Volkswagen quer lançar um carro elétrico urbano por menos de 20.000 euros

25 Comentários

O preço dos carros elétricos ainda é, para muitos, proibitivo. Por isso, para algumas fabricantes, o segredo poderá residir mesmo aí. A Volkswagen, por exemplo, quer lançar, em 2027, um carro urbano elétrico por menos de 20.000 euros.

Volkswagen e-Up

Pela tecnologia, que ainda é recente, e pelos seus componentes, que ainda são caros, os carros elétricos são, para mutas carteiras, uma extravagância. Ao longo do tempo, e por forma a torná-los acessíveis a toda a gente, considerando o fim das vendas de carros novos com motor de combustão interna, as fabricantes vão apresentando alternativas mais baratas.

A Volkswagen, por exemplo, em 2027, quer trazer para os consumidores um carro elétrico urbano por menos de 20.000 euros. Este ambicioso modelo, que tem sido mencionado pela imprensa como ID.1, entrará em cena para competir com propostas como o Dacia Spring.

Esta é a verdadeira Liga dos Campeões. Temos de fazer um carro que seja acessível.

Disse Thomas Schaefer, CEO da marca Volkswagen.

Thomas Schaefer, CEO da marca Volkswagen
Thomas Schaefer, CEO da marca Volkswagen

Na sua perspetiva, a disponibilização de opções mais baratas e acessíveis será fundamental para a popularização da mobilidade elétrica, esbatendo a ideia de que os elétricos são apenas para as elites.

Para que o preço estipulado seja possível, a Volkswagen adaptará várias escolhas. Por exemplo, a plataforma. O futuro elétrico urbano, que estará posicionado abaixo do ID.2, não utilizará a plataforma modular MEB Small. Em vez dessa, estará equipado com uma alternativa de baixo custo, sobre a qual ainda não há muitos detalhes. Sabe-se, contudo, que a responsável pelo seu desenvolvimento será a Škoda.

Bateria elétricos

Mais, a produção. Além de se pretender que seja altamente automatizada, contrariamente ao ID.2 e outros, que serão montados, em Espanha, este elétrico low-cost será fabricado na Índia, onde a mão de obra é mais barata.

Não importa onde se produz o carro, se é na Alemanha, na Europa de Leste, no Sul da Europa. O que interessa é que a sua construção demore, no máximo, 15 horas.

Para já, de acordo com Christian Vollmer, diretor de produção da Volkswagen, o foco está nos (grandes) pormenores: “qual será o tamanho da bateria, quanto tempo durará, qual será a cadeia de abastecimento e o balanço de dióxido de carbono dessa cadeia de abastecimento, à entrada e à saída?.”

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Seal
    Seal

    Esta VW está especialista em dar conversa…
    Que lancem em vez de estar sempre a prometer para 2026/27 e o mais certo é vir depois.
    A Dacia não andou com tretas e demorou menos.

      1. Avatar de luis
        luis

        o dacia já existia como renault no brasil com motor a combustao

    1. Avatar de GM
      GM

      Só por isso, fica logo fora de hipótese. E a justificação do CEO é totalmente errada. Não interessa onde é produzido?? Interessa sim. Se for produzido na Índia, não cria empregos na Europa, directos e indirectos, não gera impostos, não gera descontos para a SS.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        What o spring não é produzido na china, e já agora espero que não tenhas telemoveis então

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O Sprint é um perigo ambulante. Mal por mal venha o Sandero a metade do preço.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *Spring

          2. Avatar de JL
            JL

            É um perigo ambulante porquê ?

          3. Avatar de JL
            JL

            O Sandero só é electrico durante 1 segundo. Não serve.

          4. Avatar de JL
            JL

            Então e depois ? o sandero só tem mais uma, faz-o assim tão mais seguro ?

        2. Avatar de GM
          GM

          Vai a CARWOW.ES no YT e vê o vídeo acerca do DACIA SPRING, onde consta o modelo-base, chinês, que leva o logo da DACIA. E vê também o grau de reparabilidade do modelo. Carro descartável.

          1. Avatar de JL
            JL

            O carro é reparável, a dacia é que não está a fornecer peças. O que pode incorrer nalgumas multas pesadas, já que todos os carros vendidos na Europa têm de ter fornecimento de peças.

            Não é melhor separar os assuntos ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A questão é que aquilo é fraquito. Um pontapé e desmancha-se todo.
            Vê o vídeo com olhos de ver!

          3. Avatar de JL
            JL

            No video dizem que foi um acidente, um pontapé é considerado um acidente ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Boa, olha ai a Dacia a mostrar que é como as GRANDESS.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Estou curioso para saber que aparelhos é que tu tens em casa telemoveis e tablets não deves ter de certeza o que é que interessa onde é feito, a tesla faz carros nos EUA Europa e china

  2. Avatar de xv9xuiz7
    xv9xuiz7

    Mas em Portugal, o governo tratará de aumentar esse valor com impostos, taxas, taxinhas…

  3. Avatar de manito
    manito

    Não entendo a VW, eles já tinham esse carro e chamava-se VW UP. Simplesmente só tinham de produzi-lo em larga escala…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Arrependeram-se porque não lhes dava as margens que queriam. É sempre assim: enquanto conseguirem vender os caros e suculentos, não vendem os baratos. Só passam a produzi-los quando o mercado dos caros começa a ficar saturado e a alternativa é fechar linhas.

    2. Avatar de Paulo Renato Viana de Almeida
      Paulo Renato Viana de Almeida

      Yap

    3. Avatar de kendimen.c
      kendimen.c

      O VW UP existe em elétrico com o nome e-up e vende-se em vários países europeus e sul-americanos.
      Nunca percebi porque não se vende em Portugal.
      Ainda assim, em França custa a partir de 28m€, portanto a imagem usado neste artigo deve ser meramente ilustrativa.

      1. Avatar de kendimen.c
        kendimen.c

        *usada

  4. Avatar de PTO
    PTO

    Vai ser a treta do costume. A Volkswagen lança-o a um preço de 17 mil euros e quando chega a Portugal é vendido por 24 mil, se tivermos sorte.