Volkswagen alerta que os carros térmicos acessíveis ficarão mais caros

57 Comentários

Com as normas mais rigorosas a entrar em vigor, as exigências da União Europeia face aos elétricos e o caminho rumo à eletrificação a ser percorrido, a Volkswagen avisa que os pequenos automóveis tornar-se-ão, gradualmente, mais caros, ao longo da década.

Parece que os carros com motor de combustão acessíveis serão, em breve, uma coisa do passado.

Volkswagen


A Volkswagen é uma das fabricantes que já anunciou o seu horizonte temporal para o fim das vendas de carros com motor de combustão. Mais do que isso, já revelou querer acabar com a hegemonia da Tesla enquanto líder mundial no mercado.

No entanto, a Volkswagen avisa que os carros com motor de combustão tornar-se-ão, gradualmente, mais caros, à medida que a década for avançando, pela necessidade que as fabricantes encontrarão de lhes adicionar sistemas de hibridação. Isto, devido à nova regulamentação da União Europeia relacionada com as emissões de dióxido de carbono.

A implementação dos cenários discutidos só seria possível com medidas técnicas de longo alcance, que são complexas e, portanto, muito dispendiosas.

Disse Frank Welsch, chefe de desenvolvimento do Grupo Volkswagen, uma vez que as soluções atuais não serão suficientes para cumprir com os regulamentos que entrarão em vigor, em 2025.

Enquanto que nos segmentos superiores o preço de venda mais elevado poderá amortecer o custo adicional dos novos sistemas de hibridação, nos mais acessíveis será quase impossível manter o preço e a rentabilidade.

O consultor de estratégia da Berylls, Andreas Radics, concorda com a Volkswagen, embora considere que os carros com motor de combustão mais acessíveis ainda vão ser capazes de se manter alguns anos, prolongando o seu tempo de vida útil.

Frank Welsch, chefe de desenvolvimento do Grupo Volkswagen
Frank Welsch, chefe de desenvolvimento do Grupo Volkswagen.

Volkswagen: Preço dos carros elétricos ainda não é viável para a maioria

Apesar das preocupações que surgem relativamente à transição, as fabricantes europeias estão a trabalhar no desenvolvimento de automóveis elétricos a preços acessíveis. Afinal, os carros elétricos passarão a ser uma exigência e as marcas têm de conseguir dar resposta a um mercado que, na sua maioria, não consegue pagar o valor de um elétrico nos termos atuais.

Nesse sentido, há especialistas que advertem para a possibilidade de as fabricantes chinesas penetrarem o mercado europeu, tirando partido da situação. Ou seja, oferecer opções na Europa a preços muito mais baixos e, por isso, altamente competitivos.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dgfgfdg
    dgfgfdg

    Qualquer dia obrigam os europeus a comprar carros da Volkswagen. Querem que sejam os que têm menos dinheiro a pagar os custos da transição energética, eu por acaso também acho que os que têm menos poluem demasiado o planeta, acho que estas pessoas deviam viver em cavernas, andar a pé e comer insectos por uma questão de sustentabilidade.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Traduzindo por miúdos: os mais carenciados estão tramados, porque um eléctrico não é acessível! Hoje, em Portugal, mesmo com a carga de impostos tremenda que nós temos, pelo menos é possível comprar um carro de combustão de 5 lugares por 10 000€ ou menos. Com a mania europeia de carregar com impostos tudo o que mexe…….. alguém pensa que vai poder comprar um carro eléctrico de 5 lugares por menos de 10 000€ em Portugal? Pois sim. Já agora, alguém foi ver quanto custa um Dacia eléctrico que agora está na moda? Qual será o preço final da máquina 🙂

    Mas qualquer dia, com o salário mínimo, toda a gente vai poder andar de Tesla 🙂

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Não comprem carros novos.
      Os elétricos estão caros, e os de combustão desactualizados.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      “Com a mania europeia de carregar com impostos tudo o que mexe”

      Europeia?

      Abc

    3. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Eléctrico não é acessível porquê? – O preço baterias por anda nos 130 kwh logo qq carro com 50 kwh custa por volta de 7000 € o restante é fazer carros acessíveis como os chineses que tem uma carrada de marcas prontas a entrar na europa por menos de 20k, entretanto com os investimentos brutais em novas fábricas de baterias a serem realizados a tendência é continuar a descer em vez de só apresentarem carros topo de gama tipo mercedes e audi porche etc …
      https://www.forbes.com/sites/jamesmorris/2021/01/09/chinese-electric-vehicles-to-look-out-for-in-2021/

  3. Avatar de JP
    JP

    Depois do Dieselgate e da postura que tiveram com o mercado português, nem um parafuso lhes devíamos comprar.

    1. Avatar de naopossodizer
      naopossodizer

      qual postura? foste enganado em alguma coisa?
      Foi só a VW que enganou os testes?

      1. Avatar de RC
        RC

        Eu fui, tive de pagar pelas emissões que outras marcas lançaram sem pagar, por acaso foram os não clientes dessas marcas os mais prejudicados.

    2. Avatar de Silva
      Silva

      Tal e qual.

  4. Avatar de Jon
    Jon

    Não há problema hoje em dia carros novos é uma ilusão não presta

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      E não esquecer que a culpa desta transição, é da Volkswagen, enganaram meio mundo, diselgate??
      Aldrabices.

      1. Avatar de RC
        RC

        Não é, a culpa é da evolução, as normas têm vindo a evoluir tal como as pessoas, as normas euro começaram há 33 anos, e vão continuar a evoluir.

  5. Avatar de Robin
    Robin

    A pressa em vender o lixo cheio de plasticos e tablets com pilhas.

  6. Avatar de luis Santos
    luis Santos

    Posso estar enganado ,mas daqui a uns anos ,os donos dos carros electricos ,vão querer dar os carros ,e ninguem os quer.A tecnologia que tem mais hipotese de vingar é o hidrogénio.E era nessa tecnologia que as marcas deviam apostar .

    1. Avatar de lucas
      lucas

      não tenhas duvidas olha quantos carros elecricos tens pra vender no stand virtual neste momento sãao aos montes.

      1. Avatar de Robin
        Robin

        o Pessoal olha para aquilo e pensa vou dar uma pipa de massa por um carro a pilhas e daqui a meia duzia de anos tenho de trocar a pilhas é o preço de meio carro nem pensar.

        1. Avatar de RC
          RC

          Tem de trocar porque ? porque é teimoso ?

          Mostre lá então quantos estão para trocar baterias ? só nos seus sonhos não ?

          Já agora conte-nos a sua experiência com eles.

      2. Avatar de RC
        RC

        A sério, a combustão estão lá poucos e carissimos. looool

      3. Avatar de Ev
        Ev

        Aos montes? Lol e são baratos? Vê nesse dito site os preços e depois compara a desvalorização dos carros elétricos comparados com aos a combustão, vês logo que os que estão à venda não é por desespero como estar a querer dar a entender. Aliás, muitos dos que vês nesses site a venda são importados, porque a cultura de um país nórdico é 4-5 anos no máximo um carro, mesmo que esteja como novo.

      4. Avatar de RC
        RC

        Standvirtual – total de veiculos à venda: 42 250

        Electricos – 1004 electricos.

        Realmente são aos montes…..

    2. Avatar de RC
      RC

      Então porque ? os a combustão não são caros o suficiente, se têm algum futuro porque as marcas que os têm nem sequer os querem vender ?

    3. Avatar de RC
      RC

      Porque têm mais hipotese de vingar ? já todas apostaram, o problema é que não é viável, gastam muito mais energia para fazer o mesmo, portanto a desculpa que não há energia para elétricos e há para hidrogénio é falsa.

      Veja quantos protótipos já houve:

      https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_fuel_cell_vehicles

    4. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Nada disso. Se percebesse realmente como funciona os veículos de hidrogénio nao diria isso. Por enquanto (e pelo futuro proximo) a melhor opção sao os carros eléctricos.

  7. Avatar de Joãomatos
    Joãomatos

    Os carros electricos são carros para o 1º dono ou então para veiculo de aluguer 6,7 anos e acabou de seguida sucata não é viavel comprar um carro electrico em 2º mão sabendo que vai ter de substituir baterias .
    Para as marcas vai ser vender novo o objectivo, para o clinte o fica com um renda mensal , aliguer, ou compra antigo.
    Se o alvo é clima ,parece-me que o desperdicio vai ser maior,com a garnde dificuldade da reciclar alguns componentes, por exemplo a massa negra, mas os lobbys presentes na máfia da UE , não estão preocupados com isso.

    1. Avatar de RC
      RC

      Mas tem de substituir a baterias porquê ? Aluguer ?

      Dificuldade de reciclar o quê ? Então a vw, a renaul, a tesla tem os seus centros de reciclagem para quê ?

      Massa negra ? que é isso ?

    2. Avatar de Ev
      Ev

      Se comprares um elétrico e ao fim dos tais 6-7 anos o quiseres mandar para a sucata avisa, já terminou a rodagem.

      1. Avatar de RC
        RC

        eu fico com ele, ainda tem a bateria na garantia….

        1. Avatar de Ev
          Ev

          Pois ainda tens mais essa benesse lol

  8. Avatar de Santos
    Santos

    Para mim carros a pilhas está fora de questão, se não for possível manter o que tenho devido á elevada e constante subida dos combustíveis prefiro andar de bicicleta ou transporte público.

    1. Avatar de RC
      RC

      Isso sim, é ser amigo do ambiente, mas então largue já o a combustão.

      1. Avatar de Jacs
        Jacs

        estivestes bem nesta 😉

  9. Avatar de Rogério
    Rogério

    Já se está a verificar a tão chamada Europa de primeira e de segunda,mercados a Sul a comprar sucata de países do centro e norte,este aumento não é mais do que aumentamos os preços de gama baixa para eles virem buscar nossos carros de segunda que não conseguimos escoar para outros mercados, aumentamos os eléctricos e ainda pagam nas medidas ambiental

  10. Avatar de Simão
    Simão

    Eu vou manter o meu actual e o clássico enquanto puder.
    Carros a pilhas de momento não estou interessado.
    Gosto de ter o prazer de conduzir e ouvir o som dos motores de combustão, utilizar caixa, etc…..

    Depois há os custos associados pois qualquer veículo a pilhas custa muito papel e depois o preço das baterias é enorme, pouca autonomia, poucos locais de carregamentos e o tempo de carregamento ……

    Num futuro distante se lá chegar logo se verá

    1. Avatar de RC
      RC

      Já conduziu algum ?

      Quanto custa as baterias então ? para ver se está bem informado ou se deixou levar por enganos.

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        Não sei se já percebeste mas ninguém está interessado no que dizes. Bem que podes responder a todos. Ninguém quer saber.

        1. Avatar de RC
          RC

          Não? então porque comentou ?

        2. Avatar de RC
          RC

          Então você é o ditador do sitio ?

    2. Avatar de RC
      RC

      É isso, deixa-te os problemas para debaixo do tapete, depois os nossos filhos resolvem, talvez ajudados pelos ET’s como já li por aqui.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      tanta gente ignorante aqui.
      O que vale ‘e que pessoas antiquadas e ignorantes como tu vao morrendo e os mais inteligentes neste mundo tomam o teu lugar.

  11. Avatar de Sky
    Sky

    Falam falam, mas a verdade verdadinha é que um electrico a Pilhas é pouco prático, caro, e de qualidade duvidosa para o ambiente.

    Sempre quero ver o que vão dizer os seus defensores à medida que destruímos locais de beleza natural para ir buscar o lítio, que é um metal altamente raro, e como tal, não “renovável” de forma alguma.

    1. Avatar de RC
      RC

      Então sem lítio como se anda de outros veículos ?

      Só o litio é que é importante ? então e todo o resto da tecnologia que o usa ?

      Porque diz isso, tem algum ou já teve ?

      1. Avatar de Sky
        Sky

        Os outros veiculos andam de materiais muito mais abundantes. Hidrogenio, hidrocarbonetos, oleo vegetal, é só escolher.

        1. Avatar de RC
          RC

          Veículos a hidrogénio são elétricos na mesma, necessitam de muito mais energia elétrica para produzir hidrogénio, platina para as fuel cell, e os mesmos que que um elétrico.

          Antes de falar convém ver as aplicações do lítio, desde 1923 que se explora o lítio e não havia baterias de lítio nessa altura .

          Hidrocarbonetos vão acabar dentro de algumas dezenas de anos, depois voltamos para as cavernas ?

          Vamos desmatar mais ainda para produzir oleo vegetal ?

        2. Avatar de RC
          RC

          Convem pesquisar essas coisas, senão está a assumir que o mundo está errado e você está certo, o que me parece uma total falta de respeito.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      toda essa verdade verdadinha ‘e mentira. Claramente nao sabes o que dizes

  12. Avatar de HM
    HM

    RC, não te chateies com pessoas que nem sequer sabem o que é um carro elétrico, as suas vantagens e desvantagens.
    Destilam ódio aos elétricos, como se daqui a uns anos não fossem todos ter um, ou mais,
    porque já sabem, que quando conduzirem nas cidades, só de EV, a pé ou transporte público.
    Eu já nem me dou ao trabalho de explicar, aos céticos.
    As palas, usavam-se nos burros, quando o meio de transporte era sobretudo proveniente da força de tração.
    Passado mais de 1 século de evolução de técnologia e ainda existe pessoas com palas, porque a teimosia está realmente entranhada.
    Pelo menos na altura, ninguém se podia queixar da poluição, a não ser dos gases de estufa.

    1. Avatar de sm
      sm

      Concordo.
      Contudo, eu já ganhei o vício de vir ver os comentários de alguns.
      Quando saem notícias destas, é um fartote de rizotas sobre algumas idiotices que por aqui se escrevem !!!
      😀

      1. Avatar de sm
        sm

        “risotas”, desculpem

  13. Avatar de bm
    bm

    lolololo A maravilha do ser humano a querer impor aos outros o que acham que para eles é o melhor.
    Só porque é vantajoso para ti não quer dizer que é para outros.
    Gostas de elétricos comprar o que quiseres e quem não gosta compra outra coisa, desde que seja supostamente verde, amigos na mesma lol
    Ou não é assim com tudo o resto?
    Daqui a pouco temos de vestir todos a mesma roupa e ter todos a mesma religião entre outras coisas só porque alguns acham que tem de ser assim e mais nada.
    Que mania de serem ditadores e impor aquilo que acham que tem de ser só porque sim.

    Então temos de dizer aos governos por este mundo fora para não construirem fabricas de hidrogénio porque vocês ja decidiram por toda a gente e tem de ser 100% a baterias só porque vocês querem que seja assim.

    O futuro tem de ser verde independentemente se é hidrogénio ou 100% a bateria ou combustível verde, não precisa de ser só um tipo pode ser vários.

    1. Avatar de RC
      RC

      Hidrogénio são elétricos na mesma. Concordo, podem e devem existir várias tecnologias desde que eficientes, porque não podem ser amigas de ninguém se não o forem, esse é o ponto.

      1. Avatar de SM
        SM

        O grande problema que vejo nos eléctricos plug-in é que a maioria da população que não tem garagens nem moradias terá muita dificuldade em fazer os carregamentos e o facto destes ainda serem demasiado morosos.
        E mesmo para quem tem, a chatice e perda de tempo é enorme. Por isso é chegaram à conclusão que a maior parte dos hibridos plug-in das empresas acaba a circular apenas a gasolina.
        Para a motorização eléctrica se tornar predominante, haveria que resolver o problema dos carregamentos, caso contrário a tendência será para os hibridos não plug-in.

        1. Avatar de RC
          RC

          Quanto à população que não tem garagem é mais complicado sim, no entanto não são a maioria, conheço muita gente que vive na cidade e não tem garagem nem local proprio para carregar, que fazem, ou carregam nos locais de trabalho ou em postos publicos, um veiculo com as autonomias que têm hoje e para os kms que a maioria faz, basta carregar uma vez por semana.

          A perda de tempo só é relevante para algumas viagens e para quem tem de fazer o que disse em cima, e nem em todos os casos, eu com posso carregar em casa, perco muito menos tempo que ir abastecer com combustivel, porque não é necessário estar lá a olhar para ele.

          A rede de carga está a crescer muito depressa, é uma questão de tempo, os paises nordicos já têm mais estações de carga que postos de abastecimento, muitos foram convertidos.

        2. Avatar de Ev
          Ev

          Híbrido plug-in é pior a emenda que o soneto. Dou-lhe um exemplo concreto, entre um Peugeot 3008 plug-in que custa 47000€ e faz 50km em modo elétrico, ou um 100% elétrico ID4 da VW que custa 46000€ e faz 520km, qual preferia? Os plug-in feitas as contas mais vale comprar um 100% elétrico…

          1. Avatar de RC
            RC

            Pois, mas a malta diz que não tem dinheiro mas compra carros para usar 1 ou 2 vezes num ano, ou seja, compram carros para irem de férias, para a grande utilização que lhes dão não é considerada. LOL

            Comigo se algum dia me sentir limitado numa dessas viagens, alugo um veiculo com autonomia, agora comprar uma coisa para usar 1 ou 2 vezes num ano, não faz sentido. Não vou comprar uma retro-escavadora para fazer uns buracos no quintal.

  14. Avatar de Fred
    Fred

    Pela economia de escala, não deve haver espaço para mais que dois sistemas.
    O que vender menos não terá preço competitivo.

  15. Avatar de HM
    HM

    Tenho um elétrico e tenho uma mota que tem motor a explosão.
    Compro o que quero e o que posso com o dinheiro que tenho.
    É óbvio, que cada um compra o que gosta e muito bem. Mal seria, se todos tivessem de comprar por padrões ou modas… Por isso é que estamos num país livre.
    Só acho que se fala muito, sem perceber as várias vantagens e desvantagens dos vários transportes que temos há disposição.
    Eu tenho um elétrico e sempre tive veículos a combustão e sei ver essas mesmas, mais valias.
    Como também sei ver dos outros transportes.
    Não ando a falar mal de um ou de outro.