiro veículo voador em 2026

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    Mais um centro de dados. Quero ver onde vão buscar energia para carregar os carros e para mais centros de dados faraónicos.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Ao sol à chuva ao vento tanta energia gratuita por aí é só usar

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Ao comentares está a suportar e alimentar o flagelo que são os centro de dados

    3. Avatar de LoL
      LoL

      A energia só é problema para carregar veículos 100% elétricos porque toda gente sabe que para produzir hidrogénio já não é problema nenhum e até sobra…

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Quero ver as taxas agora

    1. Avatar de Vortex
      Vortex

      Mas a ideia é mesmo obrigá-los a fazer investimentos cá. Tamos a fazer o mesmo que o Brasil faz há décadas. Se queres ter acesso ao mercado e vender muito lá, tens de ter produção local pk senão levas com o rape das taxas de importação e depois não tens a quem vender o teu produto pk o mercado de origem já tá saturado

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Às taxas de importação responde-se na mesma moeda. Assim a UE não vai longe.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Porque? As maior parte das marcas europeias fabricam tudo na china. Não há nada para importar para a china.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Enganas-te. Há produtos de luxo europeus – champanhe, carros de alta cilindrada, alta costura, etc.- que dependem do mercado chinês. É só por isso que tanto a UE como a China têm seguido uma de ‘inimigos, inimigos, negócios à parte’.

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Não, a ideia era eles ficarem ao mesmo preço dos europeus para ver se a industria automóvel europeia não ia toda com os porcos em menos de nada, se eles vierem para cá escapam as taxas e vendem 50% mais barato que os europeus, ganhas os investimentos cá mas a industria europeia é reduzida a cacos e aí se lhes aptecer fecham tudo cá e voltam para china tu já não podes meter taxas nesse caso porque já não tens nada cá, dependes deles. É claro que não vai ser bem assim mas não vai andar longe os europeus andaram a dormir combinavam os preços uns com os outros o preço dos carros dispararam escandalosamente nestes 20 anos agora apareceu concorrência a serio e o zé povinho não é parvo já andamos a ser enganados há 20 anos já chega, 80% da industria automóvel europeia vai ser a próxima Nokia

        1. Avatar de Naodou
          Naodou

          Paga 1600€ aos chineses na china como é pago na EU é depois vem dizer que é igual!!! Diz a China pra cumprir as mesmas regras incluído de poluição tambem!!
          Que tal pensares um pouco o porquê dos carros serem mais caros na EU

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            O porque de serem mais caros? Porque andam à 20 anos a gozar com o ze povinho nunca se actualizaram agora que há concorrência já andam a chorar que não conseguem e precisam de ajuda europeia.
            Já agora diz também à VW para cumprir as regras da poluição que andamos a pagar os carros mais caros e eles ainda falcatruavam aquilo e depois a solução foi tirar cavalos ao carro, VW nunca mais podem morrer venham os chineses.
            E já agora os carros têm de cumprir as normas de poluição se não nem entravam cá.

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Isso mesmo @Vortex. Querem vender cá? Só têm q fabricar cá tal como os UEs fabricam lá.
        Vamos ver é se não vão roer a corda como a BYD fez ao Brasil ou se não vão passar de armazéns de montar kits.

        1. Avatar de GM
          GM

          E, já agora, para montarem a fábrica cá tem de ser com um sócio europeu, com 51% da quota no mínimo.

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Portanto a fabrica de uma empresa chinesa tinha de ficar em nome de uma cidadão europeu que teria total controlo sobre essa fabrica ahahahhah sim faz todo o sentido

          2. Avatar de GM
            GM

            É precisamente o que acontece na China.

    2. Avatar de B
      B

      Os que vierem da China são tributados, os que forem feitos na Europe não levam taxas, qual a dúvida?
      Interessante é saber o custo de fabrico dos xpeng feitos por cá, ficarão ao mesmo preço dos feitos na China?

    3. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      As taxas estão a funcionar lindamente ao obrigar os chineses a montar fábricas cá e assim empregar europeus!

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Vão montar as fabrica e trazem os chineses de lá quando limparem a concorrência europeia toda voltam para lá

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Nem pensar. A UE não é confiável para ter activos chineses. Dentro de alguns anos a China vai precisar de invadir Taiwan e sujeitava-se a sanções, congelamentos e confiscos. A UE é lacaios dos USA.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Chora mais, chora pelo teu querido xixi ping que quer muito massacrar civis de taiwan e dos países nos mares ao sul da china, tão benevolente que ele é, devia ser canonizado (com pólvora dentro do canhão!)!

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Ora nem mais se a China tiver que invadir Taiwan sabe que fica sem os seus activos no ocidente.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        E nós sem telemóveis e outros gadgets que neste momento são maioritariamente feitos por lá.
        Não creio que a resposta seja assim tão simples infelizmente.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Compra Samsung. De certeza q não é feito lá.