Via Verde: 50 cêntimos por serviços extra a partir de janeiro

46 Comentários

A Via Verde é um sistema de portagem eletrónica utilizado em Portugal. Atualmente permite pagamentos em 18 concessões e subconcessões de autoestradas nacionais, incluindo as antigas SCUTS.

O Pplware já revelou aqui os preços da Via Verde para 2022! No próximo ano, o serviço vai “dividir-se” em duas modalidades.

Via Verde: 50 cêntimos por serviços extra a partir de janeiro


Com a chegada do novo ano, é normal o aumento de preços em alguns serviços. Ao nível da via verde os preços já são conhecidos e entram em vigor a 5 de janeiro de 2022. De acordo com a tabela disponibilizada, há alguns preços que aumentam, mas os automobilistas podem usufruir de descontos.

A partir do janeiro a Via Verde estará disponível em dois modelos de serviço: AutoEstrada e Mobilidade.

O serviço AutoEstrada, tal como o nome sugere, será um serviço apenas direcionado para o pagamento de autoestradas. O serviço AutoEstrada terá uma mensalidade de 49 cêntimos ou 5,75 euros por ano (valor para o aluguer do equipamento).

Via Verde: 50 cêntimos por serviços extra a partir de janeiro

Relativamente à modalidade Mobilidade, onde se incluem serviços como o pagamento de parques, o estacionamento da EMEL, o carregamento de carros elétricos nas autoestradas ou o pagamento de combustíveis, este custará mais 50 cêntimos, ou seja, terá uma mensalidade de  99 cêntimos. O valor anual é de 11,65 euros.

A Via Verde disponibiliza um serviço online para que os condutores possam consultar toda a informação sobre o serviço. Dentro da área de clientes é possível aceder a um Centro de Mensagens, saber mais sobre o seu serviço (Saldo de Portagens/Pontos), obter movimentos e extratos, entre outras informações.

Pode obter informações sobre a modalidade escolhida e a referência de pagamento associada, necessária para ativar ou alterar o cartão de débito para uso do identificador. Pode ver aqui.

Leia também…

Via Verde: Conheça já os novos preços para 2022

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Adriano
    Paulo Adriano

    Mais um imposto encapotado

    1. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Imposto encapotado? O valor é para a empresa.

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Deixa lá. São comunistas que vivem num mundo comunista imaginário…

  2. Avatar de Linux
    Linux

    Isto é uma fantochada, criaram a VV para ser mais cômodo e evitar perder tempo com pagamentos, para além da AE uma pessoa não parar em portagens, tinha o pagamento dos parques e combustíveis e mais outras coisas, agora querem separar as coisas e ainda por cima cobrar mais para ter o mesmo serviço que já temos.

    Eu como muitos o identificador é meu, logo, não tenho até ao momento taxas algumas, só pago mediante o uso, agora para continuar a usar vou ter de pagar mais x por ano, mas que raio de país é que temos que é tudo a criar taxas e tachinhas e ninguém mete mão nisto.

    1. Avatar de João
      João

      Não metem a mão, abrem logo o bolso para pingar qualquer coisa.

  3. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Linux, caso não saiba, estamos num país de ladrões governados por aldrabões…

    Quase que aposto que em breve os identificadores comprados, como o meu, começarão misteriosamente a mostrar a luz amarela ao passar.
    Depois, ah e tal é a pilha, tem que ir para um novo contrato, se é que me está a perceber…

    Ainda por cima não há concorrência.
    Podem meter os preços que quiserem que o pessoal come e cala.
    Este país não tem solução, pelo menos com portugueses seguramente não tem.

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      Caríssimo, não vá mais longe. Eu tinha um dos antigos, e de um momento para o outro começou a aparecer amarelo, recebi uma chamada da via verde a dizer que o identificador tava com problemas. Fui na cantiga do bandido e espanto meu, que no dia seguinte á dita chamada, o identificador antigo passou a dar verde.
      Por mim fiquem com ele.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Deixe lá… vote PSD-CDS-PPM-PNR ou Chega ou IL e poderá ficar com autoestradas gratuitas, só que terá de pagar 7000 euros anualmente de IVA para poder circular com o carro, além dos 2000 euros para renovar a carta de condução ou terá de pagar 1100 euros para se inscrever num exame e pagar 5000 euros para fazer o exame, além de ter de subscrever um seguro contra todos os riscos para o carro do exame, no valor de 1300 euros.

      1. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Suíça, selo de 45 euros e autoestradas sem outros pagamentos durante um ano.
        Diz lhe algo?
        Diga me lá que o governo suíço é comunista, que é para a gente se rir.
        Olhe, se não tem mais nada de interessante para dizer, faça companhia ao genro do Jerónimo e vá trocar lâmpadas a dez mil euros por mês.

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          Cá pagas o IUC que sao em média 200€

      2. Avatar de traveller
        traveller

        compara os países de direita com os países de esquerda e vê onde se vive melhor, tira mas é as palas.

    3. Avatar de Honorato
      Honorato

      Só digo uma coisa Lisboa é terra de curruptos e preguiçosos

  4. Avatar de Lelo
    Lelo

    Dizem que :
    ” esta mudança serve para “simplificar e clarificar” a oferta de serviços desenvolvidos nos últimos anos “em ambiente concorrencial” ”
    Qual concorrencia !? Bando de chulos

  5. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Mais um “R…..”

  6. Avatar de Antoninho Pitágoras
    Antoninho Pitágoras

    Então a brisa mal ganha comissão nos pagamentos em parques, abastecimentos? Quer ganhar dos dois lados.
    Era quase todos cancelarem o serviço nem aluguei extra do equipamento nem a comissão dia gastos.

  7. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    E quem for dono do identificador, que taxas são aplicadas? E de que forma?

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      Não são aplicadas. É só para quem tem o modelo de aluguer. No entanto deixa de estar disponível a modalidade de compra, o que significa que se o identificador “morrer” terá de ir forçosamente para o modelo de aluguer com um destes dois planos.

  8. Avatar de Herlander
    Herlander

    É o que dá viver num País de 3º. mundo. Querem fazer auto estradas atrás de auto estradas e depois esquecem-se que é preciso pagar e pagar bem pois esses consórcios depois empregam muitos dos politicos de decidiram a contrução dessas auto estradas. Devia existir uma auto estradas a correr o País de Norte a Sul com saídas e vias a ligar ao interior, mas a opção que tomaram foi desbanjar fundos comunitários em alcatrão, em vez de apostar na reforma produtiva deste País e fomentar a exportação.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Vote na direita e acabam-se as portagens, depois paga 7000 euros por ano, paga 35% de IVA em tudo o que compre e poderá circular livremente, pois com os passes sociais a custarem 290 euros mensalmente, com o SMN de 300 euros, acabam-se com os autocarros das estradas e ficam só carros.

      1. Avatar de Crow-
        Crow-

        Não sei de que direita está a falar. O Rui Rio (PSD) tem defendido constantemente uma redução do IVA, ainda esta semana falou nisso. A IL defende uma taxa de IRS única de 15%.

  9. Avatar de HJPC
    HJPC

    Eu li esta notícia de manhã no dinheiro vivo, e pelo que percebi quem está na modalidade de compra, não terá taxas adicionais, podendo continuar a usar os serviços extras normalmente, não garantem é o acesso a novos serviços que possam a ser criados depois da entrada em vigor destas novas tabelas.

    Eu como estou na modalidade de compra, deduzo que não tenha mais nada a pagar.

    https://www.dinheirovivo.pt/empresas/amp/via-verde-servico-extra-portagens-vai-ser-pago-14385539.html

    1. Avatar de Carlos Barbosa
      Carlos Barbosa

      O problema é eles forçarem os clientes a sair dessa modalidade.

      O meu identificador já nem com troca de pilha (supostamente impossível) funciona.
      Tenho sempre luz amarela, e um “convite” a aderir às novas modalidades.

      1. Avatar de Carolina Costa
        Carolina Costa

        dá para trocar a pilha sim, basta uma pesquisa na internet a pilha custa certa de 12€

        1. Avatar de Carlos Barbosa
          Carlos Barbosa

          Eu sempre troquei a minha. Mas agora continua a dar amarelo…. ora ou o identificador de facto morreu…. ou alguem está a fazê-lo de morto.

          O problema é que não tenho forma de saber se está a funcionar sem ser “a luz” amarela/verde.

  10. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Concorrência, precisa-se com urgência!

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Quero mesmo ver outra operadora a criar uma nova auto-estrada Porto-Lisboa…

      1. Avatar de digo eu
        digo eu

        Acho que a ideia era outro identificador de outra companhia, não eram novas autoestradas, disso já há o suficiente

  11. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    e quem comprei o “brinquedo” para não estar a pagar mensalidades ? bem é desta vou começar a meter a meia na mota… e quero ver depois se me fazem pagar hahahaha

  12. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    basicamente querem “mamar” o valor do aparelho todos os anos. sempre foi preferível comprar por sair mais baratos que pagar um aluguer. é pena nao haver concorrência como deve ser, sim concorrência como deve ser pois ha outros serviços com “concorrência” que nem é bom falar

  13. Avatar de André
    André

    E já andam a fazer engodo para as pessoas usarem a via verde… Nas portagens de Coina, agora puseram um sistema para pagar com cartão sem contacto. Dá jeito claro, mas agora todo o processo entre pagar e abrir a cancela leva uma eternidade em comparação com o antigo processo de inserir cartão. Há pessoas que se passam com aquilo é é possível que muitas já tenham mudado para a via verde…

    1. Avatar de AC
      AC

      A demora que acontece para abrir a cancela, é intencional, causada por ordem de alguém e não pela cancela. A finalidade é levar as pessoas a perder a paciência e optarem por fazer contrato com o via verde para aumentara receita. O nome “via verde” devia ter um outro nome mais adequado ao que estão fazendo com os utilizadores das AE, porque esta alteração não é mais do que um meio de roubar, sim, ROUBAR os utilizadores. Mas como quem governa, mama, o consumidor é que se phode, caso contrário esta sacanagem nunca seria consentida. Os gajos têm a exclusividade do V V, portanto, são eles que decretam os aumentos, as alterações, que decidem amarelar os identificadores, que decidem o tempo que as cancelas levam a abrir. No fundo, a actual V V, devia passar a chamar-se VdG – Via do Gamanço. E sustentamos todos nós 231 deputados, para estarem de olhos fechados a tanta gamanço. Havia uma forma de por estes gajos no sítio, mas era preciso os utilizadores, em lugar de se manifestarem nas redes sociais, como aqui, que de nada adianta e eles dão-se bem com este tipo de manifestação e revolta, irmos para as portagens, entupir aquela merda torda para ver se os deputados fazem alguma coisa para justificar porque querem os nossos votos para sentar o rabinho no Parlamento. A continuar este tipo de manifestação nas redes, vamos continuar a ser gamados à fartazana. Até porque noto nos desabafos aqui, que a maioria não percebeu que o que está por detrás destas alterações, é apenas e só, sacar mais dinheiro ao utente pelo mesmo serviço. E a lata e o à-vontade com que o fazem é tal, que tentam justificar estas alterações com uma hipotética concorrência, que não existe porque eles têm o monopólio e é aqui que reside o problema que devia ser discutido no Parlamento.

  14. Avatar de PM
    PM

    É tudo a mamar. Por mim, vão mamar na “Perna extra” dum porco.

  15. Avatar de Fernando
    Fernando

    Caso a pensar. E se os todos procedermos á devolução dos identificadores, e passarmos a pagar como antigamente, não seria melhor, fica o convite, até que se mantivermos a VV todos vamos precisar da autoestrada e da mobilidade. Por isso sermos roubados é que não. Fica a deixa, onde estão as Associações e Proteção ao Consumidor. Eu sei o que vou fazer e vocês.

  16. Avatar de pj
    pj

    via verde é mais uma treta. eu nunca aderi.
    acho que o pessoal devia passar nas portagens, não pagar e exigir valores justos.
    de preferência com portageiros, o emprego é preciso, para nós, nossos filhos e netos.
    a digitalização é mais uma treta.

  17. Avatar de Insider
    Insider

    O contrato com a VV é um contrato de adesão. Neste tipo de contrato aderes se concordas. As condições são imposta por quem disponibiliza o serviço.
    O identificador que tinha em contrato VV Leve foi ontem devolvido.
    Fiz o registo nos CTT, recebo as notificações das portagens e pago-as através da App do meu banco utilizando o telemóvel.
    Façam o mesmo.
    A VV é um serviço de comodidade.
    Quem quer a comunidade de pagar sem procedimentos adere, ou mantém-se, e paga o serviço disponibilizado pela VV ao preço que a empresa determinar.
    Considero que o que pago pelas portagens é suficiente e não perco em comodidade se efectuar o pagamento das mesmas, e de outros serviços (parques de estacionamento e combustíveis) gastando dois minutos.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Mas é possível fazer isso em todas as autoestradas, ou só nas anteriores SCUT?

      1. Avatar de Insider
        Insider

        Podemos pagar as portagens através do método que referi em todas as autoestradas, incluindo as ex-SCUT’S.

    2. Avatar de André silva
      André silva

      Caro Insider, a questão é que nas scut que têm desconto, julgo que o desconto não é aplicado se o pagamento for efetuado pelos ctt. consegue confirmar?
      pessoalmente e dado que uso autoestradas todas as semanas e principalmente scut, torna-se complicado andar a gerir os pagamentos.
      No que respeita aos estacionamentos, tira-se o ticket como em todo o lado.

      1. Avatar de Insider
        Insider

        O desconto é aplicado independentemente do método de pagamento.
        Não poderia ser de outra forma sob pena de descriminação por via do condicionamento do acesso ao método de pagamento.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Assim estás a pagar mais por cada portagem do que pagarias com a VV.
      Pelo menos mais 32 cêntimos, que é a taxa administrativa de cobrança.

  18. Avatar de Lingua de Perguntador
    Lingua de Perguntador

    Caro Insider, é possível dessa forma em todas as portagens de auto-estradas ou só nas scut’s?

    1. Avatar de Insider
      Insider

      Podemos pagar as portagens através do método que referi em todas as autoestradas, incluindo as ex-SCUT’S.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Nas auto-estradas com portagens físicas não podes, se passares na via da VV sem identificador recebes para pagar uma taxa máxima x2. As outras vias têm todas cancelas, só abrem depois de pagares.

    2. Avatar de Insider
      Insider

      Podemos pagar as portagens através do método que referi em todas as autoestradas, incluindo as ex-SCUT’S.

  19. Avatar de eachtime
    eachtime

    O problema dos monopólios