Volkswagen ID.3: O veículo elétrico que pode custar menos de 30 mil euros

59 Comentários

O segmento dos veículos elétricos tem vindo a ganhar cada vez mais opções e, não há dúvidas, que a eletrificação deverá ser uma das apostas fortes deste segmento. A Volkswagen revelou hoje mais detalhes do seu novo Volkswagen ID.3, o veículo elétrico que promete custar menos de  30 mil euros na sua versão base.

O Volkswagen ID.3 chega já em 2020 e irá certamente “aquecer” o mercado dos elétricos. Quem pretender poderá fazer já hoje pré-reserva hoje do modelo ‘First Edition’.

Volkswagen ID.3: O veículo elétrico que pode custar menos de 30 mil euros


Foi em Berlim que a empresa do segmento automóvel Volkswagen deu a conhecer mais alguns pormenores do novo Volkswagen ID.3. Este veículo elétrico terá um custo baixo e chegará ao mercado em 3 versões diferentes no que diz respeito à bateria.

A versão mais barata, que custará menos de 30 mil euros e terá uma bateria de 45 kWh. As outras versões terão uma bateria de 58 e 77 kWh. A autonomia, segundo o ciclo WLTP, rondará os 330 a 550 km. Todos os modelos chegarão com um motor com 170 CV de potência.

Volkswagen ID.3: O veículo elétrico que pode custar menos de 30 mil euros

Pré-Reserva do modelo First Edition

A Volkswagen prometeu que serão revelados mais pormenores no evento Frankfurt Motor Show que acontecerá em setembro. Neste momento é possível fazer uma pré-reserva do veículo, mas é preciso pagar 1000 euros. A versão disponível atualmente é denominada de  ‘First Edition’ e traz uma bateria de 58 kWh que garante uma autonomia na ordem dos 420 km (ciclo WLTP). O valor final será abaixo dos €40.000.

A marca alemã revelou também que, nesta fase, estarão disponíveis 30 mil unidades disponíveis para toda a Europa. Para Portugal apenas estarão disponíveis 50 unidades.

Volkswagen ID.3: O veículo elétrico que pode custar menos de 30 mil euros

As entregas estão previstas para o primeiro trimestre de 2020 e todos os clientes que adquiram a versão  ‘First Edition’ vão ter carregamentos gratuitos até um máximo de 2000 kW.

Volkswagen ID.3: O veículo elétrico que pode custar menos de 30 mil euros

Com o ID começa uma nova era de mobilidade. 100 % elétricos e com conectividade digital inteligente. É um automóvel elétrico que combina design progressivo, comandos intuitivos e uma nova definição de espaço, para criar uma experiência de condução incrível.  O ID é mais do que um simples automóvel. Pode falar com ele e ele reage às palavras. Com o tempo adapta-se a si…

Saber mais

Leia também…

Volkswagen ressuscita o lendário Buggy agora como veículo elétrico

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    É um carro muito bem conseguido e vai certamente fazer mexer o mercado, vamos ver qual vai ser a resposta das restantes marcas a este veiculo incrível.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Quem fez mexer o mercado foi o Tesla Model 3. Este vem por arrasto.

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Eu cá diria que foi o Nissan Leaf e o Renault Zoe, tendo em conta que são de longe os carros eléctricos mais vendidos.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Renault clio é o carro que mais mexe com o mercado.

        2. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          Estão enganados! Em Maio foi tudo Tesla model 3 o mais vendido já com grande margem em relação ao zoe e leaf. A Volkswagen fala em revolução…… Ainda nem sequer chega aos calcanhares do TESLA.

  2. Avatar de eu
    eu

    Que pintura horrível para ser aprentado.
    Parece um carro do castelo branco ou do gocha.

    No preço estão quase lá. Já só falta devidir o valor a metade e poder carregar em menos de 10 minutos e ter onde abastecer a cada 50 kms.

    1. Avatar de tu
      tu

      lol aquilo é pelicula (normalmente usada em todos os carros protótipo) para esconder as linhas do carro, não é a pintura final

      1. Avatar de eu
        eu

        Obrigado pela info tu.
        Ao contrário do Miguel Silva que parece que se esqueçeu de tomar os comprimidos hoje 😀

    2. Avatar de Miguel Silva
      Miguel Silva

      A cor haverá de ser parte da campanha e não do carro em si. É um carro que eventualmente levará alterações a nível visual e não convém a marca comprometer se com algo fixo.
      De qualquer das formas, é pena ler o seu comentário cheio de falta de carácter.
      Já pensou em meter o seu raciocínio (da terceira frase) nos carros a diesel/gasolina? Ora vejamos: “Já só falta consumirem 1/3 do que consumem, poluir metade do que poluem e reduzir os custos de manutenção para metade e aumentar os números de kms das revisões.”

      1. Avatar de eu
        eu

        Tanto rancor 😀
        Domingo vai estar bom tempo. Vai à praia que isso passa-te 😀

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Prefiro ocupar o meu tempo com coisas mais úteis. Normalmente fazer algo e pensar. Devia fazer o mesmo.

          1. Avatar de eu
            eu

            Como responder a comentários com insultos ?

    3. Avatar de Zé Maluco
      Zé Maluco

      E já agora, poder estacionar debaixo da cama, por forma não ter de mexer praticamente o rabo.

    4. Avatar de Tiago
      Tiago

      O carro é apresentado em Setembro…

  3. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    ….o valor já inclui os Impostos portugueses??

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    O carro pode ficar abaixo dos 30000€ mas não vai ficar e se ficar certamente que será uma versão demasiado basica e não vai ser em Portugal.
    De qualquer forma é bom saber que há uma tentativa clara em apostar nas gamas mais baixas.
    Na minha humilde opinião, da forma que a tecnoligia está a evoluir nesta área, quem comprar um carro agora ficará com um carro desatualizado em pouco tempo.

  5. Avatar de jorge antonio
    jorge antonio

    “Este veículo elétrico terá um custo baixo” . Esta frase ainda deixa muito a desejar quando se fala em 30mil, porque um carro desta classe a gasolina custa metade. Espero por novidades (no preço claro).

     

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      “Este veículo elétrico terá um custo baixo (exepto em Portugal)”, pronto agora a frase já faz mais sentido

    2. Avatar de Raminhos
      Raminhos

      Este veículo é da classe do Golf, Mercedes classe C, BMW 3.
      Diga-me onde encontro a metade do preço (menos de 15000)
      E já agora, Custa cerca de 1€/1,50€ cada 100kms, nos outros carros desta classe, não consegue menos de 10€ por 100km.
      As revisões sao aos 30000/50000 km e custam cerca de 100€ ou menos. Nos outros carros desta classe as revisões sao a 15000 e custam em média 250€/400€
      Faça as contas, e veja.
      E isto sem contar com não lançar gases dos canos de escape, e não fazer barulho, o que dá uma condução extremamente agradável.
      No meu caso, num ano fiz 32000km, faça as contas e veja o que poupei. Já fiz as contas e num ano já poupei a diferença do preço do mesmo carro em versão combustível para versão eléctrica.
      A partir de agora é só poupar. No total em cerca de 4 a 5 anos o que poupei dá o valor do carro.
      E já agora para aqueles que estão sempre a falar mal de Portugal. Nos carros elétricos não se paga o Imposto automovel nem o imposto de circulação, pelo que o carro não sai muito mais caro do que lá fora. No caso dos carros a combustão é o IA que faz essa diferença de preços

      1. Avatar de Jorge RIBEIRO
        Jorge RIBEIRO

        O golf não é da mesma classe que o serie 3 ou o classe c, mas sim do serie 1 e classe a

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Mas este carro é da mesma classe (e baseado) do Golf e está ao mesmo preco.

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        E carrego o carro onde?!

    3. Avatar de Julinho
      Julinho

      Um golf a gasolina por 15 mil euros?

  6. Avatar de eu
    eu

    Um carro da mesma gama a gasolina custa metade, que dá para quase 8 anos de combustível, ou seja, é um eletrico a custo 0 (estou a pensar em termos económicos).

    15.000 € de poupança.
    Se esse mesmo carro gastar 40 € de gasolina por semana, gastará 160 € por mês.
    15000 / 160, dá aproximadamente 94 meses, ou seja, dá quase para 8 anos de combustível.

    Ao fim de 8 anos esse tem de mudar a bateria e tem de gastar mais uns 8000 €.

    1. Avatar de eu
      eu

      E se o carro for a GPL, estaremos a falar não de 8 mas quase o dobro da autonomia com o diferencial.

    2. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Qual é o carro a gasolina de 170cv que custa metade?

      1. Avatar de eu
        eu

        O Google é teu amigo.

        1. Avatar de Pedro Ribeiro
          Pedro Ribeiro

          O Google não é amigo de ninguém. O mesmo para o Facebook…

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      A Nissan aluga as baterias a cerca de 120€ por mês e a isso ainda temos de juntar o custo das cargas e a maior desvalorização do carro. Fico pasmado ao ver que há quem ache que vai andar a carregar carros elétricos de graça…

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        O aluguer de baterias por parte da Nissan era facultativo no Leaf anterior. Existia a opção de tu comprares as baterias. O mesmo se diz do Renault Zoe. O aluguer das baterias foi entretanto abandonado no novo Leaf por parte da Nissan.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Fico pasmado ao ver que há quem ache que não se pode carregar carros elétricos de graça.
        Um dia descobrem que existe pessoal com painéis solares e cenas em casa

        1. Avatar de Eu
          Eu

          E o Painel Solar é gratis?

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Pode ser conheço quem tenha instalado a borla ( Google é teu amigo).
            E painéis solares não servem só para carregar carros.

            Se preferes pagar à EDP e Galp para teres eletricidade e gasolina tudo bem, são opções.

            Vamos todos viver em tendas que casas custam dinheiro.

        2. Avatar de Jorge RIBEIRO
          Jorge RIBEIRO

          para o carregamento lento os carregadores são de 32amp, ou seja 7500W. Os painéis solares têm uma produção máxima de 100W por metro quadrado ou seja em produção ideal era preciso ter 75m2 de painéis solares para carregar o carro. mas sendo realistas a produção que o painel solar consegue é mais por volta dos 80% o que faz com que fosse necessário uma instalação de mais de 90m2. Não me parece que consiga ter carregamentos gratuitos usando painéis solares tendo em conta estes valores.

        3. Avatar de Cortano
          Cortano

          Claro… as pessoas que vivem em prédios metem os paineis onde?!
          E… posso estar enganado, mas parece-me que não consegues carregar um carro + alimentar a casa com “meia-dúzia” de paineis na janela.

          E não, não instalas paineis grátis em lado nenhum. Tu até podes montá-los, mas os materiais não são grátis.

          Já agora, não sei ao certo, mas a partir de certa potência produzida tens de te ligar à rede nacional de energia. Não fazes o que queres e como queres. Existem regras

    4. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Podes me indicar que carro do segmento C com 170cv custa 15000€? Não digas o google é teu amigo que isso não é resposta.

    5. Avatar de Tu2
      Tu2

      15k€ com 170 cv? A onde?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Calma que ele está a procurar no Google

    6. Avatar de Raminhos
      Raminhos

      Este veículo é da classe do Golf, Mercedes classe C, BMW 3.
      Diga-me onde encontro a metade do preço (menos de 15000)
      E já agora, Custa cerca de 1€/1,50€ cada 100kms, nos outros carros desta classe, não consegue menos de 10€ por 100km.
      As revisões sao aos 30000/50000 km e custam cerca de 100€ ou menos. Nos outros carros desta classe as revisões sao a 15000 e custam em média 250€/400€
      Faça as contas, e veja.
      E isto sem contar com não lançar gases dos canos de escape, e não fazer barulho, o que dá uma condução extremamente agradável.
      No meu caso, num ano fiz 32000km, faça as contas e veja o que poupei. Já fiz as contas e num ano já poupei a diferença do preço do mesmo carro em versão combustível para versão eléctrica.
      A partir de agora é só poupar. No total em cerca de 4 a 5 anos o que poupei dá o valor do carro.
      E já agora para aqueles que estão sempre a falar mal de Portugal. Nos carros elétricos não se paga o Imposto automovel nem o imposto de circulação, pelo que o carro não sai muito mais caro do que lá fora. No caso dos carros a combustão é o IA que faz essa diferença de preços.
      Eu tenho um eletrico e sei do que falo.

    7. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se consegues comprar VW Golf com 170CV a 15.000 € diz-me onde para ir buscar meia duzia deles.

    8. Avatar de Jorge
      Jorge

      Boa, arranje ai um carro a gasolina que só gasta gasolina.

  7. Avatar de EuroCar Rules
    EuroCar Rules

    A cor faz parte da politica de marketing. Nesta fase serve de camuflagem, por forma a olho nu não ser fácil definir as linhas definitivas da viatura. Como devem saber a apresentação oficial do ID está datada para o próximo mês de Setembro no Salão de Frankfurt, e será aqui que vai ser apresentado todos os detalhes e pormenores da viatura. Não haver qualquer imagem do interior também é um exemplo da politica referida acima.
    Quanto à questão do preço e por sua vez dos impostos associados: não está fechado este ponto: o que se sabe é que vai custar < 40K€ na europa, aparentemente sem contar com os benefícios que cada estado concede. Os EV´s em PT não pagam impostos de legalização, somente IVA.
    A VW voltou a confirmar o uma versão <30K€ cumprindo-se objetivo principal: Desenvolver elétricos para milhões e não para milionários.
    Portanto em suma não deve haver grandes variação neste ponto face ao publicado (as diferenças nas taxas de iva de PT para DE são 4%)
    Quanto ao carro, verificando-se os preços apresentados; mantendo-se a qualidade, Fiabilidade reconhecidas pela VW, o serviço Pós-venda será com certeza um caso de sucesso na europa.
    É bom que se mexam, porque a fabrica da Tesla na china daqui a meses está a bombar carros para o mercado.

    1. Avatar de Al Kab
      Al Kab

      verificando-se os preços apresentados; mantendo-se a qualidade, Fiabilidade reconhecidas pela VW, o serviço Pós-venda ……. Lol

      1. Avatar de EuroCar Rules
        EuroCar Rules

        Onde está a piada? Também gostava de me rir. Tem algum ponto em desacordo com o que foi afirmado.? Se sim seja factual e objetivo sff, para ficarmos todos mais esclarecidos…ou não concorda com os ratings world car award, ou os reports TUV?

      2. Avatar de EuroCar Rules
        EuroCar Rules

        Onde está a piada? Também gostava de me rir. Tem algum ponto em desacordo com o que foi afirmado.? Se sim seja factual e objetivo sff, para ficarmos todos mais esclarecidos…ou não concorda com os ratings world car award, ou os reports TUV?

        1. Avatar de Al Kab
          Al Kab

          Também concordo com os americanos, os Ingleses e com os Franceses.
          Que ilusão….

  8. Avatar de mlopes
    mlopes

    o artigo é de 2011 mas só o li ontem. é um dos mais interessantes que tenho lido sobre o lítio nos últimos anos: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1755-263X.2011.00166.x

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Escalabilidade. Parece que meio mundo se esquece desse ponto.

  9. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    que coisa mais feia jasus!

    1. Avatar de eu
      eu

      + 1
      Feio mesmo.
      Mas algumas pessoas não aceitam opiniões.

  10. Avatar de Belloto
    Belloto

    Muito caro é um absurdo vamos aproveitar a nova gestão presidencial e baixar os tributos para ficar mais acessível ao consumidor .

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Pode ser mas quanto é que custa um carro equivalente (VW Golf) a combustivel com a mesma potencia (170CV)?

  11. Avatar de Max
    Max

    O planeta está dividido em dois mundos. Por um lado o mundo do sistema consumista e esbanjador de recursos, onde não há limites para sonhar e querem sempre mais sem pensar no esforço de recursos que isso representa para o planeta, do outro lado temos o mundo dos desgraçados, onde se vive no limiar da pobreza, onde não há comida quanto mais um carro eléctrico, onde não há medicamentos quanto mais um carregador de baterias para carro. Que mundo triste é hipocrita em que vivemos. É mesmo muito triste vivermos num mundo assim…

  12. Avatar de Gilmar
    Gilmar

    Teria que fazer como já é feito em alguns países ensentivar consumidores a comprar esses veículos
    Como já falaram aì legal abasteco onde?
    Em Portugal por ex… Varios postos de gasolina e praças tem onde recarregar o veículo de graça
    Falta apenas isso atitudes assim o cliente fica feliz é a mesma coisa que o gás em veículos é raro encontrar postos que abastece a gás infelizmente o Brasil peca muito nisso ele quer tecnologia mas não tem como recebê-la.

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    E em Portugal fala-se em eficiência energética, greve dos condutores de combustíveis, etc. E depois quando queremos comprar painéis solares, porque somos o país da Europa com mais sol, não pudemos abater o produzido pelo consumido. Enquanto tivermos políticos deste nível.

  14. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Portanto…Bateria de:
    45 kWh = 330 km | Preço: menos de 30 mil euros;
    58 kWh = 420 km | Preço: abaixo dos 40 mil euros;
    77 kWh = 552 km | Preço: ??? +40 mil euros.
    Isto são valores para a realidade portuguesa, ou temos que acrescentar +10mil euros?!
    Tirando isso os problemas dos 100% são… 1º a falta de carregadores, 2º a maioria não está em funcionamento, 3º a capacidade de carregamento de KW altos (para não demorar +6 h a carregar…)!

  15. Avatar de Max
    Max

    Com um ordenado mínimo de 600 euros em Portugal , e se a pessoa ainda assim puder pagar 200 e por mês de prestação vai demorar 12 a 15 anos da sua vida a pagar o carro. Em POrtugal queremos viver como os pai´sese mais desenvolvidos do mundo mas temos um ordenado mínimo dum país sub desenvolvido…É RIDÍCULO
    Somos os escravos da europa, trabalhamos um mês inteiro para receber uma miséria.

  16. Avatar de Max
    Max

    Uma verdadeira revolução era as empresas fazerem uma pausa durante digamos pelo menos uma década do sistema competitivo entre empresas e fazerem uma fusão de tecnologias e recursos e construírem um veículo eléctrico verdadeiramente para as massas, a um preço realmente acessível a todos e assim mudar numa década o cenário automóvel de combustível fóssil para eléctrico a nível mundial. Mas isso é demasiado para a pequenez e tacanhez da mente humana. A ambição de lucro e acumular de riqueza das grande companhias automóveis não permite algo tão grandioso assim. Por isso continuam arruína do o planeta com a emissão massiva de poluição criando cada vez mais doenças e mortes.

  17. Avatar de victor botas
    victor botas

    Menos de 30k, como se fosse barato!