Volkswagen apresentou o novo ID.2all, o carro elétrico acessível a todos

81 Comentários

A Volkswagen já decidiu que o carro elétrico será o seu futuro. A marca está a renovar toda a sua linha e a apresentar as novas propostas, que cativam os condutores. Agora, revelou o seu próximo modelo, o ID.2all, que promete ser o carro elétrico acessível a todos.

Volkswagen ID.2all carro elétrico

Estava prometido para ontem a apresentação de novidades da Volkswagen. Falava-se da possibilidade da chegada do Golf elétrico, o que acabou por não acontecer. A marca alemã revelou o ID.2all, que quer colocar no mercado a apenas 25 mil euros.

Este é ainda um ainda é um conceito, mas que se mostra estar muito próximo do que será o modelo de produção. O novo compacto elétrico será um modelo menor que o ID.3, que chegará em 2025 por um preço “inferior a 25.000 euros”, mas que manterá um tamanho interior semelhante ao de um Volkswagen Golf.

Volkswagen ID.2all carro elétrico

A marca confirmou que este ID. 2all mede 4,050 metros de comprimento, 1,812 metros de largura e 1,530 metros de altura. Terá uma distância entre eixos de 2,6 metros, o que lhe oferece um espaço interior maior do que o esperado num modelo destes. A mala terá 490 litros.

No interior destacam-se dois ecrãs. Como é habitual nos carros elétricos da Volkswagen, ambos flutuam acima do tablier, sendo o do painel de instrumentos o mais pequeno e um central maior, deixando claro que haverá controle físico para o volume e para o controlo do clima.

Volkswagen ID.2all carro elétrico

Usará a plataforma MEB e será o primeiro modelo da marca com tração dianteira. Combinará um motor de 166 kW (226 cv) e uma autonomia prevista de 450 quilómetros. Com aceleração dos 0 aos 100 km/h acontecerá em menos de sete segundos. Terá uma capacidade de recarga de 150 kW, podendo passar de 10 a 80% da capacidade em 20 minutos.

Este novo modelo da Volkswagen vem marcar a presença da marca numa nova área. O seu preço torna-o um carro elétrico acessível a todos, e o seu nome quer indicar isso mesmo. Chega em 2025 e deverá ser mais um caso de sucesso da marca alemã.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Excelente opção antecipou-se à tesla na apresentação só falta agora mete-lo no mercado, o que é pena é que ca a portugal nunca vai chegar a este preço menos de 30 sera muito dificil

  2. Avatar de Realista
    Realista

    €25.000… mais comissão das concessionárias, mais taxas e impostos portugueses é carro para €38.000 na versão base.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Assim, este modelo deve ser para concorrer com o Renault 5 e portanto não pode andar muito longe dos preços da Renault.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      25k já não era barato para um carro do segmento do preço. Mas é mesmo assim: em equivalência de gabarito, eléctrico sai sempre 30% mais caro que combustão. É por isso que o Tavares PDG da Peugeot torce o nariz.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      a concessionária fica com 7.000?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Se tirares o Iva do valor que adiantei (€38.000/1.23) a diferença são €5.800.

        Tira os custos de transporte, despesas administrativas, despesas de legalização, etc que somam sempre uns €1000 sobram-te €4.800.

        Se a concessionária levar 10% de comissão(variável) são menos €2.500.

        Se calhar falhei por +/- €2.500. Se fosse no preço certo, com uma margem dessas já dava para ganhar a montra final. ^^

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          tirando o iva a diferença é de 7.013,50

  3. Avatar de Joao miguel
    Joao miguel

    25 mil e pouco? Num pais onde se ganham 650 euros por mea e paga se os impostos mais altos da europa e preciso trabalhar 100 anos para comprar um destes. O meu toyota de 1992 ainda chega e sobra

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Pelos carros que se v^s nas estradas deste pais parace-me que 25k é baratissimo

      1. Avatar de RC
        RC

        Concordo plenamente, é só elétricos por todo o lado, vai-se lá saber de onde vem o dinheiro.

        1. Avatar de André R.
          André R.

          Do banco…
          Ou então são carros de empresas, onde ter um elétrico compensa enfermos fiscais

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Portugal tem 2% de carros elétricos e isso inclui os híbridos.
          Por isso não, não se vê elétricos por todo o lado.
          Entre amigos, família e colegas de trabalho, não tenho uma única pessoa que tenha um elétrico. Motivo principal? O preço de aquisição.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, não inclui os híbridos, isso é pura mentira, os hidridos estão na classe a combustão.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Acho bem que estejam, pq a tendencia falaciosa é considerar carro electrico tudo o que tenha uma bateria com +10 kWh.

          3. Avatar de JL
            JL

            Tendência ? Onde ?

            Nunca vi.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Não é surpresa. Isto é um país em que os 1% de cima acumulam mais rendimento e mais riqueza que os 70 ou 80% de baixo. Um país de alguns milhares de cidadãos livres sentados em cima de 10 milhões de escravos. E esses tais que se veem nas estradas pertencem ao tal 1% de cima.

      3. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        deixa a maré vazar e verás quem anda nu!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      já gastaste 50.000+ nesse Toyota…

  4. Avatar de SRF
    SRF

    A conversão de kW para CV está errada, 1kW não corresponde a 2 cv… 1 kW = 1.35962 cv
    Portanto o valor de CV correto para 116kW seria de 157,7cv

      1. Avatar de Pedro Tavares
        Pedro Tavares

        Olá Pedro Simões,

        São tão prontos a afirmar que não se enganaram que nem reparam que nos valores da própria VW está 166 kW e no vosso artigo está 116 kW.

        Podem corrigir?

        1. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          E ainda não foi corrigir o próprio erro. Este Pedro Simões dá com cada calinada que até faz impressão. Nem mesmo depois de ser alertado tem a humildade de agradecer… Apaga os comentários que o alertam para isso. (pelos “n” erros que já lhe solicitei que corrigisse, até que desisti)

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Exactamente: 166 kW / 226 PS e não 116 kW como está no texto da notícia aqui do Pplware!

        1. Avatar de Eu
          Eu

          E, já agora, PS (Pferdestärken) é unidade HP (metric horsepower) em alemão!

        2. Avatar de Maria Inês Coelho

          Exato. Muito obrigada pelos comentários, o erro já foi corrigido.

  5. Avatar de TS
    TS

    25.000€ com estas características, em PT nunca irá acontecer

  6. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Quando ser acessível para um Portugues. Os carros serao voadores.

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Carro muito bonito,sim senhor.Este sim,este merece ser equacionado.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Diz-me um elétrico do grupo VW que não mereça ser equacionado se a estética fosse o único elemento.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Não gosto daquele tablier.
      Parece uma prateleira funda com dois tablets lá enfiados.
      E aquela luzinha azul neon interior “à lá xuning”…

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Eu tenho uma proposta se alguém pretender comprar um carro eléctrico, façam como a Transtejo 🙂

    https ://www.publico.pt/2023/03/16/sociedade/noticia/transtejo-comprou-nove-navios-inuteis-automovel-motor-2042584

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Fizeram bom negócio. Como o dinheiro não é deles não tiveram nada a perder.
      Mas é sempre bom ver alguém contente com isto

    2. Avatar de Repara
      Repara

      Os barcos foram comprados sem geradores que seriam comprados em seguida, a outra empresa, e instalados.
      Isso foi sempre claro e está no contrato. Como é noticiado, parece que a Trastejo tinha comprado os barcos prontos a navegar, com as baterias instaladas e que afinal não estavam lá – e por isso os barcos são inúteis.
      Convém sempre ouvir as duas partes.
      Quando se quer passar por inteligente fazendo dos outros burros (a administração da Transtejo) o mais certo é os supostos inteligentes apenas se terem armado ao pingarelho.

  9. Avatar de Alberto
    Alberto

    “Por apenas”, falam como se fosse barato.

  10. Avatar de lol
    lol

    Acessível a todos, mas que grande mentira.

  11. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Agora só falta deixarem os botões Touch e voltarem a meter botões fisicos importantes como os AC

  12. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu até compreendo a expressão acessível, comparando com os restantes carros Elétricos, mais barato só mesmo o Dacia Spring, o problema é que ainda me lembro dos problemas que tive com a marca, em dois carros distintos

  13. Avatar de dfs
    dfs

    Obviamente que não é acessível a todos. Qualquer carro novo não é acessível a todos, selja elétrico ou a gasolina. Mas no panorama global 25 mil já não é caro A média do preço de venda dos carros novos deve ser superior.
    Temos de ter em conta que a potência e a autonomia deste veículo é muito interessante, o que dá margem a veículos mais barato com menos prestações.
    Quantos carros a gasolina com 226 CV são mais baratos que este?

    1. Avatar de Aiaiai
      Aiaiai

      Os CVs não podem ser comparados porque o peso dos carros é completamente diferente.
      Se um veículo eléctrico tivesses a mesma ‘cavalagem’ de um veículo a combustão ‘mal’ se mexia (quanto mais não seja por ser muito mais pesado).
      Talvez o valor CV/kg fosse melhor termo de comparação. Mesmo assim, as prestações de um motor eléctrico vs combustão são completamente distintas…

      1. Avatar de AdN
        AdN

        Ironicamente um carro EV com 200cv tem um arranque mais rápido que um de combustão com a mesma potência! Porque no eléctrico a potência é o binário estão quase logo disponíveis até perto da velocidade máxima, ao passo que os motoress a combustão só tem a potência máxima perto das rotações finais, e o binário quase a meio das rotações, sofrendo ainda com a desmultiplicação da caixa de velocidades. Por isso é que é mais fácil fazer ultrapassagens com um eléctrico do que com combustão. O eléctrico só está mais limitado na velocidade máxima, por não possuir caixa de velocidades(e os que têm apenas possuem duas) , está limitado à rotação máxima dos motores.

      2. Avatar de JL
        JL

        Não é bem assim, eu tenho um veiculo electrico com apenas 28 kw de potência e tem as mesmas prestações que os seus irmãos a diesel com bem mais kw de potência (51kw do mesmo ano) tanto que a marca fez as 2 versões para serem equivalentes em termos de desempenho.

        Em termos de peso, pesa apenas 80 kilos a mais que a versão diesel.

  14. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    Acessível???? Eu tenho um opel de 5mil € e levei 4 anos para o pagar….

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      5 mil deu de entrada pelo meu

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        5 mil não pagam os extras do meu

        1. Avatar de Naodouonome
          Naodouonome

          Exacto é mesmo aí que quero chegar. Acessível e/ou barato está relacionado com a carteira de cada 1.
          Secalhar é mudar de trabalho ou estudar mais…

          1. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            Também ajudar ter nascido com o rabo virado para a lua como muitos que aqui andam, mas isso não conta para nada.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Vitolas, não deves confundir nascer de rabo virado para a lua com ser trabalhador.
            Além disso estás num blog de IT, com muito gente profissional de IT que segue o blog há longos anos e que trabalha na area há muitos anos, como deves saber é das áreas mais bem pagas em Portugal, por isso não confundas trabalho árduo e progressão de carreira com nascer em berço de ouro.

  15. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    Só eu é que reparei nos símbolos de “Play” e “Pause” nos pedais ?! 😀

    1. Avatar de Mf3rRo
      Mf3rRo

      Acho que dá para conduzir pelo Grand Tourismo da Playstation 😀

  16. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Lá se vão as vendas dos trambolhos Model 3 e Y.

    Este “polo” está excelente! E a baixo preço!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      também me pareceu mais um polo que um golf.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      1º nem estão no mesmo segmento
      2º Já diziam isso quando apareceu o ID3, não foi nem perto
      3º Deixa vir o tesla de 25k que vais ver as vendas deste ahah se venderem 3 já não é mau

  17. Avatar de maxim
    maxim

    que raio de nomes eles tao a colocar nos carros.. parece q não vou poder trocar o meu passat pelo mais recente 😐

  18. Avatar de topnotch
    topnotch

    Mesmo tipo de discurso de quando surgiu o ID3…
    “Vai ser acessível a todos!”
    Vê-se!

  19. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Um vw polo a 25 mil euros?! Onde é que isto vai parar?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Um Vw Polo começa nos 22 mil € portanto este 25 mil com 200 cv até me parece barato

      1. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Um carro pequeno a 25k barato? Aliás sairá a 30k de certeza no nosso mercado. A Tesla também anunciou que o model 3 iria começar nos 30k certo? Táticas…

        E referia-me à escalada de preços no mercado automóvel pois há bem pouco atrás o preço de entrada de vw polo era abaixo do 20k.

        1. Avatar de JL
          JL

          Do tamanho de um golf é pequeno ?

          A tesla anunciou com o model 3 sr iria ter um preço nos eua de 35 mil dólares, que foi exatamente o que aconteceu, não temos a culpa é que as pessoas pensem que basta converter o preço para euros e têm o valor correto.

          Vamos aguardar pelo valor final para Portugal, Estes valores sao sempre para os seus países de origem.

          1. Avatar de darksantacruz
            darksantacruz

            Diga lá onde está esse model 3 a 35k vejo a 42990 usd como preço inicial no site da tesla. Lá está falácias. Esteve durante muito pouco tempo a esse valor de 35k como diz e rapidamente foi descontinuado. Táticas…

          2. Avatar de darksantacruz
            darksantacruz

            E já agora chegou a Europa esse modelo de 35k usd?!

          3. Avatar de JL
            JL

            Agora ja nao está, eu disse esteve, no mercado norte americano durante um tempo.

            Chegou, o problema é que o transporte e impostos mais altos não o deixaram chegar a esse preço.

            No entanto foi sempre dito pela tesla que era para o mercado dos eua e depois de impostos e incentivos.

  20. Avatar de Hugo
    Hugo

    Podiam ter referido que o “mesmo carro” foi lançado na China por cerca de €12.000…;) E as encomendas do ID.2 começam em 2025, as entregas só em 2026. O carro parece estar excelente, só falta acabarem com os stands em PT e fazerem como a Tesla, para conseguirem ser competitivos.

  21. Avatar de jota
    jota

    A Volkswagen tinha dito que o ID.2 iria ter um preço abaixo dos 20 mil euros, agora já fala abaixo dos 25 mil! Mentirosos!

  22. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Mas não é a tal marca que enganou ou burlou milhares, ou milhões ?

  23. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    Ainda me falta pagar mais 5 anos do meu Renault Clio ST de 2018 a gasolina que custou 11 mil euros semi-novo….e ainda dizem que 25 mil euros é acessível….aaah, já pra não falar que moro num terceiro andar dum prédio sem garagem…portanto…para carregamento não era nada acessível porque essas tomadas da GOLP (cartões de carregamento ou lá o que é isso) ainda estão carotas…

    1. Avatar de RC
      RC

      Que cartão usa ? No meu da Galp, até têm sido bom, cerca de 5 euros cada 100 kms. Mas claro que carregar em casa é outro sabor.

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        eu não uso nenhum pois como disse, só tenho o Renault Clio ST 0.9 TCE que ainda estou a pagar…mas fazendo as contas…eu c’a minha mota consigo poupar ainda mais…a Honda PCX 125 consome 2l/100…portanto, eu com 10 euros consigo fazer uns 270kms!

        1. Avatar de RC
          RC

          Com a minha scooter eléctrica com 10 euros faço mais de 1500 kms.

          1. Avatar de AdN
            AdN

            Eu tenho uma bicicleta que ainda faz mais e não gasta electricidade nenhuma!

          2. Avatar de RC
            RC

            Pois faz, mas não pode andar em ae nem fazer 100 kms todos os dias.

          3. Avatar de AdN
            AdN

            Faço mais km que a sua scooter!

          4. Avatar de RC
            RC

            Faz mais de 100 kms por dia ?

            Muito bem.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá vem vc com a soberba!
            1-Se carregar nos postos públicos gasta muito mais que isso.
            2- A cada 80 kms (se a bateria estiver em condições) apanha uma seca de 2 horas à espera que recarregue
            3- a cada 2 a 5 anos arrota com 3000€ para uma bateria nova
            4-Para alem do tempo perdido (muito e cd um lá sabe qt vale o seu tempo) ao longo desse periodo, ficou tb a perder nos custos de utilização face à PCX por cada 100 kms ao longo de 2 anos. Entre abastecimentos (2,23€ a cada 80 kms https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq9FXh_SGsIWGzwk0zw?e=bt1mQt ) tem que somar a substituição da bateria ao fim desse periodo ~3000€.
            Resumindo, vamos considerar 2 anos à MÉDIA NACIONAL 25 kms/dia:
            CONSUMOS
            PCX 2,1l/100km=302,40€
            VETRIX v1 5,5 kWh/80km=251€ + 3000€ para a bateria=3251,00€
            Concluindo. Vc com esta brincadeira perde na utilização 2 948,60€ a cada 2 anos em comparação com a PCX.
            5-Se formos para a aquisição, então nem se fala 3100€ vs 10000€. Vc perde 6900€. Para além disso a PCX terá sempre algum valor usado. É uma mota muito apreciada e cobiçada pela economia e facilidade de uso que permite, enquanto essa VETRIX pesadona e desajeitada é para deitar no lixo pq ng dá nada por ela por já não haver peças (Electric Motorcycle Forum).

          6. Avatar de RC
            RC

            Mas tenho de esperar porquê? Nao entendi !

            3 a 5 anos bateria ?

            A Mota tem 11 anos e nunca levou bateria nenhuma.

            3 mil euros nao me contou ela, tudo bem que foi em segunda mão.

            Ena, que contas tão erradas. Onde inventou tudo isso ?

            10 mil euros por uma Mota ? Loooooool

          7. Avatar de JL
            JL

            Comparar uma vectrix vx1 com uma pcx é a mesma coisa que comparar um smart com um hyundai kauai. Ahahahaha, tem tudo a ver… realmente. Só na mala da vectrix deve caber a pcx. Ahaha.

            Gente sem noção.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @RC:
            Em 2008:
            “but the bike costs 6,900 pounds ($13,640), much more than a conventional scooter.”
            IN https://www.reuters.com/article/us-scooter-vectrix-electric-idUSL1087997420080410
            Nessa época US$ 13.640 equivalia a cerca de 9.242 euros (não errei por muito)
            Qt aos custos de carregamento…está lá o print da MIO. Qual é a dúvida mesmo?
            Qt à duração das baterias remeto-o novamente para o Electric Motorcycle Forum onde poderá verificar que nenhuma a tem de origem. Inclusivamente um antigo revendedor da marca ofereceu 3 novas nunca usadas por 1200 US$ cada e mandaram-no dar uma volta.
            Portanto está tudo preto no branco. Será que vc tem mesmo uma ? 11 anos com BAT de origem?? Começo a duvidar ahahah
            Outra coisa, desdenha das bici’s a pedais pq não podem ir para a AE. Deixe lá que se for para a AE com uma VETRIX v1 a dar-lhe nos 100 isso esgota a carga em 30 kms, entretanto enquanto vs recarrega, espera e desespera, a bici passa por si lá em baixo na EN e chega ao destino ainda vc vai a meia carga tss…tsss…

            @JL quem começou a comparar consumos com a PCX não fui eu 🙂
            Apesar disso, poderá conferir no site da marca que o modelo se propunha competir com as 125cc a combustão.

          9. Avatar de JL
            JL

            Que grande confusão que anda aí.

            A vectrix sem Portugal era vendida por cerca de 7000 euros, com essa bateria de nimh, depois em 2012-2013 surgiu a bateria de lítio, que nova custava 10900.

            Essas sim deram muitos problemas de baterias e foram todas trocadas em garantia até a marca acabar por falir.

            A minha é de 2012 e é uma dessas com as baterias de lítio que deram muitos problemas. Foi comprada em ocasião sem bateria, e foi metido um pack com celulas de leaf. Em lado nenhum disse que era a de origem, mas ok, dizendo que nao levou nenhuma levou a entender isso, devia ter dito que nao levou mais nenhuma.
            Mas existem algumas com as nimh de origem, as lfp provavelmente não.

            Tem um fórum cá em PT a falar delas e das alterações feitas. Novaenergia.

            Essas sim sao boas.

            E sim, é as que tem desde essa altura até agora.

            Andam por aí muitas comas baterias, porque encaixam lá perfeitamente, podem usar o mesmo bms, o mesmo carregador e até existe o firmware para ela. Esta Mota é um mundo em alterações.

            Comprando nova e com esses problemas que tiveram, é verdade, nunca compensava, foi por isso que foi abaixo como marca, teve azar com as baterias que escolheu, principalmente com as lfp da GP, as nimh sao boas e ainda andam por aí muitas.

            Portanto esteja descansado, a minha vectrix não faz apenas 30 kms, porque o pack é só 3 vezes maior, dá muito mais de 100 kmh, em gps vai aos 130kmh, e sim, houve quem a desbloqueou para 120 e depois para 130, já uma a dar 142 cá em Portugal.

            Eu falei do que faço com 10 euros, nao falei do que gastava se fosse com a mio, e até gastava mais porque a bateria é maior do que está nessa versão.

            Sendo assim também posso fazer conta com o que não gastei.

            Quer que procure problemas com pcx e meta consumo de 3.4 litros que alguns fazem e use o custo do combustível a 2.1 euros litro ? Assim também posso sensacionalizarz, ou quando é para combustão já não existem problemas e o combustível é metido sempre com desconto do continente ?

          10. Avatar de JL
            JL

            Errado,

            A VT1, que era a nova proposta é que se propunha a competir no mercado de 125cc, essa nunca chegou a sair.

          11. Avatar de AdN
            AdN

            Porque é que estamos a falar de scooters num artigo de carros? Pensei que ia perceber quando falei da bicicleta, mas parece que não…

  24. Avatar de PTO
    PTO

    Menos de 25 mil euros?
    Era bom, era. Aposto já aqui que vai ser mais caro.