Volkswagen acredita que as vendas de elétricos são prejudicadas pelo preço da energia

35 Comentários

Apesar do aparente empenho, as vendas de carros elétricos, na Europa, não estão a correr de “vento em popa”. Na opinião da Volkswagen, os altos preços associados à energia desmotivam os potenciais compradores.

Por sua vez, as vendas na América do Norte estão mais aceleradas do que o esperado.

Volkswagen elétrico

Durante uma conferência de imprensa, Thomas Schmall, CEO da divisão de componentes da Volkswagen, explicou que as vendas de elétricos na América do Norte estão a ver-se mais aceleradas do que o esperado, ao passo que a procura, na Europa, só deverá recuperar a médio e longo prazo.

Segundo a Volkswagen, os preços elevados associados à energia estão a afetar negativamente a procura de carros elétricos. Apesar de as vendas estarem a aumentar, o ritmo de crescimento abrandou. Felizmente para as fabricantes, este abrandamento é compensado pelo desempenho dos Estados Unidos da América.

Thomas Schmall, CEO da divisão de componentes da Volkswagen
Thomas Schmall, CEO da divisão de componentes da Volkswagen

Apesar dos números menos favoráveis na Europa, a Volkswagen continua a explorar formas de tornar a mobilidade elétrica mais acessível para os clientes. Nesse sentido, Schmall revelou que o grupo lançará baterias mais acessíveis, em 2026.

Significa baterias mais pequenas, porque as baterias grandes em carros pequenos são caras. Um cliente médio percorre 40 quilómetros por dia, então porque é que precisa de um alcance de 500 quilómetros?

Questionou Schmall.

A par disso, Imelda Labbé, chefe de vendas, marketing e gestão pós-venda no conselho executivo da Volkswagen, disse que “as necessidades dos nossos clientes estão sempre no centro das nossas atenções”, partilhando que “é por isso que ouvimos atentamente e nos concentramos em adaptar a nossa carteira de produtos”.

 

Leia também:

Volkswagen revelou a próxima geração do ID.3, o seu primeiro carro elétrico

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    E pelo facto de muitas pessoas não terem garagem também deve contribuir assim também como o medo de problemas com as baterias e pelo menos no meu caso ter o receio de estar a comprar uma coisa descartável, quando digo descartável é que no meu caso tenho os meus carros bastante tempo, mínimo 10 anos e quem é que quer comprar um carro elétrico com baterias com 10 anos?
    É por isso que eu vou comprar um Dacia Spring está a um valor que eu ainda posso dar como perdido

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      É uma boa questão. Será que haverá um mercado de baterias recicladas, ou seja, poderias trocar a bateria usada por uma reciclada? Tenho dúvidas porque o preço poderá não compensar (ou não).

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Agora trocar a bateria custa 30k. Daqui a 10 anos já deve custar 3k. Relaxem porque quando era a conversa do GPL também era a mesma coisa.

      O futuro é elétrico até que o hidrogénio ou a água salgada seja uma realidade.

      Eu tenho um e-tron e é a melhor escolha que podia fazer para mim e para a minha carteira.

      1. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        O hidrogénio nunca vai ser uma realidade porque não é viável sem contar que é altamente perigoso, as células de hidrogénio sim pode ser uma opção viável

      2. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        olha… o Combustivel dantes era barato, por combustivel, combustiveis fosseis, e agora…..
        Quem te garante que, as baterias descem para metade, e a energia triplica?
        Isto é valido para tudo, mas……
        Já eu, tenho um carro com 22 anos, e anda todos os dias (GPL), 15k km por ano mais ou menos, e ainda funciona..

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O melhor para a carteira (e para o ambiente) é não comprar carros novos!

        1. Avatar de GM
          GM

          Para poderes comprar carros usados….tiveram de ser novos. Além de que para poderes ter usados, foi porque o anterior dono comprou outro, certamente novo.

          1. Avatar de RC
            RC

            Eu tenho ali um com 28 anos, você paga-me o combustível ?

            E não, não pago luz, esteja descansado.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @RC se mantivesse apenas e só esse de 28 anos e resistisse à compra de 3 BEVs, teria dinheiro para muito combustível e ainda lhe sobrava algum.

            Qt ao amigo Tavares, ele está certo e provavelmente a rapariga da BM inspirou-se nele eheh

          3. Avatar de Rc
            Rc

            Se me pagar o combustível sim, até dura para mais.

            Mas andar num carro sem segurança, sem abs, sem direção assistida, sem ac, e sem muitas outras coisas, bem enfim. Ande você, se der bom dinheiro pode ficar com ele.

            Sobrava como ? Nem 100 mil kms tinha feito, assim ambos têm mais de meio milhão.

    3. Avatar de jorge
      jorge

      essa coisa das baterias é um não problema.. as baterias ao fim de 10 anos ate podem perder capacidade de carga mas não deixam de funcionar.. pior mesmo é a grande maioria das viaturas não terem garagem para poderem ficar a carregar preteridas dos larápios.

  2. Avatar de LA
    LA

    “Significa baterias mais pequenas, porque as baterias grandes em carros pequenos são caras. Um cliente médio percorre 40 quilómetros por dia, então porque é que precisa de um alcance de 500 quilómetros?”

    Que pergunta tão estupida. Como é obvio, para não estar sempre a carregar, o carro.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Acho que não é esse o ponto. Obrigará à necessidade de carregar mais vezes mas, em princípio, torna o carro mais barato porque a bateria será menor.
      Acho que a ideia não será passar a autonomia de 500km para 100km

    2. Avatar de FAR
      FAR

      É mesmo. Quando for possível carergar 200 kms de autonomia em 5 mins com a facilidade com que se faz atualmente para um veiculo a combustível se calhar a questão fará sentido. Neste momento não faz.

      A não ser que o dono do veiculo NUNCA faça mais kms do que a “média”. Para esses casos especificos faá sentido, mas não me parece que seja um número significativo.

  3. Avatar de jorge
    jorge

    Já eu acredito que as vendas de carros elétricos são prejudicadas pelos elevados preços dos mesmos.. se a VW (e outras marcas) baixarem o valor dos carros vão vender muitos mais.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      É isso mesmo, leste-me o pensamento.
      Se os carros fosse mais baratos, ou pelo menos ao mesmo preço dos de gasolina/gasoleo, é claro que o pessoal compraria veiculos eletricos. Mesmo com aumenta do custo de eletricidade eles continuam a ser mais barato no dia-a-dia, o problema é o investimento inicial.

  4. Avatar de R
    R

    E a pouca vergonha que são as tarifas praticadas nos postos públicos de carregamento? Como é que alguém se sente descansado em fazer um investimento sabendo que temos um estado que só pensa na forma de espremer mais uns impostos?
    Por isso é que não dão a autonomia, independência e poder que as entidades reguladoras deveriam ter.

    1. Avatar de RC
      RC

      Os postos só têm um imposto, o IVA.

  5. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Não entendo esta notícia…
    Em março o tempo de espera de um ID3 era, em Portugal, de 15 meses…

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Agora a solução é reduzir a autonomia dos carros. Está certo eheheh

    1. Avatar de RC
      RC

      Para quem usa pouco, para quê ter muita ?

      Seria melhor continuarem a desenvolver veículos que em vez de terem baterias maiores, tenham sim maior eficiência, e assim necessitam de baterias mais pequenas.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Autonomia nunca é demais.
        Mesmo os BEV´s que apregoam maior alcance, os nrs dão-me vontade de rir. E ainda mais hilariante são quando submetidos a provas de condução real!

        1. Avatar de Rc
          Rc

          Um pouco menos piores que os a combustão, anunciam uma autonomia e depois fazem outra.

          Sim, pode fazer falta, há muita malta a fazer 1000 kms de cada vez e todas as semanas. Loool

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Menos piores?!
            Não me faça rir
            Vc certamente já viu o último exemplo mas deve estar a vista grossa
            O novíssimo Volvo C40 Recharge anuncia 420 quilómetros em ciclo WLTP mas não consegue fazer Faro-Lisboa (270 kms) sem que tenha que levar uma carga extra. Uma vergonha Autonomia para metade face ao anunciado.
            29kWh a uma média miserável de 103 kms/h

            Para comparação, a minha carrinha anuncia consumo combinado de 1100 kms até entrar na reserva (ainda com folga de 10 lts no depósito que bem ajeitadinhos representam mais 200km até ao 0, simplesmente nc ando na reserva) e posso-lhe garantir que a velocidades estabilizadas dessa ordem faz à vontade 1200 kms. Ou seja melhor que o consumo anunciado.

            Onde é que está a ver que é pior?!

          2. Avatar de Rc
            Rc

            Onde está o anunciado de 400 em AE e onde o combustão anuncia e faz o mesmo consumo anunciado nas mesmas condições? Simples assim ?

      2. Avatar de RC vendedor de carros a Pilhas !
        RC vendedor de carros a Pilhas !

        Então num belo sábado de verão acordo e penso ” Hoje seria mesmo agradável fazer um passeio pela estrada de Entre-os-Rios”.
        Depois lembro-me que comprei um carro elétrico com redução de bateria e que infelizmente vou ficar por casa.

        1. Avatar de Rc
          Rc

          E faz qual é o problema ? Quer que lhe dê um mapa com os carregadores da zona, ou não tem inteligência para abrir uma aplicação no telemóvel ou consultar no carro ?

          Mostre um caso apenas de quem tenha trocado para eléctrico e faça menos kms, que eu mostre lhe um estudo que indica que as pessoas passaram a fazer mais kms depois da troca.

          Mas claro que isso provoca muita dor de cotovelo.

          1. Avatar de Unknown
            Unknown

            Então num belo sábado de verão acordo e penso ” Hoje seria mesmo agradável fazer um passeio pela estrada de Entre-os-Rios”.
            E penso que vou ter que fazer 1 paragem extra para carregar o meu veiculo elétrico..

            1º Opção ser OBRIGADO a tomar o pequeno almoço onde tiver um carregador
            2º Opção não sair de casa

          2. Avatar de RC vendedor de carros a Pilhas !
            RC vendedor de carros a Pilhas !

            3º Opção é a melhor, você vai adorar.. estar dependente de um “frigorifico com rodas” que me limita a 100000% de fazer uma vida tranquila e sem estresses..

            Eu já me apercebi que não tem família, não tem vida e passa aqui os dias inteiros a dar musica as pessoas que simplesmente gostas dos baralhos dos motores.
            Sempre que posso ou surge uma oportunidade gosto de fazer uns passeios que muitas vezes implica abastecer o deposito e fazer umas nacionais ate ter fome e parar para comer.
            Com os ditos carros do futuro (com baterias reduzidas) é completamente impensável fazer algo parecido.

            Alias se chegar do trabalho e quiser ir dar uma volta para arejar a cabeça…
            Para além de pagar um dinheirão por um carro, ainda tenho que depender dele ? NUNCA NA MINHA VIDA… O carro tem que me levar para onde eu quiser, quando eu quiser e fazer o que eu quiser (por ex: se quiser sair de casa e andar sempre a 50km/h ou se quiser andar sempre a 200km/h)

            E não me venhas com as tuas historias que os frigorifico com rodas fazem isso, porque o problema dos carregamentos é neste momento MUITOOO grande.

          3. Avatar de Rc
            Rc

            Obrigado porquê?

            Mas afinal é de onde ? Às é daqueles que inventa viagens que não faz.

          4. Avatar de Rc
            Rc

            E você está preocupado com a minha limitação? Loooool

            Enfim, esse preconceito é demais.

            PS: aproveito para dizer que só li essa parte. Looool esteve a escrever para nada. Afinal tem mais tempo que eu.

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Bom dia. Eu não tenho mesmo é dinheiro para comprar um eléctrico. Se as marcas baixarem os preços para os dos carros a combustão aí sim, acredito que as vendas aumentem. Não estou disposto a pagar o dobro por um carro. Gatunos.

  8. Avatar de REALIDADE
    REALIDADE

    Existe tantos comentarios com tanta preocupação … se as empresas estão a ganhar muito ou pouco … é das quelas coisas que se vê muito no mundo online e nas tascas / Cafés.
    Para mim são todos influenciadores pagos e enfluenciados sem emprego / o que fazer…