Vidros do carro sempre a embaciar? GNR dá dicas…

20 Comentários

Em pleno inverno, o embaciar dos vidros do carro é algo que acontece com muita frequência. Para resolver tal cenário, normalmente abrimos os vidros ou ligamos o AC e costuma resultar. Mas a GNR deixou algumas dicas para evitar que os vidros embaciem.


Tal como é referido, o inverno é uma época em que o embaciamento dos vidros do carro é um problema comum. A condensação e a humidade resultantes dos dias de chuva ou frio podem dificultar a visibilidade e colocar em risco a segurança dos condutores.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) é uma força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial.

Além da sua ação de fiscalização, cabe-lhe também a ação de sensibilização e também de partilha de “boas práticas”.

Dicas da GNR para evitar que os vidros embaciem…

Para evitar este problema, a GNR deixa algumas dicas simples:

  • Limpe os vidros regularmente. A acumulação de pó, óleo ou gordura pode facilitar a formação de condensação.
  • Utilize um desumidificador. Este acessório ajuda a reduzir a humidade no interior do carro.
  • Mantenha o ar condicionado ligado. O ar condicionado ajuda a secar o ar e a evitar a condensação.
  • Abra as janelas durante alguns minutos antes de iniciar a condução. Isso ajudará a arejar o interior do carro e a reduzir a humidade.
  • Se os vidros do seu carro já estiverem embaciados, não arrisque desembaciar com o veículo em movimento. Pare em local seguro e use o ar condicionado ou o desembaciador.
  • Se estiver com pressa, pode tentar desembaciar os vidros usando um pano seco ou um papel absorvente.
  • Também pode experimentar passar rodelas de batata crua pelos vidros. O amido da batata ajuda a criar uma camada protetora que dificulta a formação de condensação.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Posso usar batata doce ou inglesa?

    Enfim…

  2. Avatar de Helio
    Helio

    areia de gato dentro de uma meia, dentro de outra meia

  3. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Não compliquem. Liguem o ar condicionado. Não é preciso mais nada.

    1. Avatar de LNFG
      LNFG

      Na realidade limpa o embaciado e é eficiente. Mas não limpa o vidro de poeiras e gorduras, para isso tem que ser limpo com produto para vidros e ai aguenta sem embaciar por uns meses.

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Não falámos em limpar a viatura, falámos em evitar embaciamento dos vidros. Eu ando sempre com o AC ligado, não sei o que são vidros embaciados, por isso o digo .

      2. Avatar de Fred
        Fred

        Nunca tocar no vidro com as mãos e dedos, ter pano limpo exclusivo para limpar os vidros e usar limpar vidros, e só, para limpar os vidros. Com isto qualquer pequeno embaciamento desaparece de vez assim que se liga o ar condicionado. Quem tiver tempo para deixar o motor aquecer, pode ligar o aquecimento, não muito quente, só para o vidro da frente. Assim as viagens terão boa visibilidade.

  4. Avatar de Helio
    Helio

    se o carro tiver ar condicionado e a funcionar

  5. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Isto é bonito em veiculo com AC e com opção própria para o efeito, veiculos com sofagem só é uma desrgaça quando já está embaciado, até com vidros abertos demora…..
    Mal espero por ter um carrinho novo com AC

  6. Avatar de Joõa
    Joõa

    Existem vários produtos, segue um exemplo:
    https://youtu.be/PwknPSpYOxQ

  7. Avatar de JL
    JL

    Para quem tem Tesla é simples, basta programar a hora de saída ou remotamente enquando se está a tomar o pequeno almoço, o desembaceamento dos vidros e voilá…

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Fonix, a sério que a GNR recomenda o uso de batata?
    Batata para cozer ou fritar?

  9. Avatar de Xeca
    Xeca

    Com tanto desembaciador no mercado, falam em batatas! Deve ser um comandante que tem a mae a vender batatas no mercado…

  10. Avatar de Berta Diogo
    Berta Diogo

    Gratidão pela informação.
    GNR EM PSP AS MELHORES DO MUNDO.♥️♥️♥️♥️.

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Por isso só uso descapotáveis…

  12. Avatar de Zé

    Limpa para-brisas por dentro, isso é que era!!!

  13. Avatar de Vasco BB
    Vasco BB

    Façam isto, já fiz é 100% eficaz,
    com 1 pano , metam um pouco de detergente da Loiça e espalhem MT bem por todo o vidro, por dentro, e está feito, Não embacia mais durante pelo menos 1 mês, Facil

  14. Avatar de José Júdice
    José Júdice

    Ar condicionado e está resolvido, o problema e que assim que se desliga volta o vidro embassiado e pior.
    Outro grande problema é qd está frio o ar condicionado não dá jeito.

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    A batata crua só.ajufa por fora. Em caso de avaria de escovas .
    Por dentro resulta muito bem. Passar papel. Com sabão das mãos e evita assim embaciado

  16. Avatar de José Martins
    José Martins

    Vi na GNR utilizarem a batata nos antigos jipes UMM e Land Rover quando o limpa vidros não funcionava e servia se não chovesse muito.

  17. Avatar de Guga
    Guga

    Mistura Álcool e Detergente, borrifa no vidro tira o excesso com toalha de papel, não deixa embarçar por dias.