Volvo atinge um marco histórico e produz o seu último carro com motor a diesel

79 Comentários

Com o avançar dos carros elétricos, as marcas precisam de se adaptar e de mudar a sua produção. A Volvo deu agora um exemplo claro de mudança e anunciou ter produzido o seu último carro com motor a diesel. Este foi direto para o museu da marca.

Volvo diesel elétricos fábrica

Com das normas europeias a mudarem dentro de alguns anos, as fabricantes automóveis começaram já a preparar a mudança. Há passos que precisam de ser dados e que representam momentos importantes e que vão ficar para a história das marcas, quer pela positiva, quer pela negativa.

A Volvo deu um desses passos e anunciou que na passada 3ª feira o último modelo movido a diesel da empresa foi produzido. Este foi um XC90, que saiu da sua linha de produção em Torslanda, na Suécia. A próxima paragem desse carro é o World of Volvo em Gotemburgo, onde ficará em exposição.

Volvo diesel elétricos fábrica

Este momento marca o fim de 45 anos de produção de carros com motores a diesel, o que representou para a marca uma fatia grande das suas vendas ao longo dos anos. Neste sua linha surgiram muitos modelos icónicos e que tinha esta motorização como base.

Ainda assim, e até 2030, a Volvo pretende ser uma marca exclusivamente elétrica. Esta é uma grande mudança, considerando que desde sempre que as fabricantes basearam as suas propostas nos motores diesel.

Volvo diesel elétricos fábrica

A Volvo destacou que mais de 9 milhões de carros com motores diesel foram fabricados desde 1991, o que é o período mais antigo dos registos da empresa. Portanto, este número real é muito maior, dado que 12 anos não foram contabilizados.

Como parte do seu processo de adaptação, e para rentabilizar todos os investimentos, as fábricas da Volvo vão ser recicladas. Estas passam a produzir os carros elétricos da marca e assim garantir que a sua presença continua forte no mercado, com modelos de topo.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Fico triste a ver isto. Todas as cartas no elétrico.

    Os hibridos são excelentes a controlar as emissões sem todas as restrições que os elétricos têm, mas a cegueira do electrico é enrme

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas eles vão continuar a ter híbridos.

      A cegueira de alguns contra eléctricos também é enorme.

      1. Avatar de toder
        toder

        Os electricos nao funciona para todos, tens que meter bem isso nessa tua cabeca.
        Tenho carro da empresa, as vezes faco 400 km por dia, vou fazer o que com um electrico?
        Nenhuma empresa vai pagar para tu ficares 1 hora a carregar, mesmo que seja 30 minutos.
        Mas a vossa cegueira é enorme.

        1. Avatar de Fla
          Fla

          É verdade o elétrico neste momento só faz sentido para quem pode carregar em casa. O pessoal tem de deixar-se de fanatismos e caminhar para um mix de elétrico com combustão. No entanto adorava acabar com os carros a combustão por causa do barulho e fumo. Isto para não falar da dependência dos países produtores de petróleo.

          1. Avatar de JL
            JL

            Para os países produtores de petróleo é indiferente, vão continuar a vender porque vai levar décadas a fazer transição, além disso o petróleo é usado em muitos outros sectores.

            Eles vão ganhar sempre o mesmo.

        2. Avatar de Zé

          Há elétricos com autonomia superior a isso.
          Aqui no trabalho temos uma empresa de assistência que fica a 200kms. Têm carros elétricos e percorrem o país de norte a sul. Se por um lado às vezes têm de ficar à espera que o carro carregue, também fica muito mais barato rodar a eletricidade do que a gasóleo.
          Para 95% das pessoas um carro eléctrico pode resultar bem. Claro que faltam soluções de carregamento, especialmente nas grandes cidades onde não houverem garagens. Mas é uma transição. Quando o automóvel começou a rolar nas cidades, os tipos que ganhavam a vida a apanhar a bosta ficaram, literalmente, na bosta, porque iam perder o emprego. É a evolução das coisas. Não devemos saltar de olhos fechados, mas também não podemos ficar agarrados ao passado quem nem o Velho do Restelo.

          1. Avatar de toder
            toder

            Claro que nao podemos viver no passado, mas como tu dizes, e dizes bem, nao podemos saltar de olhos fechados, temos que olhar o que temos e se é possivel. Mas depois tem os fanaticos que so vejam eletricos e mais nada. Eu gostava de ter um eletrico, mas infelizmente nao é possivel ainda, por causa da autonomia e por causa do custo, pois carros eletricos com autonomia razoavel, custam demasiado

          2. Avatar de JL
            JL

            O fanático aqui aparece ser você, até porque não vê mais nada, a volvo vai continuar a ter veículos a combustão a gasolina e híbridos.

          3. Avatar de Zé

            Já temos carros elétricos a bateria e de forma +/- consistente desde os anos 90. 30 anos ainda não chegam?
            Um carro a diesel é melhor? Para mim já foi. Neste momento compraria outra solução porque a vida mudou. Agora, se tivermos 95% de carros elétricos e 5% a diesel/gasolina/hidrogénio ou sei lá a quê, acho que seria bom, não. Juntamente com uma maior aposta na produção de energia elétrica (ainda temos muito potencial para crescer em Portugal) ficávamos praticamente libertos do raio da OPEP e sei lá que mais.
            Pessoalmente não vejo o carro elétrico a baterias (tal como os conhecemos hoje) a ser uma solução a longo prazo, mas parece-me bastante fiável e assertiva para os próximos 50 anos. Acho que vamos avançar ou para estradas que carregam os automóveis por indução, baterias com muito mais capacidade (já estamos encaminhados), células de combustível e micro geradores a hidrogénio, antimatéria…. sei lá. Temos tanto por onde crescer e o futuro será brilhante. Um carro que trabalha com um produto altamente poluente, inflamável e explosivo… já me admira ter durado mais de 100 anos. Aliás, o motor criado por Rudolf Diesel funcionava a óleo de amendoim originalmente. E Nikola Tesla tinha um carro elétrico em 1900 e carqueja. O EV1, o Prius que andam por aí muitos… sei lá.

          4. Avatar de Zé

            E esqueci-me de referir que o petróleo não dura para sempre.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            ” …ficávamos praticamente libertos do raio da OPEP e sei lá que mais.”
            E passas a ficar dependente dos Chinos. Venha o diabo e escolha.

            “E esqueci-me de referir que o petróleo não dura para sempre.”
            Nem os minérios necessários para o fabrico das baterias.

          6. Avatar de JL
            JL

            Errado, pode depender de portugueses e os minerais não são para queimar em câmaras de combustão.

          7. Avatar de Zé

            Bem.. petróleo não podemos fazer cá (quer dizer, se calhar até temos petróleo, gás…) mas até temos lítio no nosso país. Temos cá quase tudo, incluindo competência técnica.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso mesmo @Zé. Ataquem o petróleo, lixem as praias do Algarve e deixem o Gerês em Paz.
            As quantidades de lítio que temos são irrisórios perante as jazidas que existem debaixo das termas do Reno. Mais uma vez, os alemães que destruam o património deles e deixem o Gerês em paz.

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Não existe nenhum que carro funcione para todos

        4. Avatar de tesliman
          tesliman

          Fazes 400 km por dia e não podes com um eléctrico porquê??? A maioria faz 300-350 km de AE, vais ao wc e ao vires tens para mais uns 200…

          1. Avatar de toder
            toder

            Eu desisto. Quando tiveres numa situacao desta, depois falamos….

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu já tive, há meti 200 mil kms em menos de 4 anos num carro, e era eléctrico.

        5. Avatar de JL
          JL

          Se não funciona para todos, têm os híbridos.

          O que é 400 KMS por dia para um eléctrico ?

          É caso para dizer: faz tantos KMS e ainda quer andar a combustão ? Quantos mais fizer mais compensa.

          1. Avatar de toder
            toder

            Aserio que tu es limitado.
            Tu so pensas no que é bom para ti, mas como ja disse o mesmo nao funciona para todos.
            Deixa-me dar-te um exemplo para abrires os olhos:
            Peugeut ou Opel (o que a empresa tem)
            Carro normal custa 30k
            Carro hibrido custa 45k
            Eu tenho que pagar do bolso 1% do preco do carro, (isto para poder utilizar o carro privado)
            No final eu tenho que pagar 150 Euros por mes a mais, so porque é um hibrido.
            Aqui na empresa muitos experimentaram o hibrido e o full electric (ja se fizeram as contas etc etc) e agora retiraram os eletricos e hibridos, porque neste momento, NAO COMPENSA.

          2. Avatar de JL
            JL

            Tanto que disse que não funciona para todos, e por isso haver os híbridos, mas parece que você prefere ser fanático.

            Custa sem descontos e sem dedução de IVA, na verdade o híbrido acaba por ficar mais barato.

            Se tem de pagar 1% então vá para eléctrico, já que lhe fica ainda mais barato para empresas.

            Não abra os olhos não……

          3. Avatar de TdSR
            TdSR

            Os elétricos é para quem gostar de perder tempo nas estações de carregamento.
            Há gente com vida.

          4. Avatar de JL
            JL

            Os a combustão é para quem gosta de perder tempo em estações de abastecimento, oficinas, revisões, etc, e depois para os que gostam de gastar dinheiro com tudo isto.

            Mas ainda bem que existem alternativas.

        6. Avatar de JL
          JL

          O que a empresa poupa na manutenção do carro e no combustível dá para pagar a meia hora de descanso que o colaborador está parado, além disso pode aproveitar o tempo para organização.

        7. Avatar de luisa
          luisa

          A empresa paga te mais de uma hora por dia para poderes comer e ir á casa de banho!!

          1. Avatar de toder
            toder

            se uma empresa faz isto, nao queira dizer que todas fazem, ou que os paises todos fazem. Eu por acaso so tenho 30 minutos de pausa e nao uma hora e assim acabo o trabalho mais cedo

        8. Avatar de Rui
          Rui

          Duvido que faças 400km num dia de forma seguida, uma paragem de 15 minutos numa AE tens facilmente 100km extras carregados para não dizer 150km, paras para almoçar num sitio com carregamento rápido e tens 80% no fim da refeição na maioria dos elétricos…
          A uns tempos vi um ZOE à venda que com 3 anos é meio já marcava 220 mil km e é um zoe, que a bateria não é gigante e é mau em AE…

          1. Avatar de toder
            toder

            sim eu nao disse que foram de forma seguida, mas isso so traz problemas, e depois no final do dia tenho que esperar de novo para carregar ou vou carregar o carro onde? em casa e depois sou eu que pago , enfim, como ja disse, eu gostava de ter um carro eletrico, mas infelizmente por causa dos precos e autonomia ainda esta longe de poder ter um.

          2. Avatar de JL
            JL

            Há solucoes para carregar em casa sendo a empresa a pagar a conta, chamasse DPC.

          3. Avatar de Zé

            Quando há vontade, há solução. Quando não há, é só dificuldades.

        9. Avatar de Realista
          Realista

          Tenho uma PureTech à dois meses parada porque não existem peças…
          Isso é que é problemático. O problemático não é parar 30 minutos para almoçar.

          O único problema das carrinhas elétricas é mesmo o preço.

          1. Avatar de JL
            JL

            Hoje recebi uma encomenda da Amazon entregue por uma carrinha eléctrica.

        10. Avatar de Manuel+Araujo
          Manuel+Araujo

          Acaba de sair um estudo sobre o impacto dos Veículos elétricos a baterias no meio ambiente, durante a vida total do carro, independentemente das fontes de energia utilizadas na sua fabricação: o que nos diz esse estudo é que, mesmo utilizando carradas de petróleo , na sua produção, os carros eletricos são infinitamente menos poluentes que qualquer veículo com motor de combustão. A autonomia é ainda um problema que será resolvido com ganhos para todos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mostra lá o estudo.

          2. Avatar de Historiador
            Historiador

            @Yamahia O estudo existe! Trust me, Bro! wink wink

          3. Avatar de JL
            JL

            E nem sequer conta com a extração e produção de combustível…..

          4. Avatar de JL
            JL

            Existe pois, está aqui, uma nota especial para este paragrafo.

            “One final caveat to all vehicle lifecycle emissions work is that most studies (including BNEF’s) don’t include emissions from refining and distributing gasoline and diesel.”

            https://www.bloomberg.com/news/newsletters/2024-03-21/evs-are-much-lower-emitting-than-combustion-cars?fbclid=IwAR0aeHHMbopTwPKXIR-x2rfGUIVnERRea-sVgzlYc9OLqXsxHnhiv2wxXxU_aem_ASOiy7AVkhxFEqTzNd74NNsaFWg8uHvWH5vbe4e1yie0qUtj5yK4WvmeiBDlwFlxJBXyFYPDh5Lm8H3V7tmr1PuO&embedded-checkout=true

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estudo baseado nas cartilhas elektras icct e afins.
            Mais que provado q td o q dizem é fake. Apenas pretendem alimentar o lobby elektro e para isso não olham a meios para atingir os fins. Sendo q induzir as pessoas em erro é a principal táctica.
            Como a malta está a abrir os olhos e consequentemente as vendas a estagnar, tentam divulgar os mesmos disparates através de outras entidades. Tristes.

          6. Avatar de JL
            JL

            Claro, se fosse promovido pelo lobby do costume já estava tudo certo.

            Incrível como o lobby mais poderoso do planeta permite isso.

            As vendas não estão a estagnar, essa também é a mentira que os promotores da MC tentam promover.

            Enfim, tanta dor de cotovelo.

  2. Avatar de Guarda
    Guarda

    Não é verdade, os camiões da marca continuam ter motores a diesel

    1. Avatar de Pois
      Pois

      Um camião não é um carro…

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Mas não sabes ler ?
      Volvo atinge um marco histórico e produz o seu último CARRO com motor a diesel

  3. Avatar de André R.
    André R.

    Direto para o museu? Dava melhor uso aqui na minha garagem…

  4. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Será mesmo o ultimo ?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      É o que a Volvo diz. Mas provavelmente não sabem

  5. Avatar de João
    João

    Um hibrido a diesel é uma solução interessante, até porque o motor diesel é apropriado para transportar um carro com o peso extra das baterias.

    1. Avatar de tesliman
      tesliman

      os motores ice vão acabar, primeiro os diesel e a seguir a gasolina. São ineficazes e caros de manter.

    2. Avatar de JL
      JL

      Os híbridos a diesel são pouco eficientes, por isso estarem pela hora da morte.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        O meu está bem vivo

        1. Avatar de JL
          JL

          Não falei em duração, falei em eficiência.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A geração, transporte e distribuição de electricidade tb fica a dever um bocado à eficiência.

          2. Avatar de JL
            JL

            Só é 5x vezes superior em eficiência que qualquer outra tecnologia.

            Conhece alguma mais eficiente ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não, não é.
            A geração numa central termoeléctrica equivale a perdas num motor a combustão. Depois falta td o resto.

          4. Avatar de JL
            JL

            Errado, uma central termica só tem o dobro da eficiência, e ainda há que considerar a produção do combustível que tem mais perdas nos combustíveis refinados.

            O resto tem menos perdas que aquilo que você tem do motor as rodas.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            As centrais termoelétricas foram criadas para reaproveitar a energia que era desperdiçada proveniente da queima…

            Umas décadas atrás atrás não se reaproveitava nada.

  6. Avatar de Zé

    Eu ainda estou à espera dos carros a reator nuclear. Isso é que era.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Depois vem aquelas notícias de que se vendem mais elétricos que diesel, claro, a maioria das marcas deixou de os fabricar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ou deixaram de fabricar porque não os vendem ?

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Por acaso tanto em JAN como em FEV de 2024 venderam-se mais diesel que elektros na UE que subsidia os elektros.

      1. Avatar de JL
        JL

        E subsidia os diesel.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não subsidia nada. Um combustível cujo preço final metade são impostos e por via disso gera receitas para o cobrador na ordem dos 11 mil milhões ao ano, nc na vida é um combustível subsidiado.
          Subsidiada é a electricidade q recebe de mão beijada 3.3mil milhões de € a cada ano.
          É preciso é ter lata.

          1. Avatar de JL
            JL

            E mesmo assim são subsidiados, tanto através dos impostos, que também podem deduzir, como pela electricidade que gastam.

            Sim é preciso ter lata para dizer que agora toda a electricidade é gasta pelos eléctricos, enfim.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Bela forma de subsidiar:

            -Pá vou-te cobrar 1€ em impostos por cada pão que comprares no valor de 0.90 cents. Mas está descansado que eu depois dou-te um subsídio de 0.15 cents e em vez de pagares 1,90€ por cada pão só pagas 1.75€. Quem é amigo, quem e?

            Caso para dizer:-Com amigos assim, quem é que precisa de inimigos?

          3. Avatar de JL
            JL

            Hein ? Então quem paga a diferença de custo do gasóleo para a gasolina ?

            50 % IVA para as empresas .

            E sim, é subsidiar porque paga muito menos que aquilo que devia.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            50% no IVA q é uma dupla tributação q à nascença já não devia estar nos combustíveis, não é nada.
            É apenas a devolução de 50% de um roubo.
            Se realmente quisessem ajudar empresas e consumidores actuavam sobre o ISP da mesma forma.

          5. Avatar de JL
            JL

            Não, é meia tributação.

            Então quem pagava os seus custos ? A malta que não os usa ? Isso é apenas ridículo, se quer isso mude-se para a Venezuela, lá tem todos essas facilidades, com uma economia que ninguém quer lá estar. Loooooll

          6. Avatar de Realista
            Realista

            E o IVAUCHER e os Incentivos ao Abate?

            Andas esquecido dos subsídios…

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista, O Iva_vaucher foi uma bela palhaçada. Serviu para tudo menos para meter combustíveis. Até os elektros usaram isso loool

          8. Avatar de JL
            JL

            Claro, os eléctricos é que usaram, os diesel não. Loooool

      2. Avatar de JL
        JL

        Já agora, vendeu mais devido à alemanha, onde os subsídios acabaram para os eléctricos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Deviam de acabar em todo o lado.

          1. Avatar de JL
            JL

            Os subsídios aos a combustão ? Sim também.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os elektros tb deviam pagar ISP e IUC.

          3. Avatar de JL
            JL

            E pagam. Se fizer o cálculo dá menos de 10 euros o que não dá direito a pagamento.

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A Volvo tb já não é Volvo. É mais GellyJá. Uma gelatina generalista.
    Do seu ADN já não resta nada, então botam umas etiquetas com a bandeira sueca nos bancos que é para disfarçar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso não é verdade. Eu tenho ensaiado os carros deles e nota-se, claro, mão de quem tem o dinheiro, mas há uma linha que é puramente o estilo Volvo, assim como esse estilo se fez e ainda faz sentir na Polestar. Tanto é que, o EX30 partilha a plataforma e motorizações com a Smart e, no caso desta, a influência asiática sente-se mais (apesar da qualidade do habitáculo ser com mão Mercedes). Repara no design exterior dos dois carros e nota que um, o Volvo, ainda mantém a linha mais nórdica.

  9. Avatar de João
    João

    Uma piadinha. Brevemente será notícia o reabrir das linhas de produção de viaturas com motores a diesel…

  10. Avatar de Ze+do+telhado
    Ze+do+telhado

    Mais uns tiros nos pés ,mais uma marca a caminhar a passos largos pra fechar portas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Claro, os comentadores do Pplware é que sabem de gestão de marcas de carros. Looool