Vera: O camião elétrico e autónomo da Volvo está pronto para trabalhar na Suécia

24 Comentários

O grande foco da indústria automóvel tem estado nos carros elétricos e autónomos. É nestes veículos que têm sido testadas as mais recentes novidades e aplicadas as mais avançadas tecnologias.

Mas a verdade é que existem muitas outras áreas onde estas podem ser testadas e aplicadas. A Volvo tem procurado desenvolver o seu camião com todas estas melhorias. A grande novidade é que o Vera está pronto e vai entrar em uso na Suécia.

Volvo Vera camião elétrico autónomo

Foi em 2018 que a Volvo mostrou ao mundo o que poderá ser a sua grande aposta. O Vera é um camião elétrico e autónomo, que irá ter a seu cargo o transporte de mercadorias.

Vera, o camião da Volvo está pronto a usar

Ao contrário dos restantes veículos, o Vera não tem cabina ou outra área de transporte de passageiros. Esta ausência acaba por ser lógica, uma vez que não é essa a sua função. Está preparado para se gerir autonomamente e sem qualquer necessidade de controlo.

Esta proposta foi agora lançada oficialmente e a Volvo prepara-se para o colocar em funcionamento. Irá trabalhar para a DFDS, a transportar contentores de um centro de logística para um porto de contentores, em Gothenburg.

https://www.youtube.com/watch?v=CMREUiQZSIs

Será uma frota destes camiões que vai estar a circular, sendo controlados de forma automática e num caminho pré-definido. Claro que existirá uma torre de controlo para monitorizar estes veículos, mas a autonomia é garantida. Estes vão ter de circular por estradas públicas, mas a uma velocidade máxima de 40 km/h.

O 1º trabalho de um camião elétrico e autónomo

Esta primeira função do Vera servirá também para testar a tecnologia e para a desenvolver ainda mais. Com o seu sucesso, será alargada a outras funções e a outros locais. Desta forma a Volvo conseguirá fazer crescer a sua frota e a maturidade destes veículos.

Estamos ainda longe de ver estes camiões a circular de forma livre as estradas, mas é um primeiro passo nesse sentido. A Volvo precisa de garantir ainda mais tecnologia e, principalmente, segurança nesta solução. É, no entanto, um grande passo para garantir que surjam soluções menos poluentes e menos ruidosas nos próximos anos.

Volvo Trucks apresenta o Vera, um camião totalmente autónomo sem cabina

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    Muito bom, mas os antigos motoristas irão viver do quê, mesmo? Saudações.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Os antigos ate isso entrar em vigor ja estao na reforma ou enterrados.

  2. Avatar de iDroid
    iDroid

    Sabem em que data vou efectivamente entrar em funcionamento?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      1 de janeiro de 2060

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        “1 de janeiro de 2060” Ah,ah,ah !! Daqui a 41 anos !! O que o mundo há-de mudar até lá !! Já nem Pplware existe nem nada desta Internet.Nem me admira nada que por essa altura já hajam carros voadores quanto mais carros eléctricos.Olhem,eu é que não estar cá para ver isso.Vejo-vos de lá de “cima”,se Deus quiser. 🙂

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Lá em cima onde? De avião elétrico? 😉

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      No Port of Qingdao, China já funcionam assim.
      E o futuro próximo serão os navios autónomos que já estão em construção.
      Os nórdicos e asiáticos já estão noutro patamar.

  3. Avatar de iDroid
    iDroid

    *vai entrar*

  4. Avatar de maxgiger
    maxgiger

    “É, no entanto, um grande passo para garantir que surjam soluções menos poluentes e menos ruidosas nos próximos anos”, contribuindo para o desemprego e mais dificuldades laborais as pessoas.

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      O emprego é um mito, um padrão de vida criado pela mente humana amigo. Há sempre algo para fazer, ninguém fica quieto muiyo tempo.

      1. Avatar de maxgiger
        maxgiger

        andas numa de star trek nao?lol, acorda amiguinho.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Mias postos de trabalho para desenvolvimento e montagem dos veiculos. Mais producao e investigacao. O trabalho nao e so o quadrado que se ve no seculo passado.

      1. Avatar de maxgiger
        maxgiger

        Achas? então a montagem de veiculos já não é em grande parte feita por maquinas? É melhor acordarem para a vida pois para haver produçao e investigaçao tem de haver gente a investir. Se não houver ninguem a investir, é que ha pouca procura, logo lá se vai a produçao. e para onde vai essa gente que dizes que vai para a produçao? pois, vão de rodinhas para a rua! (espero que percebas as rodinhas)

    3. Avatar de Pedro Reis
      Pedro Reis

      Podíamos estar todos sentados num café a discutir este assunto e a ler um jornal onde vinha esta notícia. Pagávamos o café e comprávamos o jornal.
      No entanto estamos sentados a ver uma notícia on-line e para isso pagamos um serviço de internet.
      A melhor parte é que o café continua aberto e o jornal ainda não fechou.
      Tudo isto faz parte da evolução. Há sempre prós e contras, mas não podemos querer viver numa caverna.

  5. Avatar de Lucas
    Lucas

    Aproveito para perguntar aqui, e tem mais ou menos a ver com o tema:
    Porque é que na autoestrada A2 os simbolos dos carregamento de carros elétricos foram quase todos retirados? Estou neste momento a carregar o zoe na bomba da galp de Alcacer mas até entrei na bomba por outra razão, de repente dou com o carregador de EV disponível e a trabalhar, no entanto todos os símbolos de carregamento de EV estavam retirados ao longo de toda a A2 até este local!!!?
    É lamentável mas parece que existe uma perseguição directa ao carro elétrico! Quer dizer o mundo está a ir pela sanita abaixo, mas ao invés de o salvarmos estamos nas tintas para fazer algo positivo! Os políticos já se sabe o que a casa gasta, mas fazer frente às grandes corporações já será mais difícil… penso eu de que…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Para a maior parte dos fabricantes na ointeressa o eletrico para ja. Em portugal tiram porque assim as estacoes de servico nao vendem combustivel. A simple regrecao deste pais.

  6. Avatar de Mendez
    Mendez

    Parece que ninguém se preocupa e está a aumentar exponencialmente.
    O Maior elemento poluente no ambiente é a proliferação dos campos electromagnéticos.

    1. Avatar de Tomé
      Tomé

      Como assim?

      1. Avatar de Mendez
        Mendez

        Não vou dar a resposta.
        A melhor resposta é investiguem e descubram por vós mesmos .
        O futuro não é tão risonho como pensam.

        1. Avatar de Carlos Moura
          Carlos Moura

          A terra tem o seu próprio campo electromagnético… não me parece que seja lá muito fácil rivalizar com ele…

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Agora é que muitos hão-de querer ser camionistas !! Com bombas destas na estrada,olarila. 😀 😀 😀

  8. Avatar de Luiz
    Luiz

    Não seria o nome caminhão,e não camião kkkkk

    1. Avatar de Vítor M.

      Viva Luiz. Caminhão não existe na língua portuguesa. Diz-se camião. Contudo, no Brasil usam a palavra caminhão que deriva do
      francês camion.

      1. Avatar de Carlos Moura
        Carlos Moura

        Não acha que a proximidade entre palavras seja mais da Portuguesa em relação a Francesa??? afinal o Português e o Francês são línguas de origem Latina, já o Português do Brasil (que para mim nem faz sentido que seja assim nomeado) é Português que ganhou expressões depois do Português desembarcar no Brasil.