Volkswagen ID.5 é o um SUV coupé elétrico que traz 520 quilómetros de autonomia e 300 cv

25 Comentários

A Volkswagen acaba de apresentar o ID.5. Trata-se do primeiro SUV coupé 100% elétrico da empresa alemã. Depois do pequeno ID.3 e do volumoso ID.4, o novo modelo chega com uma estética desportiva, uma variante GTX de 300 cavalos e a promessa de viajar mais de 500 quilómetros de autonomia na versão standard.

Este é mais um produto que deriva do kit de construção modular MEB. A VW irá colocar no próximo ano 3 variantes deste novo SUV. Vamos conhecer melhor uma oferta que tem um preço muito interessante.

Imagem Volkswagen ID.5


ID.5 apresenta-se em três versões: Pro, Pro Performance e GTX

A Volkswagen apresentou o terceiro modelo da sua família de IDs 100% elétricos. Este novo SUV coupé elétrico partilha a motorização com o ID.4, todas as suas versões têm bateria de 77 kWh e baseiam-se na plataforma MEB (exclusivamente para veículos elétricos) dos seus irmãos.

Assim, tal como foi anunciado, o novo Volkswagen ID.5 tem uma versão de acesso (Pro) de 174 cv, enquanto a versão Pro Performance vai até 204 cv. Ambas as versões prometem até 520 quilómetros de autonomia, a mesma autonomia que encontramos no ID.4 e sempre sob o ciclo WLTP.

Já no que toca à sua velocidade máxima, está é limitada a 160 quilómetros por hora.

A versão mais potente é a GTX, com 300 CV de potência, 310 Nm e que vai dos 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. Este valor é alcançado graças a dois motores elétricos, um para cada eixo, que somam uma potência de 220 kW. Neste caso, a autonomia cai um pouco, até 480 quilómetros.

Em relação ao carregamento, todos os ID.5s podem ser recarregados em até 135 kW, alcançando mais de 300 quilómetros de autonomia em apenas meia hora. A sua velocidade máxima é limitada a 180 quilómetros por hora.

 

Design que não sai da caixa, mas que é uma lufada de ar fresco nos SUVs

Ao nível do design, é um veículo com uma linha mais musculada que a do ID.4, embora herde os LEDs traseiros, as rodas e alguns elementos do seu irmão. As suas medidas são mais típicas de um compacto, com quase 4,6 metros de comprimento, 1,8 de largura e 1,6 de altura, mas com uma bagageira de 549 litros, um dos maiores no seu segmento.

Imagem do interior do elétrico da Volkswagen ID.5

O interior também é bastante semelhante ao que já vimos no ID.4, com um ecrã central de 12 polegadas e praticamente não traz botões. Este ecrã é acompanhado por um painel de instrumentos de 5,3 polegadas, bem como um Head-Up Display (realidade aumentada no para-brisa).

No que toca ao software, é atualizado via OTA, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e possui uma aplicação, a We Connect ID, que permite controlar o estado da carga e autonomia, entre outros aspetos.

 

Preço e disponibilidade

O Volkswagen ID.5 chegará ao mercado em 2022, e ainda não há detalhes sobre de preço. O ID.4 chegou a Portugal com preços entre os 39.356 euros e Espanha entre 49.950 euros e 58.784 Euros, pelo que se espera um preço em linha ou mesmo ligeiramente superior para este novo SUV elétrico.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Estes preço dos carros eletricos em Portugal, são uma autêntica vergonha, vai ter que haver intervenção do governo e quem quiser fica, quem não quiser…mundo!

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      lol a intervenção do governo é boa, os preços são assim porque o governo é dos países da Europa que mais impostos tem sobre tudo incluído automóveis.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Os preços não são assim apenas nos EVs, são assim em todos os carros, desde sempre, basta ires comprar o mesmo carro a França ou Alemanha para ver a diferença avultada, relacionada apenas com impostos.

    3. Avatar de Tonheco
      Tonheco

      Lol, já agora também pedimos intervenção para o prço da electricidade e do gasóleo! Mas já que é para pedir também não se perdia nada com uma intervenção no preço das portagens e das casas. Quem não quiser….mundo!kkkkkkkk

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Tudo precisa de intervenção do governo. Não descansam enquanto não transformarem este bocado de terra na Venezuela da Europa.

        Fico á espera da intervenção do governo no preço das bifanas e das entremeadas, estão carissimas! Ah, e das farturas também, que os miudos estão sempre a pedir.

    4. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Realmente é como o outro diz, este forum abunda e cheira a comunas que doi.. já agora, mete o governo a ditar que 100% dos lucros são para o estado.. tapados que doi

  2. Avatar de ALC
    ALC

    Há que começar é a fazer as contas (além do preço do carro, claro), aos carregamentos… Galp’s e Edp’s já descobriram o filão…
    ( energia+tempo de carregamento+taxas), daqui a 1 ano está ao preço dos combustíveis!
    … Ah e tal, carrega-se em casa. Ok, para quem utiliza o carro todos os dias e que faça uns 150km, se quiser ter 80/100% de carga, de manhã, terá que ter uma box 22 ou 32kw e ter baixada trifásica (já viram o preço desta?).

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      E o aluguer disso… vai ficar muito mais caro que o fossil …
      Há já me esquecia se a energia cair de noite de manhã vamos a pé…

  3. Avatar de Zed
    Zed

    Não percebi nada dos preços. Corrijam isso sff

  4. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    EV de qualidade!

  5. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Continuo a não entender por que razão e quais as limitações técnicas para permitir por exemplo colocar um sistema de receção solar no teto do automóveis, de forma a que durante o dia seja possível os automóveis elétricos carreguem as suas baterias através da luz solar e desta forma não seria necessário recorrer aos carregamentos por energia elétrica.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Para alimentar o auto-rádio?
      Vá lá, com 1kw/h no tejadilho, vai carregar quanto num carro com baterias de 50 ou 70Kw/h?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        No final do mês tem 1 carga completa.

    2. Avatar de Não digo
      Não digo

      Porque os painéis solares só têm uma eficiência máxima teórica que ronda os 30% nas condições certas, no pico do Verão essa eficiência é inferior e nao superior.

    3. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Porque o beneficio não vale o esforço. Só torna o carro mais caro, mais uma coisa cara para fazer manutenção, aquece o carro no verão e vai produzir o suficiente para ligar o ecra.

    4. Avatar de Test User
      Test User

      Tens Sion motors
      Previsão 112 km/ Semana com solar.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Carro: Sion
        Empresa: Sono Motors

        O carro tem paineis integrados

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Esteticamente chamaria “Volkswagen Arkana”.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Um pormenor, os felizardos proprietários de veículos eléctricos, já sabem quanto vão pagar para carregar o carro uma só vez, por exemplo?

    https://www.facebook.com/100001497349914/posts/4641560882570444/?d=n

    Mais de 50€ para fazer 200km! O eléctrico é mesmo quase de borla!!!!!!!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Depende onde se carrega. Eu pago menos de 2€ para fazer 200km.

      1. Avatar de Galvanizer
        Galvanizer

        Aos 100 Km pago 2,23€ onde raio o Toni da Adega faz uma carga aos 100 por 1€

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          Tem painéis solares kkkk

      2. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        Para já! Se a esquerda voltar a ganhar não te preocupes que o preço aumenta. Há que ir buscar dinheiro para distribuir!

      3. Avatar de TSLAbull
        TSLAbull

        Carregadores da Tesla são mais baratos que outras redes de carregamento?

  8. Avatar de Duarte
    Duarte

    Uma coisa é certa , já existe a tecnologia certa há muito tempo MAS não dá dinheiro ….. hidrogénio .
    Era só adaptar os postos atuais , os consumos e potências são iguais mas isso não dá dinheiro hehehe