Preparado? Volkswagen apresentou o som que os seus carros elétricos vão fazer

42 Comentários

Os carros elétricos trazem muitos desafios para a indústria e para os próprios condutores e peões. Muito para além da autonomia e das plataformas onde são criados, há importantes pormenores que muitos consideravam secundários.

Em particular está o som que estes carros têm de produzir. Sendo naturalmente silenciosos, é obrigatório que produzam som. A Volkswagen abraçou este desafio e apresentou agora o som que os seus carros elétricos vão fazer.

Volkswagen som carros elétricos peões

O novo som dos carros elétricos

A importância do som que os carros elétricos produzem tem sido um assunto de interesse crescente. São silenciosos de forma natural, o que representa principalmente vários desafios e perigos para os condutores e para os peões. A importância é tal que as entidades reguladoras tiveram acima de tudo de intervir e criar regras.

Sabendo da meta de 2019 e das obrigações que tem, a Volkswagen preparou-se para criar um barulho distinto e único para os seus carros. Aliou-se ao conhecido compositor Leslie Mandoki para criar sobretudo uma identidade única para estes novos carros.

A Volkswagen tem uma proposta única

Segundo os responsáveis da marca alemã: “O som de um veículo elétrico define principalmente a sua identidade. O som deve ser confiante e agradável. Pode parecer futurista e também deve impressionar com o seu caráter único”.

Naturalmente que este será um som que apenas será audível a velocidades reduzidas, principalmente abaixo dos 30 quilómetros por hora. O seu nível deverá estar entre o mínimo de  56 decibéis e o máximo de 75 decibéis. Sendo uma medida de segurança, este não deverá poder ser acima de tudo desligado pelo condutor do carro elétrico.

Uma proteção essencial para os peões

Esta é uma área a que as marcas têm prestado cada vez mais atenção. A BMW associou-se com o bem conhecido compositor Hans Zimmer e outras marcas têm procurado criar alternativas úteis e interessantes. Sendo obrigatório, todos os carros têm mesmo de oferecer esta segurança adicional nos seus carros.

Não se sabe se este será um extra ou se será um acessório de série nos carros da Volkswagen. A Porsche, uma das suas marcas, tem-o igualmente como um extra no Taycan, vendido por 500 euros. Sabe-se apenas que chegará em meados do próximo ano e com um som único e distinto para os carros elétricos da marca.

A Tesla vai em breve permitir definir o som da buzina e do movimento dos seus carros

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Moreira
    Joaquim Moreira

    Ah,Ah,Ah…. os carros estupidos continuam a definir novos limites para a estupidez!!!!

    1. Avatar de acs
      acs

      Não é estupidez, são regulamentos para evitar acidentes com peões quando estes circulam a baixa velocidade nas cidades

      1. Avatar de rikardo pereira
        rikardo pereira

        resumindo.. é preciso fazer barulho porque os poes nao sabem andar na rua.. bastava passar sempre nas passadeiras. parar e olhar primeiro e so depois passar .. andar nos passeios e cumprir as regras.. ja nao seria preciso fazer barulho para segurança

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          Não esqueças que em muitos locais os peões não podem andar nos passeios…porque os automobilistas fazem deles “parques de estacionamento”! E que existem muitas pessoas com dificuldades auditivas…esse o motivo de ser “obrigatório” que as viaturas façam algum “barulho”!

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Mas aí a polícia é que devia de multar e rebocar todos os que estão mal parados. Atá ganhavam um dinheirinho extra e num instante se resolvia os problemas.

        2. Avatar de paulo rodrigues
          paulo rodrigues

          Então uma pessoa, na rua/estrada, é forçosamente um peão? Quando não o é? Passeios? Existem em todas as artérias? Passadeiras… quanto tempo fica por marcar uma via depois de repavimentada? Sim deixará de fazer sentido quando já não existirem motores de combustão e os peões e outros nunca tenham visto um destes veículos…

      2. Avatar de Joaquim Moreira
        Joaquim Moreira

        Penso que não percebeu o que escrevi … a estupidez 1º são os eléctricos (tem o mesmo ou mais nivel de poluição e perde-se muita coisa em relação aos motores de combustão…) depois não era muito mais fácil amplificar o pouco barulho que os electricos fazem ? (sendo que deste modo o ruido era proporcional a aceleração e velocidade sem ser preciso “inventar” nada…) Percebeu agora que o seu comentário foi resultado de não ter percebido o que escrevi? e estava claro como água….

        1. Avatar de Valdir Fortes
          Valdir Fortes

          Se calhar convinha estar um bocadinho antes de vir praqui dizer… ESTUPIDEZ

          1. Avatar de Joaquim Moreira
            Joaquim Moreira

            “estar um bocadinho antes de vir para praqui dizer …. inventa palavras (praqui) e não sabe escrever Português… passe bem poque não aturo “miúdos”.

          2. Avatar de Valdir
            Valdir

            Estudar*
            Se quiser aulas de português até lhe posso dar. Se tivesse meio dedo de testa tinha percebido….

        2. Avatar de JL
          JL

          Tem o mesmo ou mais porque ??? prove o que diz.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nivel de poluição ? deve ser dos poucos que o diz, por isso prove.

          2. Avatar de Joaquim Moreira
            Joaquim Moreira

            Como está ai o tempo em Marte? sim porque se vivesse no planeta terra já teria visto vários estudos que provam isso…. ah só acredita no que lhe convem ….. pesquise!!!!

          3. Avatar de JL
            JL

            E quantos estudos quer a dizer o contrário? Mostre um que diga que os eléctricos poluem mais que os combustão. ,mas que considerem que o gasóleo ou gasolina não caiem do céu.

            Já agora, aí no planeta Terra devem estar todos errados, governos, marcas, tudo está errado e você está certo.

        3. Avatar de Bobó
          Bobó

          Vendedor de petróleo

    2. Avatar de John
      John

      É um ‘jaquim’ mesmo…ó Maria inventaram um tal carro elétrico, que estupidez. ..

      1. Avatar de Joaquim Moreira
        Joaquim Moreira

        já tu es “choninhas” mesmo … ó maria vamos lá comprar um carro electrico … “tao” em promoção pagamos 3 e levamos 1…. e qd precisarmos de trocar as baterias pagamos mais 1 …. 1 pelo preço de 4 é de aproveitar!!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          Você é mesmo ridículo, não faz mesmo ideia dos valores que fala, mas enfim, se isso o deixa feliz, Parabéns e Bom Natal.

  2. Avatar de Charles
    Charles

    Considerando a forma como a VW tratou os seus clientes europeus após o dieselgate, em especial os portugueses, da VW só quero uma coisa: Distância.
    Em relação ao som,
    Who gives a $h!t?

    1. Avatar de jorge
      jorge

      “Em relação ao som,
      Who gives a $h!t?”
      os cegos?

    2. Avatar de Fulano
      Fulano

      Se a estupidez paga-se impostos já estavas a viver num banco de jardim…

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Nao percebeste! Obvio que pessoas cegas querem saber do som dos carros electricos, pois como sao silenciosos, eles precisam de os ouvir ja que nao os veem. Por isso alguem gives a sh.it para o som dos carros electricos.

  3. Avatar de P. Ribeiro
    P. Ribeiro

    Parece saído de um filme de ficção! 🙂

    1. Avatar de Yurilov
      Yurilov

      Parece o som da BMW no filme Missão Impossível

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    O cegos não veem os surdos não ouvem, o melhor e colocar sirenes e pirilampos nos caros todos!
    Ate parece que os acidentes só acontecem com carros elétricos..
    A malta mete escapes de rendimento nos carros são multados por fazer barulho a malta mete luzes de led para ver melhor e serem mais bem vistos são multados.
    Se o problema é a abaixa velocidade alterasse o limite de velocidade dentro das localidades.
    Isto é mais algum iluminado que inventou isto para ganhar dinheiro, e o Zé povinho a pagar!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu tenho 2 veiculos eléctricos que não têm qualquer som artificial, já ando neles desde 2007 e até agora não passei por cima de ninguém, nem nunca se atravessaram à frente, para mim o som não faz falta nenhuma. Em cidades e locais com muito movimento é só mais um criar poluição sonora.

      1. Avatar de Nelson Nunes
        Nelson Nunes

        Pois… Então, um dia que se cruze com uma pessoa cega, falamos… Se a pessoa cega não ouvir o carro, como sabe que poderá passar em segurança? Enfim… Quando só se olha para o seu umbigozinho… Infelizmente o senhor é o retrato da sociedade actual…

        1. Avatar de JL
          JL

          As pessoas cegas são mais espertas que você, não pensam só nos carros electricos, então e se for uma bicleta, veiculo com start stop, entre muitas outras situações em que não há ruído? O que as pessoas andam a fazer na estrada? O problema não são os cegos, são aquelas pessoas que vão a olhar para o telefone e pensam que passadeiras são passeios. Tive um tio que era cego desde os 18, viveu até aos 70, foi atropelado, ia na berma da estrada como sempre fazia, surgiu uma camioneta vinda de uma serventia e passou por cima dele. Ou seja nada que o barulho não evitou, mas sim a visão do que ia a conduzir não chegou.

        2. Avatar de JL
          JL

          Então e os que vão com headphones e auriculares nos ouvidos?

      2. Avatar de JL
        JL

        E você o retrato da sociedade actual que critica sem conhecer as razões, enfim manda para o ar, eu apenas relatei a minha experiência.

        1. Avatar de Nelson Nunes
          Nelson Nunes

          Para começo de conversa, eu sou cego… Portanto, lido todo o santo dia com todas essas situações.
          O start and stop dos carros, incomoda pouco. Ora, se o carro está parado, não vou ouvir o motor, quer dizer que posso passar.
          Agora, imagine lá a seguinte situação.
          Está numa passadeira, à espera para atravessar, ouve carros a passar, obviamente que não vai passar. Assim, que lhe parece estarem parados, atravessa. Imagine que no momento em que começou a atravessar, havia um elétrico que vinha a passar e não abrandou? Pumba, é atropelado. Está bem que a culpa é do condutor, mas você é que se f***u.
          Pois, de facto as bicicletas não têm ruído. Mas não quer comparar levar uma panada de uma bicicleta, ou de um carro.

          Quanto há malta que anda com headphones na rua ou vai a mexer no telemóvel, aí o problema é deles. Há opções.
          Não sou eu que por não ver, que por não ter outra hipótese que não ouvir os carros, tenho que colocar a minha vida em risco, por deixar de ouvir ruído de todos os veículos.

          Quanto ao seu familiar, lamento muito a situação. Mas não é por acontecer uma situação ou outra, que não se há de estabelecer uma norma que garanta a segurança. Pelo menos, que minimize a ocorrência de problemas.

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Bom dia Nelson, viu ontem o The Voice?

  5. Avatar de Oscar
    Oscar

    Fico chocado com a insensibilidade de alguns comentários aqui, para não ir mais fundo e dizer das pessoas que proferiam os mesmos.
    Vivemos em sociedade e há crianças; idosos que vão perdendo capacidades físicas (audição, visão, etc.); muitos jovens parecem “zombies” a atravessar a rua (a olhar para o telemóvel ou a ouvir música), etc etc. Todas as medidas de segurança são boas, hoje tu, amanhã serei eu.

  6. Avatar de FABIO BOMBARDELLI FERREIRA
    FABIO BOMBARDELLI FERREIRA

    Muito bem principalmente as crianças idosos serão beneficiados com essa lei

  7. Avatar de Nelson Nunes
    Nelson Nunes

    Filipe Coelho…
    Não, não vi. Por acaso, ontem não vi… O que eu perdi?

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      De certeza que consegue puxar para trás 😉

      1. Avatar de Nelson Nunes
        Nelson Nunes

        Obviamente que sim. Mas já agora, diga-me em que parte do programa aconteceu o que se refere?
        Eu ainda assisti aos 4 primeiros, da Marisa.

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    Teria mais eficácia o som combinado de 100 apitos Azteca da morte. Ou para aqueles mais green, um som de apito Inca tipo passarinho, andorinha, canário, corvo, melro etc, e para os mais apressados um som de Road Runner bip-bip. Resumindo, o carro devia adaptar o ruído de alerta de proximidade consoante o tipo de condução.

  9. Avatar de Jack
    Jack

    E quanto fica se as ruas estiverem tomadas por águas das chuvas aqui no Brasil..

    1. Avatar de JL
      JL

      Faz o som na mesma, desde que esteja abaixo dos 30 kmh.

  10. Avatar de ELDER NUNES DA SILVA
    ELDER NUNES DA SILVA

    Vocês gostam de uma polêmica hein?

  11. Avatar de Samir
    Samir

    Europeus e suas brigas online! Hahaha